• Patricia Viciana

Canal de Corinto - Uma obra de engenharia milenar

Atualizado: Set 21



O Canal de Corinto é uma fantástica obra de engenharia milenar . O Canal liga o golfo de Corinto com o mar Egeu , passando pelo istmo de Corinto, e separando a península do Peloponeso da parte principal da Grécia , e tornando o Peloponeso em uma ilha . Foi escavado sobre a rocha do istmo de Corinto, tem mais de 40 metros de altura , e uma extensão de 6,3 km de comprimento e tem 21 metros de largura (é estreito para cargueiros internacionais ) . Por conta de sua posição estratégica , o canal foi muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial . As obras do canal foram iniciadas pelo imperador Nero , no ano de 67 d. C . Ele chegou a mandar 6000 escravos para o local , mas com a sua morte , o projeto parou . Em 1881 , iniciaram as obras efetivamente , mas por problemas econômicos foi finalizado em julho de 1893 . Atualmente é usado por barcos turísticos . Sobre a ponte do canal os mais aventureiros praticam bungee jump . Corinto foi uma região muito famosa na antiguidade por oferecer serviços eróticos . Era a terra do filósofo Diógenes - " O Cínico " , conhecido por falar através de parábolas , simbolismos , respostas curtas e grossas , mas principalmente por seu modo de viver com simplicidade . Morava dentro de um barril .

Sua filosofia combatia o prazer, o desejo e a luxúria , fatores que impediam a autossuficiência. Ao falecer a seguinte frase foi escrita em sua lápide : “ O próprio bronze envelhece com o tempo, mas tua glória , Diógenes , nem toda a eternidade destruirá ; pois apenas tu ensinaste aos mortais a lição da autossuficiência na vida e a maneira mais fácil de viver ”. Em sua homenagem, foi feita uma coluna com um cão no topo , que simbolizava seu apelido “Diógenes, O Cão”, e também o seu modo de viver , simples como os cachorros , alimentando-se de restos, bebendo água das poças que encontrava pelas ruas de Atenas .

Existem diversos relatos anedóticos sobre o filósofo . Mas o mais conhecido foi o de " Alexandre - O Grande " , que durante sua estada em Corinto , viu Diógenes deitado , expondo-se ao sol . Alexandre perguntou-lhe , o que poderia fazer por ele . E a resposta de Diógenes foi : " Não te interponhas entre mim e o sol "...

Alexandre admirava seu espírito e disse , " Se eu não fosse Alexandre , gostaria de ser Diógenes " e Diógenes retrucou : " Se eu não fosse Diógenes , eu também gostaria de ser Diógenes ."

Outra estória interessante foi em relação a uma prostituta conhecida por " Is " , que tinha fama de ser a mais bonita . Diógenes quis ter um " encontro " com ela , mas como não tinha dinheiro não poderia pagar pelo serviço . " Is " enviou em seu lugar outra mulher , conhecida por ser a mais feia da região . No dia seguinte Diógenes deu a resposta mais irônica de todas : " Ao apagar as luzes , todas as mulheres ficam iguais a "Is " . Arrependida , " Is" ofereceu gratuitamente uma noite com ela .

O modo de viver de Diógenes inspirou a psiquiatria em 1975 , a nomear um transtorno psiquiátrico de “Síndrome de Diógenes” , que se caracteriza pelo costume de acumulação compulsiva de objetos inúteis e sem valor, recolher e acumular lixo e até dejetos , mas também pela dificuldade de livrar-se de objetos . Frases Famosas do Filósofo : - Busco um homem honesto ; - Elogiar a si mesmo desagrada a todos ; - O amor é uma ocupação de quem não tem o que fazer ; - O insulto ofende a quem o faz e não a quem o recebe ; - A sabedoria serve para reprimir os jovens, para consolar os velhos, para enriquecer os pobres e para enfeitar os ricos ; - A liberdade para falar é a coisa mais bela para um homem ; - Um filósofo só serve para machucar os sentimentos de alguém ; - O tempo é o espelho da eternidade ; - Sou uma criatura do mundo .


Saiba mais sobre a Grécia . Acesse :


- Grécia : Destinos dos Sonhos - O que saber antes de ir ....

https://www.cliktrip.com.br/post/gr%C3%A9cia-destino-dos-sonhos-o-que-saber-antes-de-ir


- Zakynthos

https://www.cliktrip.com.br/post/zakynthos-cart%C3%A3o-postal-da-gr%C3%A9cia


- Santorini

https://www.cliktrip.com.br/post/santorini-a-ilha-mais-rom%C3%A2ntica


- Mykonos

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-a-ilha-dos-bons-ventos


- Mykonos para LGBTS

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-para-lgbts-gay-friendly-dicas-quentes-para-a-curti%C3%A7%C3%A3o


-Atenas

https://www.cliktrip.com.br/post/atenas-museu-a-c%C3%A9u-aberto



- Roteiro Grécia Clássica e Mosteiros

https://www.cliktrip.com.br/post/roteiro-gr%C3%A9cia-cl%C3%A1ssica-e-mosteiros-orienta%C3%A7%C3%B5es-gerais


- Palácio de Knossos - Minotauro e suas lendas

https://www.cliktrip.com.br/post/pal%C3%A1cio-de-knossos-com-seus-labirintos-ref%C3%BAgio-do-minotauro-em-creta



- Canal de Corinto - Obra de engenharia milenar

https://www.cliktrip.com.br/post/canal-de-corinto-uma-obra-de-engenharia-milenar


- Epidauro - O Teatro mais antigo do Mundo e o Templo do Deus da Medicina

https://www.cliktrip.com.br/post/epidauro-teatro-mais-antigo-do-mundo-e-templo-de-ascl%C3%A9pio-deus-da-medicina


- Olympia - Local onde surgiram os Jogos Olímpicos

https://www.cliktrip.com.br/post/olympia-cidade-onde-surgiram-os-jogos-ol%C3%ADmpicos


- Delfos - Cidade do Oráculo

https://www.cliktrip.com.br/post/delfos-a-cidade-do-or%C3%A1culo



- Meteora - e os monastérios

https://www.cliktrip.com.br/post/meteora-monast%C3%A9rios-sobre-as-nuvens


- Micenas - a cidade fortificada de Perseu

https://www.cliktrip.com.br/post/micenas-cidade-fortificada-de-perseu


- Tesouro de Atreu e o túmulo de Agamenon

https://www.cliktrip.com.br/post/tesouro-de-atreu-e-o-t%C3%BAmulo-de-agamenon




#Europa #Grécia #Corinto #CanaldeCorinto