• Patricia Viciana

El Calafate - a terra dos Glaciares !!!

Atualizado: Nov 18






El Calafate é uma charmosa cidade argentina , que abriga os glaciares mais impressionantes da Patagônia no Parque Nacional Los Glaciares , como o Upsala , O'nelli , Spegazzinni e o famoso Glaciar Perito Moreno .

O Perito Moreno foi declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade . É o 3º maior glaciar do planeta , atrás apenas de Groelândia e Antártica .






Perito Moreno

A geleira fica a 80 km , ou 1h30 (de ônibus) do centrinho da cidade . O Perito Moreno está em um Lago , bem distante do mar ou da Antártica , não se confunda !!!

Durante séculos , a neve que descia dos Andes foi se acumulando e compactando , que acabou formando essa geleira que tem 60m de altura , 5 km de frente e mais de 250 quilômetros quadrados de área ( maior que Buenos Aires inteira ) .

Para visitá - la , vá até o Parque Nacional Los Glaciares .

Através de 7 km de passarelas de madeira e aço que contornam toda a Península de Magalhães , de frente para grande geleira , se tem visões distintas do glaciar e aguarde o momento em que um grande bloco se desprenderá , causando grande barulho e até susto !!!

Quer chegar um pouquinho mais próximo ... faça um mini cruzeiro pelo Lago Argentino , conhecido por Safari Náutico da Península de Magalhães . As chances de ver de perto um bloco cair são maiores .

Mas , se você gosta de aventura e quer " interagir " com a geleira , não deixe de fazer um trekking sobre o glacial !

A empresa Hielo y Aventura é a única a ter a concessão das operações no Parque Nacional dos Glaciares .

Pelo site é possível agendar o trekking e os passeios .

** Para reservar o trekking faça com pelo menos 3 meses de antecedência , pois as vagas são limitadas e é um dos passeios mais concorridos !!!


https://hieloyaventura.com/pt/inicial/










Localização : Argentina na América do Sul

Localizada na província de Santa Cruz , El Calafate conta com excelente estrutura hoteleira , gastronômica e muitas lojinhas .

O centrinho tem uma rua Principal , onde ficam a maioria dos comércios.

Bariloche 1.025 km

Buenos Aires 2.896 km

Ushuaia 879 km

Punta Arenas 502 km






História :


O nome da cidade vem de um arbusto que sobrevive nessas regiões . O fruto é comestível , docinho , pode ser colhido por toda a cidade , e é usado para fazer sorvetes , sucos , molhos , recheios, e afins .





Fruto de El Calafate


El Calafate - arbustos de El Calafate e Glacial Perito Moreno





Como Chegar ?


Partindo do Brasil , é preciso voar para Buenos Aires , ou Santiago , no Chile . A Aerolíneas Argentinas (www.aerolineas.com.ar) é a empresa com mais voos para El Calafate partindo de Buenos Aires , Trelew , Bariloche e Ushuaia.

O Aeroporto Internacional Calafate está a 23 km da cidade e um táxi custa em torno de U$ 7 . El Calafate pode ser explorada a pé , apesar de alguns hotéis e das atrações estarem afastados do Centro . A cidade conta com várias locadoras de carros , os ônibus são frequentes e há agências que organizam os passeios .

Para viagens de carro , a via principal é a Ruta 40 , que a liga a cidades como El Chaltén.



Cruzeiro AUSTRALIS

Recomendado para quem quer explorar as belezas da Patagônia com conforto e na companhia de viajantes do mundo todo . Os cruzeiros de expedição Australis podem ter de 03 a 07 noites de duração passando por ilhas e fiordes , percorrendo o trajeto completo entre a Patagônia Argentina e Chilena . Durante toda a aventura os guias especializados fornecem informações detalhadas sobre a fauna , flora e características geográficas da região .







Saúde:

Para entrar na Argentina, nenhuma vacina é obrigatória.








Língua : Espanhol

Mas , o inglês é bastante usado pelos guias .








Melhor época para visitar:

Nos meses de meses de junho e julho, em pleno inverno, o frio é intenso, com ventos fortes e dias mais curtos. De outubro a maio, as temperaturas são mais amenas e perfeitas para caminhadas e visitas aos parques da região.










Hotelaria :


Hotéis e pousadas , com os mais diversos níveis de conforto não faltam .

Há lodges que imitam o estilo de antigas estâncias do século 19 , resorts com vista para o Lago Argentino ...











Alimentação :

Opções de restaurantes não faltam na cidade . A maioria das casas estão concentradas na Avenida Libertador San Martín e arredores .

O cordeiro assado em fogo de chão é o prato mais típico da região . As empanadas , vinhos argentinos e doce de leite , são divinos !!!











Dicas :

🚤 O Cruzeiro pelos Glaciares é longo , mas não é cansativo...você navega pelo Lago Argentino desfrutando de toda linda paisagem ao redor . No barco existem categorias. Se puder , pegue o espaço reservado , pois tem direito a um guia , petiscos , almoço e bebidas durante o passeio . E o melhor , é ter um espaço para no máximo 20 pessoas para poder curtir e tirar quantas fotos quiser do Glacial .




