• Patricia Viciana

Hoi An - A Cidade das Lanternas !!



Quer fugir do caos frenético das grandes cidades do Vietnã ?

Esse é o destino certo - Hoi An - Meca da gastronomia , do artesanato, dos tecidos e das alfaiatarias ( heranças da época em que foi um importante porto comercial ).

Conhecida por ser a Cidade das Lanternas , foi eleita como o principal destino para Lua de Mel , a luz das lanternas criam um cenário todo especial e romântico .

Quase na foz do Rio Thu Bon , a cidade ainda mantém um clima tranquilo de antigamente , com o mesmo traçado urbano de mais de 2000 anos de história . Andar pelas ruas de Hoi An é como voltar no tempo , na época em que o Vietnã era apenas um braço da grande Indochina francesa . Com uma rica fusão de estilos e culturas nota-se fortes traços coloniais com os Casarões amarelos se postam lado a lado entre ruas de paralelepípedo , guardando jóias que tanto podem ser um pequeno bistrô francês ou uma galeria de arte . Lanternas coloridas se espalham e iluminam essa pequena cidade que já entrou para a Lista de patrimônio Mundial da Unesco. Uma vez por mês , por algumas horas , as luzes da cidade são apagadas e as lanternas servem como única fonte de iluminação , enquanto no rio Thu Bon pequenos barcos de papel iluminados a vela , carregam pedidos dos turistas e visitantes .

As lanternas , na sua maioria são vermelhas , que significa alegria e lealdade na cultura vietnamita .








Localização : Vietnã - Ásia

Hoi An fica mais ou menos no centro do país , a 780 km de Hanoi e 850 km de Ho Chi Minh City, e é geralmente conjugada com uma visita a Hue, a 130 km. O aeroporto na cidade próxima é o de Danang , a 30 km de distância .

Por terra, o melhor jeito de transitar pelas cidades vietnamitas é com os ônibus – a maioria deles tem camas ou bancos que deitam completamente, de boa pra viajar longas distâncias.

Nesse centro histórico, carros e motos estão proibidos de circular , por isso, os passeios são a pé ou de bicicleta . Outra opção popular são os “pedicabs” ou “rickshaws”, aqueles táxis em bicicletas bem comuns no Sudeste Asiático.



História :

A cidade é uma mistura vietnamita , chinesa e japonesa da época que foi o mais importante porto comercial do Sudeste Asiático , entre os séculos 17 e 19 . É a cidade mais diferente do Vietnã , que mesmo sendo minúscula , reúne templos , pagodas , e casas antigas . Essa diversidade e a preservação durante a guerra foi o que a fez ser reconhecida em 1999 pela UNESCO como Patrimônio Mundial . E não é parar menos , tudo em Hoi An parece histórico , mais do que qualquer outra cidade vietnamita .

No passado , Hoi An foi um importante porto comercial do Sudeste Asiático , responsável pela mistura de estilos : vietnamitas , chineses , indianos , japoneses , franceses… Tudo junto e misturado , formando algo surpreendente.

Essa glória toda durou até o Século 19 , quando o Rio Thu Bon (Cai River), que ligava Hoi An ao mar , sofreu um assoreamento e se tornou muito raso para a navegação .

E então , a vizinha Da Nang, começou a tomar o lugar de Hoi An . Em 1916 , uma ferrovia que ligava as 2 cidades foi destruída por uma tempestade , e nunca foi reconstruída . Esse era o “fim definitivo” de Hoi An . As pessoas se foram, os imóveis foram abandonados , e Hoi An permaneceu praticamente intacta por dezenas e dezenas de anos .







Taxa de visitação do Centro Histórico

O centro histórico de Hoi An é “ fechado ” e para entrar é preciso pagar . A taxa custa cerca de U$6 e serve para todo o seu período na cidade . Além disso , no preço está incluída a entrada a algumas atrações pagas como museus , templos , casas , shows folclóricos , etc .






