• Patricia Viciana

Olympia - Cidade onde surgiram os Jogos Olímpicos

Atualizado: Set 21



( Local onde a tocha olímpica é acesa até os dias de hoje )


(Cerimônia para acender a tocha olímpica )


A menos de 4 horas de Atenas, e somente 1 hora do Porto de Pátra, ou do aeroporto de Kalamata, encontra-se Olympia , cidade onde surgiram os Jogos Olímpicos . Os visitantes podem caminhar entre as ruinas da área onde os atletas treinavam e corriam no antigo Estádio , a área onde estudavam filosofia .




O sítio arqueológico , tombado pela Unesco , é dividido em :

✔️ Área sagrada - a Altis - continha templos , incluindo um para Zeus , os altares (onde os sacrifícios eram feitos ) , e os Tesouros - pequenas construções que foram erguidas pelas cidades – estado na qual objetos de valor eram oferecidos (como vasos e estátuas).

✔️ Área secular - ficava do lado de fora da parede divisória . Era formada por construções esportivas como ginásio , palestra , estádio e hipódromo , além de outras usadas para a administração dos jogos e para o recebimento de convidados importantes . Somente os padres e a equipe responsável cuidavam do santuário erguido em Olympia .

Durante as competições a atmosfera era muito diferente . Além dos atletas e espectadores , comerciantes de todos os tipos se reuniam . Estima-se que 40 mil pessoas assistiam os

Jogos Olímpicos .


Como eram os jogos ?

A abertura dos Jogos era marcada pelo sacrificio de animais no altar de Zeus .

Os Jogos finalizavam-se com banquetes em honra ao vencedor e com sacrifícios em honra de Zeus .

As competições de atletismo, lutas e corridas equestres eram realizadas em Olimpia , e ficaram conhecidas como Jogos Olímpicos . Esses jogos eram organizados da mesma forma a cada quatro anos , e receberam o nome de Olimpíadas .

Tiveram início em 776 a.C. e duraram até 394 d.C. , quando o Imperador Romano cristão Teodosio I determinou que os jogos fossem cancelados por serem pagãos , já que os gregos eram politeístas (acreditavam em vários deuses ).

Os jogos eram um festival atlético , político e religioso .

A Grécia não era um estado único , era uma série de cidades estado (comunidades com independência economica e política ) .

As pessoas viajavam da Grécia e das colônias (na Itália, Norte da África e Ásia Menor) para participar ou assistir a esses Jogos , inspirados pelo sentimento de pertencerem à mesma cultura ou religião.

Durante o período dos Jogos , estabeleceu - se a “Trégua Sagrada” - um tratado de paz entre as cidades - estados para que não houvesse guerras, e sim a valorização da verdade , e a união do mundo grego , criando oportunidades aos reis e líderes de toda a Grécia de se defrontarem desarmados . Olímpia rapidamente passou a ser um local importante para discussões políticas e negócios.

Mensageiros (spondorophoroi) iam de cidade em cidade anunciando as datas das competições. Eles pediam que todas as guerras fossem interrompidas antes, durante e depois dos jogos para que os atletas e espectadores pudessem viajar de e para os lugares dos jogos com total segurança. Um clima de paz era considerado importante no periodo da competição.

Este período de paz durava um mês inicialmente , mas porque tanta gente , de toda a Grécia, queria participar, foi estendido para três meses, sempre durante o Verão.


Quem eram os atletas ?


Só podiam participar cidadãos Gregos , exceto mulheres e escravos . Eram 5 dias de prova e no quinto e último dia os atletas eram premiados com uma coroa de ramo de oliveira em frente ao Templo de Zeus.

Escravos e mulheres , especialmente as casadas, estavam proibidos de assistir aos Jogos , mas , as mulheres podiam competir . Já os Bárbaros podiam assistir , mas não competir .

