• Patricia Viciana

Quenia - Masai Mara - Sintonia com a Natureza

Atualizado: Set 23



Jambo !!! (Olá !!! em Swahili )

Bem vindo ao mundo selvagem , onde amar , preservar e proteger espécies ameaçadas é um dever que passa de geração para geração , defendendo os direitos dos animais.

Se você ama a natureza e os animais , essa será uma experiência inesquecível !!!

É impossível descrever a emoção de encontrar os BIG FIVE !!!


BIG FIVE , são os 5 mamíferos selvagens de grande porte mais difícil de serem caçados . São eles : leão , elefante , búfalo , leopardo ,e rinoceronte .

Confesso que sou apaixonada pelos felinos , mas ver qualquer um desses animais na natureza é incrível .

Safári é questão de sorte ! Muitas vezes você vê vários animais , e outras vezes você fica andando de um lado para outro na savana sem ver nada ....

O café e o chá são os principais produtos de exportação no Quenia, mas é com o turismo que o país mais fatura . O povo , apesar de todas as dificuldades é muito alegre e festivo . Recebem os turistas com muita hospitalidade , música , dança e carinho . Não sabem o que fazer para agradar o turista.

Masai Mara é uma das maiores reservas de vida selvagem da África . Juntamente com o Parque Nacional Serengeti - na Tanzânia , forma os ecossistemas mais diversificados do mundo do safári Serengeti-Mara , no qual acontece a Grande Migração ( gnus e zebras que cruzam do Mara para o Seringueti e vice -versa ) .




Voar de balão , podendo contemplar o nascer do sol, os animais e todo o complexo do Masai Mara , é uma experiência única !!! E ao pousar , temos um café da manhã nos esperando com esse visual incrível.








Como chegar ?

Não há vôos diretos para o Quenia . A rota mais curta é via Johannesburgo , com escala em Nairobi para chegar a Reserva Masai Mara ( onde acontecem os safáris ) . Ao todo são 13 hrs de viagem . Para não ser tão cansativo , talvez seja melhor dormir em Johan ou Nairobi , para depois prosseguir até o Masai Mara . Os vôos de Nairobi para o Masai Mara levam de 45- 50 minutos.

Os aviões para ir para as reservas , ou melhor os Hotéis de safari , são menores . Fique atento com o tamanho , e o peso de sua bagagem.


Fica a 270 km da capital Nairobi , e leva cerca de 4-5 horas por estrada . Na maior parte do trajeto a estrada pode ser considerada boa .



Dicas :

✔︎ Ao programar sua viagem , inclua no roteiro pelo menos 1 dia inteiro em Nairobi . Existem passeio que valem a pena , e podem ser feitos em um único dia .

Alguns deles são :

- David Sheldrick Wildlife Trust - um orfanato de bebês elefantes e rinocerontes , onde o turista pode adotar um animal ;

- African Fund for Endangered Wildlife (Giraffe Centre ) - local que é permitido alimentar girafas ;

- Museu Karen Blixen - local onde foi filmado "Out of Africa " , que em português ficou conhecido como "Entre 2 Amores " , de 1985 dirigido e produzido por Sydney Pollack e estrelado por Robert Redford e Meryl Streep . Este filme recebeu 28 prêmios de cinema , incluindo sete prêmios da Academia . Relata a história real da baronesa dinamarquesa Karen von Blixen-Finecke , uma mulher independente e forte que dirige uma plantação de café no Quênia , por volta de 1914 . Para sua total surpresa , ela se descobre apaixonada pela África e pela sua gente . Casada por conveniência com o Barão Bror von Blixen-Finecke , apaixona-se pelo misterioso caçador Denys Finch Hatton . No museu existem peças originais do filme , e da própria Karen .

Em outro post , comentarei mais a fundo sobre os passeios em Nairobi .



Língua - Inglês e Swahili ( em portugês se fala Suaríli ).







Moeda - Xelim Queniano , mas o Dólar e o Euro também são aceitos.



Visto -

É necessário

O consulado do Quenia no Brasil , fica em Brasília . Enviei meu passaporte via Correio , seguindo todas as instruções do site do Consulado e não tive problemas.

Mas , tambeem pode ser obtido na chegada no aeroporto do Quenia .



Vacina -

Febre Amarela . É necessário ter o Certificado Internacional de Vacinação .




Melhor Época - Quando ir ?

Em relação ao Brasil , a África apresenta as mesmas estações do ano , nos mesmo períodos . Se aqui é verão , lá também é . A única diferença , que mesmo no verão é bom levar uma blusa quente , que corte o vento (tipo fleece com neoprene ), porque de manhã e no final do dia a temperatura cai.

