Meteora é um local para refletir ....
Patrimônio Mundial tombado pela Unesco , os monastérios ortodoxos foram construídos sobre as rochas de arenito em Meteora , conhecidos como Meteóros ( que significam = suspensos no ar ) . Para fugir da ocupação otomana , os monges eremitas ergueram refúgios nos rochedos inacessíveis , cujos acessos só eles conheciam . O acesso aos mosteiros era feito por guindastes ( usados até hoje para subir cargas pesadas ) e somente em 1920 foram construídas escadas de acesso. Eram mais de 20 mosteiros , mas restaram apenas 6 que estão habitados desde o século 14 , sendo , 5 masculinos {Megálos Metéoros (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração) , Varlaam , Ágios Stéphanos (Santo Estêvão) , Ágia Tríada (Santíssima Trindade) , São Nicolau Anapausas} e 1 feminino (Roussanou) .
De acordo com o site da Unesco , as formações rochosas de Meteora surgiram a 60 milhões de anos atrás por meio de erosão fluvial .
Localização
Na planície da Tessália , nas proximidades da cidade de Kalambaka , no vale do Rio Pinios , o maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros , e o menor tem 305 metros .
Kalambaka é um povoado com uma média de 10 mil habitantes , que foi praticamente destruída na Segunda Guerra Mundial . Muitos hotéis da região situam - se próximos aos penhascos , privilegiando seus hóspedes com um lindo cenário diurno e noturno . Durante a noite as montanhas ficam iluminadas , mostrando todas suas formas com um charme especial.
Monastérios - Nem todos os mosteiros abrem para visitação todos os dias da semana . No período da minha estadia pude visitar 2 .
- Megalou Meteorou (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração) - É o maior de todos . O Império Bizantino estava declinando e os otomanos ameaçavam invadir o território grego . O monge Aghios Athanassios Meteoritis (1302-1380) , havia sido expulso do Monte Athos , e escolheu um gigantesco rochedo - “ Platis Lythos ” (“rocha grande”) , com 549 metros de altitude . No Museu encontram - se ferramentas e aparelhos antigos , o ossuário, a igreja de Metamorfoseos tou Sotiros ou da Transfiguração de Jesus , o Santo Altar e a cozinha (cobre,barro e utensílios de madeira) . O acervo inclui evangelhos manuscritos em pergaminhos ilustrados com iluminuras (séc. 12 e 13 ), uma transcrição manuscrita da Liturgia de S. Crisóstomo, com ilustrações do monge Makaios , um livro de salmos do séc. 17 - ilustrado , com a história de Alexandre " O Grande " e uma impressionante coleção de ícones medievais e algumas tapeçarias bordada pelos monges , e pintura bizantina .
No interior do katholikon tem uma magnífica série de frescos representando a perseguição dos cristãos pelo Império Romano .
- Saint Stephen ou Monastério de Santo Estevão - É um dos mais acessíveis ( através de poucos degraus se chega ao monastério ) . Foi construído em torno do século 14 ou 15 . Em 1545 , foi reconstruído por Saint Philotheus . A igreja é uma basílica pequena , baixa , coberta de madeira , com uma base única com narthex .
Os afrescos da igreja são pinturas religiosas pós-bizantina . O refeitório foi transformado em museu (sacristia), a "hestia" ou a cozinha, a casa de hóspedes e outros edifícios com salas para muitos usos (como bibliotecas , salas de trabalho de pintura religiosa , caligrafia e decoração de manuscritos , bordados com ouro , velas e costuras diferentes) .
- Roussanou - No museu desse Mosteiro tem uma coleção de cruzes esculpidas em madeira e com incrustações de prata , manuscritos de cânticos do séc. 15 e manuscritos dos evangelhos em seda (séc. 16 ).
- Varlaam - é o 2 º maior dos mosteiro . Foi habitado pelo monge Varlaam , no secúlo 14 . A parte maior da igreja foi construida em 1542 , e foi dedicada a Agious Pantes (Santo de Todos) . A parte principal da igreja tem muitos murais pintados pelo pintor Fragko Katelano em 1542 . No final do século 16 e no início do século 17, o laboratório bibliográfico mais organizado de Meteora se encontrava aí.
Os cinturões de ferro dos fundadores do templo , e o evangelho dedicado ao imperador Constantino fazem parte das relíquias do museu .
