• Patricia Viciana

Ushuaia , é mesmo o fim do mundo ???

Ushuaia é conhecida por “La Ciudad del fin del Mundo” . Mas , não se preocupe .... a cidade é Duty Free , ou seja repleta de lojas e restaurantes .

De Ushuaia partem cruzeiros e passeios pela Antártida , passando pela ilha Yécapasela , conhecida como a "Ilha do Pinguim" por conta de suas colônias de pinguins .







Localização : América do Sul - Argentina

Ushuaia fica no arquipélago da Terra do Fogo , no extremo sul da América do Sul , por isso conhecida como "fim do mundo". A cidade é cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle ( que divide Chile e Argentina) , onde circulam ventos muito fortes .

Ushuaia a cidade é pequena , com poucas ruas e muitas ladeiras com escadarias . A principal avenida é a San Martin , onde ficam a maioria das lojas , restaurantes , bares e agências de viagens . A Avenida Maipu , também conhecida como Costanera , é paralela a San Martin , onde pode-se fazer câmbio , pegar táxis , vans e ônibus , que saem do Muelle Turistico , na Av Maipu esquina Calle 25 de Mayo .

O lugar é emblemático para muitos viajantes , faz parte do roteiro de quem dá a volta ao mundo ou cruza o continente americano por via terrestre . A rodovia Panamericana , que se incia no Alasca e da qual a Ruta N3 Argentina faz parte , tem mais de 17.000km e termina em Ushuaia , no Parque Nacional Tierra del Fuego.








História :

Ushuaia é conhecida como a cidade do fim do mundo, fica aos pés dos Andes e na beira do Canal Beagle , sendo a cidade mais austral do mundo e a mais próxima da península Antártica .

Foi fundada em 1884 , e cresceu inicialmente por influência da construção de um presídio , que tinha como finalidade abrigar presos e ajudar a marcar a presença argentina em terras tão remotas . Pode - se chegar ao lugar no mítico trem que transportava prisioneiros que cortavam lenha , o Trem do Fim do Mundo.








Pontos Turísticos

Se você acha que não tem muitas opções de passeios , se enganou !!!

Laguna Esmeralda , Porto de Ushuaia , Placa "Ushuaia - Fin del Mundo", nova placa com o letreiro Ushuaia , Canal de Beagle , Les Éclaireurs, Farol do Fim do mundo , Cerro Castor , Avenida San Martin , Ruta 3 , Lago Fagnano , Estância Harberton , Lago Escondido , Monte Olívia , Glaciar Vinciguerra , Parque Nacional Tierra del Fuego , Glaciar Martial ... E não esqueça de carimbar seu passaporte com o carimbo do Fim do Mundo !!!

*** Para carimbar o passaporte vá ao Centro de Informações Turísticas onde existem algumas opções de carimbo , e você não precisa pagar nada .

*** No inverno , o Parque Nacional da Terra do Fogo , os passeios de navegação pelo Canal de Beagle, o Trem do Fim do Mundo e os passeios de helicóptero continuam funcionando .Mas , avistar pinguins só no verão , de outubro a março.

Durante o verão , são 3 os passeios que não se pode perder em Ushuaia :

- caminhada com pinguins na Ilha Martillo ;

- passeio ao Parque Nacional Tierra del Fuego ;

- navegação pelo Canal de Beagle até as ilhas dos pássaros , dos lobos-marinhos e ao farol Les Eclaireurs.

Você pode programar cada tour para um dia diferente da viagem , ou condensar os 3 passeios fazendo a navegação pelo Canal de Beagle à tarde , depois de visitar a Ilha Martillo ou o Parque Nacional .


🗻Glacial Martial - popular montanha coberta por uma grossa camada de gelo , que proporciona um vista incrível do Ushuaia e Canal Beagle . Você pode subir de teleférico ou ainda se aventurar fazendo trekking .



Canal Beagle - é um passeio imperdível . Além de visitar o Farol do Fim do Mundo , o barco se aproxima e às vezes até para em algumas ilhas .

As navegações são curtas e prazerosas , e levam ao encontro de moradores ilustres de Ushuaia : lobos-marinhos . Diferente dos pinguins , eles podem ser avistados o ano todo.

O farol Les Eclaireurs , símbolo da cidade de Ushuaia , também está no roteiro .

Caso você não consiga vaga para a caminhada com pinguins , dá para fazer uma navegação mais longa , que inclui também a Ilha Martillo , mas sem desembarque – os pinguins são vistos só de longe.




🐧 Estância Harberton - os ônibus saem do porto turístico em direção à estancia Harberton, uma das fazendas pioneiras em Ushuaia . De lá partem os botes em direção à Ilha Martillo , famosa Pinguinera , onde se desembarca depois de 15 minutos de navegação .

