• Patricia Viciana

Vietnã e seus encantos : Comer , Rezar Amar e planejar sua viagem !!!

Atualizado: Mar 10









O Vietnã é um roteiro encantador ...

Além das belezas naturais , as tradições seculares ainda são respeitadas .

Hanói preserva os traços coloniais elegantes , com ares parisienses , e templos seculares , enquanto a antiga Saigon ( atual Ho Chi Minh ) , se moderniza com arranha céus espelhados cercados por restaurantes , completamente renovada , deixando de lado lembranças tristes da Guerra do Vietnã .













Localização : Península da Indochina, na Ásia


O Vietnã faz fronteira com a China , Laos , Camboja e o golfo da Tailândia.

Fica no Sudeste Asiático , no Mar da China Meridional sendo conhecido pelas praias , pelos rios , pelas pagodas budistas e pelas cidades movimentadas . Hanói é a capital .

Para facilitar o turismo pelo Vietnã , por ser um país comprido , vamos dividí -lo em regiões :


🇻🇳 Vietnã do Norte - Hanói e Halong Bay

Hanói está localizada no Delta do Rio Vermelho . A cidade tem áreas com grandes prédios , muitas casas , comércios e até plantações . É , como a maioria das cidades grandes do mundo , bem caótica , sobretudo na região central .

Reserve alguns dias para conhecer as praias de Hanói e a baía de Halong (Halong Bay). A água é cristalina e as montanhas criam um cenário de cinema !!!! Outro ponto turístico que vale a visita é Sapa , quase fronteira com a China , é uma região montanhosa de plantações de arroz que formam desenhos e formas impressionantes por serem plantados em degraus .







🇻🇳 Vietnã Central - Hue , Da Nang e Hoi An

Regiões com Tumbas Imperiais e alguns resquícios da antiga civilização Cham , além das montanhas de mármore e o Paso de Las Nubes . A região também conta com praias de águas cristalinas e areia branca . Muito antes de o Vietnã se dividir e se reunificar, a capital era Hue, onde até hoje se encontram na arquitetura traços remanescentes do período imperial . Igualmente secular e charmosa, a cidade portuária de Hoi An também ajuda a contar a história vietnamita .

Dois fascinantes Patrimônios da Humanidade vietnamitas , cosmopolitas de longa data , merecem visita .

Hue era a antiga capital da dinastia Nguyen e centro político , cultural e religioso do império desde o começo do século 19 . É fantástico passear a pé, de bicicleta ou nos divertidos tuk-tuks e riquixás por suas ruas cortadas pelo Rio Perfume – e pontilhadas por pagodas .

Perto dali , Hoi An exibe marcas de quando a cidade portuária de maior importância do século 15 ao 19 recebia o mundo todo em seu porto . As influências japonesas, chinesas, francesas e indianas estão preservadas por toda parte, e um dos pontos altos da viagem é circular nas noites de lua cheia observando as lanterninhas orientais acesas em cafés, lojas e restaurantes da Cidade Antiga.

Da Nang é a 3º maior cidade do Vietnã , mais tranquila do que Hanói e Ho Chi Minh .









🇻🇳 Vietnã do Sul - Ho Chi Minh

Fica aqui a cidade mais importante e conhecida do Vietnã : Ho Chi Minh , antiga Saigon .

O local abriga diversos museus que contam a trajetória do povo vietnamita, inclusive durante o período da guerra. Vale a pena, também, conhecer o mercado de Ben Tahanh, o palácio da reunificação e a catedral de Notre Dame. Outra boa dica é subir no edifício Bitexco Financial Tower para observar a cidade lá do alto. A vista é incrível!










História :

Foi colônia da França , tendo declarado sua independência em 1945 , mas somente em 1954 reconhecida oficialmente .

A Primeira Guerra da Indochina (1954) foi marcada pela luta dos vietnamitas para expulsarem os franceses do país , resultando na divisão do território como Vietnã do Norte e Vietnã do Sul .

O Vietnã do Norte tinha como sua capital Hanói , e Saigon ( atual Ho Chi

Minh ) era a capital do Vietnã do Sul . Mas , em 1975 , os 2 estados politicamente rivais travaram uma grande luta com intervenção americana , a famosa Guerra do Vietnã . Após 15 anos de guerra , os soldados do lado norte , tomaram o Palácio Presidencial de Saigon e reunificaram o país , passando a ser a República Socialista do Vietnã até os dias atuais .

Saigon mudou de nome para Ho Chi Minh .




