Baía de Zighy Bay : um oásis de luxo!
- Patricia Viciana

- 27 de ago.
- 11 min de leitura

Omã é um país do Oriente Médio que combina paisagens deslumbrantes, cultura rica e hospitalidade incomparável, destacando-se pelas belezas naturais únicas: dunas de areia, montanhas imponentes, praias paradisíacas.
E por trás dessas montanhas de Al Hajar, encontramos um verdadeiro oásis....
o resort Six Senses Zighy Bay, que tem a arquitetura e o design inspirados nas vilas tradicionais omanenses, criando uma atmosfera única e autêntica.
Além do cenário deslumbrante, a gastronomia é refinada ( e deliciosa), o serviço é impecável, e o spa incomparável.
Se vale a pena ???? MUITO !!!
O mar é tão cristalino, quente e calmo como o do Caribe. A areia é tão fininha, e branca, que te convidam a mergulhar e relaxar.
E se você tiver sorte, ainda poderá encontrar os tubarões baleia. Por aqui a fauna marinha é riquíssima!!! 🤩
*** Mas, não se esqueça...
Para planejar suas férias, bebidas alcoólicas não fazem parte da cultura islâmica e, portanto, são servidas apenas em restaurantes e hotéis licenciados, dos quais existem relativamente poucos. Durante o mês sagrado do Ramadã e em alguns outros feriados religiosos, bebidas alcoólicas são servidas em hotéis licenciados apenas para hóspedes e, mesmo assim, estão disponíveis apenas pelo serviço de quarto. Nesses casos, elas só podem ser consumidas nos quartos dos hóspedes e não nas áreas comuns do hotel. Os principais resorts de praia em Mascate e Salalah (e Zighy Bay) possuem licenças para o consumo de bebidas alcoólicas, mas a maioria dos hotéis no interior de Omã não possui, com exceção dos principais hotéis em Jabal Akhdar.
Ou seja, não leve nenhuma bebida alcoólica (inclusive do Duty Free). A rota para chegar lá passa pelo Emirado de Sharjah, que proíbe totalmente a posse de álcool. Se você for pego com álcool em Sharjah, as consequências podem, em alguns casos, ser extremamente graves.

LOCALIZAÇÃO : ÁSIA
Omã, é oficialmente conhecida como Sultanato de Omã, é um país árabe na costa sudeste da Península Arábica, na Ásia Ocidental.
Emirados Árabes, Iêmen e Arábia Saudita, ficam ao lado oeste e o mar do lado leste, o Golfo de Omã, fazendo fronteiras com Omã.
O Six Senses Zighy Bay está localizado na Baía de Musandam, na costa leste de Omã, a apenas 120km (aproximadamente 2h de carro) do aeroporto de Dubai. O local, ainda é pouco explorado, sendo uma mistura de praia intocada, com o contraste das acidentadas Montanhas de Hajar.
A capital é Mascate ou Muscat, que foi um importante porto comercial do Golfo Pérsico.
O hotel é classificado como “o remoto acessível”, descrição perfeita!!!
Você, de fato, se sente isolado do mundo, mas está há menos de 15 minutos de carro de uma cidadezinha do Sultanato e a menos de 2h de duas grandes cidades, como Dubai e Abu Dhabi nos Emirados Árabes.


HISTÓRIA
Por ser um Sultanato, o Sultão é o dirigente do país, regendo uma monarquia absoluta e islâmica. O País tem uma posição bastante estratégica na foz do Golfo Pérsico.
No final do século 17 foi um poderoso império.
A economia de Omã está baseada no pescado, alguns produtos agrícolas, turismo e petróleo.
É considerado um país pacífico na região.
Sua natureza é privilegiada com bonitas praias do Oceano Índico que contrastam com montanhas áridas.
As origens do povo omani remontam milênios, com evidências arqueológicas que datam da Idade da Pedra. Ao longo dos séculos, Omã prosperou como um importante centro comercial, conectando o Oriente ao Ocidente na Rota da Seda.
Por estar em uma localização estratégica tornou - se alvo de diversas potências, mas sempre resistiram preservando sua identidade e cultura única.
A partir da década de 70, Omã prosperou com a descoberta de gás e petróleo.
A forte herança beduína, ainda segue preservada, como a vida nômade no deserto, a hospitalidade, a resiliência e a tradição da falcoaria (utilização de falcões para caça).