De março a novembro é o melhor período para fazer safari . De julho a setembro é a época de seca , e a alta temporada , que coincide com as férias de europeus e americanos .



Indicações

Esse é o tipo de viagem que pode ser indicado para turistas de todas as idades , pois como se passa a maior parte do tempo dentro de um veículo , não exige esforço físisco.

Inclusive os guias estão muito bem preparados para ensinar as crianças sobre preservação , e conservação da vida selvagem , e a distinguir animais fêmeas/ machos pelo tamanho , cores , entre outras informações .

É uma verdadeira aula de biologia no habitat dos animais . Experiência única !!!






Hotelaria :

Existem diversos tipos de hospedagem.

Verifique o que está incluído no seu hotel .

Recomendo a rede de hotéis "&Beyond " . No Quenia me hospedei no Batleur Camp , e foi uma experiência incrível.

Tivemos café da manhã , almoço e até um churrasco no final da tarde , no meio da reserva do Masai Mara , tudo sendo preparado na hora . E o mais emocionante , Safari Noturno . Para essas aventuras não tivemos que desenbolsar nada extra . E nossa ranger ( guia) em nenhum momento poupou esforços para nos apresentar os BIG FIVE .

Sem contar que no valor da diária estão inclusos todas as refeições , bebidas ( inclusive alcóolicas ) , frigobar do quarto e serviço de lavanderia .








O que levar ?

Roupas leves e confortáveis , calçados para trekking , capa de chuva , kit de medicamentos , protetor solar , óculos de sol , máquina fotográfica , repelente .

Para facilitar as nossas aventuras , existe uma calça que vira bermuda , e para esse tipo de viagem é o mais indicado, como citei anteriormente o clima varia muito durante o dia.

No hotel que ficamos , eles forneciam repelente , capa de chuva , e até manta e bolsa térmica para se aquecer durante o safári .












Veja mais posts sobre a África :


- Sheldrick Wildlife Trust - Quer ter um bebê rinoceronte ou elefante ? Saiba como !

https://www.cliktrip.com.br/post/sheldrick-wildlife-trust-quer-ter-um-beb%C3%AA-elefante-ou-rinoceronte-saiba-como


- Giraffe Manor - como reservar ? Alimentar girafas

https://www.cliktrip.com.br/post/giraffe-manor-dicas-de-como-reservar


- Quenia -Masai Mara - Sintonia com a Natureza

https://www.cliktrip.com.br/post/quenia-masai-mara-sintonia-com-a-natureza


-Ngorongoro -Safári dentro da cratera de um vulcão -Tanzânia

https://www.cliktrip.com.br/post/ngorongoro-saf%C3%A1ri-dentro-de-uma-cratera-de-vulc%C3%A3o


-Kirkman's Camp - o melhor safári na África do Sul

https://www.cliktrip.com.br/post/kirkman-s-camp-o-melhor-saf%C3%A1ri-na-%C3%A1frica-do-sul


- Benguerra Island - Bem vindos ao Paraíso - Moçambique

https://www.cliktrip.com.br/post/benguerra-island-bem-vindos-ao-para%C3%ADso


- África do Sul não é só safáris ! Dicas Gerais

https://www.cliktrip.com.br/post/%C3%A1frica-do-sul-n%C3%A3o-%C3%A9-s%C3%B3-safaris


-Os melhores vinhos da África do Sul - rota dos Vinhos -Wosa

https://www.cliktrip.com.br/post/os-melhores-vinhos-da-%C3%A1frica-do-sul-rota-dos-vinhos-wosa-wines-of-south-africa


-Etosha National Park -a maior reserva da África !

https://www.cliktrip.com.br/post/etosha-national-park-a-maior-reserva-da-%C3%A1frica


- Namíbia - Destino certo para os amantes da natureza

https://www.cliktrip.com.br/post/nam%C3%ADbia-destino-certo-para-os-amantes-da-natureza


- Deserto de Sossusvlei - O deserto mais antigo do mundo e os misteerios do Dead Vlei

https://www.cliktrip.com.br/post/deserto-de-sossusvlei-o-deserto-mais-antigo-do-mundo-e-os-mist%C3%A9rios-de-dead-vlei-e-do-c%C3%ADrculo-de-f


-Nairobi - a rota dos Safáris

https://www.cliktrip.com.br/post/nairobi-rota-dos-safaris




#África #Kenia #MasaiMara #Safari #natureza #Animais