• Patricia Viciana

Patagônia Chilena : Beleza Insólita - Entre o Céu e as Montanhas !!!

Atualizado: Nov 18



O lado chileno é uma ótima opção para os visitantes que gostam de passar por experiências únicas , em meio a natureza e paisagens de tirar o fôlego .

Mix de montanhas de granito com os picos cobertos por neve , lagos , vales , rios , cachoeiras , glaciares , animais selvagens... e de trilha sonora o canto de pássaros ecoando sobre a tranquilidade do sons das águas ao fundo , repertório ideal para turistas que buscam aventuras , desde trekkings , montanhismo , cavalgadas e rafting .

Até o naturalista inglês Charles Darwin , quando esteve por essas bandas a bordo do navio H.M.S Beagle , há mais de 200 anos ficou impactado , e disse "Porque esta terra inóspita cativa minha mente ? Encontro difícil de explicar . Mas poderia ser em parte porque aumenta os horizontes da imaginação ."

A Patagônia Chilena é tão impactante quanto a Argentina . Seu território se estende desde Purto Mont, próximo aos lagos andinos e a região de Aysen mais ao norte, até Punta Arenas ao sul .






Localização : América do Sul - Chile

A Patagônia Chilena é pouco habitada , se comparada com o lado Argentino , por ser um território inóspito e isolado .

O local é muito famoso pelas águas cristalinas de cor verde e regiões bem arborizadas . A vegetação predominante é o estepe .

A principal atração da região , o Parque Nacional de Torres del Paine , que foi eleita como a 8º Maravilha do Mundo , em uma votação no site Virtual Tourist .

Podemos dividir a região em 3 destinos turísticos : Punta Arenas , Puerto Natales e Torres del Paine .


🚤 Punta Arenas é um dos portos mais importantes do Chile . Está localizada na Península de Brunswick , nas proximidades do Estreito de Magalhães . Fundada no antigo local do Forte Bulnes em 18 de dezembro de 1848 . Antes da abertura do canal do Panamá em 1914 foi o principal porto na navegação entre os oceanos Pacífico e Atlântico , por sua localização geográfica . Seus habitantes tem raízes européias , principalmente iugoslavos , galeses e croatas . É o ponto de partida para a maioria dos cruzeiros que tem como destino a Antártida .



⛄️ Puerto Natales é capital da província de Última Esperanza , e um dos centros turísticos mais importantes da região . Está localizada a 250 km de Punta Arenas ou a 5 horas de ônibus de El Calafate na Argentina . Fica a 2 mil km de Santiago , e é a melhor opção de base para quem deseja conhecer o Parque Nacional de Torres Del Paine e aproveitar a infraestrutura de uma cidade . Repleta de casinhas de madeira coloridas , ela ganha vida na temporada de visitação aos glaciares e conta com restaurantes e bares animados durante as noites de verão . Foi fundada em 1911 . Dessa região saem as expedições aos canais e glaciares patagônicos ou lindos passeios na Cueva del Milodón e pelo Parque Nacional Torres del Paine .

Uma boa dica de passeio é percorrer em barco o longo fiorde de Última Esperanza, possui altas paredes rochosas e cachoeiras até os glaciares Serrano e Balmaceda . Bordeando o canal Marino Señoret , se encontra a costaneira Pedro Montt desde onde se obtém lindas vistas do fiorde Última Esperanza e a península Antonio Varas . No centro da cidade , na praça Arturo Prat pode -se admirar a Igreja Paroquial ( de 1930 ) e a prefeitura da cidade ,que fica numa casa de grande valor histórico de princípios do século 20 . O Museu Salesiano da fauna Alberto de Agostini exibe amostras de fauna nativa da zona e exemplares chilenos , enquanto que o Museu Municipal da conta de objetos arqueológicos locais .




🏔 Torres Del Paine - o Parque Nacional Torres Del Paine foi declarado pela UNESCO como uma reserva de biosfera , é 1 das Novas Maravilhas do Mundo !!!

O parque é extremamente bem organizado e possui mais de 250 km de trilhas demarcadas . É considerado um dos mais belos do país.

O maciço Paine é especial devido ao conjunto de montanhas distintas sempre cobertas de neve que o compõe : A 1º é o Cuernos del Paine - tem picos retorcidos ;

A 2º é a Torres del Paine , tem a forma de 3 grandes dedos de granito .

