• Patricia Viciana

Palácio de Knossos com seus labirintos , refúgio do Minotauro em Creta !

Atualizado: Set 21



Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia . Está localizada ao sul do Mar Egeu , no meio de 3 continentes : Europa , Ásia e África . Seu litoral tem inúmeras enseadas , baías e penínsulas .


⬆️ Praia de Elounda em Agios Nikolaos


Desde a antiguidade , devido a sua posição geográfica foi rota de comércio marítimo e foi ocupada por romanos , bizantinos , venezianos , turcos e alemães ( durante a Segunda Guerra Mundial ) . Exportavam azeite , objetos de cerâmica , jóias , lã e artigos de metal . Creta era uma cidade-estado , que possuía um sistema de governo monárquico (rei) . Na arquitetura nota- se a construção de grandes e luxuosos palácios , como o palácio de Knossos , Festos e Mália , todos com muitos cômodos , escadarias , jardins e longos corredores . Nas artes , os cretenses destacaram-se na pintura de afrescos , esculturas de metais , confecções de jóias e peças de cerâmica , sempre com motivos marinhos . Na religião , os cretenses exaltavam a mulher nos afrescos e esculturas ligadas à práticas religiosas . A deusa-mãe ( que segura serpentes nas mãos) , e o touro simbolizavam a fertilidade . A importância cultural de Creta é grande. A ilha é berço da civilização minóica , uma mais antigas do mundo - Idade do Bronze (3 mil anos a.C.) , considerada mais avançada que a contemporânea civilização da Grécia continental .

Acredita-se que Creta tenha sido devastada pelos maremotos provocados pela explosão do vulcão de Santorini , dando origem a lenda de "Atlântida - a cidade perdida " ( submersa ) .

É também ficou conhecida por ser o local onde Zeus cresceu , e o Minotauro viveu nos labirintos do Palácio de Knossos .


Creta está dividida em quatro prefeituras : Chaniá , Rethymno , Herakleion (capital da ilha) e Lasithi . ✔️ Chaniá (ou Hania) , é a mais graciosa das cidades da ilha foi ocupada pelos venezianos do começo do século 13 até o ano de 1669 , e até hoje conserva em sua arquitetura , ao redor do porto construções e fortificações em estilo veneziano . Perto de Chaniá fica a bela praia de Agioi Apóstolloi . ✔️ Heraklion é a capital de Creta e é a maior cidade da ilha . Com muitas opções de hotel (que ficam, em sua maioria , entre as praças Plateia Eleftherias e Plateia Eleftheriou Venizelou , também conhecida como dos Leões), essa é uma das melhores opções para de hospedar em Creta , por ter muitos locais de interesse arqueológico e histórico para se visitar , como o Palácio Knossos ( ruínas do palácio do Rei Minos e do Minotauro ) , o Museu Arqueológico de Heráklion , o Museu Histórico de Creta e o Cretaquarium . Além disso , Malia e Hersonissos , tem uma vida noturna bastante agitada , com diversas baladas e bares . ✔️ Xênia, a mais interessante cidade da ilha, e em Rethymnon , tem muitos exemplares da arquitetura veneziana . ✔️ O azul-turquesa das águas que circundam a ilha contrastam com a aridez do interior montanhoso ; porém a paisagem cretense mais intrigante é o desfiladeiro de Samaria , no sul de Creta , que os turistas com bom preparo físico podem percorrer a pé . Agios Nikolaos , é a capital da prefeitura de Lasithi , com lindas praias , e boas opções de hotelaria ( fica a 1 hr de Heraklion ) . Algumas praias não são de acesso fácil .


O palácio de Knossos foi habitado pela civilização minóica ( da Era do Bronze) sendo considerada a cidade mais antiga da Europa .


⬆️ Rua mais antiga da Europa .


O deus Poseidon presenteou o Rei Minos com um belíssimo touro branco , com o objetivo que Minos sacrificasse o animal em sua homenagem . Mas a beleza do touro fascinou o rei , que sacrificou outro touro no lugar do belo animal que Poseidon havia lhe dado . Poseidon ficou furioso pela tentativa de Minos lhe enganar, fez com que Pasífae (esposa de Minos) se apaixonasse pelo touro branco , surgindo dessa união o Minotauro (homem forte com a cabeça de um touro) . Sem outra opção , e não podendo matar o “filho” de sua esposa , Minos pediu a Dédalo ( arquiteto e artesão ) que construísse um labirinto para poder enviar o Minotauro , tendo a certeza que o mesmo não escaparia . O príncipe Teseu , de Atenas , foi obrigado a enfrentar o monstro , para evitar o sacrifício de jovens atenienses que eram oferecidos ao Minotauro . Teseu se apaixonou por Ariadne ( filha do Rei ) , e antes que ele entrasse no labirinto ela lhe deu uma faca e um novelo de lã para que ele conseguisse encontrar o caminho de volta . Assim ele matou a fera , e saiu vivo do labirinto .


