• Patricia Viciana

Meteora - Monastérios sobre as nuvens !!!

Atualizado: Set 21




Meteora é um local para refletir ....

Patrimônio Mundial tombado pela Unesco , os monastérios ortodoxos foram construídos sobre as rochas de arenito em Meteora , conhecidos como Meteóros ( que significam = suspensos no ar ) . Para fugir da ocupação otomana , os monges eremitas ergueram refúgios nos rochedos inacessíveis , cujos acessos só eles conheciam . O acesso aos mosteiros era feito por guindastes ( usados até hoje para subir cargas pesadas ) e somente em 1920 foram construídas escadas de acesso. Eram mais de 20 mosteiros , mas restaram apenas 6 que estão habitados desde o século 14 , sendo , 5 masculinos {Megálos Metéoros (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração) , Varlaam , Ágios Stéphanos (Santo Estêvão) , Ágia Tríada (Santíssima Trindade) , São Nicolau Anapausas} e 1 feminino (Roussanou) .

De acordo com o site da Unesco , as formações rochosas de Meteora surgiram a 60 milhões de anos atrás por meio de erosão fluvial .



Localização

Na planície da Tessália , nas proximidades da cidade de Kalambaka , no vale do Rio Pinios , o maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros , e o menor tem 305 metros .

Kalambaka é um povoado com uma média de 10 mil habitantes , que foi praticamente destruída na Segunda Guerra Mundial . Muitos hotéis da região situam - se próximos aos penhascos , privilegiando seus hóspedes com um lindo cenário diurno e noturno . Durante a noite as montanhas ficam iluminadas , mostrando todas suas formas com um charme especial.



Monastérios - Nem todos os mosteiros abrem para visitação todos os dias da semana . No período da minha estadia pude visitar 2 .

- Megalou Meteorou (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração) - É o maior de todos . O Império Bizantino estava declinando e os otomanos ameaçavam invadir o território grego . O monge Aghios Athanassios Meteoritis (1302-1380) , havia sido expulso do Monte Athos , e escolheu um gigantesco rochedo - “ Platis Lythos ” (“rocha grande”) , com 549 metros de altitude . No Museu encontram - se ferramentas e aparelhos antigos , o ossuário, a igreja de Metamorfoseos tou Sotiros ou da Transfiguração de Jesus , o Santo Altar e a cozinha (cobre,barro e utensílios de madeira) . O acervo inclui evangelhos manuscritos em pergaminhos ilustrados com iluminuras (séc. 12 e 13 ), uma transcrição manuscrita da Liturgia de S. Crisóstomo, com ilustrações do monge Makaios , um livro de salmos do séc. 17 - ilustrado , com a história de Alexandre " O Grande " e uma impressionante coleção de ícones medievais e algumas tapeçarias bordada pelos monges , e pintura bizantina .

No interior do katholikon tem uma magnífica série de frescos representando a perseguição dos cristãos pelo Império Romano .





- Saint Stephen ou Monastério de Santo Estevão - É um dos mais acessíveis ( através de poucos degraus se chega ao monastério ) . Foi construído em torno do século 14 ou 15 . Em 1545 , foi reconstruído por Saint Philotheus . A igreja é uma basílica pequena , baixa , coberta de madeira , com uma base única com narthex .

Os afrescos da igreja são pinturas religiosas pós-bizantina . O refeitório foi transformado em museu (sacristia), a "hestia" ou a cozinha, a casa de hóspedes e outros edifícios com salas para muitos usos (como bibliotecas , salas de trabalho de pintura religiosa , caligrafia e decoração de manuscritos , bordados com ouro , velas e costuras diferentes) .





- Roussanou - No museu desse Mosteiro tem uma coleção de cruzes esculpidas em madeira e com incrustações de prata , manuscritos de cânticos do séc. 15 e manuscritos dos evangelhos em seda (séc. 16 ).

- Varlaam - é o 2 º maior dos mosteiro . Foi habitado pelo monge Varlaam , no secúlo 14 . A parte maior da igreja foi construida em 1542 , e foi dedicada a Agious Pantes (Santo de Todos) . A parte principal da igreja tem muitos murais pintados pelo pintor Fragko Katelano em 1542 . No final do século 16 e no início do século 17, o laboratório bibliográfico mais organizado de Meteora se encontrava aí.

Os cinturões de ferro dos fundadores do templo , e o evangelho dedicado ao imperador Constantino fazem parte das relíquias do museu .

- Agias Trias ou Mosteiro da Santíssima Trindade - é o mais difícil de se alcançar . Depois de atravessar o vale e encarar 150 degraus na rocha , pega-se um teleférico até a porta de entrada . Tem uma vista privilegiada dos penhascos , bosques , e dos mosteiros , que serviu de cenário para algumas cenas do filme 007 Missão Ultra-Secreta (1981) - " Somente para seus Olhos " . Apenas 5 monges vivem lá .

- Agios Nikolaos ou São Nicolau Anapausas - Os afrescos também são a principal atração nas paredes e no teto da igreja do mosteiro.

COMO CHEGAR ?


Avião - De Atenas saem vários vôos com destino a Meteora . As companhias locais são a Aegean , Olympic Air .


Trem - Partindo de Atenas , na estação Larissis até a cidade de Kalambaka . A viagem dura quase cinco horas (€ 11) , e é repleto de lindas paisagens . O vilarejo de Kastraki ( que fica a 2 km de Kalabaka ) , está mais próximo dos mosteiros e tem hotéis bem agradáveis .