Os melhores atletas dos ginásios eram selecionados para os Jogos Olímpicos , e ainda tinha que treinar muito por vários meses. Uma vez que a trégua sagrada tinha sido estabelecida e a data dos Jogos anunciada , os atletas e seus treinadores partiam para Olimpia . Quando eles chegavam em Elis ( cidade perto de Olimpia ) , os atletas treinavam por mais um mês no ginásio da cidade , era o último estágio de qualificação para os jogos . Os escolhidos para ir a Olimpia faziam um juramento , assim como os juízes . A promessa de tomar parte nas competições de um jeito honroso era estabelecido como regra.

Os Gregos Antigos consideravam que eram os deuses que decidiam conceder a vitória para um atleta . A vitória era representada por uma deusa alada (com asas) - Nike ( que significa "vitória" em Grego ) que voava para a pessoa escolhida , e o trazia para uma recompensa divina em forma de coroa com ramos de oliveira ou fita. Os vencedores não recebiam qualquer prêmio monetário , mas eram a partir daí imensamente adulados , tinham o direito de erguer uma estátua à sua vitória . Na cidade natal , os vencedores ganhavam refeições grátis até ao resto da sua vida . Gente famosa deslocava-se ali para assistir aos Jogos , tal como Platão e Aristóteles , Thales de Mileto . Hierão de Siracusa competiu nos Jogos, assim como Alcibíades , Alexandre - O Grande e Nero .



Ginásio e Palestra (Arena)

Havia um ginásio e uma palestra(arena) em cada cidade grega . Era onde onde os atletas treinavam e os jovens garotos eram educados . Era um complexo com todos os tipos de educação, incluindo exercícios para o corpo e para a mente . A educação física , musical , aritmétca , gramática e leitura faziam parte da programação . Dependendo

dos esportes praticados , o treinamento era em um ou em vários lugares .


Infrações (violações) e multas

Alguns atletas não respeitavam sempre os seus juramentos e tentavam ganhar de maneira irregular. Essa infração era punida e o atleta desonesto tinha que pagar multas . Com esse dinheiro , estátuas de Zeus eram erguidas , bem como as Zanes . Cada uma dessas estátuas era colocada no caminho para o estádio , com o nome do infrator gravado na base . Para chegar ao local da competição , os atletas tinham que passar por todas as estátuas e isso os fazia lembrar de não seguir o exemplo !!!!



Nudez

Tanto nos treinos como nas competições , os atletas estavam sempre nus. A beleza do corpo nu era considerada o reflexo da beleza interna e ilustrava o equilíbrio harmonioso entre corpo e mente. A prática de esportes ajudava a desenvolver e atingir essa harmonia . O corpo dos atletas eram usados como modelos para pintores e escultores .


Higiene e cuidado do corpo

Quando eles chegavam nos ginásios ou nas palestras (arena) , os atletas despiam - se completamente . Sem a proteção de nenhum tecido ou roupa , eles tinham que tomar um cuidado especial com a pele . Para treinar , ou competir , o atleta cobria o seu corpo com óleo de oliva e com uma areia fina , que ajudava a regularizar a temperatura do corpo bem como funcionava como protetor solar . Depois dos eventos , os atletas utilizavam um instrumento de metal curvado para raspar o suor , o óleo e a areia da pele . Depois desse processo , finalizavam a limpeza com uma esponja e água.



O Estádio Olímpico

Tem 192 metros e recebia em torno de 40 mil espectadores . Era o local onde realizavam as principais provas de corrida , com formato retangular e piso de terra batida . Não existiam terraços e os espectadores sentavam-se nos bancos , com exceção dos oficiais (organizadores e juizes - os Hellanodikes) que ficavam em bancadas montadas . Homens livres , escravos e jovens meninas tinham permissão de assistir os jogos.

Os Jogos finalizavam-se com banquetes em honra ao vencedor e com sacrifícios em honra de Zeus .

Diz a lenda que a pessoa que consegue correr nesse estádio de Olimpia está habilitada para correr em qualquer estádio do mundo . Durante a visita, muitos turistas testam suas habilidades nesse Estádio.