Bens culturais e naturais - Patrimônio Mundial pela UNESCO:


- Conjunto de Monumentos de Huế

🌏 Localização : Thừa Thiên-Huế

Proclamada capital do Vietnã Unificado em 1802 , foi o centro político , cultural e religioso do país sob a dinastia Guinyen , até 1945 . O Rio dos Perfumes percorre a Cidade-Capital , a Cidade Imperial , a Cidade Roxa Proibida e a Cidade Interior , dando a esta capital feudal, única em seu gênero , o encanto de um cenário natural de grande beleza ;

- Ha Long Bay

🌏 Localização : Quảng Ninh

No Golfo de Tonkin , Ha Long Bay tem cerca de 1.600 ilhas e ilhotas que formam uma espetacular paisagem marítima de pilares de calcário ;

- Cidade Antiga de Hoi An

🌏 Localização : Quảng Nam

Foi uma cidade portuária comercial entre os séculos 15 e 19 ;

- Santuário de Mi-sön

🌏Localização : Quảng Nam

Entre os séculos 4 e 13 , uma civilização floresceu , cujas raízes espirituais estavam intimamente ligadas ao hinduísmo . Vestígio desta civilização é o conjunto de imponentes torres-santuários erguidos no local espetacular onde a cidade que era a capital política e religiosa do Reino de Champa estava localizada durante quase todo esse período ;

- Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang

🌏 Localização: Quảng Bình

A formação do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang é a mais antiga e importante da Ásia , evoluindo desde a Era Paleozoica (há mais de 500 milhões de anos) . Devido às grandes mudanças tectônicas, a paisagem do parque é extremamente complexa e possui características geomorfológicas de grande importância. Neste local, que faz fronteira com a República Democrática Popular do Laos, é possível ver grutas espetaculares e rios subterrâneos que se estendem por mais de 65 quilômetros;

- Cidade Imperial de Thang Long-Hanoi

🌏 Localização : Hanoi

A Cidadela Imperial de Thang Long-Hanói foi construída no século 11 pela dinastia Ly para realizar a independência do Dai Viét . Foi construída sobre os remanescentes de uma fortaleza chinesa do século 7 , em terra drenada do Delta do Rio Vermelho em Hanói . Durante 13 séculos foi a sede do poder político regional . Os edifícios da cidade imperial e os remanescentes da zona arqueológica 18 Hoang Di'you são a expressão de uma cultura original do Sudeste Asiático, típica do vale inferior do Rio Vermelho, na intersecção de influências vindas da China, no norte, e do antigo Vale Champa no sul;

- Cidade Imperial de Ho

🌏Localização : Thanh Hoa

A dinastia Ho construiu no século 14 , seguindo os princípios do feng shui, sendo um testemunho do florescimento do neoconucionismo no final do século 14 no Vietnã e sua expansão para outras áreas do leste da Ásia . A cidadela está localizada com um eixo que toca as montanhas Tuong Song e Don Son em uma planície entre os rios Ma e Buoi ;

- Complexo de Paisagens de Tràng An

🌏 Localização : Ninh Binh

Localizada na margem sul do Delta do Rio Vermelho e formada por um maciço de picos , a espetacular paisagem de Trang An é submersa por vários vales, parcialmente submersa pelas águas . As explorações realizadas em algumas das mais altas cavernas que alinham este local permitiram descobrir restos arqueológicos de atividades humanas que datam de cerca de 30.000 anos atrás. Esses vestígios são uma prova da ocupação deste maciço montanhoso por grupos de caçadores coletores , bem como sua adaptação às mudanças climáticas e ambientais . O local também abrange a cidade de Hoa Lu, a antiga capital do Vietnã nos séculos 10 e 11 , e uma série de templos , pagodas , paisagens de arroz , aldeias e locais sagrados.










Quando ir ?

Quando viajar para Ásia , não ignore o fator climático .

Melhor fazer os seus passeios feliz e suada , do que não poder sair por causa das fortes chuvas e alagamentos .

O clima no Vietnã é muito instável , e úmido .

*** Evite de ir de Setembro a Dezembro, que é o período das Monções (fenômeno que acomete todo Sudeste Asiático) !!!

Nas regiões Norte e Sul do Vietnã , o período de chuva vai de Maio a Outubro . Já o seco é de Novembro a Abril , que aliás também coincide com a melhor época para visitar a Tailândia .

Na região central , o clima é totalmente diferente . As chuvas de monções começam no final de Agosto e vão até Dezembro.