---O Minotauro era quem devorava os enviados pelo rei de Creta como forma de punição. Foi Teseu quem se apresentou por conta própria para ir à cidade derrotar a criatura, chegando lá se apaixonou por Ariadne, filha de Minos, que o ajudou no combate. Ela entregou a Teseu um novelo de lã, para não se perder dentro do labirinto, e uma espada mágica. O herói atinge Minotauro e resgata outros enviados ainda vivos por ali.A luta entre Teseu e Minotauro foi representada largamente na arte grega e quando as ruínas do palácio de Minos foram descobertas, os arqueólogos não encontraram nenhum tipo de labirinto por ali, embora a grande quantidade de quartos, escadas e corredores do local pudesse sugerir a origem do mito do Minotauro.Após vencer em combate e obter o domínio de Atenas, o rei de Creta ordenou que fossem enviados, todo ano, sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devorados pelo Minotauro. Após o terceiro ano de sacrifícios, o grego Teseu resolveu ir à Creta matar o Minotauro.Os afrescos originais se encontram atualmente no Museu Arqueológico de Heraklion.


Outra lenda grega que faz referência ao Labirinto de Creta : é a de Dédalo e seu filho Ícaro . O desfecho da história do Minotauro morto por Teseu ( herói que superou o complexo labirinto de Creta saindo vivo dele ) , levou o rei Minos a prender Dédalo e Ícaro no labirinto . Minos temia que o arquiteto revelasse os segredos da construção do labirinto . No entanto , Dédalo , teve a idéia de fugir do labirinto pelo céu , pois o mesmo não tinha teto . Assim os prisioneiros construíram asas artificiais , com as penas dos pássaros que voavam sobre o labirinto e que nele faziam seus ninhos , coladas com cera das abelhas . O único perigo , segundo Dédalo alertara a seu filho, seria a cera derreter, caso o vôo fosse próximo do sol . Ícaro , encantando com a experiência de voar, não atendeu as recomendações do pai , e voou bem alto . Suas asas derreteram e Ícaro caiu no mar, para o desespero de Dédalo , que chorou a morte do filho por toda sua vida.



Infelizmente o labirinto nunca existiu.....Acredita-se que a lenda sobre a existência do labirinto tenha surgido a partir da complexidade arquitetônica do Palácio de Knossos que ocupava uma área de 22 mil metros quadrados , possuía vários andares com mais de 2.400 cômodos , inclusive banheiros com banheiras e até um sistema de esgoto , sugerindo conexão com um labirinto .

Os palácios minóicos não eram somente a sede do soberano , mas também uma espécie de centro administrativo e religioso , onde viviam os nobres , os sacerdotes e também pessoas do povo.

O próprio nome do Rei é desconhecido....Minos era um termo usado para identificar qualquer Rei que fosse da civilização Minóica . Nas festas , o próprio Rei usava uma máscara de touro , e participava de cerimônias de sacrifícios em prol do Minotauro .

A fama do Minotauro cresceu porque existia a Taurocatapsia - um esporte onde que os jovens seguravam nos chifres de um touro , apoiavam- se nas " costas " do animal e tinham que dar um salto ou uma acrobacia sobre ele , caindo em pé por detrás dele . Muitos jovens morriam .



Das ruínas originais do Palácio de Knossos pouca coisa restou . O local foi descoberto em 1878 por Minos Kalokairinos , um comerciante (dono de um antiquário ) . Em 1900 começaram as escavações pelo arqueólogo inglês Sr. Arthur Evans (1851-1941) e sua equipe , que duraram 35 anos . Evans gastou de seu próprio bolso 250.000 libras para comprar todo o sítio , realizar um trabalho de escavação em grande escala e reconstruir o palácio . Em alguns locais do palácio chegou a usar cimento , sendo criticado por muitos historiadores e arqueólogos .

Entre os achados mais importantes estão os afrescos que decoram as paredes que mostram o luxo de uma grande civilização . As vestes femininas tinham mangas bufantes , cinturas finas e saias drapeadas com uma distinta cor azul , indicando comércio com os fenícios . Os murais retratavam a " Taurocatapsia " ou Salto do Touro - rituais de saltos acrobáticos sobre um touro : o saltador segura os chifres do touro , o touro violentamente empurrará seu pescoço para cima, dando ao saltador o impulso necessário para executar saltos mortais ou acrobacias , caindo em pé atrás do animal .