- Agias Trias ou Mosteiro da Santíssima Trindade - é o mais difícil de se alcançar . Depois de atravessar o vale e encarar 150 degraus na rocha , pega-se um teleférico até a porta de entrada . Tem uma vista privilegiada dos penhascos , bosques , e dos mosteiros , que serviu de cenário para algumas cenas do filme 007 Missão Ultra-Secreta (1981) - " Somente para seus Olhos " . Apenas 5 monges vivem lá .
- Agios Nikolaos ou São Nicolau Anapausas - Os afrescos também são a principal atração nas paredes e no teto da igreja do mosteiro.
COMO CHEGAR ?
Avião - De Atenas saem vários vôos com destino a Meteora . As companhias locais são a Aegean , Olympic Air .
Trem - Partindo de Atenas , na estação Larissis até a cidade de Kalambaka . A viagem dura quase cinco horas (€ 11) , e é repleto de lindas paisagens . O vilarejo de Kastraki ( que fica a 2 km de Kalabaka ) , está mais próximo dos mosteiros e tem hotéis bem agradáveis .
Carro - Alugue um carro e viaje até Meteora.
Acesso :
O acesso aos mosteiros de Meteora é feito por longas e estreitas escadarias e até alguns túneis, pontes e trilhas pelos penhascos , os quais requerem do viajante um bom preparo físico .
As antigas escadarias de corda , por onde subiam os monges , agora servem apenas para o transporte de alimentos e produtos . Portanto , se o turista tiver algum problema motor , a visita fica impossível de se realizar .
Idosos , crianças , e pessoas com medo de altura , devem ter um cuidado especial ao subir , pois existem trechos íngremes e com pouca proteção .
Dicas :
A pé o trajeto é cerca de 9 km até Kalambaka ou Kastraki , as 2 cidades mais próximas das montanhas ;
Próximo ao Mosteiro de Agia Tríade , tem uma trilha que desce até Kalambaka , e reduz a distância pela metade ;
Vale a pena ver os tesouros que estão à mostra nos mosteiros : manuscritos , pergaminhos , relicários , pinturas bizantinas ...
A visita também é uma boa oportunidade de conhecer a forma como vivem os monges . Eles dividem o dia em três períodos de oito horas para rezar , trabalhar , estudar ( pintura e a música bizantina ) .
Regras :
Os mosteiros de Meteora podem ser visitados por peregrinos e curiosos não ortodoxos , incluindo mulheres .
Atenção especial com as roupas usadas no dia da visita , para evitar constrangimentos de não entrar nos Mosteiros .
- 🚺 Mulheres - saias curtas , shorts , blusas sem manga e decotes não são permitidos .
- 🚹 Homens - shorts e blusas sem mangas não são permitidos .
Na entrada dos mosteiros oferecem gratuitamente saias longas para as mulheres poderem "cobrir " as pernas . *Nos mosteiros da península do Monte Athos , no norte da Grécia , só é permitida a entrada de viajantes masculinos portadores de uma autorização especial .
Hotéis
Opções não vão faltar , para todos os bolsos e gostos . Em Kalambaka :
→ Hotel Grand Meteora - Fiquei hospedada . Muito confortável e uma vista incrível do restaurante e do quarto.
→ Hotel Amália
→ Hotel Koka Koka ( próximo da trilha do Mosteiro de Agia Tríade)
Em Kastraki : ⌱ Hotel Kastraki
⌱Hotel Zozas Pallas
Onde comer ?
- Kalambaka - Taverna Voufidis , Taverna Stathmos ( próximo da estação) , Zigoas, Lakariou, Philoxenia . No Hotel Koka Koka tem uma boa taverna .
Não deixe de provar o autêntico moussaka ( berinjela recheada com carne de corderio e coberta com queijo e molho de tomate ) .
Quanto tempo ?
Depende.
Se optar por visitar todos os mosteiros , 2 dias são suficientes . Fique atento aos dias e horários de visita .
Se fizer apenas 1 ou 2 visitas , 1 dia é suficiente .
Saiba mais sobre a Grécia . Acesse :
- Grécia : Destinos dos Sonhos - O que saber antes de ir ....
- Zakynthos
- Santorini
- Mykonos
- Mykonos para LGBTS
-Atenas
- Roteiro Grécia Clássica e Mosteiros
- Palácio de Knossos - Minotauro e suas lendas
- Canal de Corinto - Obra de engenharia milenar
- Epidauro - O Teatro mais antigo do Mundo e o Templo do Deus da Medicina
- Olympia - Local onde surgiram os Jogos Olímpicos
- Delfos - Cidade do Oráculo
- Meteora - e os monastérios
- Micenas - a cidade fortificada de Perseu
- Tesouro de Atreu e o túmulo de Agamenon
Comments