🎿 O passeio do Trekking na geleira é muito legal , apesar de desgastante . Ao você ver a montanha de neve , você pode pensar ( assim como eu tb pensava ) que a neve é fofa e macia ..... Não é !! Para fazer o trekking é necessário colocar grampões na sola do seu sapato para furar e se fixar na geleira , e em vários momentos tive que bater os grampos com força no gelo para me fixar....pois não é uma caminhada plana , tem subidas e descidas , e se houver qualquer descuido o seu tornozelo será o primeiro a sentir .




🚍 Um passeio bastante interessante é o Nativo Experience . Passeio bastante tranquilo , ideal para amantes da natureza e de história . Inclui observações da flora , fauna e cavernas com arte rupestre , regado com um delicioso menu patagônico servido em uma caverna .

Entre os penhascos , com vista para a Cordilheira dos Andes , o passeio foca nos primeiros contatos dos expedicionários com os nativos de Tehuelche .

Nas margens do lago ficam as cavernas onde essa cultura deixou suas marcas (pinturas rupestres) .

O passeio termina em outra caverna , acompanhado por um almoço ou jantar (dependendo do horário de saída escolhido ) .

A 1º parada é no Lago Argentino - desfrute da paisagem .Guias explicarão sobre glaciologia e geologia .

Na 2º parada, os Penhascos de Punta Bonita nos dão vistas panorâmicas sobre o lago Argentino e a Cordilheira dos Andes.

Já na última parada é a área arqueológica , onde ficam as cavernas com arte rupestre , e onde será servido o almoço ou jantar na caverna .








Idade e Acessibilidade :

Recomendo a todos os turistas a visitarem El Calafate . Realmente o Glacial Perito Moreno impressiona pela sua majestosidade !!!!

O acesso ao Parque Nacional dos Glaciares , onde tem as passarelas é acessível a todos .O passeio de barco para chegar próximo ao Glacial também é sossegado. Não balança o barco e nem dá enjôo .










Planejamento do seu roteiro :

De El Chaten , e Ushuaia para El Calafate , é mais fácil por vôos internos .

De Ushuaia você precisará ir para Punta Arenas , e depois para Puerto Natales . A Buses Pacheco, Buses Barria e Tecni Austral são algumas empresas que fazem esta rota . A viagem leva cerca de 14 horas . 😳

De Punta Arenas a Puerto Natales são mais 3:30 horas de estrada .

O trâmite nas fronteiras pode ser demorado , e talvez seja necessário passar uma noite em Punta Arenas .


De Puerto Natales para El Calafate a empresa Cootra é quem leva a maioria dos passageiros. A viagem leva cerca de 6 horas .


Para ir de El Calafate a El Chaltén são 3:30 horas na estrada . As empresas Taqsa, Chaltén Travel, CalTur operam essa linha.


Mas de El Calafate para Torre del Paine precisa planejar , ainda mais se você estiver por conta própria....

Pode-se fazer um bate - volta , mas é cansativo , pois são 3:30 horas de viagem ..... As empresas Taqsa , Chaltén Travel , CalTur operam essa linha .

Outra opção é ir de ônibus ( por conta própria ) até Puerto Natales , no dia seguinte conhecer Torres del Paine com alguma agência da cidade chilena , e no outro dia voltar de ônibus para El Calafate , dependendo de onde irá sair o seu vôo de volta para casa . Neste caso , além das passagens de ida e volta (de ônibus) você também terá o custo de duas diárias para a hospedagem em Puerto Natales .

A empresa de ônibus Cootra faz o deslocamento El Calafate – Puerto Natales . A viagem leva cerca de 6 horas ;

Opção 2 : Avião + ônibus

Outra possibilidade é comprar a passagem aérea com ida para Ushuaia e volta por El Calafate .

» Opção 3 : Avião (ida e volta pelo mesmo destino) + ônibus

Se começar e terminar sua viagem em Ushuaia , você poderá fazer todos os deslocamentos de ônibus , e acrescentar mais um trecho. No caso, de El Calafate para Ushuaia.

A primeira etapa é ir de El Calafate a Rio Gallegos : cerca de 4 horas . De Rio Gallegos para Ushuaia são mais 12 horas . A empresa Taqsa/Marga opera os dois trechos . Já a Tolkar Turismo pode ser útil entre Rio Gallegos e Ushuaia .





O que levar na mala ?

Não pode faltar : óculos de sol , protetor solar , capa de chuva , roupas de frio , e uma bota para trekking !!!

Se puder levar uma mochila emborrachada , melhor ainda ... porque dependendo do passeio, por ser muito instável o clima , mudanças bruscas ocorrem a cada instante . Assim você não terá problemas com molhar suas roupas.

Leve meias térmicas , gorros de lã , luvas , cachecol até mesmo no verão.
















Veja outros posts sobre a Patagônia :

https://www.cliktrip.com.br/post/patag%C3%B4nia-argentina-ou-chilena-como-montar-um-roteiro


https://www.cliktrip.com.br/post/porto-madryn-santu%C3%A1rio-da-vida-marinha



https://www.cliktrip.com.br/post/ushuaia-%C3%A9-mesmo-o-fim-do-mundo



https://www.cliktrip.com.br/post/patag%C3%B4nia-chilena-beleza-ins%C3%B3lita-entre-o-c%C3%A9u-e-as-montanhas