Os pinguins são cartões postais de Ushuaia e , no verão , é possível ver milhares desses pequenos animais em seu habitat natural ! A Isla está localizada no Canal de Beagle e os pinguins a escolheram para se reproduzirem , então entre os meses de Outubro e meados Abril é possível ver grande quantidade de Pinguins de Magalhães , Pinguins Papua ( a ave mais rápida do planeta debaixo de água , alcançando os 36 km/h) e até mesmo Pinguins Reis desfilando por lá .

Na ilha você pode passear entre eles por 1h . O grupo é pequeno (de até 20 pessoas) e é orientado por um guia sobre como se comportar na presença dos animaizinhos .

No auge da migração , entre janeiro e março , a ilha recebe até 20 mil pinguins . É um passeio absolutamente imperdível . Inclui também uma voltinha pelo museu Acatushún , com esqueletos de aves e mamíferos marinhos encontrados na Terra do Fogo.

Operado apenas pela agência Piratour , o tour deve ser reservado com antecedência.

Duração : meio dia .

Período : de outubro a março . Saídas: às 8h e às 14h .



⬆️ Pinguins Magalhães


⬆️ Pinguim Rei (cinza com detalhe laranja ) e Pinguins Papua (de bico laranja)


⬆️ Pinguim Rei


💦 Circuito de lagos - Passeios aos lagos Fagnano e Escondido , com belas vistas panorâmicas . Os passeios podem ou não incluir almoço (geralmente, churrasco em um refúgio dentro do bosque) . Algumas empresas oferecem tours em caminhonetes 4x4 e outras complementam a experiência com remada em caiaques .

Duração: meio dia , ou dia inteiro .

** Fizemos o passeio com o Baqueanos . O nosso guia foi o Jorge . Foi muito bom o serviço , o passeio super divertido e a comida ..... Um autêntico churrasco feito numa cabana próxima ao lago . Inesquecível !😋😋









🌿 Parque Nacional TIERRA DEL FUEGO - Fica a apenas 12km da cidade , às margens do Canal de Beagle . É no Parque Nacional Tierra del Fuego que está o Trem do Fim do Mundo . E também a agência de correios mais austral do planeta . Leve seus postais já escritos e endereçados , pois a fila é grande !

No Parque há uma mistura única de paisagens da Patagônia : cadeias montanhosas , vales profundos repletos de lagos e rios gelados , costas pitorescas e florestas .

As excursões mais tradicionais são práticas . O circuito é feito em ônibus , com paradas para caminhadas curtas e de baixa dificuldade , geralmente ao mirante e à baía Lapataia , pelo lago Roca e pela enseada Zaratiegue , onde está o Correio .







🚞 Trem do FIM DO MUNDO - Esse trem é uma maria fumaça que conta um pouco da história de Ushuaia . Tem uma parada na Estação Macarena , onde é possível aprender um pouco da história da tribo indígena Yamana , que deu origem a Ushuaia .






Estação de Esqui Cerro Castor - o Cerro está a cerca de 30 km do centro da cidade e é considerado um dos melhores centros de esqui da Argentina . E por estar a apenas 1.057 metros do nível do mar , não provoca nenhum desconforto de altitude .

O lugar conta com mais de 30 diferentes níveis de dificuldade e 11 meios de elevação . A estação oferece toda a estrutura para você passar o dia esquiando , com uma linda paisagem de fundo e bons restaurantes e lanchonetes .

Mas , não dispõe de estrutura de resort como outras estações de esqui . Se você é um esquiador experiente e planeja sair pouco das pistas , pode considerar se hospedar no Castor Ski Lodge. Do contrário, fique no centro de Ushuaia , e vá e volte da estação a cada dia.





🚁 Vôo de helicóptero - A Heliushuaia faz sobrevoos de 7 , 15 ou 30 minutos para ver Ushuaia do alto . As paisagens podem incluir a Lagoa Esmeralda e o Monte Olivia .
















Quanto tempo ficar em Ushuaia ??


Recomendo 4 dias , para conseguir fazer os principais passeios .











Como chegar ?

Existem algumas possibilidades , dependendo de onde for seu ponto de partida .

Partindo do Brasil o meio mais fácil é o avião .

Não há vôos diretos do Brasil para Ushuaia . É preciso fazer uma conexão em Buenos Aires . A rota pode ser feita com a Aerolíneas Argentinas ou a Latam . O vôo de Buenos Aires a Ushuaia leva 3h30 .

