• Patricia Viciana

Santorini - A ilha mais romântica

Atualizado: Set 21




☀️ Kaliméra ( Bom dia ) !!!

Bem vindo a menor , mais árida e romântica ilha das Cíclades - Santorini .

Conhecida também por Thira , ou Fira , nome oficial desde a chegada do conquistador Rei Thiras durante o século 8 a.C . O nome Santorini , surgiu da Igreja de Santa Irene no povoado de Perissa no ano de 400 d. C .

No auge da civilização minoica ( há 3 ,6 mil anos ) a área era um enorme vulcão . Após uma forte erupção , o cume do vulcão afundou para dentro do mar , mantendo as bases laterais intactas , formando uma espécie de cratera em forma de ferradura . Desse movimento restou a Caldeira , um penhasco enorme ( 260 m de altura sobre o nível do mar ) , que deu origem a Thira ou Fira (capital ) , construída na base desse penhasco .



Fira tem uma infinidade de hotéis , lojas, bares, restaurantes , com labirinto de ruas estreitas , íngremes e com degraus ... Preservam a arquitetura tradicional, casinhas brancas com portas e janelas azuis , encravadas na pedra , com vistas para a Caldeira ( o vulcão ) , e para o profundo azul do mar .

Para o porto velho , pode-se descer 500 degraus , ou ir de teleférico ( trajeto dura 2 minutos ) . Os burrinhos foram usados durante muitos anos para subir e descer com cargas e turistas . Atualmente , os burrinhos são símbolos de Santorini , e não mais usados para transporte , somente para manter as tradições da ilha.

No Museu Arqueológico encontram-se os restos de Akrotiri - cidade pré histórica de Santorini - civilização Minóica da Idade do Bronze . Os museus abrem de terças a domingo até as 14 hrs.

A Igreja Panagia Episkopi , Mesa Gonia - Igreja Bizantina do século 11 d. C , com murais maravilhosos , sobreviveu a invasões e terremotos. No dia 15 / 8 , há uma grande festa .



Imerovigli , é o meio da ilha ( 10 minutos de Fira , indo de carro ) . Por ser a região mais alta da ilha , proporciona uma visão panorâmica de toda a Caldeira . É um pouco mais tranquila e pitoresca que Fira .


Oía ( se pronuncia Ía ) - famosa pelo por do sol ( 30 minutos de carro , partindo de Fira ) - Foi afetada em 1956 por um terremoto que obrigou os habitantes a abandonar suas casas , que foram cuidadosamente reconstruídas , e hoje é Patrimônio arquitetônico das Cíclades .

Com sua vista maravilhosa do mar Egeu e das ilhas próximas , Oía inspira artistas . O melhor lugar para assistir o por do sol são nas ruínas do Castelo Veneziano , perto do moinho velho , ao extremo norte do povoado . Ammoudi ( fica bem abaixo de Oia ) e Armeni são praias bonitas perto de Oía .

*** Dica - Para tirar a foto típica de Santorini , vá até a doceria Melenio , a varanda dos fundos da doceria é o ponto com o melhor ângulo para fotografar a tal igrejinha com a cúpula azul - Panagia Platsani .





Praias :

〰️ Kamari - Praia Negra - é a mais conhecida e com infra estrutura da ilha . Com hotéis ,bares , resyaurantes com vista para o mar . Há 3 km está o sitio arqueologico de Thira Antigua onde pode-se chegar de carro e desfrutar as belezas da ilha . No verão existem lanchas que levam da praia de Perissa para Kamari e vice-versa.


〰️ Perissa e Perivolos - há 9 km da capital , Perissa e Perivolos são povoados maravilhosos, e as praias são as mais extensas da ilha ., com areia fina e negra . Tem restaurantes, bares , e centro de esportes aquáticos.


〰️ Pyrgos - há 3 km da capital Fira , é o ponto mais alto de Santorini . Durante a ocupação veneziana , foi uma fortaleza , que suas ruínas podem ser vistas no centro do povoado , onde tb se encontram igrejas bizantinas muito interessantes. O Monastério do Profeta Elias construído em 1771 é o ponto mais alto da ilha , e tem um panorama lindo. Pode-se visitar os vinhedos e fazer a degustação de vinhos.

〰️ Akrotiri - ao sul de Fira , perto da aldeia de Akrotiri . É um dos assentamentos pré - históricos mais importantes do Egeu , que a 1 habitação remonta ao final da época neolítica , com sistema de drenagem , prédios com paredes decoradas , móveis e barcos mostram o grande desenvolvimento e prosperidade . Os materiais vulcânicos cobrem toda a ilha e a cidade são protegidos pelo seu valor histórico . A praia é pequena e muito tranquila com águas de um azul intenso , e areias escuras e boa vista do vulcão . Tem tabernas muito boas.


〰️ Praia Roxa - é uma das mais populares e bonitas de Santorini . Tem areia roxa e pedras , que contrastam com o mar claro . Fica próxima ao povoado antigo de Akrotiri .


Museus

✔︎Arqueológico de Thira - construído em 1960 , para substituir o museu antigo que foi destruído por terremotos em 1956 . As principais exposições do museu são as esculturas do período Arcaico até a época romana , inscrições , vaos e figuras de argila , Tem peças do período helenico.

✔︎Museu Pré Histórico de Thira - Tem peças das escavações de Akrotiri , Potamos e outros lugares . No verão abre as 2, 4 e 6 º - feiras das 8:30 `as 15 hrs.

3º feira - 12 `as 20 hrs.

5 º , sábado e domingo - 8 `as 20 hrs.

