• Patricia Viciana

Índia - Pura Magia !!!

Atualizado: 21 de Fev de 2019



Profusão de cheiros , cores , sabores , Deuses .... Fascina , encanta , influencia ! Impossível ficar indiferente ao contraste de um lugar onde a mais moderna tecnologia convive lado a lado com tradições milenares . Um País que tem sua própria medicina (ayurvédica ) , que ao nascer o bebê já possui um mapa - astral , pratica yoga e ao virar adolescente já será escolhido (a) o seu cônjuge , respeitando e aceitando o sistema de castas , perante a um número incontável de divindades , indo no mínimo 1 vez ao ano se purificar no sagrado Rio Ganges . Trânsito caótico e ordenado , orquestrado aos sons das buzinas dos veículos , tuck -tucks , motos , ao lado de Vacas ( que são sagradas ) , camelos , bodes , elefantes, cruzando a rua , esbarrando em barbeiros e dentistas que executam seus serviços a céu aberto , ao lado de grandes produções de Bollywood ,tudo misturado ,mas interligando -se pelo pacifismo de Gandhi.


É um País de muitos superlativos : ▪ 7º maior País do mundo em dimensões continentais ; ▪ 2º maior em densidade populacional ( sendo que dentro de 20 anos , terá superado a China) ; ▪ Maior número de PHDs do mundo ; ▪ Maior indústria cinematográfica do mundo - Bollywood ! Sim , produz o dobro de filmes que Hollywood . ▪ Mais de 330 milhões de divindades . A principal religião é o hinduísmo . Os principais deuses são : Brahma - criador do Universo ; Shiva - deus destruidor ; Vixnu - mantenedor do Universo ; Ganesha - remove obstáculos e traz soluções ; Ganga - deus do rio Ganges . Nem mesmo Alexandre “O GRANDE “ , o maior conquistador de todos os tempos , dominou esse lugar único . Acredite , toda essa cultura vai te envolver e mudar seu modo de pensar , de encarar a vida e os desafios .


Vamos as dicas ? ​​


✓ Quando ir ?

Inverno -- De novembro a abril . De março a maio é verão . Pode-se pegar chuvas . Evite ir de junho a setembro , pois é a época das monções ( chuvas devastadoras , perigo de enchentes ) .


✓ Visto :

Obrigatório aos brasileiros . Válido por 6 meses . Pode-se tirar pela internet , mas a validade será de 30 dias , contando com a data de emissão. Em caso de dúvidas , fale com o consulado ou embaixada da Índia no seu País.


✓ Vacinas :

Febre amarela ( que é válida por 10 anos ) . Pode-se tomar gratuitamente em qualquer posto de saúde . Não esqueça de anexar seu CIVP ( Comprovante Internacional de Vacinação e Profilaxia ) ao seu passaporte .


✓ Idioma :

Inglês , e em Goa Português . São falados mais de 20 idiomas oficiais além dos dialetos .


✓ Fuso Horário :

+ 8:30 hrs , e + 7:30 hrs no horário de verão do Brasil ,de acordo com o horário de Brasília.


✓ Moeda :

Rúpia indiana . Leve dólares americanos e troque em casas de câmbio locais .Geralmente nos aeroportos a cotação tem as melhores taxas de câmbio.


✓ Comida :

Carne de vaca nem pensar(pois a vaca é sagrada ) !!! Muita pimenta e especiarias . São adeptos ao vegetarianismo , e a maioria dos pratos são a base de arroz ,lentilha ,verduras e vegetais temperados com muita pimenta e masala ( tempero similar ao curry ) . Bebida típica é o chá . Se você não gosta de pimenta , sempre peça tudo sem pimenta , e mesmo assim ainda virá apimentado . Usa-se o pão como talher , pois não usam talheres . E podem comer só com a mão direita , já que a mão esquerda é impura , pois é usada para higiene pessoal. Ao final das refeições servem açúcar cristal e erva doce , para melhorar e facilitar a digestão . Vou dar uma ajudinha para compreender o menú .... Kebab - espetinho de carne moída de carneiro ; Roti ou naan - pão ; masoor - lentilha ; chana - grão de bico ; urad - tipo de feijão


✓ Compras :

Em Nova Delhi se encontra de tudo . Ideal para comprar tapetes , pashminas , incensos ,saree ( roupa típica de mulheres indianas ) , almofadas, estátuas ,souvenirs em geral . Em cada região encontram-se coisas típicas. Varanasi - seda ; Agra - mármore com inscrustação de pedras preciosas ( descendentes de artesãos que trabalharam no Taj Mahal ) ; Jaipur - jóias com rubis

Conteúdo sobre a Índia não falta ! Para não ser muito extenso , irei colocar posts de cada lugar que visitei . Vamos começar ?



#Ásia #Índia