Num vôo Brasil - Buenos Aires - Ushuaia , a imigração é feita em Buenos Aires . É preciso retirar a bagagem , passar pela alfândega e redespachar as malas .

*** Não compre passagem com intervalo menor que 2 horas entre os vôos , e nem passagem que envolva troca de aeroporto em Buenos Aires (você precisaria de 2 horas para se deslocar com segurança entre Ezeiza e Aeroparque ) .

Ushuaia também é ligada por vôos diretos a El Calafate (1h20 , Aerolíneas ou Latam) e , na temporada de verão , a Trelew , na Península Valdés (1h50 , Aerolíneas) .

Se você quer incluir outras cidades na mesma viagem (por exemplo: Brasil-Buenos Aires-Ushuaia-El Calafate-Brasil), o melhor negócio é comprar uma passagem na modalidade 'múltiplos destinos' (ou 'várias cidades'), que rentabiliza ao máximo a tarifa.

Ficar um ou mais dias em Buenos Aires é melhor na ida do que na volta: na ida você ganha tempo para resolver assuntos de ordem prática , como fazer câmbio (que é melhor em Buenos Aires do que em Ushuaia) e comprar um chip local para o celular.

Ônibus : De Outubro a Abril , a Bus Sur faz a rota entre Ushuaia e Punta Arenas (11 horas) , seguindo a Puerto Natales , onde estão as Torres del Paine (mais 3 horas).

Se estava pensando em vir de ônibus desde Buenos Aires , esqueça !!! São 3.100 km de estrada . Não há ônibus diretos da capital . É preciso ir de Buenos Aires a Río Gallegos (36 horas de viagem, pela Andesmar, ou 40 horas, pela El Pingüino) e seguir de Río Gallegos a Ushuaia (12 horas de viagem, pela Taqsa/Marga).

El Calafate está a 880 km (são 12 horas de Ushuaia a Río Gallegos pela Taqsa/Marga, mais 4 horas de Río Gallegos a El Calafate pela Andesmar ou Taqsa).




Barco : Entre Setembro a Abril , a Cruceros Australis opera cruzeiros de 3 a 7 noites entre Ushuaia e Punta Arenas , no Chile . Os mais curtos , de 3 ou 4 noites , servem para se deslocar de um país para o outro .





Como se locomover em Ushuaia ?

Não há transporte público ou serviço de shuttle regular entre o aeroporto e o centro.

O aeroporto de Ushuaia fica a apenas 6 km do centro . De lá você pode ir ao seu hotel de táxi (no taxímetro), de remis (carro com motorista de valor fixo , por região), ou já sair com um carro alugado .

Se você estiver em um hotel bem localizado no centrinho de Ushuaia , só vai usar qualquer tipo de transporte na hora de fazer passeios .

Restaurantes , lojas e agências de receptivo estão espalhados no centro e pode-se fazer tudo caminhando .Mas , há um bom número de táxis circulando pelo centro de Ushuaia (é só fazer sinal) , além das agências de remis, como a Remis Carlitos (San Martín, 891).

Alugar carro só vale a pena se o seu hotel for afastado do centro , ou se você quiser conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego de maneira independente , sem excursão , no seu próprio tempo .

Os tours organizados ou incluem transporte , buscando cada passageiro em seu respectivo hotel , ou partem do porto turístico . Essa é a maneira mais prática de se fazer passeios .

Como alternativa , o serviço de ônibus chamado de línea regular leva ao Parque Nacional Tierra del Fuego , ao início da trilha ao Lago Esmeralda , à base do Glaciar Martial e a centros de inverno de maneira mais econômica .

Os ônibus partem em horários fixos de um pequeno terminal na esquina das ruas Maipú e Juana Genoveva Fadul , em frente ao posto de gasolina YPF . Consulte os horários no posto de informações da Secretaria de Turismo (Avenida Prefectura Naval, 470) .






Como contratar passeios em Ushuaia ?

Não há necessidade de reservar os passeios em Ushuaia com antecedência – com exceção da caminhada com pinguins na Ilha Martillo , que tem número bastante limitado de visitantes por dia e deve ser garantido online , antes da viagem .

Use o dia de chegada para agendar os demais tours.

As navegações pelo Canal de Beagle são vendidas diretamente no porto turístico . Em frente ao posto de atendimento da Secretaria de Turismo (Prefectura Naval, 470) você vai encontrar um conjunto de casinhas coloridas – cada uma representa uma agência de receptivo ou uma embarcação .