O primeiro palácio foi construído cerca 1900 a.C., mas uns tremores de terra destruíram tudo, e em seu lugar construíram um palácio ainda maior e mais luxuoso . Entre 1400 e 1500 a.C possivelmente teria sido outra vez destruído por causas naturais , apesar disso seguiu sendo habitado por mais 50 anos , quando um incêndio o destruiu definitivamente ( muitas partes do palácio eram em madeira ) . Os palácios minóicos não eram somente a sede do soberano , mas também uma espécie de centro administrativo e religioso , onde viviam os nobres , os sacerdotes e também pessoas do povo.


⬆️ No detalhe Pedra calcária ( material usado na construção do Palácio de Knossos ) , que com o passar dos anos vai se desgastando ( erosão ) .

O principal símbolo do sítio arqueológico de Knossos é a chamada Entrada Norte , onde destaca-se o afresco em alto relevo do Touro de Minos .⬇️


No palácio também foram encontrados serviços de Olaria . Vasos imensos (maiores que pessoas) serviam para armazenar alimentos e azeite . ⬇️



⬇️ Armazéns ⬆️


⬇️ Outro local com bastante arte e detalhes como afrescos e esculturas é a chamada sala do trono. Além da afirmação de que esta seria a sala do trono real , outras teorias sugerem que essa sala seria um tribunal ou apenas um local de culto . No centro da sala existe uma bacia , que pode ter sido usada em ritual de lavar roupa , mas por não ter drenagem alguns estudiosos descartassem esta teoria . Agora , é dito que o tanque foi utilizado como um aquário , ou , como um reservatório de água .

O trono pode ser apenas simbólico , para uma deusa ou sacerdotisa . A especulação de ser mulher se explica pelo recuo moldado para as nádegas femininas e do uso de bordas , curvas e a lua crescente entalhada na sua base , que simbolizam a feminilidade . Ao lado do trono está um afresco com grifos deitados, de frente para o trono, um de cada lado . Os Grifos foram seres mitológicos, que tinham cabeça e asas de águia e corpo de leão , e colocava ovos de ouro sobre ninhos de ouro .



⬆️ Piso original da Sala do Trono em Alabastro

Esse afresco mostra homens segurando vasos de libações , réplica do Portador da Taça , parte do “ Fresco da Procissão ”, que fazia parte do conjunto chamado de Corredor da Procissão que refletem uma procissão religiosa . ⬇️


Labris é o símbolo de um machado duplo que tinha conotação sagrada e política .

A palavra " Labris " deu origem a palavra Labirinto = Casa dos Machados . ⬇️


O chifre de boi só ficava nos locais sagrados do palácio . ⬇️


Aposentos da Rainha - com motivos marinhos , e na porta de entrada a Deusa da Fertilidade ⬇️

Inclusive havia uam sala de banho , com banheira ( estava fechada no dia da nossa visita ) .



Aposentos do Rei ⬇️






Na entrada do Palácio de Knossos existem guias que podem ser contratados por um grupo ou individualmente . Por ser muito grande o sítio arqueolágico , recomendo que contrate um guia para conduzir sua visita as principais áreas do Palácio . O tour dura 1 hr , e o preço pode ser combinado na hora . Depois você pode explorar outras áreas .


Museu de Heraklion


É o 2º maior museu da Grécia . O acervo inclui peças da civilização minóica .

Horários de Funcionamento :

Inverno (1 de novembro a 31 de março) - Segunda-feira: 11h00-17h00 ; Terça-feira a domingo e feriados: 08h00-15h00

Verão (1 de abril até 31 de outubro) - Segunda-feira: 8h00-20h00 ; Terça-feira a domingo e feriados: 8h00-20h00 Os dias de entrada gratuita são: 06 de março, 5 de junho, 18 de abril, 18 de maio, a última semana de setembro, 27 de setembro, domingos no período entre 1 de novembro e 31 de março e demais feriados nacionais.

A mais importante peça do museu é o lendário Disco de Phaestos ( Festos ) - um raro exemplar da escrita pictográfica minóica . Ambos os lados do disco possui sinais impressos numa única linha em espiral que começam na extremidade e terminam no centro . A inscrição usa 45 sinais diferentes , que são repetidas e agrupadas para formar palavras separadas por incisões verticais . Os sinais foram prensados com o barro não cozido usando selos e por esta razão o disco é considerado como o mais antigo exemplo conhecido de tipografia . Uma curiosidade que poucos sabem é que vários sinais dessa inscrição aparecem em um machado de Arkalochori.



Um dos afrescos mais famosos é o que representa a Taurocatapsia - evento esportivo perigoso da Creta minóica . A competição de pular sobre o touro consistia em segurar os chifres do animal e saltar sobre o dorso , e cair por trás dele . O afresco foi totalmente restaurado .


⬇️ Pequena "Deusa das Serpentes "



⬆️ Cabeça de touro - os chifres eram de ouro


⬆️ Deusa Afrodite

Como chegar ?

