• Patricia Viciana

Namíbia - Destino certo para os amantes da natureza

Atualizado: Set 23



Destino certo para amantes da natureza , a Namíbia é um dos maiores países da África . Com tanta biodiversidade (desertos , dunas , praia , safari , canyon ) , você é surpreendido com paisagens surreais !

As dunas de areia podem chegar até 380 m de altura !!! 🙄

O 2º maior canyon do Mundo - Fish River Canyon , é bastante parecido com o do Grand Canyon , dos Estados Unidos , mas com uma diferença : talvez você seja o único turista por lá , podendo desfrutar dessa exclusividade para fazer fotos incríveis e admirar toda essa paisagem no tempo que desejar !!!




Localização :

A oeste faz fronteira com o Oceano Atlântico , ao norte com Angola e Zâmbia , ao leste com Botswana e ao sul com a África do Sul .

O nome da Namíbia é derivado de Namib , que significa : “área onde não há nada” , na língua Nama .

É o 2º País mais seco do mundo , perdendo apenas para o Deserto do Atacama , no Chile. Possui 2 desertos : Sossuvlei e Kalahari , que ocupam 22% do seu território .


A Namíbia possui 13 grupos de diferentes etnias , são 16 as línguas e dialetos falados no país . O grupo mais conhecido é a tribo Himba , que usa "Otjize " - pasta de gordura e ocre na pele e nos cabelos , ficando com coloração vermelha , atraindo viajantes e fotógrafos para o país . A pasta é usada só por mulheres , para proteger contra o sol e insetos . Mais de 70% da população da Namíbia é negra e boa parte carrega tradições milenares e costumes tribais .



As mulheres das tribos herero , por exemplo, usam vestidos longos até os tornozelos , corpetes , decotes e mangas bufantes .

A maioria dos povos trata o gado com reverência e o animal só é sacrificado e consumido em ocasiões muito especiais.


Windhoek (lê-se vinduk) é a capital , e fica localizada no centro do país e preserva os traços da colonização alemã na arquitetura , e nos restaurantes , com pratos típicos e cervejas preparadas de acordo com a tradição de pureza da cerveja alemã . É uma cidade muito limpa . A igreja de Christuskirche mescla elementos góticos com art nouveau . Também vale a visita a uma cervejaria , como a Joe’s Beerhouse .



A Coreia do Norte fez muitos investimentos e parcerias com a Namíbia em prol do urânio ( o país detém 10% da produção mundial ) .

Inclusive a sede do Palácio Presidencial , com uma arquitetura bem moderna , foi toda doada pela Coréia do Norte .


Como viajar para e pela Namíbia ?


Avião - As principais atrações da Namíbia são bem distantes umas das outras e é preciso planejamento para conhecer tudo . Não existem vôos diretos , mas existem várias opções com uma escala na África do Sul ou em Angola . A TAAG ,e a South Africa tem sempre várias opções de horários de vôo .

Boa opção , para viajar pelo país . A Air Namibia tem vôos regulares partindo de Windhoek . - Vôos fretados - Ideal para fazer vôos panorâmicos para destinos como Fish River Canyon , Swakopmund e Sossusvlei (essa última é a rota mais famosa) . Um vôo desses tem capacidade para até 5 pessoas e vai custar mais caro do que voar nos vôos regulares .

*** Dica : Para esses vôos fretados , só aceitam malas moles ( sem estrutura ) do tipo duffel bag , e com peso máximo de 15 kg , porque o compartimento de bagagem desses aviões é bem limitado .



Trem - Não é uma boa opção , pois o serviço é lento e a malha ferroviária da Namíbia é um pouco limitada , deixando de fora alguns destinos turísticos . Existe também a opção de trem de luxo , com rotas para Swakopmund e Etosha .

Ônibus - Os ônibus são mais rápidos , e mais caros que os trens regulares . Ainda assim, há uma limitação quanto aos destinos em que se pode chegar viajando de ônibus . A cia Intercape Mainliner oferece rotas de Joanesburgo e Cape Town na África do Sul , até Windhoek e Swakopmund .


Caminhão - A viagem é feita com uma agência - Nomad Tours , com um roteiro pré definido . O caminhão tem uma cabine adaptada para carregar os passageiros .

Carro - Pode-se alugar diferentes tipos de carro , dos mais simples até os super equipados com barracas de camping , cozinha e equipamentos .

Com apenas uma carta da locadora (algumas cobram pela emissão) , compre um adesivo com as letras ZA em postos de gasolina próximos à fronteira e lojas de artigos de camping e pague uma taxa de US$ 15 . A fronteira está a 680 km da Cidade do Cabo , na África do Sul .