Modalidades :


Somente esportes individuais entravam na programação dos Jogos Olimpicos . Nenhum esporte aquático , ou em grupo era permitido .





- Corridas : ➰ Stade ou stadion - corrida de 1 volta no comprimento do estádio ; ➰ Diaulos - corrida de 2 voltas no comprimento do estádio ; ➰ Dolichos - corrida de longa distância (de 7 a 24 voltas) ➰ Corrida armada - os altetas usavam capacetes , lanças e seguravam um escudo. Os competidores se posicionavam em um linha marcada por lajes de calcário branco . Eles corriam em linha reta e não ao redor do estádio como acontece hoje em dia.



- Eventos de hipismo : ✔︎Corridas de coches (tipo de carroças) e corridas de cavalos eram feitas no hipódromo.

✔︎Corridas de coches eram muito populares com o público .

✔︎Corridas quad-riga - os coches eram puxados por quatro cavalos ;

✔︎Corridas de biga - os coches eram puxados por dois cavalos. Os condutores eram chamados de cocheiros e usavam uma túnica longa .

✔️Corridas de cavalos - os jóqueis estavam nus . Eles montavam em lombo do animal sem sela e não usavam esporas . Graças aos eventos de hipismo , as mulheres participavam indiretamente nos jogos . Como proprietárias , elas podiam correr em seus cavalos , conduzir ou serem conduzidas por cocheiros ou jóqueis.



- Lançamento do disco Os discos eram feitos de pedra ou de metal . A famosa estátua do escultor Myron representa um atleta lançando um disco. A escultura é chamada de Discobolus(discóbolo-cerca 40A.C).

- Lançamento de dardo Uma correia de couro era fixada no eixo do dardo em forma de laço.



- Salto a distância O alteta usava pesos. Com os pés juntos e sem correr , o atleta saltava , arremesando seus braços para frente. No ar, os braços e as pernas estavam quase paralelas . Antes de aterrissar, o atleta balançava seus braços para trás, jogando os pesos ao mesmo tempo. O movimento lançava suas pernas para frente e estendia a distância do salto. O uso dos pesos significava que os movimentos dos atletas tinham que ser coordenados. Música de flautas acompanhavam o evento a fim de auxiliar o respeito aos participantes. Os pesos eram feitos de pedra ou de metal e tinham formas variadas.

- Esportes de combate Existem várias hipóteses sobre o lugar onde lutas, pugilismo e pankation eram realizadas. Alguns pesquisadores acham que essas competições aconteciam em Altis , em frente ao altar de Zeus . Outros acreditam que elas aconteciam em estádios . O sorteio decidia quais os atletas que competiriam um contra o outro , não existia categoria de peso.

⌱ Luta - Os adversários lutavam em pé , com as mãos desprotegidas . Havia diferentes formas para se segurar e a pessoa que tocasse primeiro o chão por tres vezes era o perdedor. ⌱ Pankration - tipo de luta., em que todos os movimentos eram permitidos , exceto socos direcionados aos olhos e dedos que atingiam o nariz do adversário. ⌱Boxe - As mãos dos lutadores eram protegidas por longas correias de couro. As luvas ancestrais de boxe sofreram numerosas modificações no decorrer do tempo. Pedaços de metal eram colocados nas juntas, para que os socos fossem muito mais violentos.


O lutador Milo de Croton foi campeão olímpico várias vezes , durante 26 anos de carreira . Famoso por sua força legendária , ele também era conhecido pelo seu grande apetite !

Leonidas de Rhodes - Foi corredor e campeão Olímpico 4 vezes , sendo considerado como um deus pelos seus compatriotas .

Também existia o boxeador Melankomas de Caria (Ásia Menor) , que foi famoso não somente pelo seu corpo magnífico , mas também pela sua técnica incomum de lutar. Melankomas não atacava seus adversários , usava sua habilidade de esquivar-se dos golpes deles .

