• Patricia Viciana

Mykonos - A ilha dos bons ventos

Atualizado: Set 21



Os Deuses gregos estavam inspirados quando criaram a ilha de Mykonos , capricharam !!!

Segundo a mitologia grega , em Mykonos houve a batalha entre Zeus e os Titãs , e Hércules matou os gigantes que traíram a proteção do Monte Olimpo . As rochas enormes da ilha , são os corpos dos Titãs petrificados. Mykonos é uma das ilhas Cíclades , no Mar Egeu , que fica ao redor da sagrada ilha de Delos, que está a 2 km ( a oeste ) , local mitológico do nascimento de Apolo ( Deus do Sol ) e Ártemis (Deusa da caça ).

Vento constante , ambiente eclético , democrático e elegante , as casas cúbicas (lembram um cubo de açúcar cristal ) com portas e janelas combinando com os diversos tons de azul do mar , ruelas que são verdadeiros labirintos ( que foram feitas para desorientar os piratas ) , baladas que iniciam no pôr do sol e terminam ao nascer do sol , lojas e diversas joalherias , tornaram Mykonos famosa devido a presença constante da Família Onassis .

Mykonos é conhecida por " Ibiza Grega " , tem os melhores Beach Clubs do mundo , e atrai muita gente bonita , elegante , descolada , descompromissada , e sem preconceitos.

Mas se você não curte baladas , fique sossegado ... Existem praias bem tranquilas , próprias para relaxar.

Para entrar no clima de Mykonos permita-se !!! Comece a curtir as piscinas ou praias às 11 hrs , almoce às 15 hrs , e às 18 hrs vá para as baladas , ou para um ótimo restaurante .


Como chegar ?

Na alta temporada ( verão ) existem mais horários de vôos e ferrys .

Partindo de Atenas , o vôo é de 40 minutos . As companhias aéreas Aegean , e Olimpic Air fazem essa rota.

Entre ilhas , a Sky Express costuma fazer esse trajeto.

De barco , saindo de Atenas , o trajeto varia de 2: 30 horas a 6horas , dependendo do tipo de ferryboat . Hellenic Seaways, e a Sea Jets fazem o trajeto .


Onde ficar ?


Depende das suas intenções ...

Chora ou Mykonos Town , é o centro da ilha , onde todo o comércio fica concentrado . Bares , restaurantes, agências de turismo , locação de veículos , lojinhas ...E também a noite , não terá que se preocupar com o transporte .

Caso você queira descansar , procure um hotel fora do centro . Alguns hotéis fornecem transporte gratuito , em horários fixos de ida e volta até o centro da cidade.

Pela ilha existe uma ótima infraestrutura , para todos os gostos e bolsos .

Os hotéis mais luxuosos ficam na praia de Elia . Me hospedei no Royal Myconian Resort & Thalasso Spa Center , na praia de Elia . Adorei a experiência .

Outras boas opções são :

Para relaxar - Villa del Sol (www.villadelsolmykonos.com) -- na praia de Ornos ;

Para curtição - LYO Boutique Hotel (www.lyomykonos.com) -- na praia Super Paradise ;

- CAVO TAGOO (www.cavotagoo.gr) -- em Chora ( centro )

Para os românticos - MY AKTIS ( www.myaktis.com) - Villas de luxo , com piscina particular ;

- BRANCO ( www.brancohotel.com) - com jacuzzis de frente para o mar , na praia de Platis Gialos;

- Portes ( www.portesmykonos.com) - na praia de Psarou , com jacuzzis ou piscinas privadas.



Como se locomover ?


Existem apenas 30 táxis na ilha . No verão para conseguir um táxi é uma missão quase impossível.

O transporte público não é bom.

Alugar um carro ou um quadriciclo , facilita a vida do viajante . Não esqueça de verificar se o seu hotel não tem transfer gratuitos até o centro.


Onde comer ?


Opções não faltam ....

Comida italiana , mediterrânea , sushis...

Nos arredores do Porto antigo , e da Little Venice pode-se curtir um visual incrível.