Documentos e Visto :

Brasileiros não precisam de visto para ficar até 90 dias na Namíbia, apenas um passaporte com validade de pelo menos mais 6 meses contados da data de entrada no país e com página para o carimbo.



Vacinas :

É preciso ter o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela.

Através desse site é possível verificar as áreas de risco de malária

https://www.fitfortravel.nhs.uk/destinations/africa/namibia/namibia-malaria-map

Os locais de risco são do Etosha para cima , sendo mais perigoso mesmo na fronteira com Angola e no Caprivi , aquela faixa entre Angola e Botswana porque ali o clima é mais úmido , com muitos rios e vegetação densa , mais propícios para as larvas do mosquito . No Etosha, os meses de outono e inverno são considerados livres da malária porque é mega seco e no verão há um pequeno risco.

Leve repelente se for viajar pelo Caprivi, pois sendo uma região mais úmida, é bom se precaver da malária, uma doença séria que não tem vacinação e é transmitida por picadas de pernilongos, embora a Namíbia não tenha tanta incidência da doença.



Moeda :

Dólar namíbiano (NAD) , cuja cotação é bem similar ao Rand (ZAR) , da África do Sul , que inclusive é bem aceito em todo o país.

Só vimos locais para trocar dinheiro nas cidades maiores como Windhoek e Swakopmund. Você pode trocar em hostels ou em casas de câmbio nos shoppings, além do aeroporto. A cotação costuma ser boa. Muitos lugares não aceitam cartão, então é importante ter sempre uma boa quantia com você porque as distâncias são grandes e você pode passar perrengue.



*** VAT (Value - added tax )

É um imposto sobre valor agregado ( IVA ) , conhecido em alguns países como um imposto sobre bens e serviços ( GST ) , sendo essa taxa de 15 % . Para os estrangeiros esse valor pode ser reivindicado nas compras superiores a N$250 , quando sair da Namíbia , pelo Aeroporto Internacional Hosea Kutako .

Guarde todos os comprovantes de compra .

Se possível , deixe fácil de pegar suas compras , pois as vezes é necessário mostrar as mercadorias , com as etiquetas .



Fuso Horário :

+ 5hrs em relação ao horário do Brasil

No verão , 1º domingo de Setembro ao 1º domingo de Abril - adiante 2 hrs em relação a Greenwich .

No inverno , 1º domingo de Abril ao 1 º domingo de Setembro - adiante 1 hr em relação a Greenwich



Clima :

O clima da Namíbia varia conforme a região do país .

No deserto , durante o verão , o clima é quente e seco e as temperaturas chegam aos 40º C durante o dia e caem bem durante à noite . Já no inverno faz frio , as temperaturas giram em torno de 6 a 10º C . O melhor período é de Maio , Junho e Setembro, para evitar temperaturas extremas .

No litoral o clima é mais fresco e venta bastante . Luderitz e costa sul é melhor de Fevereiro a Maio , em Agosto tem ventos fortes .

No norte chove um pouco entre outubro e dezembro , com algumas tempestades entre janeiro e abril . A alta temporada vai de Julho a Outubro - o melhor período para observar animais .

Entre Dezembro e Janeiro é tempo de férias e alguns locais podem estar fechados .

A região do Caprivi ( é uma faixa espremida entre Botswana, Angola e Zambia ) é floresta com rios caudalentos , e faz calor o ano todo . Mas , no verão as temperaturas ficam acima dos 40º C , e a região pode ficar alagada e cheia de lama , dificultando o seu deslocamento . No inverno a temperatura cai a noite , mas o dia continua quente .



Língua :

A Namíbia possui 13 grupos de diferentes etnias , são 16 línguas e dialetos falados no país

O Afrikaans e o Inglês são as línguas principais do país , mas o Alemão é muito usado .



Onde ficar ?

Existem diversos tipos de acomodações , para todos os gostos e bolsos .

Adorei o padrão e a hospitalidade nos hotéis que ficamos . Esses eu recomendo !

Em Windhoek - no The Olive Exclusive All Suite Hotel (1) ;

No Deserto de Sossusvlei - andBeyond Sossusvlei Desert Lodge (2) ;

Em Etosha ( safári ) - Onguma The Fort (3) .


(1 )


(1)


(1)


(1)


(1)


(1)


(1)


(1)


(3)


(3)


(3)


(3)


(3)


Gastronomia :

A gastronomia Namibiana é rica e variada . As cozinhas alemã , portuguesa e angolana influenciaram muito a culinária do país . Carnes de caça , peixes e frutos do mar são as especialidades locais .