Mas, em geral o mês menos chuvoso é Abril.





Quanto tempo ?

Para planejar quanto tempo você vai ficar , recomendo já procurar os locais do seu interesse ...

O Vietnã é um país longo e estreito , e de fácil deslocamento horizontal , mas com longas distâncias a serem percorridas de uma ponta a outra . É exatamente nesse sentido que o roteiro ideal pelo Vietnã deve ser montado : de Norte a Sul ou de Sul ao Norte.

O meu roteiro foi de 10 dias :

✔️ Norte : Hanói - 2 noites , incluindo 1 noite em um cruzeiro em Halong Bay.

** No caminho para Hanói , passamos em Cu Chi Tunnels (os famosos túneis utilizados pelos guerrilheiros vietnamitas durante a guerra) e visitamos o Delta do rio Mekong , passeiando pelas comunidades locais .

Caso opte por visitar Sapa - região montanhosa na fronteira com a China , famosa pelos coloridos povoados locais, acrescente mais 2 dias ;

✔️ Centro : Hoi An - 2 noites , Hue - 2 noites ;

✔️ Sul: Ho Chi Minh City – antiga Saigon (2 noites) .


Entretanto, vale lembrar , que ainda tem muito mais para se ver :

Mui Ne - Dunas - Fica a 200 km de Ho Chi Minh , e possui dunas brancas e vermelhas , “vales encantados” e praias ! Tudo é bem perto e uma noite é o suficiente ;

Da Lat - um pedacinho da França - Com clima ameno das montanhas e arquitetura francesa (com direito a uma réplica da Torre Eiffel . Muitos casais em lua-de-mel visitam a cidade para aproveitar o “frio” de 20ºC . Lagos com pedalinhos , teleféricos e uma feirinha noturna dão ainda mais romantismo ao lugar . Duas noites são suficientes;

Nha Trang - Praias - balneário mais famoso do Vietnã não deixa nada a desejar para as praias mais famosas do Sudeste Asiático. Além da paisagem paradisíaca, há também um belo calçadão e hotéis e resorts a preços convidativos. Separe pelo menos duas noites para relaxar na cidade;

Phu Quoc - Mergulho - ilha banhada pelo Golfo da Tailândia , perto do litoral do Camboja . O governo incentiva a visitação isentando os turistas de visto – desde que você não vá para outro lugar no país . Quem gosta da sensação de exclusividade deve separar pelo menos 3 dias para curtir a ilha e até mesmo fazer cursos de mergulho !











Como chegar ?

Não há vôos diretos entre o Brasil e o Vietnã .

O jeito mais fácil é fazer 1 conexão na Europa , ou em países árabes ou na Ásia....

Voar para um dos hubs aéreos da região (Singapura , Bangkok ou Kuala Lumpur), passar 2 ou 3 dias visitando a cidade e , depois pegar um vôo barato regional para o Vietnã , com a Air Asia ,VietJet Air , JetStar , Vietnam Airlines (essa não é low cost ,é a principal cia aérea do país) , por exemplo , é uma boa opção .

Vôos de Bangkok para Hanói e Ho Chi Minh duram em torno de 1h30 e costumam ter preços bem razoáveis , mesmo sendo comprados de última hora .

Você pode escolher voar para 2 destinos : Hanoi (HAN) ou Ho Chi Minh City / Saigon (SGN).

Companhias que fazem Brasil - Vietnã com apenas 1 parada :

Air France (conexão em Paris);

Emirates (conexão em Dubai) ;

Etihad (conexão em Abu Dhabi) ;

Qatar (conexão em Doha) ;

Turkish Airlines (conexão em Istambul) ;

United (conexão em Newark, perto de NYC) ;

Vôos com 2 conexões costumam ser mais baratos nesse trecho .






Visto - Necessário aos Brasileiros !!

As regras sempre mudam , portanto deixarei o link da Embaixada do Brasil em Hanói como forma de consulta , já que o site deverá ser mantido atualizado .

http://hanoi.itamaraty.gov.br/pt-br/alerta_aos_viajantes.xml

Pode ser feiro na Embaixada do Vietnã em Brasília , ou também existe a alternativa de obter o visto na chegada , se a sua entrada no país for feita por um dos aeroportos internacionais .