O que fazer em Hoi An ?

As distâncias são curtas , ou seja , se quiser pode conhecer tudo a pé ou de bicicleta ...

Para entrar em museus e pagodás existe um bilhete único que dá entrada em todos os lugares . O valor vale a pena .


🇻🇳 Hoi An Ancient Town - Centro Histórico

Caminhe sem rumo pela cidade !!

Comece o passeio cedinho , pois os turistas costumam lotar a cidade a partir das 10h da manhã , e indo embora por volta das 18h . Dessa forma você conseguirá tirar várias fotos sem ninguém .... Carros estão proibidos de circular , e motos também em boa parte do dia. Portanto , aqui é o único lugar do Vietnã que você pode andar na rua sem medo de ser atropelado !!

Não deixe de passear pelas ruas e ruelas a noite … As lanternas ficam todas ligadas . É mágico!!!



- Japanese Covered Bridge (Cau Nhat Ban) - A Ponte Japonesa - Principal atração de Hoi An , símbolo da cidade . Construída em madeira e pedra , tem telhado avermelhado e azulejos cinza . O telhado ainda é decorado por esculturas em madeira . O interior é feito de madeira , decorado com artesanato típico de Hoi An , as lanternas . Ambas as extremidades da ponte japonesa são protegidos pelos guardiões cachorro e macaco.

Foi construída no início do Século 17 pelos comerciantes japoneses , que viviam de um lado da ponte , para uni-los aos comerciantes chineses , do outro lado . Verdadeiro símbolo de amizade entre os 2 povos . A ponte é toda em madeira e possui um templo dentro. De um lado há um par de estátuas de macacos e do outro lado um par de estátuas de cachorros. Dizem que é porque a ponte começou a ser construída no ano do macaco e terminou no ano do cachorro .

Segundo a lenda , havia um monstro gigantesco - tão grande que sua cabeça estava na Índia , seu corpo no Vietnã e sua calda alcançava o Japão - que provocava terremotos e enchentes quando se movia . Em 1590 , a ponte (que uniu as partes japonesa e chinesa da cidade) teria sido construída na parte mais vulnerável do monstro , o que o teria matado . Os habitantes da cidade sentiram pena da criatura e construíram um pequeno templo no meio da ponte em sua homenagem .




- Phuoc Kien Assembly Hall - Templo dedicado a Thien Hau , a deusa do mar e protetora dos marinheiros . Além de ser todo ornamentado , tem o telhado verde , e as paredes do templo são cor de rosa , com azulejos de flor , e os incensos em espiral no teto. Foi construído pelo povo FUJIAN , maior grupo étnico chinês em Hoi An naquele período (foi fundada em 1690) .




- Trung Hoa Assembly Hall ou Duong Thuong Assembly Hall - um dos templos mais antigos de Hoi An . Fica quase em frente ao mercado de Hoi An. Suas paredes azuis , janelas verdes e portas vermelhas , com detalhes dourados entalhados em madeira , chamam a atenção . A entrada é gratuita .






- A casa Tan Ky : Uma das casas antigas mais bem preservadas da cidade . A parte de cima da casa ainda serve de residência para a 7º geração de uma família de comerciantes que construiu e batizou a casa . Tan Ky significa “Loja do progresso”, fazendo alusão aos negócios da família . A casa é decorada com fotos antigas , um pequeno templo budista e muitos elementos chineses , preservando a arquitetura tradicional do século 17.



Pequeno "altar".

Nessa foto observa-se fitas amarelas na madeira , que marcam o nível das águas durante as inundações da cidade , ano após ano .


- Mercado Central : frutas , legumes , carnes , peixes , temperos , produtos frescos e industrializados… além de inúmeros chapéus vietnamitas .




- Show de dança folclórica : atração incluída no ingresso de entrada na cidade , que vale a pena . O show acontece no Hoi An Art Craft Manufactoring Workshop and Traditional Art Performance (9 Nguyen Thái Hoc) , diariamente às 10:15 e 15:15 . Checar os horários , pois podem ser alterados .



