• Patricia Viciana

Atenas - Museu a céu aberto




Andar por Atenas é viajar no tempo , respirando História !

Berço da democracia , da civilização ocidental , das Olimpíadas , Atenas é também a capital grega , que tem uma porção de locais históricos para visitar .


O que visitar ?

✔︎ Plaka - é o bairro mais antigo de Atenas , que fica aos pés da Acrópole (penhasco rochoso ), repleto de lojinhas de souvenir , bares , restaurantes , cafés .



✔︎ Museu da Acrópolis - Se possível visite antes de ir a Acrópole . Fica na mesma rua da Acrópole. Santuários , objetos cotidiano dos ricos que ali viveram , esculturas .... No 3º piso , estão os mármores do Pathernon , o parapeito do Templo de Atenea Nike , esculturas dos frisos e as Cariátides do Erecteion . http://www.theacropolismuseum.gr/en






✔︎ Acrópole ( Cidade Alta ) - pode ser vista de diversos pontos da cidade . É o local mais alto das antigas cidades gregas , onde erguiam templos e palácios . Seu principal templo é o Parthenon, dedicado à deusa grega Atena e construído por volta de 450 a.C.

O Parthenon é o monumento mais importante da antiga civilização Grega . Por diversas vezes já foi reconstruído , não restando quase nada do prédio original . Foi usado como local de adoração e culto , habitação de poderosos governantes , igreja católica , mesquita e depósito de armas . Durante a ocupação turca , uma bomba Veneziana caiu no Parthenon destruindo grande parte do monumento . No início do século 19 , o embaixador Britânico em Constantinopla ( atual Istambul ) , Lord Elgin , levou grande parte da decoração do monumento (frisos, métopas, frontões) para a Inglaterra , e vendeu para o Britain Museum .

O monumento foi construído com mármore , em estilo dórico , com 46 colunas , e decoração nos frontões , com deuses e animais .

Para chegar a Acrópole use a linha 2 do metrô e desça na estação Acrópole . Os ônibus 040, 230, 106, 126, 134 e 135 também dão acesso ao local .






✔︎ O Odeão de Herodes Ático - é usado como palco de apresentações e shows que podem ser comprados pela internet com antecedência . Construção típica romana , de formato semi circular , com aberturas sucessivas em arcos que constituem a fachada , com capacidade para 5000 espectadores . Fica no mesmo local que a Acrópole .



✔︎ Propileu - portal para a parte sagrada da Acrópole . Construído na época de Péricles , pelo famoso arquiteto Mnesicles . Péricles queria uma entrada imponente , com a mesma beleza dos templos do local .Tem 6 colunas dóricas , todo em mármore branco do monte Pentélico, e tinha como decoração esculturas de Hermes . Fica na Acrópole e continua sendo o ponto de partida dos visitantes até a parte mais alta da Acrópole.



✔︎ Templo de Atenea Nike - Nike significa vitória . Foi construído em 420 aC pelo arquiteto Kallikrates. Um parapeito de mármore decorado com a representação em relevo da Nike , protegido pela borda do Bastião em que o templo foi erguido. Fica dentro do complexo da Acrópole .



✔︎ Erecteion - pequeno templo de estilo jônico ( dentro do complexo da Acrópole ) , dedicado a entidades subterrâneas da tradição ateniense . O teto da fachada é sustentado por 6 Cariátides ( 6 jovens ) que olhavam para o Pathernon eusavam túnicas plisadas e tinham na cabeça cestos adornados com molduras jônicas . Todas as Cariátides que vemos no Erecteion são réplicas . As originais estão no Museu da Acrópolis .






✔︎"Ágoras" - eram os locais mais importantes de cada cidade-estado. Funcionavam como praças públicas , onde exerciam atividades políticas , comerciais , administrativas e sociais . A Ágora de Atenas é um enorme quarteirão . Fica ali o templo considerado o mais preservado de toda a Grécia, o Templo de Hefesto .