Mas , para isso é necessário solicitar uma carta de pré-aprovação , providenciado por agências . A maioria das embaixadas indica o site da Vietnam E-Visa . Depois de preencher o formulário disponível e efetuar o pagamento (a partir de US$ 19, dependendo do tipo de visto), aguarde pelo envio da Carta de Aprovação (Approval letter) para o seu e-mail . Essa carta deverá ser apresentada na chegada ao Vietnã – num balcão identificado como Landing Visa Counter , acompanhada de 2 fotos 5×7 ou 4×6 . Também será necessário pagar a taxa de carimbo (US$ 25 em dinheiro).

*** Lembre -se : O visto pode ser tirado no aeroporto ( VISA ON ARRIVAL ) , mas para isso é necessário já ter a "Aproval Letter "( carta de aprovação ) .










Vacinas :

O Vietnã não exige , até o momento , o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) , ou seja, não exige nenhuma vacina , nem contra a febre amarela !

Mas , se você for passar em outros países asiáticos leve o CIVP , fornecido pela Anvisa !!!







Moeda : Dong Vietnamita

Os vietnamitas são ótimos negociadores , mas não se acanhe , use seu charme e barguanhe !

Turistas costumam pagar o dobro do valor normal , então fique esperto !

A troca das moedas podem ser feitas em casas de cambios ou nos hotéis . Dependendo dos locais não aceitam cartões de crédito, só dinheiro em espécie .




Língua :

A língua oficial é o vietnamita e raras vezes o mandarim , mas não se preocupe.... Assim como a maioria dos lugares, eles estão acostumados com turistas e mesmo não falando o inglês fluentemente , um pouco de mímica e aplicativos de tradução são o suficiente.






Hotelaria

Existem diversas opções para todos os bolsos e gostos .

Seguem algumas opções :

🏨 Hanoi

- Legacy Hotel – Hang Bac

Decoração um pouco extravagante , mas muito bem localizado . Excelente custo-benefício;

- Silk Path Boutique Hanoi ;

- Hanoi Pearl Hotel;

Fiquei hospedada no Hilton Hanoi .

🏨 Halong Bay - Baitho Junk ( barco de junco ) com todo o conforto e pensão e atividades completas ;

🏨 SAPA – U Sapa Hotel .

🏨 Hoi An - Sunrise Hoian .

🏨 HUE – Pilgrimage Village ;

Indochine Palace ( foi o que me hospedei ) .

🏨 Saigon - New World Hotel ( muito bem localizado) .

🏨 PRAIAS – 3 regiões de praia que indico :

-PHU QUOC: uma ilhotinha no Golfo da Tailândia, perto do litoral do Camboja. Vários hotéis lindos aqui;

- NINH VAN BAY: próximo à cidade de Nha Trang, no centro-sul do país. É onde está o maravilhoooooso hotel Six Senses Ninh Van Bay;

- CON DAO: outra ilha no sul do Vietnã, a 1 hora de Ho Chi Minh City em vôo direto. Mais um hotel belíssimo da rede Six Senses fica por lá: Six Senses Con Dao.Maravilhoso !!!









Tomadas

Voltagem 220 W

Sempre leve um adaptador universal , pois as tomadas sempre são diferentes do nosso país de origem .

Normalmente as tomadas são do tipo C - pinos redondos . No sul pode-se também encontrar tomadas do tipo A (pinos achatados como nos EUA) .








Alimentação:

A comida no Vietnã é extremamente acessível e deliciosa . Se você tiver a oportunidade de viajar de norte ao sul , você vai sentir a diferença entre os sabores .

A gastronomia vietnamita é mais conhecida por seus ensopados , macarrão , vegetais , temperos e por ser predominantemente saudável .

O ARROZ , não é só a “base” da culinária vietnamita, mas sim a culinária praticamente por inteira !!! Tudo é feito de arroz - Noodles de arroz , arroz no vapor , arroz frito , papel de arroz , vinho de arroz… Arroz, arroz, arroz!!!!

Sem falar que a imagem típica do Vietnã é das plantações de ARROZ !!!

E para acompanhar o arroz , servem vegetais , temperos e alguma carne ( bovina , frango , porco , peixes ,ou frutos do mar), tudo com muito molho .

Usa- se muito capim limão (lemongrass) , gengibre , menta e chili . No Vietnã a comida NÃO é apimentada .