Distância de outras cidades a Creta :

Atenas - 367 km

Meteora - 728 km

Santorini - 189 km

Mikonos - 306 km

Corfu - 834 km


Ferry Boat - Partindo de Atenas - Pireus , existem barcos que vão a Creta .O tempo de viagem depende do tipo de embarcação que escolher , podendo durar de de 6hrs ( barcos mais velozes ) , 9 hrs , uma noite toda ( alguns ferries tem cabine com banheiro) . Partindo de Santorini a viagem dura 2 hrs de ferry .

Avião - de Atenas para Creta - 40 minutos

As ruínas do Palácio de Knossos ficam a 6 Km da cidade cretense de Heraklion e pode ser acessada facilmente através de ônibus urbano. No terminal de ônibus próximo ao porto sai o ônibus número 2 que deixa em frente ao sítio arqueológico . Uma saída a cada 20 min e a viagem dura cerca de 25 min. Uma dica importante é já comprar a passagem de ida e volta no guichê da empresa que custa 1,50 euros cada. Pagando direto no ônibus o valor sobe para 2 euros.

Ao sair do sítio arqueológico existe um ponto de ônibus à direita . Os ônibus de retorno para Heraklion são os números 2, 20 e 22 .


Alugar um carro pode ser uma boa opção se desejar explorar Creta e suas praias.



Clima

Creta situa-se entre 2 zonas climáticas , a do Mediterrâneo( predominante ) e a do Norte de África , por isso, po clima é temperado . A umidade pode ser bastante alta , dependendo da proximidade do mar, com os invernos relativamente amenos . De novembro a maio, pode nevar nas regiões montanhosas ( os cumes montanhosos tem sempre neve ) , mas raramente neva em áreas baixas , mesmo o frio estendendo - se até a primavera .

No verão as temperaturas podem chegar na casa dos 40º C .



Quanto tempo ?

De 3 a 5 dias é o ideal para se explorar Creta .



Compras :

Azeite , azeitonas ,vinho e souvenirs do Palácio de Knossos e do Minotauro ( que dificilmente são encontrados nas outras ilhas ) .


Site: http://www.crete-region.gr



Saiba mais sobre a Grécia . Acesse :


- Grécia : Destinos dos Sonhos - O que saber antes de ir ....

https://www.cliktrip.com.br/post/gr%C3%A9cia-destino-dos-sonhos-o-que-saber-antes-de-ir


- Zakynthos

https://www.cliktrip.com.br/post/zakynthos-cart%C3%A3o-postal-da-gr%C3%A9cia


- Santorini

https://www.cliktrip.com.br/post/santorini-a-ilha-mais-rom%C3%A2ntica


- Mykonos

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-a-ilha-dos-bons-ventos


- Mykonos para LGBTS

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-para-lgbts-gay-friendly-dicas-quentes-para-a-curti%C3%A7%C3%A3o


-Atenas

https://www.cliktrip.com.br/post/atenas-museu-a-c%C3%A9u-aberto


- Roteiro Grécia Clássica e Mosteiros

https://www.cliktrip.com.br/post/roteiro-gr%C3%A9cia-cl%C3%A1ssica-e-mosteiros-orienta%C3%A7%C3%B5es-gerais


- Palácio de Knossos - Minotauro e suas lendas

https://www.cliktrip.com.br/post/pal%C3%A1cio-de-knossos-com-seus-labirintos-ref%C3%BAgio-do-minotauro-em-creta


- Canal de Corinto - Obra de engenharia milenar

https://www.cliktrip.com.br/post/canal-de-corinto-uma-obra-de-engenharia-milenar


- Epidauro - O Teatro mais antigo do Mundo e o Templo do Deus da Medicina

https://www.cliktrip.com.br/post/epidauro-teatro-mais-antigo-do-mundo-e-templo-de-ascl%C3%A9pio-deus-da-medicina


- Olympia - Local onde surgiram os Jogos Olímpicos

https://www.cliktrip.com.br/post/olympia-cidade-onde-surgiram-os-jogos-ol%C3%ADmpicos


- Delfos - Cidade do Oráculo

https://www.cliktrip.com.br/post/delfos-a-cidade-do-or%C3%A1culo


- Meteora - e os monastérios

https://www.cliktrip.com.br/post/meteora-monast%C3%A9rios-sobre-as-nuvens


- Micenas - a cidade fortificada de Perseu

https://www.cliktrip.com.br/post/micenas-cidade-fortificada-de-perseu



- Tesouro de Atreu e o túmulo de Agamenon

https://www.cliktrip.com.br/post/tesouro-de-atreu-e-o-t%C3%BAmulo-de-agamenon


#Europa #Grécia #PaláciodeKnossos #Minotauro #ReiMinos #Dédalo #PatrimônioMundialdaUnesco