O Etosha National Park se estende por mais de 20 mil km2 e abriga uma enorme diversidade de animais , sendo uma das maiores reservas da África , com mais de 100 espécies de mamíferos , 340 de aves e 16 de répteis vivendo no Parque . Etosha significa "grande área branca" , em referência a 1 grande área seca ( 120 km ) , que surge da mistura de lama e sal no meio do Parque Etosha , conhecida por " Pan Etosha " . Os pontos de água - "WaterHoles " , ajudam a encontrar os animais que precisam dar uma parada para se hidratar .
A Namíbia se orgulha de ter uma das maiores populações de Cheetas e Leopardos do mundo ( “selvagens ”ou em parques ) , conservação de rinocerontes (praticamente extintos no resto do continente , mas ainda abundantes na Namíbia) , e das gazelas - “Springbok” que são o símbolo do País!
Ou seja , é um destino para quem deseja ver muitos animais livres na natureza , sem interferências humana .
⬆️ Rinoceronte negro - um dos animais mais ameaçados na natureza .
⬆️ Waterhole .
O termo " Big Five " é usado em referência aos cinco mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem . O grupo é formado pelo leão , elefante africano , búfalo africano , leopardo e rinoceronte . Durante o safári , nessa reserva , pode-se encontrar 4 dos " Big Fives " .
Somente búfalos , hipopótamos e crocodilos não são vistos por aqui . Em compensação , a maior concentração de cheetahs e leopardos é nessa área .
No meio a imensidão do parque , os visitantes procuram pelos animais . É difícil esconder a emoção de os encontar bichos raros , soltos , andando por aí !!!
⬆️ Leões camuflados na savana.
Horários de Funcionamento do Parque :
O Etosha fica aberto ao público do nascer ( 7 hrs ) ao pôr do sol ( 18 hrs ) .
⬆️ Cheetah com sua refeição ( gazela )
Como chegar ao Etosha ?
O Etosha fica a 420 km da capital Windhoek.
Pode - se ir de avião . O vôo dura cerca de 1:20 hrs. Não existe transporte público até o Etosha .
Para chegar ao parque , será necessário ir com o próprio carro , em esquema de safári , ou em um transfer particular .
A principal porta de entrada do Etosha é o Anderson Gate ( via inteira asfaltada ) , sendo possível também chegar pela borda leste - no Von Lindequist Gate ou pela borda oeste - no Galton Gate .
⬆️ Visão do percurso - girafas na estrada !!!
⬆️ Waterhole
Como se locomover no Etosha ?
Existem opções de tour para o Etosha saindo da capital Windhoek .
✔️ Self Drive - opção de grande parte dos visitantes . Usar carro próprio não tem custo extra e é bastante fácil . Basta ter um mapa do Parque , e os roteiros e o tempo de observação de cada animal são livres .
As únicas regras são : respeitar os horários de abertura e fechamento do Etosha ; proibido sair do veículo , ou colocar o corpo para fora do mesmo , ou andar a pé; a velocidade máxima permitida é de 60 km /h .
A desvantagem é que o carro é baixo e falta de experiência em procurar animais fazendo com que o passeio não seja tão proveitoso . O risco de aciedente é grande , pois os animais cruzam a pista a toda hora . E a direção do veículo é mão inglesa .
✔️Game Drive - o visitante vai no carro do próprio parque ou hotel , com horário de partida e chegada preestabelecidos e roteiro a ser definido pelo guia . As maiores vantagens são a experiência do guia para encontrar animais , a altura e estrutura do carro que facilitam a visualização dos bichos e os horários exclusivos de passeio , nos quais apenas os carros oficiais do parque podem circular , como depois do anoitecer e antes de amanhecer. A desvantagem do Game Drive é o preço !
⬆️ Entrada do Parque Nacional Etosha
⬆️Cuidado ao atravessar a estrada !!!
⬆️ Manada de elefantes
Clima :
O Etosha pode ser visitado durante todo o ano .
A alta temporada coincide com o período da seca , entre junho a setembro , e os animais se concentram mais ao redor dos waterholes ( buracos de água ) , facilitando avistá-los . Nos meses de chuva , de dezembro a março , a fartura de água faz com que os animais fiquem mais dispersos e dificultando a visualização, mas tem um alto índice de nascimento de filhotes , e maior número de hospedagens disponíveis , e preços mais baixos .