Por último as montanhas mais altas são Paine Grande e Cerro Fortaleza , ambas com mais de 3.000 metros de altitude . As Torres aparecem abruptamente acima de um vale singular que abriga lagos incrivelmente azuis , rios , cachoeiras , cascatas , geleiras enormes , florestas impenetráveis e ainda espécies raras de plantas e animais .

As caminhadas são um dos atrativos mais procurados por quem vai a Torres del Paine . As trilhas podem durar desde poucas horas até mais de 8 dias .

Há 110 quilômetros ao norte de Puerto Natales ficam as Torres del Paine. Sua paisagem é formada por montanhas com picos nevados , árvores coníferas , pradarias de vegetação baixa com plantas como o valente ñire , e florestas andinas , por onde passeiam bandos de guanacos , pica-paus e raposas . O som do vento é intercalado algumas vezes por cachoeiras e pela força da água que escorre pelas formações rochosas formando mais uma maravilha da natureza para ser presenciada . Os trekkings em Torres del Paine são as principais atividades para quem ama exercícios outdoor e se aventuram por esse parque memorável.

Existem hotéis dentro do parque , que têm todos os serviços inclusos e gastronomia refinada , com passeios guiados ,trekkings de todos os níveis , escaladas , caiaque e expedições fotográficas de contemplação da natureza . Um dos trekkings mais procurados é o W, que pode ser feito com o sustentável hotel EcoCamp passando por rios e lagos de água azuis como o céu da região , bosques, montanhas e uma fauna admirável.

Passeios :

Os passeios , também chamados de safáris fotográficos , podem mudar dependendo da condicão climática . O tempo muda rapidamente e os ventos podem chegar até 120 km /h.

O Mirante Paine , fica em frente as Torres del Paine , e proporciona uma visão quase total das Torres e dos Cuernos ( formações em forma de chifres )

- Mirante da Laguna Azul - pode-se observar as Torres emolduradas pela montanha e pelas águas de azul intenso da lagoa .

Salto Grande e Salto Chico - são as cachoeiras da região .

- Mirante Lago Pehoé - com uma cor quase verde esmeralda .Lindíssimo ! Rodeado por montanhas com uma ilhota dentro dele .

- Glaciar Grey - Pode-se chegar de van , de barco ou caminhando .Tem um mirante na montanha que dá de frente para o glaciar .

- Passeio da Base Torres - são 18 km de caminhada ( cerca de 8 hrs ) para chegar aos pés das 3 torres de granito . É uma caminhada dura e exaustiva , que exige um nível médio de preparo físico . O trajeto mescla trechos de caminhada leve com subidas íngremes e desafiantes . Apesar do esforço , a paisagem recompensa !!

- Circuito W - É um circuito de trekking para ser feito em torno de 5 dias . São 63 km ... Requer bastante preparo físico , principalmente por conta do vento muito forte , que pode atrapalhar a descida . Não esquecendo que existe a possibilidade ter que caminhar com a barraca e a comida nas costas , ou optar pelos refeugios ( que são albergues que oferecem comida e acomodação por cerca de U$1100,00 pelos 5 dias ) .

Passa-se pela Base Torres - que se faz pela subida e descida até a base das Torres del Paine .

- Mirador Condor - Também conhecido por Cornisas ou Condorera , oferece lindas visões do parque e dos lagos , e grande chances de ver o condor . A subida é cruel , por ser uma espécie de chapada.

Se puder faça pela tarde esse passeio , fica melhor para fotografar .

- Porteria - caminhada de 4 hrs pelas 2 entradas do parque , observando a fauna , flora e pinturas rupestres .

- Paso de Agostini - São 11 km de trilha , passando por bosques de lengas e lagunas Totora e Honda . A parte final da trilha é a mais cansativa e também a mais bonita . A descida é feita em uma encosta com o chão forrado de pedriscos que deslizam ao caminhar ...alguns tombos vão fazer parte da aventura .











Carretera Austral

A Carretera Austral é uma via de 1.240 km , que une a Região dos Lagos ao mais longínquo da Patagônia chilena , ou seja , liga os Lagos Chilenos a Torres del Paine. Essa rota passa por pontos surreais como o Lago General Carrera , que abriga as intrigantes Cápillas de Mármol , a charmosa vila Caleta Tortel e os glaciares San Rafael e O’Higgins.

O cenário inóspito de clima rigoroso formado por fiordes , canais , reservas naturais e imensos bosques nativos que dividiam espaço com glaciares atraem viajantes do mundo inteiro para essa região que é conhecida como " Reserva de Vida" .