As cervejas produzidas na Namíbia - a Windhoek e a Tafel , fazem parte do seleto grupo de cervejas produzidas fora da Alemanha que levam o selo Reinheitsgebot , que comprova que são utilizados apenas 3 ingredientes na sua produção : malte , lúpulo e água .


Tomadas :

São tríplice e com pinos grossos , e de 220V.

O adaptador universal nem aceita essa tomada .

*** Dica - compre um adaptador ( que também poderá ser utilizado na África do Sul ) .



*** Mala : **Importante !!!

Vôos internos , em aviões pequenos , só é permitido Duffel Bag (mala mole , sem estrutura ) com até 15 kg . Nem pagando excesso de bagagem é permitido . Os compartimentos de bagagem desses aviões são bem pequenos , por isso não liberam outro tipo de mala .


O que levar na mala ?

- Kit de medicamentos ( dê uma olhada no post de dicas ,fiz uma lista básica do que levar) . Leve seus medicamentos na sua mala de mão ;

- Cópia de seu passaporte e do seu seguro de viagem ;

- Protetor solar , óculos de sol , boné , câmera fotográfica , protetor labial , hidratante corporal , Rinosoro ( para umidecer as narinas ) , repelente ;

- Roupas leves e confortáveis . Quanto menos bagagem melhor . Verifique no hotel ou lodge que for ficar se a lavanderia não é inclusa na diária ( isso facilita muito );

- Um casaco , capa de chuva ou corta vento ;

- Botas para trekking ;







Idade :

Essa viagem pode ser indicada a turistas de qualquer idade . Não existem contra indicações . Inclusive se for fazer safaris , o tempo todo o turista permanece sentado dentro do jeep . Para crianças é uma experiência incrível , pois os guias gostam de ensinar as diferenças entre machos e fêmeas de uma mesma espécie , tipos de pegadas , etc...


Compras :

Souvenirs em geral : camisetas , bonés , chaveiros ....

Esculturas em madeira , e ovos de avestruz pintados a mão são os mais típicos artesanatos locais ,


***Acompanhem os próximos posts sobre a Namíbia !!


Veja mais posts sobre a África :


- Sheldrick Wildlife Trust - Quer ter um bebê rinoceronte ou elefante ? Saiba como !

https://www.cliktrip.com.br/post/sheldrick-wildlife-trust-quer-ter-um-beb%C3%AA-elefante-ou-rinoceronte-saiba-como


- Giraffe Manor - como reservar ?

https://www.cliktrip.com.br/post/giraffe-manor-dicas-de-como-reservar


- Quenia -Masai Mara - Sintonia com a Natureza

https://www.cliktrip.com.br/post/quenia-masai-mara-sintonia-com-a-natureza


-Ngorongoro -Safári dentro da cratera de um vulcão

https://www.cliktrip.com.br/post/ngorongoro-saf%C3%A1ri-dentro-de-uma-cratera-de-vulc%C3%A3o


-Kirkman's Camp - o melhor safári na África do Sul

https://www.cliktrip.com.br/post/kirkman-s-camp-o-melhor-saf%C3%A1ri-na-%C3%A1frica-do-sul


- Benguerra Island - Bem vindos ao Paraíso - Moçambique

https://www.cliktrip.com.br/post/benguerra-island-bem-vindos-ao-para%C3%ADso


- África do Sul não é só safáris !

https://www.cliktrip.com.br/post/%C3%A1frica-do-sul-n%C3%A3o-%C3%A9-s%C3%B3-safaris


-Os melhores vinhos da África do Sul - rota dos Vinhos -Wosa

https://www.cliktrip.com.br/post/os-melhores-vinhos-da-%C3%A1frica-do-sul-rota-dos-vinhos-wosa-wines-of-south-africa



-Etosha National Park -a maior reserva da África !

https://www.cliktrip.com.br/post/etosha-national-park-a-maior-reserva-da-%C3%A1frica


- Namíbia - Destino certo para os amantes da natureza

https://www.cliktrip.com.br/post/nam%C3%ADbia-destino-certo-para-os-amantes-da-natureza


- Deserto de Sossusvlei - O deserto mais antigo do mundo e os misteerios do Dead Vlei

https://www.cliktrip.com.br/post/deserto-de-sossusvlei-o-deserto-mais-antigo-do-mundo-e-os-mist%C3%A9rios-de-dead-vlei-e-do-c%C3%ADrculo-de-f


-Nairobi - a rota dos Safáris

https://www.cliktrip.com.br/post/nairobi-rota-dos-safaris











#Namíbia #DesertodeSossusvlei #Dunas #Biodiversidade #Safari #Natureza