⬆️ Cheetahs descansando
⬆️ Zebras passeando
Acomodações :
O principal ponto a se definir é onde se hospedar : dentro ou fora do parque nacional .
- Dentro ➡️ A maior vantagem de se hospedar dentro do parque é poder fazer safáris noturnos oferecidos exclusivamente aos hóspedes que acontecem quando os portões do parque já estão fechados para o público . Próximos aos acampamentos e lodges , existem os waterholes , onde vários animais procuram por água e a chance é grande de ver mais alguns animais , confortavelmente sentado do restaurante do seu hotel .
Existem 6 opções entre lodges e campings dentro do Etosha . Cada qual está localizada em um ponto do parque e o ideal é escolher diferente hospedagens e fazer o Game Drive enquanto se locomove de uma para outra . Os preços , nível de conforto e amenidades varia em cada um deles .
→ Na entrada pelo Galton Gate , a oeste , estão o Dolomite Camp e o Olifantsrus Camping , que ficam próximos de Kamanjab e da Skeleton Coast .
O Dolomite Camp possui tendas luxuosas e clima bem mais tranquilo e privativo que outros lodges do parque , por ficar em cima de um grande paredão de pedras e do alto é possível observar os animais . Tem uma piscina com borda infinita e vista para o Parque .
O Olifantsrus Camping é para quem gosta de acampar , e procura por uma opção mais em conta . São apenas 10 vagas para camping e a principal atração do lugar é um ponto de observação acima de um waterhole que permite acompanhar os animais do alto ;
→Pela entrada pelo Anderson Gate , no centro do Parque Etosha , mais próximo para quem chega de Windhoek , é um dos camping / lodges mais procurados . O waterhole do Okaukuejo é considerado um dos melhores do parque para ver animais e por lá é possível até mesmo reservar chalés com vista para o local . São vários chalés e áreas para camping no Okaukuejo , além de restaurante , piscina , lojinha , mercado e uma grande torre de onde se pode ver o pôr do sol , e curtir os animais ;
→ A leste está o Halali Camp , que oferece boa área de camping e muitos chalés , além de piscina , mercado , lojas e um belo waterhole para observar os animais . Aqui não há hospedagens de frente para o waterhole , como no Okaukuejo . O Halali é mais usado como ponto de parada para almoço pelos turistas que estão indo do Okaukuejo para o Namutoni ;
→ O Namutoni Camp tem entrada pelo Von Lindquist Gate , e fica dentro de um antigo forte germânico , sendo ideal ponto de partida para quem deseja percorrer várias localidades do parque . Do alto do forte , tem-se vista para o waterhole . O Namutoni conta também com piscina , lojas , bares e restaurantes ;
→ O Onkoshi Camp , é o último lodge dentro do parque , e um dos mais luxuosos e isolados , fica na ponta noroeste , a beira do Pan Etosha ( área coberta de lama e sal , com 120 km de extensão ) Os quartos tem vista para o nascer e pôr do sol , diante da infinita paisagem do pan de sal . - Fora ➡️ Nos arredores do parque também há boas opções de camping e lodges . Mas os custos nem sempre são mais acessíveis .
O Ongava Lodge , o Ongava Tended Camp , o Little Ongava e o Anderson Camp , ficam dentro da Ongava Private Game Reserve , onde também é possível fazer Game Drive e ver animais .
Mais próximas à entrada do parque , são o Etosha Village e o Gondwana Etosha Safari Camp .
Um pouco mais afastados , estão o Okutala Etosha Lodge , o Toshari Lodge e o Eagle Tented Lodge & Spa (dentro da Epacha Private Game Reserve - onde também pode-se avistar animais ) .
Pelo lado do Von Lindquist Gate , na borda leste do parque , é possível se hospedar em vários lodges /campings dentro da Onguma Private Game Reserve , nas luxuosas acomodações do Mushara Lodge , nos lodges e campings do grupo Gondwana e também no Mokuti Lodge .
Na borda oeste , onde está o Galton Gate , a cidade de Kamanjab é a referência para encontrar hospedagens mais em conta . Não são muitas opções, mas entre elas estão o Kaoko Bush Lodge , Oase Guest House , o Safari Hoek Lodge e o Oppi Koppi Rest Camp .
Fiquei hospedada no Onguma - The Fort . Simplesmente maravilhoso em todos os termos : acomodação , alimentação , cortesia e educação do staff , sem contar a vista incrível para um waterhole !