✔️ Laguna e glaciar San Rafael

Os famosos blocos de gelo da laguna San Rafael podem ser apreciados de várias formas . É possível sobrevoá - la em pequenos aviões , entrar caminhando pela antiga rota que passa pelo vale dos Exploradores , ou navegar de Puerto Montt ou Puerto Chacabuco , que oferecem um espetáculo à parte no caminho . A paisagem que abrange o Parque é de canais , estuários , rios e lagunas , com montanhas de vegetação exuberante , dentre as quais se destaca o Monte San Valentín , o pico mais alto de Los Andes Patagônicos , além de, é claro, o próprio glaciar San Rafael , a grande atração da laguna . Nesse lugar são realizadas excursões em zodiac (pequenas embarcação adaptadas) que se aproximam das paredes glaciais . Com sorte é possível ver os enormes desprendimentos da massa gélida enquanto se desfruta de um uísque com gelo milenar.

















Fauna e flora :

Um dos destinos perfeitos para a observação da fauna local é o Parque Nacional Torres del Paine , os animais como guanacos , nhandus (emas ) e até pumas não se incomodam com a presença humana e podem ser vistos a poucos metros de distância.

Ovelhas , raposas , condor (símbolo do país ) , águias e muitos pássaros , também podem ser encontrados .










Quando ir ?

Setembro a Maio







Como chegar ?

Os aeroportos mais próximos de Torres Del Paine são os de El Calafate (Argentina) e de Punta Arenas (Chile) .

Partindo de São Paulo , pegue um vôo até Santiago (3h 1/2) , e lá pegue outro vôo rumo a Punta Arenas (3h) . Chegando em Punta Arenas , pegue um transfer até Porto Natales (+3h) , ou Torres del Paine .

De Puerto Natales partem diversas excursões diárias ao parque .





Hotelaria :

Você pode optar por se hospedar em hotéis com boa infraestrutura . Os hotéis mais bem equipados e luxuosos ficam dentro ou no entorno do Parque Nacional , como o incrível Tierra Patagônia , Awasi, Remota ou o Explora Patagônia . Mas , na relação custo x benefício , os mais indicados são o hotel Las Torres ou o Lago Grey.

Os hotéis trabalham com sistema all inclusive .

O Cruzeiro Australis , oferece a rota Punta Arenas (Chile) – Ushuaia (Argentina) . O barco é confortável , semelhante a um hotel , com todas as refeições inclusas.

Para quem busca uma experiência diferente , procure o Ecocamp . É um acampamento com “ tendas ” de luxo , calafetadas e equipadas com lareira e banheiro privativo , e que oferecem um belo céu estrelado durante a noite .


Fiquei hospedada no Tierra Patagônia , que fica bem na fronteira do Parque da Torre Del Paine . Você é " mimado " desde a chegada , com presentinhos muito úteis : gola para cobrir pescoço e nariz para proteger dos ventos frios , garrafa de alumínio para levar água nas suas caminhadas , e mochila dobrável .

Segue o conceito de integração com o meio ambiente . São apenas 40 quartos, idealizados num projeto horizontal onde a construção não atrapalha a visão . A vista é sempre soberana !!! Ele é todo térreo , feito de madeira e vidro , presenteando - nos com vistas do Maciço Paine e do Lago Sarmiento .

O sitema é pensão completa , e all inclusive dos passeios tb . A comida é deliciosa !!! E no final dos passeios também são feitos "lanchinhos " a céu aberto .

Ao chegar no hotel, um guia te recebe e monta o planejamneto dos seus passeios , contando com o preparo físico individual e as condições climáticas . As atividades são classificadas em níveis : fácil , média e difícil. Pode-se optar por excursões de dia inteiro ,ou por saídas matutinas , retorno para o almoço e saída vespertina .

O tempo de cada trilha depende do vento do dia .






















Kine , nossa guia de atividades !


Para conhecer mais sobre a Patagônia veja esses outros posts :


https://www.cliktrip.com.br/post/patag%C3%B4nia-argentina-ou-chilena-como-montar-um-roteiro


https://www.cliktrip.com.br/post/porto-madryn-santu%C3%A1rio-da-vida-marinha


https://www.cliktrip.com.br/post/ushuaia-%C3%A9-mesmo-o-fim-do-mundo


https://www.cliktrip.com.br/post/el-calafate-a-terra-dos-glaciares