- Produção de seda : apresentam aos clientes o método de produção (do nascimento do bicho , passando pela produção da seda e finalizando no tecido pronto ). Existem centenas de lojas que vendem seda puríssima !





- Aula de culinária na Red Bridge Cooking School - aprenda com chefs

locais a preparar verdadeiras delicías . Custa U$ 32 por pessoa . Você pode comprar o ingresso pelo site ou no seu hotel .


- Passeio de bicicleta : praia e campos de arroz

Existem 2 praias muito próximas a Hoi An : An Bang e Cua Dai . As praias não tem nada demais , mas vale para um descanso . Alugue 1 bicicleta (U$2 o dia) e pedale cerca de 30 minutos para chegar . No meio do caminho veja as plantações de arroz e , às vezes , os búfalos .




- Massagem tradicional vietnamita - A massagem vietnamita é mais suave e utiliza óleos . Vários spas dos hotéis oferecem também para não hóspedes . Experimente foot massages (massagem nos pés) .





- Night Market - comum em várias cidades asiáticas o mercado noturno . O de Hoi An fica do lado oposto à cidade histórica (ou seja , na outra margem do rio ). Compre souvenirs a vontade . Mas , se não esqueça de pechinchar !!! TUDO é negociável !!!




- Colocar velinhas no rio e fazer um pedido - Ao anoitecer , surgem vendedores de velas (U$ 1 dólar) . Faça um pedido ,e coloque sua vela no rio .



- Passeio norturno em barco a remo - Passeio romântico que dura por volta de 15 - 20 minutos (U$ 6 ) . O trajeto do rio fica todo iluminado pelas velas , além da cidade estar toda iluminada pelas lanternas . Mágico !




- Marble Mountains e Santuário My Son - Próximos de Hoi An .

A Marble Mountains , fica em Da Nang , e é uma montanha com cavernas e templos .

O Santuário My Son ( a pronúncia é Mi Son) é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e fica a 50km de Hoi An , podendo ser comparável com os templos do Camboja . É um templo hindu , considerado o mais longo sítio de exploração arqueológica da Indochina . Parte do templo de My Son foi destruído por bombas durante a Guerra do Vietnã , mas algumas colunas e torres ainda resistem . O jeito mais fácil de ir é de taxi , scooter ou contratando um tour de uma agência local .




- Praias de Hoi An - Com água cristalina , areia clara e o clima agradável são perfeitas para os turistas.




- Pescadores e os barcos - são o cartão postal da cidade . A principal atividade de Hoi An é a pesca , tanto no rio, como no mar !

Os thung chai são barcos redondos comuns nas praias da cidade

e podem ser usados pelos turistas que queiram fazer um passeio .









- Museu da Cultura SA HUYNH - guarda uma coleção de vasos funerários de mais de 2000 anos de idade .


- PHUNG HUNG HOUSE - Foi residência durante mais de 8 gerações de uma das famílias mais ricas de Hoi An .



- Assembléia Municipal QUANG DONG -construída em 1786 por mercadores e marinheiros . Seu exterior parece um templo .







Como chegar a Hoi An ?

Hoi An não tem aeroporto , mas a cidade vizinha , DA NANG, tem e está a apenas 30km de distância . Portanto , o jeito mais fácil é voar para Da Nang (DAD) e lá pegar um taxi ou transfer para seu hotel em Hoi An .

Voar pelo Vietnã é bem barato , e mais rápido do que ir por terra. Use as companhias Vietnamitas .

VietJet Air , JetStar , e Vietnam Airlines , que é a principal companhia aérea do país e não é low cost , mas opera todos os trechos.

Para quem vem do Norte ou do Sul do Vietnã também é possível chegar a Hoi An de ônibus . Muita gente viaja desse jeito por ser bem baixo o custo , mas as estradas e o trânsito no Vietnã não são dos melhores , podendo levar muitas horas para chegar ao destino final .

