El Calafate é uma charmosa cidade argentina , que abriga os glaciares mais impressionantes da Patagônia no Parque Nacional Los Glaciares , como o Upsala , O'nelli , Spegazzinni e o famoso Glaciar Perito Moreno .
O Perito Moreno foi declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade . É o 3º maior glaciar do planeta , atrás apenas de Groelândia e Antártica .
Perito Moreno
A geleira fica a 80 km , ou 1h30 (de ônibus) do centrinho da cidade . O Perito Moreno está em um Lago , bem distante do mar ou da Antártica , não se confunda !!!
Durante séculos , a neve que descia dos Andes foi se acumulando e compactando , que acabou formando essa geleira que tem 60m de altura , 5 km de frente e mais de 250 quilômetros quadrados de área ( maior que Buenos Aires inteira ) .
Para visitá - la , vá até o Parque Nacional Los Glaciares .
Através de 7 km de passarelas de madeira e aço que contornam toda a Península de Magalhães , de frente para grande geleira , se tem visões distintas do glaciar e aguarde o momento em que um grande bloco se desprenderá , causando grande barulho e até susto !!!
Quer chegar um pouquinho mais próximo ... faça um mini cruzeiro pelo Lago Argentino , conhecido por Safari Náutico da Península de Magalhães . As chances de ver de perto um bloco cair são maiores .
Mas , se você gosta de aventura e quer " interagir " com a geleira , não deixe de fazer um trekking sobre o glacial !
A empresa Hielo y Aventura é a única a ter a concessão das operações no Parque Nacional dos Glaciares .
Pelo site é possível agendar o trekking e os passeios .
** Para reservar o trekking faça com pelo menos 3 meses de antecedência , pois as vagas são limitadas e é um dos passeios mais concorridos !!!
Localização : Argentina na América do Sul
Localizada na província de Santa Cruz , El Calafate conta com excelente estrutura hoteleira , gastronômica e muitas lojinhas .
O centrinho tem uma rua Principal , onde ficam a maioria dos comércios.
Bariloche 1.025 km
Buenos Aires 2.896 km
Ushuaia 879 km
Punta Arenas 502 km
História :
O nome da cidade vem de um arbusto que sobrevive nessas regiões . O fruto é comestível , docinho , pode ser colhido por toda a cidade , e é usado para fazer sorvetes , sucos , molhos , recheios, e afins .
Como Chegar ?
Partindo do Brasil , é preciso voar para Buenos Aires , ou Santiago , no Chile . A Aerolíneas Argentinas (www.aerolineas.com.ar) é a empresa com mais voos para El Calafate partindo de Buenos Aires , Trelew , Bariloche e Ushuaia.
O Aeroporto Internacional Calafate está a 23 km da cidade e um táxi custa em torno de U$ 7 . El Calafate pode ser explorada a pé , apesar de alguns hotéis e das atrações estarem afastados do Centro . A cidade conta com várias locadoras de carros , os ônibus são frequentes e há agências que organizam os passeios .
Para viagens de carro , a via principal é a Ruta 40 , que a liga a cidades como El Chaltén.
Cruzeiro AUSTRALIS
Recomendado para quem quer explorar as belezas da Patagônia com conforto e na companhia de viajantes do mundo todo . Os cruzeiros de expedição Australis podem ter de 03 a 07 noites de duração passando por ilhas e fiordes , percorrendo o trajeto completo entre a Patagônia Argentina e Chilena . Durante toda a aventura os guias especializados fornecem informações detalhadas sobre a fauna , flora e características geográficas da região .
Saúde:
Para entrar na Argentina, nenhuma vacina é obrigatória.
Língua : Espanhol
Mas , o inglês é bastante usado pelos guias .
Melhor época para visitar:
Nos meses de meses de junho e julho, em pleno inverno, o frio é intenso, com ventos fortes e dias mais curtos. De outubro a maio, as temperaturas são mais amenas e perfeitas para caminhadas e visitas aos parques da região.
Hotelaria :
Hotéis e pousadas , com os mais diversos níveis de conforto não faltam .
Há lodges que imitam o estilo de antigas estâncias do século 19 , resorts com vista para o Lago Argentino ...
Alimentação :
Opções de restaurantes não faltam na cidade . A maioria das casas estão concentradas na Avenida Libertador San Martín e arredores .
O cordeiro assado em fogo de chão é o prato mais típico da região . As empanadas , vinhos argentinos e doce de leite , são divinos !!!
Dicas :
🚤 O Cruzeiro pelos Glaciares é longo , mas não é cansativo...você navega pelo Lago Argentino desfrutando de toda linda paisagem ao redor . No barco existem categorias. Se puder , pegue o espaço reservado , pois tem direito a um guia , petiscos , almoço e bebidas durante o passeio . E o melhor , é ter um espaço para no máximo 20 pessoas para poder curtir e tirar quantas fotos quiser do Glacial .