↕️ Onguma The Fort
⬆️ Jantar a luz de velas , curtindo o waterhole
Quanto tempo ?
Por ser um Parque enorme , de 2 a 3 dias no Etosha .
O ideal para quem deseja se hospedar em diferentes áreas do Parque ( borda oeste , centro e leste) 3 dias inteiros .
Fazer safari é cansativo .... você tem que entrar no ritmo dos animais , ou seja , acordar muito cedo e dormir tarde , passando horas há procura de animais , enfrentando trajetos esburacados e com muita poeira . Precisa ter paciência e permanecer em silêncio para não afugentar os animais . Os animais não atacam os jeeps dos safaris por acharem que é um bicho maior que eles .
A melhor estratégia de safari no Etosha é planejar seu roteiro de acordo com os " Waterholes ".
Os guias sabem quais animais dominam certas áreas , o que ajuda muito a procurar um determinado animal , além , é óbvio , de ter seu olho acostumado a " encontrar" o animal que se camufla na savana .
⬆️Gazela
⬆️ Cheetah e seus filhotes
Onde comer ?
Dentro do Parque Nacional Etosha as únicas opções são os lodges e campings . Em cada um deles , há pequenos mercados e restaurantes / lanchonetes que atendem aos turistas . O cardápio inclui carne de caça , ou , como chamam na Namíbia : Game Food . Fique atento ao horário de funcionamento para não ficar sem comida , especialmente à noite .
Se estiver fazendo o safari com um lodge local provavelmente levarão lanchinhos e bebidas a bordo do jeep .Se estiver num self drive , é importante ter alimentos e bebidas para passar o dia no Etosha , pois o tempo de duração do percurso é imprevisível .
⬆️ Leopardo
⬆️ Waterhole
Atenção :
Não se esqueça que o Parque Nacional de Etosha não é um jardim zoológico , não dá para saber quantos bichos ( espécie e número de indivíduos ) você irá encontrar . Os animais vão surgindo , é uma questão de sorte !
Aproveite todos os momentos , faça fotos incríveis e curta e respeite a natureza !!
Bom safari !!! 🦁🐘🦏🦒🦌🐗
⬆️ Rinocerante Branco
*** Vc sabe qual a diferença entre o rinoceronte preto e branco ? Não é a cor !!!
Os pretos são menores , mais agressivos e comem folhas , por isso tem os lábios " bicudos " ( veja a foto do início do post ) . São mais raros que os brancos por existirem em menor número .
Já os brancos são bem mais fortes e maiores e comem grama , por isso tem o lábio mais largo .
⬆️ Final de tarde
⬆️ Por do sol
Idade :
Indicado para todas as idades , sem nenhuma contra indicação para fazer essa viagem . Os safaris são feitos em jeep abertos , sem esforço físico aos visitantes .
Mas , para chegar ao Etosha normalmente se pega um avião pequeno , mas todo sacrifício vale a pena !!!
⬆️ Hornbill - conhecidos como Bananas Voadoras
Compras :
Só nas lojas dos hotéis e aeroportos .
Encontra- se souvenirs em geral , esculturas em madeira e ovos de avestruz pintados à mão .
⬆️ Dik Dik - um dos menores antílopes do mundo
⬆️ Lilac Breasted roller - minha ave favorita !!! Amo suas cores !
⬆️ As girafas tornam -se presas fáceis ao beber água , devido ao peso do seu pescoço , por isso antes de beber água ficam olhando ao redor para verificar se não existe nenhum predador por perto .
⬆️ Bye bye Etosha !
Veja mais posts sobre a África :
- Sheldrick Wildlife Trust - Quer ter um bebê rinoceronte ou elefante ? Saiba como !
- Giraffe Manor - como reservar ? Alimentar girafas
- Quenia -Masai Mara - Sintonia com a Natureza
-Ngorongoro -Safári dentro da cratera de um vulcão -Tanzânia
-Kirkman's Camp - o melhor safári na África do Sul
- Benguerra Island - Bem vindos ao Paraíso - Moçambique
- África do Sul não é só safáris ! Dicas Gerais
-Os melhores vinhos da África do Sul - rota dos Vinhos -Wosa
-Etosha National Park -a maior reserva da África !
- Namíbia - Destino certo para os amantes da natureza
- Deserto de Sossusvlei - O deserto mais antigo do mundo e os misteerios do Dead Vlei
-Nairobi - a rota dos Safáris
Comments