• Patricia Viciana

Halong Bay - cartão postal do Vietnã !

Atualizado: Mar 10




Simplesmente mágico e fascinante !!!

Não foi a toa que a Unesco declarou esse lugar como Patrimônio da Humanidade ....

Halong Bay é uma baía formada por cerca de 2 mil ilhotas de calcário , cobertas de vegetação , que se espalham por cerca de 120 quilômetros de costa , banhadas por um mar cor esmeralda de encher os olhos !!!

Poucas ilhas são habitadas , e são praticamente intocadas pelos homens ! Algumas escondem praias , grutas e cavernas, além de pequenas vilas flutuantes de pescadores . O local se tornou Patrimônio Mundial da Unesco em 1993 , incentivando uma maior preservação ambiental .




Localização : Vietnã ( Ásia )

Ao chegar ao porto de Bai Chay , que é principal entrada da exuberante Baía de Halong (ou Ha Long Bay) , é como cruzar um portal para um novo mundo .













História :


Segundo a lenda , esta orla banhada pelas águas verde esmeralda do Mar da China Meridional teria sido criada por um dragão . De vez em quando , uma névoa de formas curiosas recobre as ilhas , emprestando ao lugar um ar misterioso que reforça sua aura mística .

O nome da baía significa algo como “O Dragão que Desceu” . A população do local conta que há muito tempo, houve uma invasão dos chineses na tentativa de conquistar o território . Durante esse período, os moradores rezaram para seus Deuses, que prometeram enviar ajuda dos céus: uma família de dragões para proteger a região dos inimigos.

A mãe dragão teria então soltado inúmeras pérolas e jades pela boca , para conter os invasores . Essas pedras se transformaram em montanhas e , diante daquela maravilha, a mãe dos dragões decidiu não mais voltar para o céu , ficando com sua família em Halong Bay .

Um passeio de barco de junco (barco a vela típico) , permite explorar as formações geológicas que surgem no mar , criando outros cenários fantásticos , como a gruta de Thien Cung , cheia de estalactites . Além da natureza , a cultura fascina... as comunidades flutuantes tem um rico passado , que remontam ao período anterior à ocupação chinesa .





Como chegar em Halong Bay ?

Partindo de Hanói é a melhor forma de chegar a Halong Bay com tranquilidade e segurança . A cidade fica a cerca de 160 km da Halong Bay, percurso que, em média, é feito em 4 horas . Várias empresas realizam excursões variadas , que no geral incluem o traslado de ida e volta entre a capital e a baía .

Pode-se fazer um Bate Volta partindo de Hanói - em média são 8h do seu dia só nesse translado para Halong Bay – o que vai deixar o seu dia extremamente corrido . Então, não recomendo essa opção !

O ideal é dormir 1 ou 2 noites a bordo do barco de junco . Passar a noite em Halong Bay em um tradicional barco vietnamita/chinês , conhecidos como Junk , é a forma mais comum de conhecer a região .

Hospedar-se em terra firme : existem opções de ficar próximo aos locais de onde partem os barcos (Halong City) e até mesmo em uma ilha chamada Cat Ba , dentro da própria baía .





Como escolher o melhor cruzeiro?

No geral , os barcos incluem o traslado de ida e volta a partir de Hanói, todas as refeições com bebidas pagas a parte , quartos privados com banheiro e diversas paradas ao longo do passeio para conhecer as particularidades da baía , como cavernas , praias e mirantes.



Os preços e serviços são variados , e o desafio é justamente encontrar um meio termo entre preço e qualidade, já que sua experiência em Halong Bay estará totalmente ligada com o cruzeiro , pois boa parte do passeio é dentro dele . Por isso é importante acertar na escolha !!

O Glory Legend Cruise , Baitho Junk foram bastante indicados .

No meu pacote estava incluso : traslado a partir de Hanói , hospedagem no barco , café da manhã , almoço , jantar, dentre outras atividades .

As acomodações são ótimas. Os quartos são confortáveis , não são grandes, com uma bela decoração rústica em madeira , banheiro privativo , ar condicionado , Wi -fi e vista para o mar .

Existem outras opções de cruzeiro em Halong Bay que variam de preço :

Rosa Cruise - versão mais econômica ;

Paradise Luxury Cruise - barco um pouco mais luxuoso .







Se for por conta própria , as opções mais baratas são ônibus e trem .

Você pode pegar o ônibus na estação Gia Lam para a parada Mien Tay , em Bai Chay (Halong city) . O mais difícil é a comunicação !! Ninguém fala inglês ou outra língua estrangeira nessa região ...


De trem embarque na estação de Gia Lam , e desça na estação de trem de Halong, que fica a uns 4 quilômetros do cais turístico de Bai Chay, de onde você pode pegar um barco para ir à ilha Cat Ba.

Se você fizer passeios avulsos pela baía, existem vários vendedores que chegam a lateral dos barcos vendendo frutas, água, biscoitos e até comida.