Prepare-se , o preço da comida nas ilhas é bem mais salgado do que no continente , e as porções não são fartas.

Dica : procure um mercadinho e compre bebidas , frutas , bolachas , queijos .

Não deixe de provar o polvo . É delicioso !!!

Seguem algumas opções :

Catarí - pizza e massas ( em Chora - centro da cidade ) ;

Aqua Taverna - comida italiana ( localizado na Little Veneza - centro ) ;

Mamalouka - comida mediterrânea ( nas ruelas do centro - Chora ) ; Bowl - comida vegetariana , na praia de Ornos ;

Matsuhisa e Kalita - comida japonesa , ambos em Chora ( centro ) ;

Paraportiani - comida grega em Chora ( centro );

Nikos - peixes e frutos do mar , em Chora ( centro ) ;

Epistrofi - comida local , peixes e frutos do mar , em Agios Stefanos .




O que fazer em Mykonos ?

- Chora ou Mykonos Town - é o coração da ilha .

Labirinto de ruelas com seu calçamento todo em pedra, com casas brancas (que parecem cubos de açúcar cristal ) com as portas coloridas que combinam com a cor do mar , muitas flores e um povo simpático e extrovertido .

Infinidade de lojas , restaurantes e joalherias.


- Little Venice - Pequena Veneza - remete a lembranças da original. Conjunto de casas construídas por piratas , no século 16 , são banhadas pelo mar .

Destaque para o Caprice Cafe, para um drink e o Aqua Taverna, para um bom jantar.

Procure pelo restaurante Kastro's, para curtir o por- do-sol , pois ele fica em um beco , que acaba na beira do mar .


- Moinhos de Vento - Ficam no ponto mais alto da ilha , proporcionando um incrível visual de Mykonos . São 5 moinhos do século 16 , construídos por venezianos para moer trigo , mas hoje estão desativados.


- Por - do - sol - Registre esse momento ! Com certeza será um dos mais bonitos que você assistirá.

Nos Moinhos de “Kato Mili”, as fotos ficam lindas com a Little Venice ao fundo ; Do Porto Antigo, em algum dos restaurantes , brinde com um vinho grego esse momento ; Na Igreja de Panagia Paraportiani, que está em qualquer cartão postal da ilha .


- Pelicano Petros - Cerca de 40 anos atrás, um pescador encontrou um pelicano ferido na ilha, cuidou e o libertou para que voltasse a sua casa , mas ele decidiu ficar em Mykonos . Este era o primeiro " Petros ", que depois de alguns anos morreu atropelado , mas habitantes trataram de achar um susbtituto , chamando-o de Petros , também . Hoje 3 pelicanos vivem na ilha .

- Visitar a Ilha de Delos - Conhecida por " Ilha dos Deuses " , local de nascimento do deus Apolo, filho de Zeus . É inabitada e sagrada para os gregos , foi listada pelo Unesco como local cultural e histórico mais importante da humanidade . Fica há 30 minutos ( indo de barco ) de Mykonos .

Para mais detalhes , veja o post de Delos.



- Praias - Cada uma , para um determinado público

Os tons de azul do Mar Egeu vão te encantar...

Agora só basta saber qual a tribo que você pertence , e escolher sua praia .

〰️ Paradise Beach - Voltada para os jovens . Famosa pelas baladas , oferece bares , restaurantes ," salas " (tendas ) para alugar . A festa rola o dia todo, com Djs tocado ao vivo . O premiado bar Tropicana Beach , é um dos destaques do local . A praia tem areia mais grossa, com pedrinhas .

〰️ Super Paradise Beach - A cerca de 6 km do centro de Mykonos , é a praia mais alternativa e descolada de Mykonos. Local favorito , para GLBTS ( Gays , lésbicas , bissexuais , trans e simpatizantes ) , naturistas ( pontos específicos só para "nudistas") . Relaxe em uma atmosfera descontraída no início do dia e prepare-se para se divertir do por do sol até o amanhecer . No meio da tarde, a música fica mais alta e a praia vira pista .