Experimente a culinária omani, rica em sabores e aromas, com pratos como o shuwa (carne de carneiro assada lentamente em um poço subterrâneo, feita pelos beduíno), qabuli (prato compartilhado com carne, arroz basmati, uvas passas, canela e grão de bico) e o halwa (doce feito com semolina, água de rosas e açúcar, com cobertura de cardamomo e amêndoas).

PASSEIOS E ATIVIDADES
A rede de hotéis Six Senses, oferece verdadeiros refúgios, em lugares paradisíacos, tendo como filosofia a integração com a natureza, para aguçar os sentidos e com serviços super exclusivos. Uma verdadeira sintonia de corpo, alma e bem estar !
O Resort de luxo fica na praia e pode ser visto do alto, na chegada pelas montanhas. Trata-se de uma vista incrível do deserto e do mar cor de esmeralda juntos.
A descida da colina é íngreme e a vista da baía é incrível. Para completar a aventura, os hóspedes radicais podem desfrutar da emoção de um vôo de parapente e aterissar no resort, garantindo uma chegada memorável.
Todo o estilo do hotel, é semelhante a uma aldeia construída de pedras entre as montanhas, com vielas de areia, muitas palmeiras e privacidade, em 1,6 quilômetros de praia privativa de Zighy Bay .
A combinação do ambiente tradicional de Omã com comodidades modernas são perfeitos. Todas as acomodações oferecem piscina privativa, chuveiro ao ar livre em um ambiente luxuoso /rústico, com mordomo e bicicletas (até para os pequenos hóspedes, com rodinhas !) estacionadas na porta para que você possa ir e vir dentro do hotel. Mas, se preferir, chame o seu GEM (mordomo), que ele te leva em um carrinho de golfe onde você quiser.
Os tetos das vilas foram feitos com madeira de tamareiras, as paredes são de estuque, os móveis são de madeira escura e as almofadas são laranjas.
O SPA tem 2 Hammams, o tradicional banho turco, sauna seca e a vapor, além de óleos essenciais para que você possa personalizar a experiência.
Em relação aos restaurantes, o hotel oferece algumas opções :
O Summer House é para refeições descontraídas.
O Sense on Edge fica na parte mais alta do hotel, com incrível vista do mar, pôr do sol, céu e estrelas. Tem uma seleção gastronômica diversificada, desde a cozinha internacional até a culinária árabe e beduína. É o único local do hotel que não é permitido entrar sem sapatos.
No Spice Market é o local do café da manhã, mas também do jantar com bufê de comida árabe, a Thali Night ( tailandês) com deliciosos frutos do Mar Musandam. E ainda o Zighy, um barzinho bem gostoso.
Várias atividades (educativas e divertidas também para crianças), podem ser adaptadas para atender às necessidades de cada um, sendo algumas destas gratuitas e outras não.
Aproveite o mar, há um concierge de esportes aquáticos para te ajudar com o caiaque, o SUP, barco a vela, esqui na água, sunset cruise, mergulho de snorkel e/ou cilindro. O Golfo de Omã tem muitas formações de corais e uma vida marinha muito rica.
O passeio de iate e a paisagem do mar entre pedras é de tirar o fôlego.
Os tons do mar variam do verde esmeralda ao azul-turquesa. A temperatura da água é agradável durante todo o ano, com uma média de 27°C.
O menu de atividades terrestres é bem legal: hiking pelas montanhas acompanhado por um guia, rapel, escalada, mountain bike, slack line, visitar os vilarejos da região, ter aula de culinária com produtos orgânicos plantados por eles mesmos, fazer um pic nic para apreciar o pôr do sol, experimentar a emoção de realizar um vôo de parapente, brincar de tiro ao alvo, jogar futebol, vôlei de praia, tênis, praticar ioga, descobrir como se constrói uma jangada, cinema a céu aberto .....
Em relação as piscinas , são 2 abertas para todos. A principal, fica no centro do hotel e é tão linda que chega a doer os olhos. Sentado nela, de um lado você vê o mar, do outro as montanhas, tudo isso cercado por tamareiras.
Já a outra, é especial. É uma piscina de água salgada que imita o Mar Morto. A salinização dela é tão grande que é até difícil de afundar. As duas tem uma parte mais rasa para as crianças e sempre algum funcionário de olho pra ninguém se afogar.
O resort também conta com uma moderna academia, próxima ao spa e quadras de tênis para os amantes do esporte. Se você pensa que acabou, calma, porque além de tudo isso ainda tem uma sala de leitura com livros em diversas línguas e DVDs pra você pegar emprestado durante a sua estada.
Super indico um dia de spa. Com certeza você cuidará da sua mente e do seu corpo!
Todos os hóspedes são convidados a fazer um tour sustentável. Eles tem uma usina de O/O no local para produção de água, gestão de resíduos alimentares e reciclagem de garrafas de vidro, triturando-as para uso em diversas áreas.
O tour " Senso de Omã " é uma oferta focada nas mulheres de Omã, em cooperação com a Associação de Mulheres de Dibba. O tour oferece um vislumbre da tecelagem de tamareiras, cerâmica, hena, café aromático e mistura de especiarias, música, e doces típicos.
Os passeios de barco são pagos a parte (compartilhado ou privado) e oferecem um cruzeiro de dhow - versão tradicional da navegação ao longo do Musandam, as lanchas rápidas permitem que você explore a península em um trajeto mais curto, de 2 horas.