Os escritórios principais das agências de receptivo em Ushuaia ficam no centro , na Avenida San Martín e redondezas . Lá são vendidos os demais tours . Algumas agências que você pode procurar em Ushuaia :

Latitud (Rivadavia 130, sala 110, tel. 2901/42-2808) ;

Piratour (San Martín, 847, tel. 2901/42-4834) ;

Brasileiros em Ushuaia (San Martín, 870, tel. 2901/43-3453) ;

Tierra Turismo (Onas, 235, tel. 2901/43-3800).

Os preços dos passeios não costumam variar de agência para agência . Os valores são geralmente dados em pesos , e dólar e cartão de crédito são bem aceitos para o pagamento.

As excursões incluem a companhia de um guia .

** Algumas incluem traslado desde o hotel ; outras saem do porto turístico . Fique atento a esses detalhes para no dia do passeio saber se você deve ou não ir para o porto .











Onde ficar ?

Existem opções para todos os gostos e bolsos , mas reserve com antecedência .

O melhor é ficar no centro , mais perto do porto turístico . Nas imediações ficam o posto de informações da Secretaria de Turismo e as agências de receptivo , e dali saem as navegações pelo Canal de Beagle.

O comércio da Avenida San Martín , a principal de Ushuaia , restaurantes , também estarão próximos . E ainda : quanto mais perto do porto você estiver hospedado , menos ladeira você vai precisar encarar para ir e voltar do hotel todos os dias , porque a cidade é pequena , mas é toda na montanha , ou seja , cheia de subidas .


HOSTEL : Hostel Yakush ; Torre al Sur ; 5 Hermanos

HOTEL : Hotel Canal Beagle ; Hotel Austral Ushuaia ; Hotel Albatros


- Hotel Arakur Ushuaia Resort & Spa

Inaugurado há poucos anos é uma boa opção para quem busca um hotel luxuoso . Ele está localizado dentro da Reserva Natural Cerro Alarkén e possui um mirante com vista panorâmica de Ushuaia e do Canal de Beagle . O hotel está cerca de 10 minutos do centro da cidade e já hospedou o ator Leonardo DiCaprio durante as gravações do filme "O Regresso".

Mas, não se preocupe , o hotel fornece transfer (ida e volta ) para a cidade em horários pré determinados .






Alimentação :

Peixes e frutos do mar , além do tradicional cordeiro patagônico , medialunas , doce de leite , chocolates e churros , não faltam nos menus .

A merluza negra , e o centolla (caranguejo gigante) são típicos na região , não deixe de provar .Vinhos com bons preços , podem ser facilmente encontrados para acompanhar qualquer refeição .

Os restaurantes mais concorridos são :

- El Viejo Marino - restaurante familiar que serve centolla de todo jeito – desde o modo mais clássico, apenas cozida (e acompanhada por tesouras), ou centolla a la parmesana . O atendimento é cortês , ambiente simples , pratos fartos , e costuma ter fila na porta . Chegue por volta das 18:30 h para garantir seu lugar . Endereço : Avenida Maipú, 227/229, 📞 ( 54 2901) 41-8000

- Tia Elvira - serve a famosa merluza negra e o centolla de vários tipos de preparos . Ambiente conforteavel e acolhedor , com um aquário para que você escolha seu próprio centolla . Endereço : Avenida Maipú, 349 , 📞 : (54 2901) 42-4725

- Almacén de Ramos Generales - misto de bistrô , padaria e café . Funcionou como venda , durante vários anos e é todo decorado com objetos antigos . O cardápio do restaurante muda diariamente . Mas se o filé com mil folhas de batata estiver em cartaz , não deixe de experimentar . Endereço : Avenida Maipú, 749, 📞 (54 2901) 42-4317

- Hard Rock Café - para quem gosta de lanches ; Endereço : San Martín 594, 📞(54 2901)43-0511


















Indicações :

Em alguns passeios se você tiver alguma deficiência motora não é aconselhável , por exemplo o passeio a Pinguineira . São trilhas , sobre um caminho de pedras e pedriscos .












O que levar ??

Leve na mala do Ushuaia botas de trekking impermeável , casaco quente impermeável , óculos de sol , protetor solar , hidratante labial , casaco corta vento , capa de chuva e roupas termoskin ( térmicas ).






Compras :

A cidade é dutty free . Pode-se encontrar bebidas , chocolates , perfumes e roupas com um bom preço .

Lojas de souvenirs e de chocolates caseiros estão espalhadas por todo o centrinho .




Para saber mais sobre a Patagônia Argentina e Chilena veja esses outros posts :


https://www.cliktrip.com.br/post/patag%C3%B4nia-argentina-ou-chilena-como-montar-um-roteiro


https://www.cliktrip.com.br/post/porto-madryn-santu%C3%A1rio-da-vida-marinha