Fica ao lado da Paradise Beach e é acessível por taxi - boat (serviços regulares de barco estão disponíveis a partir de Platis Yialos) e ônibus local . A praia tem águas cristalinas e areia dourada macia , com excelente infra- estrutura .

Os Beach Clubs mais agitadas de Mykonos ficam aqui : JackieO’ Beach Club e Super Paradise.

〰️ Psarou Beach - Para ver o desfile de Jet Setters e celebridades . É a praia mais cosmopolita da ilha . No Nammos beach club , o serviço de praia se compara ao de um hotel 5 estrelas . Em relação ao cardápio , o Nammos tem parceria com a Monte Carlos Beefbar (serve carne Kobe - a mais nobre e cara de todo o mundo) . A noite , fogos de artifícios iluminam o céu , e os frequentadores bebem champanhes como água . Aos finais de semana há necessidade de fazer reserva de espreguiçadeiras .

Visite a boutique , peças únicas , chiques e lindas .

Quanto aos valores , bem diferente do continente - altos !

〰️ Paraga Beach - Pequena e encantadora frequentada por Famílias . Para quem gosta de mergulhar . Areia branca e fina , e mar turquesa cercada por rochas . Encontra-se bons bares e restaurantes .

O famoso Scorpions, instalou-se aqui . A comida é deliciosa, serve shots e drinks excelentes, acompanhados ao som de um DJ que agita a praia e o bar. O Kalua, Tasos são outras boas opções .


〰️ Panormos - Frequentada por moradores e turistas .

O Principauté de Mykonos , é um Beach Club super chique , que oferece bons drinks e um menu mediterrâneo a " la grega " .

Outra opção é o Panormos Taverna .











〰️ Elia Beach - Para fugir do agito . Praia de longa faixa de areia , com um mar de águas cristalinas , para praticar esportes náuticos . Tem restaurantes gourmet . O canto esquerdo da praia é reservado somente para hóspedes dos hotéis ao redor . E o canto direito , é de uso livre . Todos os hotéis da região , tem vista para a praia , e são os mais caros de toda Mykonos .

〰️ Kalo Livadi Beach - Praia familiar. Mais tranquilo para encontrar cadeiras disponíveis para locar . O restaurante Sol Y Mar é uma boa opção .


〰️ Fokos Beach - praia mais isolada , o acesso é por uma estrada de terra acidentada e sinuosa. Não é popular entre os turistas . Não há clubes na praia , nem guarda-sois . A taverna Fokos T tem um menu varuado com saladas , carnes e frutos do mar .


〰️ Aghios Sostis Beach - Frequentada por locais .

Muito tranquila , com alguns pontos naturistas , não há grandes bares ou restaurantes por lá . A água é cristalina , mas o mar é um pouco agitado com ondas . O restaurante Kiki serve um menu a base de saladas, carnes e frutos do mar .

Os hotéis nessa parte da ilha são mais em conta do que no resto da Ilha .


〰️ Agios Stefanos Beach - Próxima ao centro da cidade e do porto , mas é bastante calma , indicada para famílias . Tem estrutura de cadeiras e guarda sóis para locação .

Uma boa opção para comer é a taverna H Epistrophi , com cardápio variado e vista para o mar .


〰️ Petinos Beach - Vizinha da Psarou Beach , excelente para relaxar com seus familiares .

Com águas cristalinas e boa estrutura (restaurantes, bares , aluguel e passeio de barco) .

〰️ Platis Gialos Beach - Próxima da Paradise Beach .

De areia dourada e, com água rasa e cristalina . Tem vários bares , restaurantes , e hotéis.

Do centro da cidade ( Chora ) chega -se a praia por ônibus que circulam o dia inteiro, em intervalos de 30 em 30 minutos .


〰️ Ornos Beach - é uma aldeia pitoresca de frente a uma pequena vila de pescadores , a dois quilômetros a sudoeste de Chora( centro ) . É a praia mais próxima da capital, com areia fina e espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar . Uma escola de mergulho, ski aquático e windsurf estão disponíveis na praia .Oferece um enorme complexo hoteleiro com vários restaurantes e bares. Ornos é acessível por ônibus local, freqüentemente saindo da capital.