✔︎Museu Naval - Em Oia , não abre as terças - feiras . Todos os dias até as 14 hrs.


Sítio Arqueológico

→Akrotiri - cidade Minóica de 3000 a. C. que acabou soterrada na lava e nas cinzas da explosão do vulcão . Abre de 3 º - feira a domingo das 8 `as 20 horas , e as segundas das 8 `as 15 hrs .



Caixas eletrônicos - Fira , Kamaro , Perissa e Oia . O hr dos bancos é de 2º as 5º - feiras - das 8 `as 14 hrs

Como chegar a Santorini ?

Ferry boat - partindo de Mykonos , a travessia dura 2 hrs . A vantagem é admirar as belas paisagens que surgem no trajeto .


Avião - Os vôos saindo de Atenas duram em média 40 minutos .

Existem 2 companhias aéreas que fazem esse trecho : Aegean (www.aegeanair.com) e Olympic Air (www.olympicair.com).



Restaurantes :


Opções não faltam . Mas os preços são mais salgados do que em Atenas , e as porções são pequenas .

A maioria dos pratos são com peixes e frutos do mar , ou com carne de cordeiro .

Em Fira - Mama Thiras - comida grega gourmet ; Asyrtiko ( gourmet ) ; Ouzerie .

Em Oía : Thalami ; Ambroisia ; 1800 .


Transporte :


Use o transporte público , ou alugue um carro ou um quadriciclo .

Existem poucos táxis na ilha .


Hospedagem :


Existem diversos hotéis pela ilha para todos os orçamentos.

Sempre surge a dúvida , de onde se hospedar : Oía ou Fira ?

Se o objetivo de sua viagem for mais romântico , curtir o hotel (principalmente se estiver próximo ao penhasco) , tirar fotos com as famosas casinhas brancas e as cúpulas azuis , Oía é a melhor opção . Mas para ir as praias ou para o centro precisará alugar um veículo .

Fira oferece mais restaurantes , lojinhas , mercados , e dá para fazer tudo a pé .

Fiquei hospedada no Porto Fira Suítes , com vista para a caldeira . O café da manhã era servido na varanda do quarto , com essa vista maravilhosa .

O único desconforto era subir as escadarias para chegar na cidade , ou no hotel ( inclusive as bagagens ) .




Indicações :


Santorini situa - se na encosta de um penhasco . Para ir de um local ao outro , sempre surgem algumas escadarias , e o piso é de pedras , ou seja irregular .

Turistas com dificuldades de locomoção , ou idosos ( que tenham problemas para caminhar ) não recomendo .



Malas :


Malas compactas (pequenas ou médias ) , pois dentro da Europa ( inclusive nas ilhas gregas ) , é permitido 20 kg de bagagem .

Leve roupas frescas , e confortáveis . Calçados ou chinelos confortáveis para andar em piso de pedra . Não esqueça protetor solar , boné , óculos escuro e câmera fotográfica.


Compras :


Souvenirs em geral , azeite , vinho , artesanato com pedra vulcânica , sabonetes e cremes com lava vulcânica .










Saiba mais sobre a Grécia . Acesse :


- Grécia : Destinos dos Sonhos - O que saber antes de ir ....

https://www.cliktrip.com.br/post/gr%C3%A9cia-destino-dos-sonhos-o-que-saber-antes-de-ir


- Zakynthos

https://www.cliktrip.com.br/post/zakynthos-cart%C3%A3o-postal-da-gr%C3%A9cia


- Santorini

https://www.cliktrip.com.br/post/santorini-a-ilha-mais-rom%C3%A2ntica


- Mykonos

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-a-ilha-dos-bons-ventos



- Mykonos para LGBTS

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-para-lgbts-gay-friendly-dicas-quentes-para-a-curti%C3%A7%C3%A3o



-Atenas

https://www.cliktrip.com.br/post/atenas-museu-a-c%C3%A9u-aberto


- Roteiro Grécia Clássica e Mosteiros

https://www.cliktrip.com.br/post/roteiro-gr%C3%A9cia-cl%C3%A1ssica-e-mosteiros-orienta%C3%A7%C3%B5es-gerais



- Palácio de Knossos - Minotauro e suas lendas

https://www.cliktrip.com.br/post/pal%C3%A1cio-de-knossos-com-seus-labirintos-ref%C3%BAgio-do-minotauro-em-creta


- Canal de Corinto - Obra de engenharia milenar

https://www.cliktrip.com.br/post/canal-de-corinto-uma-obra-de-engenharia-milenar



- Epidauro - O Teatro mais antigo do Mundo e o Templo do Deus da Medicina

https://www.cliktrip.com.br/post/epidauro-teatro-mais-antigo-do-mundo-e-templo-de-ascl%C3%A9pio-deus-da-medicina



- Olympia - Local onde surgiram os Jogos Olímpicos

https://www.cliktrip.com.br/post/olympia-cidade-onde-surgiram-os-jogos-ol%C3%ADmpicos



- Delfos - Cidade do Oráculo

https://www.cliktrip.com.br/post/delfos-a-cidade-do-or%C3%A1culo



- Meteora - e os monastérios

https://www.cliktrip.com.br/post/meteora-monast%C3%A9rios-sobre-as-nuvens



- Micenas - a cidade fortificada de Perseu

https://www.cliktrip.com.br/post/micenas-cidade-fortificada-de-perseu



- Tesouro de Atreu e o túmulo de Agamenon

https://www.cliktrip.com.br/post/tesouro-de-atreu-e-o-t%C3%BAmulo-de-agamenon



#Europa #Grécia #Santorini #CruzeiropelasIlhasGregas #Thira #Fira