• Patricia Viciana

Túneis de Cu Chi - Túneis da Guerra do Vietnã

Atualizado: Mar 10






Viajar é com certeza uma das melhores formas de aprender sobre história , costumes , culturas , sabores e afins ...

Tem passeios que são inesquecíveis pela beleza natural , e outros já nos impressionam pelo impacto da simplicidade , da resistência , do conhecimento de um povo para sobreviver perante a um inimigo ... dos chinelos feitos com borracha de pneus , cujas pegadas marcavam no chão o caminho inverso ao dos passos , até as mortais armadilhas com bombas e pregos .

O som incessante de tiros acompanha a visita .

Em grupos de até 20 pessoas , os visitantes seguem guias que abrem caminho em trilhas . São eles que narram as histórias da época , muitos incluem relatos pessoais dos duros anos de guerra . A cada passo na folhagem seca , uma nova descoberta sobre as táticas que levaram o desacreditado Vietnã a vencer a potência norte-americana .





Nascidos no Vietnã são vietnamitas .

Vietcongues é como eram chamados os membros da Frente Nacional de Libertação , organização do sul do país que lutou contra os governos apoiados pelos Estados Unidos .

Os Vietnamitas usaram os túneis como meio de comunicação e esconderijo durante o combate . Tinham hospitais , cozinha , depósito de armas e alojamentos para muitas pessoas , sendo de fundamental importância para resistir as operações americanas e vencer a guerra do Vietnã . Eram verdadeiros labirintos subterrâneos .

Os túneis geralmente eram feitos em 3 diferentes níveis :

1º - Com cerca de 1-2 metros de profundidade ;

2º - De 4-5 metros de profundidade ;

3º - os mais profundos podendo estar a quase 8 metros de profundidade .

Ali , homens e mulheres passavam a maior parte do tempo clandestinos , entre salas , cozinhas , quartos , espaço hospitalar , fábricas de munição .

O sistema de ventilação e renovação do ar , eram feitos com bambu oco , e também usavam outros artifícios para se desfazer da fumaça quando cozinhavam , como as águas superficiais em sua grande parte estavam contaminadas por agentes químicos como o agente laranja a água era retirada de poços perfurados dentro desses túneis , que ainda contavam com canais ligando ao Rio Saigon , em que era possível se sair nadando .







Localização : Vietnã / Ásia

Há 40km de Ho Chi Minh ( antiga Saigon) , o complexo de mais de 250m km de túneis ficou conhecido por ser utilizado pelos vietnamitas durante a Guerra do Vitenã (que durou mais de 17 anos ) . Através deles , os vietnamitas conseguiram resistir ao poder bélico imensamente superior dos americanos .

Os túneis foram usados na Guerra da Indochina , quando os vietnamitas lutaram para se libertar da colonização francesa , bem antes da Guerra do Vietnã .






História :

A guerra do Vietnã durou de 1961 a 1975 .

Os túneis foram escavados pelos vietnamitas com as mãos ou com ajuda de pás , atingindo até 20 m de profundidade e 120 km de extensão . Enquanto tropas norte americanas e helicópteros ocupavam os céus e as florestas do Vietnã , os vietnamitas do norte e as forças comunistas criaram esses verdadeiros labirintos . Cada malha subterrânea podia abrigar milhares de pessoas , por períodos que podiam durar vários meses . O complexo mais famoso ficava no distrito de Cu Chi , a cerca de 70 quilômetros a sudeste de Saigon , a capital doVietnã do Sul , e próximo de importantes bases militares americanas , criando entre os americanos a lenda dos fantasmas vietcongues .

Eles apareciam , do nada , disparavam rajadas de metralhadoras e… sumiam !

Os túneis , junto com uma série de armadilhas engenhosas espalhadas pela floresta , foram as principais armas do Vietcongs (guerrilheiros Vietnamitas) contra o exército americano que tentou inundar e explodir os túneis e não obteve sucesso , tendo que se retirar , em 1975 .








Como visitar ?

Partindo de Ho Chi Minh , é a melhor opção . Existem diversas operadoras que fazem o passeio , que dura 1/2 dia e custa em torno de 23 dólares por pessoa .


No local , você pode assistir a documentário sobre a Guerra , e poderá ver de perto tanques americanos , buracos onde bombas de B-52 e Napalm caíram , as armadilhas feitas pelos vietnamitas na mata , como eles fabricanvam sandálias de borracha que “enganavam” os inimigos gerando pegadas “ao contrário” e , e se quiser , poderá testar armas utilizadas na Guerra .

Parte dos túneis foram preservados em 2 memoriais diferentes : Ben Dinh e Ben Duoc .