Idade :

Durante o dia , dá para aproveitar todas as praias . Após as 17 hrs tudo se transforma . Melhor evitar alguns locais , principalmente se estiver com menores de idade .

Não existe nenhuma contra - indicação para nenhuma faixa etária .

Se for usar o sistema de ferry boats para ir de uma ilha a outra , basta tomar cuidado ao embarcar e desembarcar , pois as paradas são muito rápidas e as pessoas querem entrar / sair e acabam te "atropelando " com suas bagagens .


Compras :

Os preços não são convidativos , mas pelo menos souvenirs dá para comprar .

Existem lojas de todos os tipos : roupas , sandálias , acessórios , azeite , joalherias , olho grego ....

Em Chora (centro ) tem uma rua com grifes de luxo : Louis Vuiton , Diesel , Chopard , entre outras.

Perca-se pelas ruelas e divirta-se !


Malas :

Evite levar malas de 32 kg . Entre as ilhas , ou melhor em todo continente , os vôos internos o limite de peso é de 23 kg . E tem aviões pequenos , que nem tem bagageiro para colocar a bagagem de mão .


O que levar ?

Roupas leves e confortáveis , uma blusa corta vento , trajes de banho , kit de proteção solar ( protetos solar , boné , óculos escuro ) , elástico para o cabelo , chinelos de borracha , e se for para as festas roupas para noite . Não esqueça sua máquina fotográfica .















Veja mais sobre a Grécia :

- Grécia : Destinos dos Sonhos - O que saber antes de ir ....

https://www.cliktrip.com.br/post/gr%C3%A9cia-destino-dos-sonhos-o-que-saber-antes-de-ir

- Zakynthos

https://www.cliktrip.com.br/post/zakynthos-cart%C3%A3o-postal-da-gr%C3%A9cia


- Santorini

https://www.cliktrip.com.br/post/santorini-a-ilha-mais-rom%C3%A2ntica


- Mykonos

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-a-ilha-dos-bons-ventos


- Mykonos para LGBTS

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-para-lgbts-gay-friendly-dicas-quentes-para-a-curti%C3%A7%C3%A3o


-Atenas

https://www.cliktrip.com.br/post/atenas-museu-a-c%C3%A9u-aberto

- Roteiro Grécia Clássica e Mosteiros

https://www.cliktrip.com.br/post/roteiro-gr%C3%A9cia-cl%C3%A1ssica-e-mosteiros-orienta%C3%A7%C3%B5es-gerais


- Palácio de Knossos - Minotauro e suas lendas

https://www.cliktrip.com.br/post/pal%C3%A1cio-de-knossos-com-seus-labirintos-ref%C3%BAgio-do-minotauro-em-creta


- Canal de Corinto - Obra de engenharia milenar

https://www.cliktrip.com.br/post/canal-de-corinto-uma-obra-de-engenharia-milenar


- Epidauro - O Teatro mais antigo do Mundo e o Templo do Deus da Medicina

https://www.cliktrip.com.br/post/epidauro-teatro-mais-antigo-do-mundo-e-templo-de-ascl%C3%A9pio-deus-da-medicina


- Olympia - Local onde surgiram os Jogos Olímpicos

https://www.cliktrip.com.br/post/olympia-cidade-onde-surgiram-os-jogos-ol%C3%ADmpicos


- Delfos - Cidade do Oráculo

https://www.cliktrip.com.br/post/delfos-a-cidade-do-or%C3%A1culo


- Meteora - e os monastérios

https://www.cliktrip.com.br/post/meteora-monast%C3%A9rios-sobre-as-nuvens


- Micenas - a cidade fortificada de Perseu

https://www.cliktrip.com.br/post/micenas-cidade-fortificada-de-perseu


- Tesouro de Atreu e o túmulo de Agamenon

https://www.cliktrip.com.br/post/tesouro-de-atreu-e-o-t%C3%BAmulo-de-agamenon



#Europa #Grécia #Mykonos #Paradise #IbizaGrega #CruzeiropelasIlhasGregas #IlhasGregas