✔︎ Templo de Hephestos ( Hefesto ) -

Conhecido por "Theseion" , devido a uma crença, no tempo do Império Bizantino, de que os ossos do lendário herói Teseu estavam enterrados lá . Na verdade, os ossos que supostamente eram de Teseu foram enterrados no século V a.C. em outro local , perto da Acrópoles de Atenas. Foi dedicado a dois deuses , Hephestos e Atena .

Hefesto era o deus grego do fogo, dos metais e da metalurgia . Filho de Hera e Zeus .

O templo abrigava estátuas de bronze desses deuses no seu interior.

Diferente do Parthenon, o Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu teto original. Suas decorações, contudo, desapareceram em décadas de pilhagens e roubos. O Templo deve muito de sua sobrevivência ao fato de ter sido convertido em uma Igreja Cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII d.C.. O interior foi removido e substitído por estruturas de igrejas cristãs.

Durante os séculos do Império Otomano na Grécia, o templo foi a principal Igreja Ortodoxa em Atenas . Hoje o Templo é um sítio arqueológico e conserva uma cerca em sua volta.


✔︎ Olympeion - Templo de Zeus Olímpico - Templo colossal , com 104 colunas de mármore ( que hoje restam 15 ) de estilo coríntio datado da 3º fase helenística que finalizou na época romana . Guardava a estátua de Zeus feita em ouro com marfim , e outra do Imperador Adriano .

Em 515 aC, Pisistratos começou a construção do templo em honra a Zeus, que não foi concluído devido a queda da tirania em Atenas. Muito mais tarde, em 174 aC, Antíoco IV Epífanes, rei da Síria, tentou prosseguir a construção do templo que foi finalmente concluída pelo imperador romano Adriano, em 124/125 dC . Muitas partes da parede do circuito do santuário foram reconstruídas. Seções da antiga muralha foram preservadas apenas no canto do sudeste e do lado norte. Localização: Avenida Vasilissis Olgas. - O local está aberto diariamente 8h30 - 15:30



✔︎ Porta de Adriano - fica na frente do templo de Zeus . Foi construída por atenienses para honrar o seu imperador benfeitor , em 131 d.C . Separava a cidade antiga da cidade nova romana , construída pelo Imperador Adriano . De um lado da porta ( de frente para a cidade nova ) está escrito :" Esta é a Porta de Adriano , e não a de Teseo ". Do outro lado , em direção da Acrópole : " Esta é Atenas , a antiga cidade de Teseo " .


* Nessa foto pode-se observar a Acrópole , através da Porta de Adriano .

✔︎ Estádio Panathinaiko - construído em 566 a.C, reconstruído em 329 a.C e reformado em 1895 para a realização da 1º Olimpíada . É o Estádio mais antigo do mundo .



✔︎ Parlamento grego (Palácio Velho) - é a sede do Poder Legislativo . Foi construído entre 1836 e 1840 . Era o palácio do 1º rei da Grécia ( após a ocupação turca ) - Otto . Em 1884 e 1909 o edifício sofreu um incêndio e em 1910 foi abandonado pela família real. Foi remodelado para abrigar o Parlamento grego em 1930 , e é usado até hoje como sede do Parlamento Grego . Abriga escritórios, a sala da Assembléia Nacional, o escritório do presidente da Assembléia, os arquivos e outros serviços. Na mesma praça encontra-se a estátua de Theodoros Kolokotronis.


✔︎Estátua de Theodoros Kolokotronis, comandante chefe da Revolução de 1821 - é uma das obras mais importantes da escultura grega moderna, tanto pela sua estética quanto pela sua história. Foi construída com o material dos canhões da Revolução , que estavam na fortaleza de Palamedes . O escultor Lazaros Sohos, com a intenção de representar Kolokotronis, usou um molde que havia sido retirado dos mortos em geral. Ele também estudou os rostos de seus parentes, leu suas memórias e observou seus pertences pessoais . Kolokotronis aparece, como muitos dos chefes de armas da Revolução Grega, a cavalo. A estátua equestre é o trabalho do ano de 1894.