Carro - Alugue um carro e viaje até Meteora.


Acesso :

O acesso aos mosteiros de Meteora é feito por longas e estreitas escadarias e até alguns túneis, pontes e trilhas pelos penhascos , os quais requerem do viajante um bom preparo físico .

As antigas escadarias de corda , por onde subiam os monges , agora servem apenas para o transporte de alimentos e produtos . Portanto , se o turista tiver algum problema motor , a visita fica impossível de se realizar .

Idosos , crianças , e pessoas com medo de altura , devem ter um cuidado especial ao subir , pois existem trechos íngremes e com pouca proteção .





Dicas :

  • A pé o trajeto é cerca de 9 km até Kalambaka ou Kastraki , as 2 cidades mais próximas das montanhas ;

  • Próximo ao Mosteiro de Agia Tríade , tem uma trilha que desce até Kalambaka , e reduz a distância pela metade ;

  • Vale a pena ver os tesouros que estão à mostra nos mosteiros : manuscritos , pergaminhos , relicários , pinturas bizantinas ...

  • A visita também é uma boa oportunidade de conhecer a forma como vivem os monges . Eles dividem o dia em três períodos de oito horas para rezar , trabalhar , estudar ( pintura e a música bizantina ) .


Regras :

Os mosteiros de Meteora podem ser visitados por peregrinos e curiosos não ortodoxos , incluindo mulheres .

Atenção especial com as roupas usadas no dia da visita , para evitar constrangimentos de não entrar nos Mosteiros .

- 🚺 Mulheres - saias curtas , shorts , blusas sem manga e decotes não são permitidos .

- 🚹 Homens - shorts e blusas sem mangas não são permitidos .

Na entrada dos mosteiros oferecem gratuitamente saias longas para as mulheres poderem "cobrir " as pernas . *Nos mosteiros da península do Monte Athos , no norte da Grécia , só é permitida a entrada de viajantes masculinos portadores de uma autorização especial .



Hotéis

Opções não vão faltar , para todos os bolsos e gostos . Em Kalambaka :

→ Hotel Grand Meteora - Fiquei hospedada . Muito confortável e uma vista incrível do restaurante e do quarto.

→ Hotel Amália

→ Hotel Koka Koka ( próximo da trilha do Mosteiro de Agia Tríade)

Em Kastraki : ⌱ Hotel Kastraki

⌱Hotel Zozas Pallas



Onde comer ?

- Kalambaka - Taverna Voufidis , Taverna Stathmos ( próximo da estação) , Zigoas, Lakariou, Philoxenia . No Hotel Koka Koka tem uma boa taverna .

Não deixe de provar o autêntico moussaka ( berinjela recheada com carne de corderio e coberta com queijo e molho de tomate ) .


Quanto tempo ?

Depende.

Se optar por visitar todos os mosteiros , 2 dias são suficientes . Fique atento aos dias e horários de visita .

Se fizer apenas 1 ou 2 visitas , 1 dia é suficiente .


Saiba mais sobre a Grécia . Acesse :


- Grécia : Destinos dos Sonhos - O que saber antes de ir ....

https://www.cliktrip.com.br/post/gr%C3%A9cia-destino-dos-sonhos-o-que-saber-antes-de-ir


- Zakynthos

https://www.cliktrip.com.br/post/zakynthos-cart%C3%A3o-postal-da-gr%C3%A9cia


- Santorini

https://www.cliktrip.com.br/post/santorini-a-ilha-mais-rom%C3%A2ntica


- Mykonos

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-a-ilha-dos-bons-ventos


- Mykonos para LGBTS

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-para-lgbts-gay-friendly-dicas-quentes-para-a-curti%C3%A7%C3%A3o


-Atenas

https://www.cliktrip.com.br/post/atenas-museu-a-c%C3%A9u-aberto


- Roteiro Grécia Clássica e Mosteiros

https://www.cliktrip.com.br/post/roteiro-gr%C3%A9cia-cl%C3%A1ssica-e-mosteiros-orienta%C3%A7%C3%B5es-gerais



- Palácio de Knossos - Minotauro e suas lendas

https://www.cliktrip.com.br/post/pal%C3%A1cio-de-knossos-com-seus-labirintos-ref%C3%BAgio-do-minotauro-em-creta


- Canal de Corinto - Obra de engenharia milenar

https://www.cliktrip.com.br/post/canal-de-corinto-uma-obra-de-engenharia-milenar


- Epidauro - O Teatro mais antigo do Mundo e o Templo do Deus da Medicina

https://www.cliktrip.com.br/post/epidauro-teatro-mais-antigo-do-mundo-e-templo-de-ascl%C3%A9pio-deus-da-medicina


- Olympia - Local onde surgiram os Jogos Olímpicos

https://www.cliktrip.com.br/post/olympia-cidade-onde-surgiram-os-jogos-ol%C3%ADmpicos


- Delfos - Cidade do Oráculo

https://www.cliktrip.com.br/post/delfos-a-cidade-do-or%C3%A1culo


- Meteora - e os monastérios

https://www.cliktrip.com.br/post/meteora-monast%C3%A9rios-sobre-as-nuvens


- Micenas - a cidade fortificada de Perseu

https://www.cliktrip.com.br/post/micenas-cidade-fortificada-de-perseu



- Tesouro de Atreu e o túmulo de Agamenon

https://www.cliktrip.com.br/post/tesouro-de-atreu-e-o-t%C3%BAmulo-de-agamenon




#Europa #Grécia #Meteora #Monastérios #PatrimônioMundialdaUnesco