Não deixe de provar :

- Spring Roll (Goi Cuon) : Rolinhos Primavera - rolinhos de salada e porco/camarão . Podem ser fritos ou , crus e frios. Vem embrulhado em uma folha de arroz , acompanhado de um molho de amendoim ;

- Pho : a sopa que eles tomam em todas as refeições . É um caldo de carne/frango/porco, que vem com noodles (macarrão ) e vegetais dentro . Servido com folhas de hortelã , capim limão e broto de feijão ;

- Dumplings ou Ravioles Vietnamitas (Banh Bot Loc) : parececom o won ton ( comida asiática ) . É uma empanadinha feita de farinha de tapioca , recheada com alguma carne . Vi muito de camarão com porco.

- Panquecas (Banh Cuon) : parecem um omelete , feitas de farinha de arroz recheadas de carne moída de porco e cogumelos , acompanhadas de um molho de peixe , com vegetais e enroladas no papel de arroz ;

- Salada : de fios de manga , papaya e pepinos com fish sauce (caldo de peixe), folhas verdes e alguma proteína (camarão, frango ou porco).

- Baguette (Banh Mi) : Como o Vietnã foi dominado pela França durante muito tempo , a influência é forte , e eles fazem baguetes . Os recheios variam , com muitos vegetais , patê e uma carne.

- Fish sauce (molho de peixe) usa- se em todos os pratos !

- Café vietnamita : Eles trocam o leite + açúcar por LEITE CONDENSADO ! Toma-se quente ou gelado .

- Banh Mi : sanduíche de baguete recheada com opção de proteína ( frango, carne bovina ou suína) , vegetais em conserva , molhos agridoces , coentro e outras ervas frescas ;

- Bun Cha : carne de porco grelhado servido com um ensopado de peixe , ervas, vegetais frescos e macarrão de arroz ;


** Dicas :

- Cha Ca La Vong - Restaurante

Fica no Old Quarter em Hanói , é super simples,mas é recomendado por vários guias e revistas de viagem conceituadas (Travel+Leisure, Condé Nast Traveller, NY Times…), serve apenas 1 prato, o que dá nome ao restaurante (e também à rua em que está localizado) : o “Cha Ca” – um peixe grelhado servido em uma panelinha com vegetais . Endereço: 14 Cha Ca, Hoan Kiem.


- Pho 24 (Templo da Literatura – 61 Van Mieu) . Existem diversas lojinhas dessa rede .

Servem o pho (prato mais típico do Vietnã: uma sopa com noodles de arroz e alguma carne) . Fica ao lado do Templo da Literatura. Endereço: 61 Van Mieu, Dong Da.












Fuso Horário : GMT +7

Ou seja, em relação ao Brasil , estão adiantados +10h.










Compras :

Além dos souvenirs tradicionais , outras boas opções de lembranças são :

- Chapéu (Nón Là ) - Usado por todo vietnamita (em maior número nas zonas afastadas dos grandes centros urbanos) . Protege do sol (o ideal de beleza lá é pele branca) e da chuva . É super leve e confortável ;

- Bambu – material versátil usado em utensílios de cozinha , paredes , tetos , armas (na época das guerras) , embarcações , chapéus e muito mais .

- Incensos ;

- Quadros feitos com casca de ovos , ou madrepérola .

- Porcelana .

** Em Hoi An existem diversas alfaiatarias que produzem ternos de qualidade mundialmente reconhecida .












Indicações e Contra Indicações

No geral não tem contra indicações ... tirando obviamente o tempo de vôo , partindo do Brasil .







O que levar na mala ?


A vantagem é que você pode usar e abusar de roupas curtas e frescas – não há censura ;

Sapatos confortáveis .

Leve kit de proteção solar : protetor solar , óculos de sol e boné/chapéu .







Veja outros posts sobre o Vietnã :


✔️ Halong Bay : o cartão postal do Vietnã

https://www.cliktrip.com.br/post/t%C3%BAneis-de-cu-chi-t%C3%BAneis-da-guerra-do-vietn%C3%A3


✔️ Tunéis de Cu Chi : Tunéis da guerra do Vietnã

https://www.cliktrip.com.br/post/t%C3%BAneis-de-cu-chi-t%C3%BAneis-da-guerra-do-vietn%C3%A3


✔️ Hanói das tradições as modernidades !

https://www.cliktrip.com.br/post/han%C3%B3i-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-as-modernidades


✔️Antiga Saigon da guerra , atual Ho Chi Minh das tradições milenares

https://www.cliktrip.com.br/post/antiga-saigon-da-guerra-atual-ho-chi-minh-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-milenares


✔️Hoi An - A Cidade das Lanternas

https://www.cliktrip.com.br/post/hoi-an-a-cidade-das-lanternas