** Não se esqueça !!! Se fechar um cruzeiro , o translado de Hanói a Halong ( ida e volta ) já está incluso no preço.








O roteiro que todos os barcos fazem é praticamente o mesmo .

- Tuan Chau Island - ilha bem estruturada de onde partem os barcos . Possível andar de Jet Ski , fazer canoagem , pesca , escalada , etc;

- Luon Cave -melhor local para andar de caiaque . Essa caverna é uma espécie de túnel bem largo , mas muito baixo , que atravessa uma das ilhas de Halong Bay - Ti Top beach . Aproveite para fazer fotos !;




- Ti Top beach - É aqui que você terá a melhor visão de Halong Bay na viagem. Mas , esteja preparado !!! Suba ao mirante , e nem pense em quantos degraus você terá que subir.... A panorâmica garante o esforço !!! ;




- Luon Bo area - Local em meio a Halong Bay onde o navio ancora para passar a noite . Nesse período, pudemos fazer algumas atividades, como aprender a fazer os rolinhos vietnamitas, pescar lulas , entre outras ;


- Sung Sot Cave - Caverna cheia de estalactites e estalagmites , que impressionam . Jogo de luzes artificiais dão um toque futurístico ao local .

Fica na Ilha Bo Hon, onde ao descer do barco , você terá que subir cerca de 50 degraus até a boca da Caverna Sung Sot , que fica a apenas 25 metros acima do mar. A caverna tem 10 mil metros quadrados (que é o dobro do tamanho da Casa Branca , nos EUA ). A caverna tem 30 metros de altura e possui uma passagem de 500 metros (ótima notícia para os claustrofóbicos ).

A caverna é dividida em 2 camaras :

1º camara - conhecida como “Sala de Espera”- é vasta , adornada por estalagmites e estalactites e iluminada por luzes multicoloridas ;

2º camara - é conhecida como “Castelo Sereno”. É grande e imponente , com um teto extremamente alto e muitas formações rochosas interessantes que os moradores identificam comparando - as com animais devido as suas formas .

Sobre a Lenda da caverna Sung Sot , existe 1 formação rochosa que tem o formato de um cavalo com uma espada longa e está ligada à lenda de Thanh Giong ( Deus Gióng ) . Diz-se que Thanh Giong protegeu os habitantes locais derrotando agressores , demônios e espíritos malignos e, uma vez que seu trabalho foi concluído, ele voltou aos céus , deixando para trás um cavalo de pedra e uma espada para continuar a afastar quaisquer futuros agressores .

Entre as outras formações "reconhecíveis" na caverna Sung Sot estão mamutes , elefantes , focas , flores e até mesmo um general reunindo suas tropas .

Na saída da gruta , existe uma área aberta chamada “Jardim Real”, onde existe um lago tranquilo e belas figueiras . Alguns visitantes sortudos conseguem ver macacos em busca de frutas , o que cria ótimas oportunidades para fotos !

A caverna fica movimentada durante a alta temporada ( de junho a dezembro).












Indicações e Contra indicações :

Esse passeio requer algumas subidas e descidas de escadas , o que pode ser um pouco cansativo para quem não está preparado . É um dos pontos mais disputados por turistas em toda a Halong Bay , ou seja , é bastante cheio . Lá do alto também tem um mirante incrível!










Melhor época para visitar Halong Bay

A previsão do tempo é um fator que pesa bastante nessa viagem para Halong Bay .

De Setembro a Maio são os períodos considerados os ideais , porque o volume de chuva é menor .

Dentro desse período , Dezembro , Janeiro e Fevereiro são considerados os meses da alta estação . Então , os períodos com maior probabilidade de bom tempo – sem gastar muito por isso – são de Setembro a Novembro e de Março a Maio.

Muitos cruzeiros fazem ótimas ofertas no período das chuvas , e a economia pode chegar a 40% em relação a outras épocas do ano . Só fique atento ao período entre julho e agosto, quando pode haver tempestades . Em alguns casos pontuais, o passeio pode ser cancelado ou atrasado por conta do mau tempo.







Conheça mais sobre o Vietnã , explore :


✔️ Vietnã e seus encantos : Comer , Rezar , Amar e Planejar sua Viagem

https://www.cliktrip.com.br/post/vietn%C3%A3-e-seus-encantos-comer-rezar-amar-e-planejar-sua-viagem


✔️ Túneis de Cu Chi : Os túneis da Guerra do Vietnã

https://www.cliktrip.com.br/post/t%C3%BAneis-de-cu-chi-t%C3%BAneis-da-guerra-do-vietn%C3%A3


✔️Hanói das tradições as modernidades !

https://www.cliktrip.com.br/post/han%C3%B3i-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-as-modernidades


✔️Antiga Saigon da Guerra, atual Ho Chi Minh das tradições milenares

https://www.cliktrip.com.br/post/antiga-saigon-da-guerra-atual-ho-chi-minh-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-milenares


✔️Hoi An - A Cidade das Lanternas

https://www.cliktrip.com.br/post/hoi-an-a-cidade-das-lanternas