Ao comprar um Open Bus Ticket , te dá direito a viajar do norte ao sul do país , com o número de paradas que você escolher (o valor do bilhete varia entre $15 e $45 dólares dependendo do número de paradas que você fizer) . Você pode ficar em cada cidade o número de dias que quiser , e é só avisar a companhia (geralmente seu hotel/hostel faz isso para você) um dia antes da data de partida para reservar seu lugar no ônibus. Compre seu bilhete do Open Bus no Vietnã, e não se esqueça de pechinchar.


Trem :

Partindo de Hue , pode-se pegar um trem para Da Nang ....



**Dica :

Viajar dentro de Vietnã , de ônibus , trem ou avião é relativamente fácil e barato . Suas alternativas para chegar em Hoi An dependem de onde você estiver. As longas distâncias de ônibus não compensam .

Mas , sem dúvida o melhor custo - benefício , é pegar um vôo de apenas 1h15 por menos de 30 dólares .


Moto : Você pode tanto pegar uma moto para pilotar , ou ir na garupa de um motorista mais experiente . Os Easy Riders (empresa que faz este serviço) são populares na viagem entre Hue e Hoi An.


Tempo de Viagem até Hoi An

- Partindo de Hanoi:

De avião : 1 h20 min

Ônibus Noturno : 16 h

Trem : 16 h

- Partindo de Hue:

3 - 4 h de carro, moto ou ônibus ;

2,5 h de trem até Da Nang

- Partindo de Ho chi Minh:

De avião : 1h20 min

Trem : 17 h


Como se locomover em Hoi An ?

Tudo é bem próximo .

Vá a pé ou alugue uma bicicleta . A maioria dos hotéis e hostels oferecem Bikes por U$1/dia . Ou se preferir alugue uma moto , mas não esqueça que as motocas não entram no centro antigo . Para visitar lugares mais longe como a praia , a saída é a moto taxi .







Hotéis :

A melhor localidade para se hospedar é na Old Town - Centro histórico e mediações , pois

a maior parte das atrações turísticas de Hoi An está concentrada nessa área e tem - se a facilidade de fazer tudo a pé . Mas , fique atento pois no centrinho a hotelaria é bem limitada .

- Na Old Town , recomendo : Anantara Hoi An Resort , Little Hoi An Boutique Hotel , Vinh Hung Heritage Hotel , e Hoi An Dream City Hotel .

- Entre a Praia de Cua Dau e o centro histórico : Hoi An Country Side

Essa é a região mais barata da cidade , uma faixa de uns 4-5 Km repleta de opções baratas de hospedagem .

- Na Praia (Cua Dai Beach An Bang Beach & The Danang Beach) - As praias de Hoi An não são as mais lindas do sudeste asiático . É bom para quem busca uma alternativa mais isolada para curtir as férias. Esteja disposto a pedalar BASTANTE ou cacifar táxi para ir e vir (os melhores hotéis oferecem serviço de shuttle leva - e - traz).

Ficamos no Sunrise Premium Resort & Spa Hoi An






Quanto tempo ?

3 dias inteiros em Hoi An dá para curtir a cidade com calma e fazer tudo com tranquilidade . Mas se você estiver com o tempo um pouco mais corrido, 2 dias inteiros são suficientes para conhecer bem a cidade.




Guia:

Acho importatnte ter um guia para saber detalhes de toda a história local . No local onde se paga a taxa para entrar no Centro Histórico pode- se contratar o serviço.





Wi-Fi : Hoi An tem free wifi !!!









Alimentação :


As comidas do Vietnã são menos apimentadas e mais salgadas do que no resto da Ásia . O prato mais conhecido é a sopa de noodles , mas em Hoi An existe uma sopa mais temperada chamada Cao Lau .

A cerveja também é muito barata . Experimente a Viet A Beer e a Pint .