🎿 O passeio do Trekking na geleira é muito legal , apesar de desgastante . Ao você ver a montanha de neve , você pode pensar ( assim como eu tb pensava ) que a neve é fofa e macia ..... Não é !! Para fazer o trekking é necessário colocar grampões na sola do seu sapato para furar e se fixar na geleira , e em vários momentos tive que bater os grampos com força no gelo para me fixar....pois não é uma caminhada plana , tem subidas e descidas , e se houver qualquer descuido o seu tornozelo será o primeiro a sentir .
🚍 Um passeio bastante interessante é o Nativo Experience . Passeio bastante tranquilo , ideal para amantes da natureza e de história . Inclui observações da flora , fauna e cavernas com arte rupestre , regado com um delicioso menu patagônico servido em uma caverna .
Entre os penhascos , com vista para a Cordilheira dos Andes , o passeio foca nos primeiros contatos dos expedicionários com os nativos de Tehuelche .
Nas margens do lago ficam as cavernas onde essa cultura deixou suas marcas (pinturas rupestres) .
O passeio termina em outra caverna , acompanhado por um almoço ou jantar (dependendo do horário de saída escolhido ) .
A 1º parada é no Lago Argentino - desfrute da paisagem .Guias explicarão sobre glaciologia e geologia .
Na 2º parada, os Penhascos de Punta Bonita nos dão vistas panorâmicas sobre o lago Argentino e a Cordilheira dos Andes.
Já na última parada é a área arqueológica , onde ficam as cavernas com arte rupestre , e onde será servido o almoço ou jantar na caverna .
Idade e Acessibilidade :
Recomendo a todos os turistas a visitarem El Calafate . Realmente o Glacial Perito Moreno impressiona pela sua majestosidade !!!!
O acesso ao Parque Nacional dos Glaciares , onde tem as passarelas é acessível a todos .O passeio de barco para chegar próximo ao Glacial também é sossegado. Não balança o barco e nem dá enjôo .
Planejamento do seu roteiro :
De El Chaten , e Ushuaia para El Calafate , é mais fácil por vôos internos .
De Ushuaia você precisará ir para Punta Arenas , e depois para Puerto Natales . A Buses Pacheco, Buses Barria e Tecni Austral são algumas empresas que fazem esta rota . A viagem leva cerca de 14 horas . 😳
De Punta Arenas a Puerto Natales são mais 3:30 horas de estrada .
O trâmite nas fronteiras pode ser demorado , e talvez seja necessário passar uma noite em Punta Arenas .
De Puerto Natales para El Calafate a empresa Cootra é quem leva a maioria dos passageiros. A viagem leva cerca de 6 horas .
Para ir de El Calafate a El Chaltén são 3:30 horas na estrada . As empresas Taqsa, Chaltén Travel, CalTur operam essa linha.
Mas de El Calafate para Torre del Paine precisa planejar , ainda mais se você estiver por conta própria....
Pode-se fazer um bate - volta , mas é cansativo , pois são 3:30 horas de viagem ..... As empresas Taqsa , Chaltén Travel , CalTur operam essa linha .
Outra opção é ir de ônibus ( por conta própria ) até Puerto Natales , no dia seguinte conhecer Torres del Paine com alguma agência da cidade chilena , e no outro dia voltar de ônibus para El Calafate , dependendo de onde irá sair o seu vôo de volta para casa . Neste caso , além das passagens de ida e volta (de ônibus) você também terá o custo de duas diárias para a hospedagem em Puerto Natales .
A empresa de ônibus Cootra faz o deslocamento El Calafate – Puerto Natales . A viagem leva cerca de 6 horas ;
Opção 2 : Avião + ônibus
Outra possibilidade é comprar a passagem aérea com ida para Ushuaia e volta por El Calafate .
» Opção 3 : Avião (ida e volta pelo mesmo destino) + ônibus
Se começar e terminar sua viagem em Ushuaia , você poderá fazer todos os deslocamentos de ônibus , e acrescentar mais um trecho. No caso, de El Calafate para Ushuaia.
A primeira etapa é ir de El Calafate a Rio Gallegos : cerca de 4 horas . De Rio Gallegos para Ushuaia são mais 12 horas . A empresa Taqsa/Marga opera os dois trechos . Já a Tolkar Turismo pode ser útil entre Rio Gallegos e Ushuaia .
O que levar na mala ?
Não pode faltar : óculos de sol , protetor solar , capa de chuva , roupas de frio , e uma bota para trekking !!!
Se puder levar uma mochila emborrachada , melhor ainda ... porque dependendo do passeio, por ser muito instável o clima , mudanças bruscas ocorrem a cada instante . Assim você não terá problemas com molhar suas roupas.
Leve meias térmicas , gorros de lã , luvas , cachecol até mesmo no verão.
Veja outros posts sobre a Patagônia :
Imperdível! Viagem muito interessante, tanto do ponto de vista de ecoturismo, quanto histórico. O Glaciar é uma experiência inigualável.