COMO CHEGAR ?
A maneira mais fácil e cômoda de chegar é via Dubai (2h30 de carro), ou Abu Dhabi(3h/carro).
Se preferir alugar um carro, não esqueça que precisa ter tração nas 4 rodas. Mas, recomendo usar o transfer oferecido pelo hotel, por ser mais confortável e seguro. Como é necessário cruzar a fronteira, é melhor ter uma pessoa da região auxiliando na imigração (já que as placas estão escritas somente em árabe). E a estrada que cruza da montanha para o mar é bem estreita e sinuosa.
A partir de Muscat (capital), também é possível, porém mais longo o trajeto, são 8h (de carro).
Para chegar a Dubai, são 14h de vôo direto , e existem diversas companhias aéreas que podem te levar diretamente, ou com escalas .Veja qual a melhor opção e planeje sua aventura !
Para combinar outros destinos com Omã, seguem sugestões de destinos mais próximos :
-Para Maldivas , ou Sri Lanka são 4h30 de vôo.
- Índia, são 3h30 de vôo.
- Doha, no Qatar, ou mesmo Dubai, em apenas 1h de vôo, estará no seu destino.
Optei por conhecer o Zighy Bay em Omã, com um tour pela Arábia Saudita, passando por Riadh, Jeddah e AlUla.


VISTO E DOCUMENTOS
Atravessar a fronteira é super tranquilo, mas para brasileiros, precisamos de visto se for ficar mais do que 10 dias em Omã . Para solicitar o visto, pode ser online ou diretamente no aeroporto. Serão necessários os seguintes documentos:
-Passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data de entrada em Omã;
-Passagem aérea de ida e volta;
-Comprovante de hospedagem;
-Meios financeiros suficientes para cobrir as despesas durante a viagem.
O seguro viagem não é obrigatório, mas muito recomendado. Assim, você garante proteção contra imprevistos médicos, com sua bagagem e muitas outras situações.


VACINAS E MEDICAÇÕES
Omã não apresenta riscos específicos à saúde dos viajantes.
Não esqueça de levar o seu Certificado internacional de vacinas.
A vacina de febre amarela é necessária.
É aconselhável o uso de repelente de insetos com DEET.


QUANDO IR ?
Em Omã o clima é sempre quente.
O inverno (de dezembro a março) é mais frio e chove um pouco mais e é possível fazer observação de tubarões-baleia.
A primavera e o outono são os períodos mais agradáveis para visitar Omã, com temperaturas máximas entre os 25 e os 35°C ,e as mínimas noturnas entre os 15 e 22°C.
A alta temporada vai de outubro a maio, época quando acontecem mais atividades ao ar livres, como caminhadas, ciclismo, atividades aquáticas...
O shamal, os ventos fortes que trazem as tempestades de areia são mais comuns entre março e agosto.
Se possível evite ir durante o verão...a temperatura pode chegar aos 50ºC (finalzinho de junho, julho, agosto).☀️🥵☀️

LÍNGUA
A língua oficial de Omã é o árabe, mas o inglês também é amplamente falado, principalmente nas áreas turísticas.


MOEDA
A moeda oficial é o Rial Omanense (OMR), que pode ser trocado em bancos, casas de câmbio e hotéis. Ele é bem mais valorizado que o nosso Real.