Depois da morte de grandes campeões , cerimônias especias eram dedicadas a eles , e para que suas vitórias nos Jogos nunca fossem esquecidas os túmulos eram decorados com uma lápide na qual haviam imagens esculpidas das coroas que ganharam ao longo da carreira .

- Pentathon - é composto por 5 modalidades : corrida , salto , lançamento de disco , lançamento de dardo e luta . O atleta que fazia parte dessa competição era chamado de pentathlos . Era o mais completo esporte , e o corpo do pentathlos era considerado o mais perfeito .


Em frente ao templo de Zeus havia uma gigantesca estátua de Zeus em marfim e ouro , criada pelo escultor Fídias e foi uma das 7 Maravilhas do Mundo antigo . Porém ela foi levada a Constantinopla pelo Império Romano , de onde desapareceu sem deixar vestígio.


Philippeion – Philip II ergueu em homenagem a sua família , incluindo seu filho Alexandre - O Grande.


Próximo ao sítio arqueológico está o Museu de Olímpia , que possui grande acervo da Grécia antiga , incluindo a estátua Nike que ficava na frente do Templo de Zeus (lá onde os campeões eram premiados) .






(escultura de Golfinho )


( Deusa Nike )






( Hermes de Praxiteles )


Na era moderna os jogos tiveram retorno em 1896 em Atenas . As escavações no sítio arqueológico fez o Barão de Coubertin defender a idéia de retornar os jogos . A maioria das tradições foram mantidas , inclusive de as competições serem a cada 4 anos.

Saiba mais sobre a Grécia . Acesse :


- Grécia : Destinos dos Sonhos - O que saber antes de ir ....

https://www.cliktrip.com.br/post/gr%C3%A9cia-destino-dos-sonhos-o-que-saber-antes-de-ir


- Zakynthos

https://www.cliktrip.com.br/post/zakynthos-cart%C3%A3o-postal-da-gr%C3%A9cia


- Santorini

https://www.cliktrip.com.br/post/santorini-a-ilha-mais-rom%C3%A2ntica



- Mykonos

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-a-ilha-dos-bons-ventos


- Mykonos para LGBTS

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-para-lgbts-gay-friendly-dicas-quentes-para-a-curti%C3%A7%C3%A3o


-Atenas

https://www.cliktrip.com.br/post/atenas-museu-a-c%C3%A9u-aberto


- Roteiro Grécia Clássica e Mosteiros

https://www.cliktrip.com.br/post/roteiro-gr%C3%A9cia-cl%C3%A1ssica-e-mosteiros-orienta%C3%A7%C3%B5es-gerais


- Palácio de Knossos - Minotauro e suas lendas

https://www.cliktrip.com.br/post/pal%C3%A1cio-de-knossos-com-seus-labirintos-ref%C3%BAgio-do-minotauro-em-creta



- Canal de Corinto - Obra de engenharia milenar

https://www.cliktrip.com.br/post/canal-de-corinto-uma-obra-de-engenharia-milenar


- Epidauro - O Teatro mais antigo do Mundo e o Templo do Deus da Medicina

https://www.cliktrip.com.br/post/epidauro-teatro-mais-antigo-do-mundo-e-templo-de-ascl%C3%A9pio-deus-da-medicina


- Olympia - Local onde surgiram os Jogos Olímpicos

https://www.cliktrip.com.br/post/olympia-cidade-onde-surgiram-os-jogos-ol%C3%ADmpicos


- Delfos - Cidade do Oráculo

https://www.cliktrip.com.br/post/delfos-a-cidade-do-or%C3%A1culo


- Meteora - e os monastérios

https://www.cliktrip.com.br/post/meteora-monast%C3%A9rios-sobre-as-nuvens


- Micenas - a cidade fortificada de Perseu

https://www.cliktrip.com.br/post/micenas-cidade-fortificada-de-perseu



- Tesouro de Atreu e o túmulo de Agamenon

https://www.cliktrip.com.br/post/tesouro-de-atreu-e-o-t%C3%BAmulo-de-agamenon


#Europa #Grécia #Olympia #JogosOlímpicos