✔︎ Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas A Universidade de Atenas faz parte da chamada "trilogia neoclássica"da cidade de Atenas: Academia, Universidade, Biblioteca. É constituída por um grupo de massas construídas que formam que um duplo "T ", com dois pátios simétricos. A construção segue as regras básicas estéticas do neoclassicismo, enquanto ao mesmo tempo é adaptado ao clima Mediterrânico Grego. Foi construída entre 1839 e 1864 e hoje serve como sede da Universidade de Atenas.


✔︎ Academia de Artes de Atenas A Academia de Atenas, a segunda da construção da trilogia, é composta por peças esteticamente distintas, que formam um conjunto harmônico de massas construídas. Foi construída em duas fases, em 1859-1863 e 1868-1885.


✔︎ Biblioteca Nacional O terceiro edifício da trilogia foi construído entre 1887 e 1902, e abriga a mais completa Biblioteca Pública da Grécia.



Dicas :

✷Museu da Acrópolis , se possível visite antes de ir a Acrópole , assim você entenderá melhor os fatos históricos e poderá ter uma dimensão mais complexa do que foi toda Acrópole.

✷ Nas bilheterias dos monumentos compre o Unified Ticket - Custa €12 . Válido por 4 dias , permite visitar as as principais atrações : Acrópole, Antiga Ágora, Ágora Romana, Cemitério (Keramikos), Biblioteca de Hadrian e o Templo de Zeus. Se comprar o ticket de cada atração individualmente sairá mais caro.

✷ A troca de guarda é uma atração turística e o melhor dia e horário para assistí-la é no domingo às 11hrs , porque é a cerimônia completa . Ah, você pode até tirar foto com os guardas, mas não pode tocá-los. Caso aconteça, eles vão bater a arma no chão e um segurança virá falar com você.


✷ Partindo de Atenas pode- se fazer diversos tours . Recomendo , se tiver tempo , fazer o tour da Grécia Clássica e mosteiros ( são 4 dias e 3 noites ) . Visita-se Olimpia , Micenas , Delfos , Kalambaka e Meteora . Para os amantes de história , o tour é imperdível e as paisagens encantadoras . Logo publicarei sobre esses destinos . A agência que contratei foi a Grand Star Hellenic - segue o email : guides@starhellenic.gr



COMO CHEGAR ?

Não há voos diretos do Brasil para a Grécia. É preciso fazer uma conexão em alguma capital da Europa . Como o vôo para a Europa é longo , considere fazer uma parada , descansar , para no dia seguinte chegar a Grécia.

O aeroporto internacional de Atenas - Elefetherios Venizelos , fica a 27 km do centro da cidade , e está interligado a uma estação de metrô ( que chega ao Porto de Pireus , cerca de 11 km do centro de Atenas ) . Mas também existem ônibus e táxis que vão ao centro da cidade . As companhias aéreas para voos domésticos são : Olympic Airlines (www.olympicairlines.com) , Aegean Airlines (www.aegeanair.com) e Sky Express (www.skyexpress.gr).

Para alugar um carro procure as locadoras como Avis (www.avis.com), Hertz (www.hertz.com), Budget (www.budget.com) e Europcar (www.europcar.com) .


São três linhas de metrô:

Linha 1 - Do porto de Pireaeus até o norte de Atenas .

Linha 2 Vermelha - tem um curso noroeste-sudeste

Linha 3 - Do Aeroporto Internacional ao Centro.


** Templo de Zeus Olímpico visto da Acrópole


Hospedagem

Albergues , pousadas , e hotéis é o que não faltam.

Os hotéis mais confortáveis ficam próximos à Acrópole , Plaka ,Thissio e Monastiraki. Em Nea Smyrni ( parte mais moderna de Atenas ) , há alguns bons hotéis.

