• Patricia Viciana

Rajastão - Cidade Rosa - Jaipur

Atualizado: Set 22



Localização : Índia

Rajastão é o maior estado da Índia , e sua capital é Jaipur . Faz fronteira com o Paquistão .
De Nova Delhi para Jaipur são 258km , 5 hrs de estrada , ou pode-se ir também de trem.


Jaipur recebeu o nome de “Cidade Rosa” , porque em 1876 o marajá Sawai Ram Singh ordenou pintar toda a cidade de rosa , e se mantém até hoje .

Jaipur tem muitos monumentos lindos e interessantes , incluindo diversos Palácios dos Marajás , misturados ao som de buzinas , trânsito caótico e aglomerado de pessoas .



Quanto tempo ?

2 dias inteiros são suficientes para visitar os principais pontos turísticos .


Ticket de visitação


Dicas de Passeios







Forte Amber ( Amber Fort ) - Lindíssimo e encantador - Imperdível !!!

No alto de uma montanha , fica o forte . Existem duas maneiras de subir até a construção , a pé ( caminhada longa com subidas ) ou no dorso de elefante . São cerca de 150 animais , que são “enfeitados” pelos seus tratadores . Altamente recomendável estar acompanhado de guia . Em 1592 , o marajá Raja Man Singh iniciou a construção do Palácio Amber , em cima de ruínas de um velho forte do século II . Com mesclas da arquitetura hindu - muçulmana , foi inteiramente construído em arenito vermelho e mármore branco . Só de muralhas possui 6 km de extensão .
A entrada é pela Suraj Pol ( Porta do Sol ) . No 2º pátio , está a sala de audiência pública - Diwan - i - Am , que tem fileiras duplas de colunas com capitel na forma de elefante .
Pela Ganesh Pol (Porta de Ganesh ) chega-se ao 3º pátio , onde ficavam os aposentos do marajá . A Zenana ( quartos das esposas e concubinas - harém ) rodeia todo o 4º pátio. Os quartos eram individuais e foram feitos de forma que o marajá pudesse visitar suas mulheres , sem que as outras soubessem ,haviam passagens secretas que interligavam ao quarto do marajá , preservando a harmonia entre elas.O mais impressionante neste Palácio é o Hall da Vitória ( Sala dos Espelhos ) , que tem as paredes e o teto incrustado de pequenos pedaços de espelhos , pedras semi - preciosas , e painéis de mármore branco , esculpidos em alto relevo com detalhes de flores e insetos . Ao se acender uma única vela nesta sala, o cômodo se transformava em um céu estrelado .Essa sala era usada para súditos especiais , ou chefes de estados em audiências privadas.Esse local foi usada para cenas de uma novela da Tv Globo - Caminho das Índias




Entrada do Forte Amber


Porta principal do Palácio


Ganesh na porta principal de acesso ao Palácio



Parte externa do forte



⬆️ Detalhe do capitel com cabeça de elefante


Eram jardins com fontes que levavam ao Harém


Harém


Hall da Vitória


Teto do Hall da Vitória


Detalhe do trabalho em mármore e as incrustações de pedras


Entalhe do mármore - flores e abelha


Passagem para o Harém



- Jantar Mantar - Observatório

Foi construído entre 1727 a 1734 , pelo marajá Jai Singh II . É um observatório astronômico , e metereológico ao ar livre , que tem relógios para medir o tempo , faz - se previsões de clima , eclipses , e até posições astrológicas de cada signo do zodíaco. Cenas da telenovela brasileira , Caminho das Índias , também foram gravadas nesse local.


Cartão Postal - foto de autor desconhecido






Chandra Mahal - Palácio da Cidade e Palácio dos Ventos - Hawa Mahal

Exemplo de arquitetura rajput - mongol , abrigou os governos desde a metade do século XVIII . 📸 É proibido fotografar seu interior . Ainda hoje abriga a Família Real , que perdeu o poder político , mas preserva o título e o status de nobreza . A fachada é conhecida como “Palácio dos Ventos” , tem 943 janelas , pelas quais o harém do imperador Sawai Pratap , observavam a rua , mantendo sua privacidade . As janelas também serviam para arejar o interior do palácio . Na entrada do Palácio estão em destaque 2 Vasos de prata , que são considerados os maiores do mundo , pesando 243 kg (cada ) . Esses vasos serviram para levar água sagrada do Rio Ganges ( 1182 litros ) para o imperador Madho Singh II , até Londres para uma audiência com o Rei Edward VII , no ano de 1901 .

*** Não deixe de olhar as portas que representam as estações do ano , são maravilhosas .


Entrada do Palácio




Vasos de prata


O vaso de prata é quase do meu tamanho !!! rsrsr


Janelas onde as mulheres "espiavam" a rua


Porta Verão - com pavões


Porta do Inverno


Porta da Primavera


Porta do Outono


- Fatephur Sikri - Cidade Abandonada de Akbar

O maior portão de entrada do mundo está nesse palácio . Conhecido como Bulund Darwasa , serviu para mostrar a magnificiência de Akbar , na vitória contra Gujarat . A cidade construída por Akbar em 1571 , para homenagear o “santo” sufi Salim Chishti . Como o imperador não conseguia ter herdeiros , foi procurar ajuda no vilarejo de Sikri . Ao concretizar a profecia iniciou a construção da cidade em arenito vermelho . Akbar foi o 3º imperador mongol . Era filho de Humayun (2 º imperador mongol ) , e neto de Babur ( 1º imperador mongol ) teve 3 herdeiros , e 3 esposas , sendo a 1º persa , a 2º esposa portuguesa e a 3º mulçumana . Akbar reinou com diplomacia de 1556 a 1605 , assumiu o trono aos 13 anos , após a morte de seu Pai .O “ santo” Salim ficou conhecido por imperador Jahangir ( 4º imperador mongol ) . Pode- se visitar o túmulo de Salim . É mais um belo exemplo do estilo mughal , todo construído em mármore branco . Para entrar , é necessário tirar os sapatos . A cidade foi abandonada 14 anos após sua construção, devido a falta de água e calor excessivo , e até hoje permanece em excelente estado de conservação, faz parte do Patrimônio da Humanidade , tombada pela Unesco .


Maior porta de entrada para mostrar o poder do imperador


Na janela direita superior , era o quarto do imperador





Palácio de Cristal era da 1º esposa persa


Tumba do Santo

Próxima parada ......Agra - Taj Mahal !!!!

Você pode achar interessante outros posts sobre a Índia . Acesse :

- Índia - Pura Magia

https://www.cliktrip.com.br/post/%C3%ADndia-pura-magia

- Rajastão - a Cidade Rosa - Jaipur

https://www.cliktrip.com.br/post/rajast%C3%A3o-cidade-rosa-jaipur

- Varanasi -Cidade Sagrada - Cultos e Tradições nas margens do Rio Ganges

https://www.cliktrip.com.br/post/varanasi-cidade-sagrada-cultos-e-tradi%C3%A7%C3%B5es-nas-margens-do-rio-ganges

- Agra - Tudo em nome do amor ( Taj Mahal )

https://www.cliktrip.com.br/post/agra-tudo-em-nome-do-amor

- Khajuraho - Templos do Kama Sutra

https://www.cliktrip.com.br/post/khajuraho-templos-do-kama-sutra

- Orcha - Cidadela Medieval

https://www.cliktrip.com.br/post/orcha-cidadela-medieval

-Nova Delhi -Paz , Amor e Yoga

https://www.cliktrip.com.br/post/nova-delhi-paz-amor-e-yoga



#Ásia #Índia #Jaipur #CidadeRosa #Rajastão