Por ter herança Francesa , facilmente pode - se encontrar baguete ! 😋

No BANH MI PHUONG , prove a “Banh Mi”que é uma baguete recheiada com frango , cenoura , pepino , carnes , molhos e afins . Nesse lugar o chef e apresentador de TV , Antony Bordain , elegeu a melhor “banh mi” do mundo !!!

No Mia Coffee , prove blends autênticos de grãos selecionadíssimos do afamado café vietnamita , com uma barista local que só usa matéria-prima colhida manualmente , acompanhado de 1 bolo de cenoura ou chocolate . Ah , e ainda dá pra levar saquinhos de café pra casa , o melhor souvenir vietnamita .

Chez Marcel - Pratos vietnamitas e franceses , para todos os gostos . Ele fica na rua onde estão concentrados os melhores restaurantes da cidade ( na rua Nguyen Thai Hoc).

Endereço : 112 Nguyen Thai Hoc

Vys Market - estilo de self service , que serve todos os pratos da culinária vietnamita , pagando um preço único .

Endereço: 3 Nguyen Hoang Street (próximo ao Night Market)

Não deixe de ir ao Herbs And Spices em sua visita a Hoi An e se deliciar com o famoso matcha verde com crème brûlée , além de outros pratos asiáticos maravilhosos servidos por lá . Se você deseja ter uma experiência completa, participe da aula de culinária oferecida pelo estabelecimento, com o chef de cozinha da casa. Você não vai se arrepender !










Compras :

Hoi An foi uma cidade de grande importância na área têxtil e as ruas da cidade são lotadas de lojas com alfaiates que fazem roupas sob medida . São vários tailors (alfaiates) espalhados pela cidade com valores abaixo de R$100 e caimento perfeito , verdadeiras réplicas de marcas famosas.

O mais sofisticado é o Yaly, que tem vários show-rooms pela cidade , mas há lojas mais baratas como a A Dong Silk , a Thu Thuy e o B’Lan Silk .

Mas, leve em conta ....

Tenha pelo menos 3 dias disponíveis . Em 1 dia os alfaiates conseguem fazer , mas o acabamento não será o mesmo.

Explique exatamente o que você quer ( com paciência ) ;Seja o mais específico possível , se lembrar leve até uma foto do modelo . Ou se você já tem o vestido/terno que fica bem em você , leve para que seja copiem exatamente suas medidas .

Quanto mais a qualidade , mais caro vai ser . Mesmo assim , sai mais barato do que comprar numa loja de marca .

Experimente a roupa na loja. É difícil acertar os ajustes e acabamentos de primeira . Talvez você precise voltar mais de uma vez até ficar perfeito.


No Mercado Noturno ( do outro lado do rio do centro histórico) , compre lanternas de seda lindas e coloridas além de comidinhas , roupas , bijuterias e souvernis . Não esqueça de comprar café em pó ou grãos . São deliciosos

souvenirs !





Conheça mais sobre o Vietnã , explore !


✔️Vietnã e seus encantos : Comer , Rezar , Amar e Planejar sua Viagem https://www.cliktrip.com.br/post/vietn%C3%A3-e-seus-encantos-comer-rezar-amar-e-planejar-sua-viagem


✔️Hanoy : O cartão postal do Vietnã

https://www.cliktrip.com.br/post/halong-bay-cart%C3%A3o-postal-do-vietn%C3%A3


✔️Túneis de Cu Chi : os túneis da Guerra do Vietnã

https://www.cliktrip.com.br/post/t%C3%BAneis-de-cu-chi-t%C3%BAneis-da-guerra-do-vietn%C3%A3


✔️Hanói das tradições as modernidades !

https://www.cliktrip.com.br/post/han%C3%B3i-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-as-modernidades


✔️Antiga Saigon da guerra, atual Ho Chi Minh das tradições milenares

https://www.cliktrip.com.br/post/antiga-saigon-da-guerra-atual-ho-chi-minh-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-milenares