Fiquei hospedada no Royal Olimpic , excelente localização e uma vista privilegiada tanto da Acrópole ( 600 metros do hotel ) , como do Templo de Zeus ( de frente ao hotel ) .


** Vista do Templo de Hefestos e Ágoras visto da Acrópole


Melhor época para visitar:

Se o seu roteiro for conjugado com as ilhas gregas , visite no verão ( julho / agosto - alta temporada) , com muita badalação ou na primavera (de março a junho) , com temperaturas mais amenas e ainda dá para aproveitar bem as praias.



Alimentação :

No bairro de Plaka existem vários restaurantes para todos os gostos e bolsos .

Recomendo o Arcaddia - a pasta de azeitonas pretas como entrada , prato principal : polvo grelhado . Só de lembrar já deu fome .




Compras :

Artesanato , souvenirs , opala .

Se você for fazer o tour terrestre , deixe para comprar o azeite em Meteora .



Mala : O que levar ?

Se sua viagem for no verão leve roupas leves e confortáveis , pois as temperaturas podem ultrapassar facilmente a casa dos 37º C . Sapatos confortáveis que não escorreguem - na Acrópole o chão é de mármore e bastante escorregadio .

Kit de proteção solar ( protetor , óculos e boné ) , e câmera fotográfica .




Veja outros posts sobre a Grécia :


- Grécia : Destinos dos Sonhos - O que saber antes de ir ....

https://www.cliktrip.com.br/post/gr%C3%A9cia-destino-dos-sonhos-o-que-saber-antes-de-ir


- Zakynthos

https://www.cliktrip.com.br/post/zakynthos-cart%C3%A3o-postal-da-gr%C3%A9cia


- Santorini

https://www.cliktrip.com.br/post/santorini-a-ilha-mais-rom%C3%A2ntica


- Mykonos

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-a-ilha-dos-bons-ventos


- Mykonos para LGBTS

https://www.cliktrip.com.br/post/mykonos-para-lgbts-gay-friendly-dicas-quentes-para-a-curti%C3%A7%C3%A3o



- Roteiro Grécia Clássica e Mosteiros

https://www.cliktrip.com.br/post/roteiro-gr%C3%A9cia-cl%C3%A1ssica-e-mosteiros-orienta%C3%A7%C3%B5es-gerais


- Palácio de Knossos - Minotauro e suas lendas

https://www.cliktrip.com.br/post/pal%C3%A1cio-de-knossos-com-seus-labirintos-ref%C3%BAgio-do-minotauro-em-creta


- Canal de Corinto - Obra de engenharia milenar

https://www.cliktrip.com.br/post/canal-de-corinto-uma-obra-de-engenharia-milenar


- Epidauro - O Teatro mais antigo do Mundo e o Templo do Deus da Medicina

https://www.cliktrip.com.br/post/epidauro-teatro-mais-antigo-do-mundo-e-templo-de-ascl%C3%A9pio-deus-da-medicina


- Olympia - Local onde surgiram os Jogos Olímpicos

https://www.cliktrip.com.br/post/olympia-cidade-onde-surgiram-os-jogos-ol%C3%ADmpicos


- Delfos - Cidade do Oráculo

https://www.cliktrip.com.br/post/delfos-a-cidade-do-or%C3%A1culo


- Meteora - e os monastérios

https://www.cliktrip.com.br/post/meteora-monast%C3%A9rios-sobre-as-nuvens


- Micenas - a cidade fortificada de Perseu

https://www.cliktrip.com.br/post/micenas-cidade-fortificada-de-perseu


- Tesouro de Atreu e o túmulo de Agamenon

https://www.cliktrip.com.br/post/tesouro-de-atreu-e-o-t%C3%BAmulo-de-agamenon





#Europa #Grécia #CruzeiropelasIlhasGregas #IlhasGregas #PatrimônioMundialdaUnesco #Atenas #Paternon #MuseudaAcrópolis