Um guia acompanha o passeio , e vai dando explicações de como eles faziam para ter acesso ao lençol freático , e como fizeram para fechar parte do túnel e devolver água para terra quando o túnel foi inundado .

As cozinhas tinham um sistema de “chaminés” ,que lançavam a fumaça criada com o cozimento de arroz e carne para bem longe da área .



Os túneis eram apertadíssimos , escuros , baixos e muito quentes , o que dificultava a entrada dos americanos , bem maiores que os vietnamitas . Impossível imaginar que os vietnamitas passaram dias , meses , e no auge da guerra , só saiam durante a noite para caçar e preparar novas armadilhas .

A malária foi a 2º maior causa de mortos na guerra , e 100% dos habitantes dos túneis tinham lombrigas ou vermes no estômago . Os suprimentos de água e comida eram extremamente limitados .

Alguns bonecos vestidos com uniforme de guerrilheiro mostram o tipo de vestimenta dos vietnamitas .

As imediações eram cheias de armadilhas . Algumas feitas de explosivos acionados por arames . Outras eram buracos no chão , forrados de estacas sujas com fezes , para infeccionar os feridos .

O ataque surpresa era feito por meio desses alçapões camuflados no chão . Os americanos usavam fuzis AK-47 e lançavam granadas , os vietnamitas preferiam ferir do que matar os inimigos , para atrasar o deslocamento da tropa até o resgate dos feridos .

A disposição dos túneis formava um verdadeiro labirinto no subsolo . Passagens falsas levavam a becos sem saída , onde muitas vezes eram deixadas cobras venenosas para atacar os inimigos .





Reciclagem de armas - As bombas eram desmontadas ( mas muitas delas explodiam durante o processo causando uma desgraça geral ) e transformadas em outras armas , ou objetos cortantes que seriam envenenados . Depois de explicar o processo , o guia colocou a pequena “fábrica” em funcionamento para exemplificar de forma mecânica o trabalho de desmontar bombas e montar armas .



Relíquias da Guerra - Um tanque americano , armas , munição e buracos deixados por bombas americanas na selva criam um cenário do que foi a Guerra . A natureza já voltou a tomar conta do espaço , mas a destruição continua evidente .

E você tem que respeitar a delimitação da área , pois ainda hoje existe muito campo minado . Dizem que ainda irão demorar mais de 300 anos para limpar toda a região .



Entrar nos Túneis - 😬 Que experiência !!!

Você pode entrar e caminhar uns 80 - 100 metros por baixo da terra e dentro dos túneis .

Confesso que não é agradável ... ainda mais que é possível ouvir barulho de tiros , rajadas de metralhadoras ... dá arrepios !

Quem tem medo de escuro , é claustrofóbico , corpos avantajados , seja pelo peso ou pela altura , ou sofre com a falta de espaço , deve evitar essa experiência !!!

Os minúsculos buracos retangulares , onde só se entra com os braços para cima , são fechados com tampas camufladas pelas folhas ,e ficam praticamente invisíveis .

O túnel foi alargado para comportar mais gente , ou seja , durante a guerra era mais estreito e mais apertado .

O andar curvado e o clima úmido e quente chegam a acelerar o coração , apressado pela saída . A aventura dura menos de 5 minutos , o suficiente para constatar o tamanho da resistência humana quando o que está em jogo é a sobrevivência .

O passeio emocionante termina com um lanche simples de chá quente e mandioca cozida com açúcar – cortesia do parque , a refeição ajudava a sustentar os soldados na guerra .






Atirar com as armas da Guerra do Vietnã - Para completar o tour , pode-se comprar munição e atirar em alvos com armas que eram usadas durante a guerra .

Você poderá escolher entre a AK-47 , arma comum entre os Vietnamitas , metralhadora M-16, ou a arma americana .






Dicas :

Leve muita água , protetor solar e roupas leves , pois o calor é intenso !












Conheça mais sobre o Vietnã , explore :


✔️Vietnã e seus encantos : Comer , Rezar , Amar e Planejar sua Viagem https://www.cliktrip.com.br/post/vietn%C3%A3-e-seus-encantos-comer-rezar-amar-e-planejar-sua-viagem


✔️Halong Bay : o cartão postal do Vietnã

https://www.cliktrip.com.br/post/halong-bay-cart%C3%A3o-postal-do-vietn%C3%A3


✔️Hanói das tradições as modernidades !

https://www.cliktrip.com.br/post/han%C3%B3i-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-as-modernidades


✔️Antiga Saigon da guerra, atual Ho Chi Minh das tradições milenares

https://www.cliktrip.com.br/post/antiga-saigon-da-guerra-atual-ho-chi-minh-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-milenares


✔️Hoi An - A Cidade das Lanternas

https://www.cliktrip.com.br/post/hoi-an-a-cidade-das-lanternas