Localização : Índia
Rajastão é o maior estado da Índia , e sua capital é Jaipur . Faz fronteira com o Paquistão .
De Nova Delhi para Jaipur são 258km , 5 hrs de estrada , ou pode-se ir também de trem.
Jaipur recebeu o nome de “Cidade Rosa” , porque em 1876 o marajá Sawai Ram Singh ordenou pintar toda a cidade de rosa , e se mantém até hoje .
Jaipur tem muitos monumentos lindos e interessantes , incluindo diversos Palácios dos Marajás , misturados ao som de buzinas , trânsito caótico e aglomerado de pessoas .
Quanto tempo ?
2 dias inteiros são suficientes para visitar os principais pontos turísticos .
Ticket de visitação
Dicas de Passeios
Forte Amber ( Amber Fort ) - Lindíssimo e encantador - Imperdível !!!
No alto de uma montanha , fica o forte . Existem duas maneiras de subir até a construção , a pé ( caminhada longa com subidas ) ou no dorso de elefante . São cerca de 150 animais , que são “enfeitados” pelos seus tratadores . Altamente recomendável estar acompanhado de guia . Em 1592 , o marajá Raja Man Singh iniciou a construção do Palácio Amber , em cima de ruínas de um velho forte do século II . Com mesclas da arquitetura hindu - muçulmana , foi inteiramente construído em arenito vermelho e mármore branco . Só de muralhas possui 6 km de extensão .
A entrada é pela Suraj Pol ( Porta do Sol ) . No 2º pátio , está a sala de audiência pública - Diwan - i - Am , que tem fileiras duplas de colunas com capitel na forma de elefante .
Pela Ganesh Pol (Porta de Ganesh ) chega-se ao 3º pátio , onde ficavam os aposentos do marajá . A Zenana ( quartos das esposas e concubinas - harém ) rodeia todo o 4º pátio. Os quartos eram individuais e foram feitos de forma que o marajá pudesse visitar suas mulheres , sem que as outras soubessem ,haviam passagens secretas que interligavam ao quarto do marajá , preservando a harmonia entre elas.O mais impressionante neste Palácio é o Hall da Vitória ( Sala dos Espelhos ) , que tem as paredes e o teto incrustado de pequenos pedaços de espelhos , pedras semi - preciosas , e painéis de mármore branco , esculpidos em alto relevo com detalhes de flores e insetos . Ao se acender uma única vela nesta sala, o cômodo se transformava em um céu estrelado .Essa sala era usada para súditos especiais , ou chefes de estados em audiências privadas.Esse local foi usada para cenas de uma novela da Tv Globo - Caminho das Índias
Entrada do Forte Amber
Porta principal do Palácio
Ganesh na porta principal de acesso ao Palácio
Parte externa do forte
⬆️ Detalhe do capitel com cabeça de elefante
Eram jardins com fontes que levavam ao Harém
Harém
Hall da Vitória
Teto do Hall da Vitória
Detalhe do trabalho em mármore e as incrustações de pedras
Entalhe do mármore - flores e abelha
Passagem para o Harém
- Jantar Mantar - Observatório
Foi construído entre 1727 a 1734 , pelo marajá Jai Singh II . É um observatório astronômico , e metereológico ao ar livre , que tem relógios para medir o tempo , faz - se previsões de clima , eclipses , e até posições astrológicas de cada signo do zodíaco. Cenas da telenovela brasileira , Caminho das Índias , também foram gravadas nesse local.
Cartão Postal - foto de autor desconhecido
Chandra Mahal - Palácio da Cidade e Palácio dos Ventos - Hawa Mahal
Exemplo de arquitetura rajput - mongol , abrigou os governos desde a metade do século XVIII . 📸 É proibido fotografar seu interior . Ainda hoje abriga a Família Real , que perdeu o poder político , mas preserva o título e o status de nobreza . A fachada é conhecida como “Palácio dos Ventos” , tem 943 janelas , pelas quais o harém do imperador Sawai Pratap , observavam a rua , mantendo sua privacidade . As janelas também serviam para arejar o interior do palácio . Na entrada do Palácio estão em destaque 2 Vasos de prata , que são considerados os maiores do mundo , pesando 243 kg (cada ) . Esses vasos serviram para levar água sagrada do Rio Ganges ( 1182 litros ) para o imperador Madho Singh II , até Londres para uma audiência com o Rei Edward VII , no ano de 1901 .
*** Não deixe de olhar as portas que representam as estações do ano , são maravilhosas .
Entrada do Palácio
Vasos de prata
O vaso de prata é quase do meu tamanho !!! rsrsr
Janelas onde as mulheres "espiavam" a rua
Porta Verão - com pavões
Porta do Inverno
Porta da Primavera
Porta do Outono
- Fatephur Sikri - Cidade Abandonada de Akbar
O maior portão de entrada do mundo está nesse palácio . Conhecido como Bulund Darwasa , serviu para mostrar a magnificiência de Akbar , na vitória contra Gujarat . A cidade construída por Akbar em 1571 , para homenagear o “santo” sufi Salim Chishti . Como o imperador não conseguia ter herdeiros , foi procurar ajuda no vilarejo de Sikri . Ao concretizar a profecia iniciou a construção da cidade em arenito vermelho . Akbar foi o 3º imperador mongol . Era filho de Humayun (2 º imperador mongol ) , e neto de Babur ( 1º imperador mongol ) teve 3 herdeiros , e 3 esposas , sendo a 1º persa , a 2º esposa portuguesa e a 3º mulçumana . Akbar reinou com diplomacia de 1556 a 1605 , assumiu o trono aos 13 anos , após a morte de seu Pai .O “ santo” Salim ficou conhecido por imperador Jahangir ( 4º imperador mongol ) . Pode- se visitar o túmulo de Salim . É mais um belo exemplo do estilo mughal , todo construído em mármore branco . Para entrar , é necessário tirar os sapatos . A cidade foi abandonada 14 anos após sua construção, devido a falta de água e calor excessivo , e até hoje permanece em excelente estado de conservação, faz parte do Patrimônio da Humanidade , tombada pela Unesco .
Maior porta de entrada para mostrar o poder do imperador
Na janela direita superior , era o quarto do imperador
Palácio de Cristal era da 1º esposa persa
Tumba do Santo
Próxima parada ......Agra - Taj Mahal !!!!
Você pode achar interessante outros posts sobre a Índia . Acesse :
- Índia - Pura Magia
- Rajastão - a Cidade Rosa - Jaipur
- Varanasi -Cidade Sagrada - Cultos e Tradições nas margens do Rio Ganges
- Agra - Tudo em nome do amor ( Taj Mahal )
- Khajuraho - Templos do Kama Sutra
- Orcha - Cidadela Medieval
-Nova Delhi -Paz , Amor e Yoga
Comments