top of page
Foto do escritorPatricia Viciana

Os Melhores Vinhos da África do Sul - Rota dos Vinhos - WOSA ( Wines of South Africa )

Atualizado: 23 de set. de 2020



Maior produtor mundial de ouro , é o 6º maior produtor de diamantes naturais , 8º maior produtor de vinhos , e o 6 º maior exportador de vinhos , essa é a África do Sul !!!
Produz todos os estilos de vinhos , como espumantes , sofisticados , brandy, exuberantes , encorpados , doces , ..... mas ainda não tem um estilo próprio definido.Também produz suco de uva.
Visitar as vinícolas pela Rota 62, que cruza pelo Breede River Valley e o Klein Karoo, atravessando cidades produtoras de fruta e vinho de Barrydale, Montagu , Ashton , Bonnievale , Tulbach , Paarl e Wellington, torna essa a rota de vinho mais longa do mundo.

Dicas :

- Reserve com antecedência sua visita com almoço em restaurante das vinícolas ;
- Fique atento com o horário de degustação nas vinícolas ;
- É cobrado um valor por pessoa para degustação , se adquirir alguma garrafa , o valor é devolvido ao cliente ;
- Se beber não dirija !!! Vá com um guia , ou motorista (ainda mais que na África a mão é inglesa ) ;
- A Cidade do Cabo é uma região mais fria , com ventos fortes e constantes , não esqueça de verificar a previsão antes de fazer sua visita;
***A legislação brasileira permite a entrada de até 12 Litros de vinho para consumo pessoal.


Segundo enólogos , os melhores vinhos sul - africanos são :

  1. Mullineux 2013 Straw Wine Chenin Blanc ( conhecido na África por Steen )

  2. Klein Constantia 2007 Vin de Constance Muscat ( conhecido na África por Hanepoot )

  3. Warwick 2004 Estate Reserve Red

  4. Ernie Els 2003 Limited Release Red

  5. Louis Nel 2012 Cape Winemakers Guild Gonzo Cabernet Sauvignon

  6. De Toren 2009 Fusion V Red

  7. Klein Constantia 2005 Vin de Constance Muscat

  8. Ernie Els 2004 Limited Release Red

  9. Abraham Perold 1998 Shiraz

  10. Vilafonté 2004 Series C Red




Os tipos de uvas ( castas ) mais plantadas na África do Sul são :

- Chenin Blanc ( 55 % da produção mundial )

- Cabernet Sauvignon

- Colombar ou Colombard

- Shiraz

- Sauvignon Blanc

- Riesling

A quarta casta mais cultivada é a Chardonnay , para vinho mais fino.


Em 1652 , Jan Van Riebeek , funcionário da Companhia Holandesa das Índias Orientais , mandou vir as primeiras mudas de "vitis vinífera" da França , para a cidade do Cabo , na região de Table Bay , pois pretendia produzir vinho de qualidade para combater doença periodontal ( doença gengival ) entre os marinheiros da empresa que iam da Europa para as Índias . Após 7 anos , produziu-se a 1º safra , das castas Chenin Blanc ( Steen , como é conhecido na África ) e Muscat D' Alexandria ( conhecido por Hanepoot).

Em 1679 , Simon Van der Stel , iniciou a cultura da vinha na região vinícola mais famosa da África do Sul , que recebeu o nome de Stellenbosch ( Bosque de Stel ). Em 1685, plantou vinhas em Constantia , que até hoje é um dos principais centros produtores. Em 1688 ,devido às perseguições religiosas, chegaram imigrantes franceses, trazendo muito conhecimento sobre a vinicultura, fundando a região chamada “canto francês” (Franschhoek).












Hoje , a fabricação de vinhos está situada na província do Cabo Leste, no sudeste da África. O clima mediterrâneo, quente ( mas nem tanto ) e ensolarado, com longos verões, além das montanhas ricas em granito e da ardósia tipo Malmesbury, que armazenam água, além da ardósia Bokkeveld , nas margens dos rios, fazem dessa região, um ótimo cenário para a produção de vinhos de qualidade. A Região Litoral consiste nos distritos de Paarl , Stellenbosch , Swartland , Tulbagh , Tygerberg e Cape Point . Muitos bairros importantes, tais como Constantia , Durbanville , Franschoek e Simonsberg , ficam dentro desta área.

Constantia - Situada próximo ao centro da Cidade do Cabo, os vinhos da regiāo de Constantia sāo famosos e estāo entre os mais “finos” do mundo. Algumas das principais vinícolas sāo a Klein Constantia, onde é produzido uns dos melhores vinhos de sobremesa: o Vin de Constance e a Groot Constantia que possui vários vinhos premiados, como o Chardonnay 2013. Uma curiosidade: dizem que em seu exílio Napoleão Bonaparte consumia uma garrafa de vinho doce de Constantia por dia. Vinho doce , baseado na uva Muscat de Frontignan , que ficou famoso na Europa no século 18 , tendo como apreciadores , Napoleão Bonaparte , Luís 16 e Frederico o Grande , Dickens , Baudelaire , entre outros.Em 1885 esse vinho deixou de ser produzido, e somente em meados de 1980 , reapareceu , com o nome de Vin Constantia , que é produzido por uvas super maduras , fermentadas lentamente , envelhecido em barris de carvalho em réplicas de garrafas do século 19 de 500 ml.




Stellenbosch - Uma pequena cidade localizada a 50 km da Cidade do Cabo abriga cerca de 150 vinícolas. As minhas favoritas sāo: Jordan, para apreciar o delicioso Cobblers Hill 2010 e almoçar no Jordan Restaurant ; Tokara que possui uma vista incrível e que além de vinhos produz deliciosos azeites de oliva; Spier para uma degustação de chocolates e passeios pelos jardins de proteas; Guardian Peak que possui uma linda paisagem e um bom vinho Shiraz e Kanonkop, uma das mais antigas vinícolas e com um dos melhores Pinotages do país. O Pinotage é uma uva típica da Africa do Sul e foi criada a partir de uma mistura de Hermitage com Pinot Noir.



Franschhoek - Um pouco mais a frente de Stellenbosch, quase 80 km da Cidade do Cabo, você chega a Franschhoek. Conhecida pelos seus vários festivais durante todo o ano, possui 50 vinícolas com paisagens encantadoras. A palavra Franschhoek vem da língua Afrikaans que significa “canto francês”. Na época colonial essa era uma regiāo reservada aos franceses. Para visitar indico: La Motte para almoçar no Pierneef e a degustar o seu 2013 La Motte Pierneef Syrah Viognier e a Môreson com seus vinhos Chardonnays






Veja mais posts sobre a África :


-Sheldrick Wildlife Trust - Quer ter um bebê rinoceronte ou elefante ? Saiba como !


- Giraffe Manor - como reservar ?


- Quenia -Masai Mara - Sintonia com a Natureza


-Ngorongoro -Safári dentro da cratera de um vulcão


-Kirkman's Camp - o melhor safári na África do Sul


- Benguerra Island - Bem vindos ao Paraíso


- África do Sul não é só safáris !


-Os melhores vinhos da África do Sul - rota dos Vinhos -Wosa


-Etosha National Park -a maior reserva da África !


- Namíbia - Destino certo para os amantes da natureza


- Deserto de Sossusvlei - O deserto mais antigo do mundo e os misteerios do Dead Vlei


-Nairobi - a rota dos Safáris






Comments


bottom of page