SEGURANÇA X TRADIÇÕES
Omã é considerado um país seguro para se visitar. A taxa de criminalidade é baixa e o povo é hospitaleiro e receptivo com os turistas. No entanto, como em qualquer outro lugar do mundo, é importante tomar algumas precauções básicas de segurança, como manter seus pertences sempre à vista e respeitar os costumes locais.
Apesar de estar em uma região do mundo conhecida pela instabilidade, Omã se destaca pelo seu período de paz duradouro desde que o Sultão Qaboos em 1977, assumiu o trono.
*** Respeite a cultura local e suas tradições.
Evite passar em frente de pessoas que estão fazendo suas orações.
Não tire fotos de pessoas locais sem permissão.
Demonstrações de afeto em público não são bem vindas.
E não esqueça que bebidas alcóolicas não são permitidas em grande parte do país.


QUANTOS DIAS ?
O tempo ideal para visitar o Omã depende do que você deseja fazer.
Para aproveitar esse paraíso, 2 dias inteiros foram suficientes .
Alguns cruzeiros fazem paradas rápidas em Mascate, na capital. Se você deseja apenas conhecer os principais pontos turísticos, 5 dias são suficientes. No entanto, se você pretende explorar o país com mais calma e fazer atividades como trekking e safáris, 10 é o ideal.


O QUE LEVAR ?
Por ser um país muçulmano, é importante se vestir de forma recatada, principalmente em locais públicos e religiosos. Para as mulheres, recomenda-se usar roupas que cubram os ombros, os joelhos e os cabelos, principalmente em locais religiosos. Homens devem evitar usar shorts e camisetas sem mangas. Ao visitar um local religioso, incluindo a Grande Mesquita do Sultão Qaboos, certifique-se de não usar tecidos transparentes, roupas transparentes ou justas, nem calças brancas. Todas as calças devem ser compridas até o tornozelo e as mangas devem chegar aos pulsos. Isso se aplica tanto a homens quanto a mulheres.
Roupas leves de verão, são ideais. Uma jaqueta leve ou uma pashmina podem ser necessários para as noites mais frias, e suéteres serão definitivamente necessários se você for passar a noite no deserto ou nas montanhas.
Andar descalço pelo deserto é desaconselhável devido à presença ocasional de bichos rastejantes escondidos sob a areia, então leve um par de sandálias ou similar.
Para caminhadas longas, leve calçados resistentes ou tênis adequados com bom suporte para os tornozelos, pois o terreno de Omã pode ser acidentado. Se o seu sono é leve, não esqueça de carregar seus protetores auriculares, os chamados para a oração vindos dos alto-falantes dos minaretes mais próximos acontecem 5x/dia, sendo que a 1º será antes do seu despertar e a última, depois de você já ter ido dormir. O horário das chamadas é baseado, em parte, no nascer e no pôr do sol.


HOTEL - SIX SENSES ZIGHY BAY
O quarto é perfeito !
Espaçoso, confortável, sofisticado e rústico ao mesmo tempo.
O banheiro é enorme tem banheira e um chuveiro tradicional, mas também tem um chuveiro ao ar livre. Uma delícia!
Existe a opção de quartos pé na areia, ou seja, além de tudo isso ainda tem vista para o mar !!!
O hotel possui algumas vilas com 2 quartos para acomodar famílias maiores, ou “Palácio das Arábias” - que tem 4 quartos, piscina enorme, na frente da praia em uma área exclusiva e privativa do hotel.

GASTRONOMIA
A culinária omani, é rica em cores, sabores e aromas. Entre os pratos típicos ,os mais famosos são: o shuwa (carne de carneiro assada lentamente em um poço subterrâneo, feita pelos beduíno), qabuli (prato com carne, arroz basmati, uvas passas, canela e grão de bico) e o halwa (doce feito com semolina, água de rosas e açúcar, com cobertura de cardamomo e amêndoas).
O Six Senses Zighy Bay vai desde a cozinha internacional até especialidades da região árabe e da peculiar culinária beduína.
O Sense of the Edge, é principal restaurante do hotel. A vista é incrível para curtir o pôr do sol, e o mar. Comemos uns camarões grelhados deliciosos.
A wine cellar é uma adega em formato de torre, com uma vista linda do resort.






Comentários