
Localização : Índia
Partindo de Jaipur até Agra , são 232 km , sendo 6 hrs de viagem , ou pode-se ir de trem . O aeroporto está desativado .

Agra é mundialmente conhecida pelo Taj Mahal , o maior monumento construído em nome do amor .
Assim como as outras cidades indianas , é bastante barulhenta , bagunçada , muito poluída e muitos vendedores atrás dos turistas ( o que causa um certo desconforto ) . Inclusive nenhum veículo motorizado pode chegar a menos de 500 metros do Taj Mahal , porque notou-se que estava deteriorando o mármore do monumento , não esquecendo que esse tipo de mármore local é mais resistente e menos poroso do que o que conhecemos . Além do Taj Mahal, existem outros lindos monumentos a serem visitados .

Hotelaria
Não é necessário ficar mais de 1 noite em Agra . Existem diversos padrões de hotéis , desde o mais simples ao mais luxuoso - Oberoi Amarvilas que de qualquer ponto do hotel pode-se avistar o suntuoso monumento . Hospede-se na rua do Taj Mahal por questões de comodidade .

Passeios em Agra :
- Taj Mahal - 1 linda prova de amor

Logo cedo inicia-se o vai e vem de turistas , mesclados com locais e carrinhos de golfe dos hotéis luxuosos em direção ao famoso monumento . É proibida a entrada com alimentos , cigarros , isqueiros e mochilas ou bolsas grandes , mas não se preocupe , existem armários na entrada para guardar seus pertences .
Dentro do Taj , é obrigatório tirar o calçado .

É considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco , e uma das 7 Maravilhas do mundo Moderno .

O que mais impressiona além do tamanho e das decorações , é a perfeita simetria do complexo , desde o portão de entrada até o final nas mesquitas .
Esse magnífico mausoléu foi construído pelo imperador Shah Jahan para imortalizar a sua esposa preferida , Mumtaz Mahal, que faleceu durante o parto do seu 14º filho, em 1641. Inconsolável , o imperador queria construir algo que fosse tão grande como o seu amor por sua esposa . Conta-se que a obra demorou mais de 20 anos para finalizar , com mais de 20 mil trabalhadores que tiveram suas mãos cortadas e seus olhos perfurados para que não fizessem trabalhos semelhantes ao Taj em outras obras . Materiais como mármore branco e pedras preciosas ( safiras , ametistas , turquesas , âmbar , jade , lápis - lazuli e coral ) foram usados na obra . Todo o complexo foi elaborado numa perfeita simetria , incluindo os 4 minaretes (torres) , que possuem uma inclinação que se vierem a cair , não será em cima do mausoléu . 📸 Fotografias no interior do mausoléu não são permitidas .
Mas por dentro as paredes de mármore são finas e cravejadas de pedras preciosas .
Durante 8 anos Shan Jahan viveu exilado no Forte de Agra pelo seu filho , que acreditava que seu Pai estava louco , porque desejava construir do outro lado do Rio outro mausoléu idêntico ao da sua esposa , “Black Taj “só que em mármore preto , como se fosse um “espelho do Taj “, que seriam unidos por uma ponte de ouro . Por todo esse tempo , Shah Jahan só podia contemplar de longe , da janela de sua cela o Taj . Ao morrer em 1666 , seu filho Aurangzeb sepultou seu pai no Taj Mahal , ao lado de sua amada , criando dessa forma a única imperfeição simétrica do complexo.

Dias e horários : A visitação é das 6 - 19 hrs . Não abre as 6 º - feiras. Pode ser visitado sob a luz do luar , dois dias antes e dois dias depois da lua cheia . Quanto mais cedo , menos turistas , menos calor , menos aglomerações . Se visitar ao amanhecer , poderá notar que a coloração do mármore parece rosada .

Contemplação !!!

Em frente a porta do mausoléu

O túmulo de Shan Jahan , o que está em cima do degrau é a única falta de simetria no complexo ( imagem de cartão postal , com autoria desconhecida ).

Detalhes da fachada

Inscrições mulçumanas e inscrustações de pedras preciosas

Detalhes das paredes

Perfeita simetria

Ao nascer do dia o Taj fica com tons de rosa....

E durante o resto do dia , fica branco !!!
Se vocês observarem , em frente a linha vermelha sou eu , parecendo uma formiguinha perto dessa obra magnífica !!!
- Forte de Agra ou Forte Vermelho de Agra
Cercado por um fosso e muralhas duplas com mais de 2 km de extensão , e 20 metros de altura, encontra-se o Forte , onde Shah Jahan viveu 8 anos encarcerado .Na verdade o Forte é uma cidadela construída nas margens do Rio Yamuna ,de onde se tem uma bela visão do Taj Mahal. O estilo arquitetônico tem mesclas do estilo hindu , mongol e persa. Por ter sua fachada de arenito, ficou conhecido por Forte Vermelho.


Cartão postal , imagem de autoria desconhecida


Cartão postal ,foto de autor desconhecido.


Local de audiências públicas

Trono de Shahjahan

Fonte de mármore


Pavilhão de Ouro - cartão postal - foto de autor desconhecido
- Baby Taj - Túmulo de Itimad ud Daulah
Túmulo de Itimad ud Daulah , foi construído antes do Taj Mahal , e foi o 1º monumento inteiramente construído em mármore com incrustações de pedras semi - preciosas na Índia , servindo de inspiração para a construção do Taj.
Itimad era um comerciante persa ,que foi a Índia em busca de trabalho. Durante a viagem sua esposa ,deu a luz a uma menina , que pensaram em abandona -la na estrada , devido a condição de pobreza que se encontravam , quando se depararam com uma caravana , que os ajudou levando-os até a corte de Akbar ( 2 º imperador mongol ) ,onde lhes deram abrigo e trabalho. Por ser fiel ao imperador , foi conquistando cada vez mais sua confiança , sendo nomeado ministro e tesoureiro de Akbar. Em 1605 , após a morte de Akbar , seu filho Jahangir concedeu o cargo de ministro chefe a Itimad. Sua filha que foi quase abandonada , se tornou uma linda mulher,e era conhecida por “Sol Feminino” , que casou-se cedo e logo ficou viúva , retornando para a corte de Jahangir , local onde seu pai trabalhava . O imperador Jahangir apaixonou-se pela jovem e casaram-se . A jovem passou a ser chamada de “Luz do Palácio e Luz do Mundo “, exercendo poderes e influências na corte .
Essa é mais uma das lindas histórias de amor !


- Parque Mehab Bagh
Para finalizar a contemplação do Taj Mahal , ao entardecer visite o Parque Mehab Bagh , do outro lado do rio , de frente para o Taj . Existe o início de uma construção que dizem ser as bases do Black Taj . Será ????


Entardecer do outro lado do rio , observando o Taj

Bases de construção do Black
Próxima parada Orchha ! Vem comigo...
Você pode achar interessante outros posts sobre a Índia . Acesse :
- Índia - Pura Magia
-Nova Delhi -Paz , Amor e Yoga
- Rajastão - a Cidade Rosa - Jaipur
- Varanasi -Cidade Sagrada - Cultos e Tradições nas margens do Rio Ganges
- Agra - Tudo em nome do amor ( Taj Mahal )
- Khajuraho - Templos do Kama Sutra
- Orcha - Cidadela Medieval
Comentarios