• Patricia Viciana

Hue - A antiga capital imperial do Vietnã

Atualizado: 29 de dez. de 2021



Hue é antiga capital imperial do Vietnã . Foi o centro político , cultural e religioso da Dinastia Nguyen , a última dinastia real da história vietnamita , de 1802 a 1945 . Tornou - se Patrimônio Mundial da Unesco , apesar da grande parte dos seus edifícios terem sido destruídos durante a guerra americana .

Hue foi planejada de acordo com a filosofia oriental ancestral , respeitando as condições físicas do local .

corta a cidade), conferem a esta capital um cenário de grande beleza natural .

Todo o complexo dos Monumentos de Hue são alinhados cosmologicamente com os 5 Pontos Cardeais (Centro , Oeste , Leste , Norte , Sul) , os 5 Elementos (Terra , Metal , Madeira , Água , Fogo) e as 5 Cores (Amarelo ,Branco , Azul , Preto , Vermelho) . Dentro desta paisagem , as principais características da cidade são traçadas . O local foi escolhido por uma combinação de características naturais - colinas representando uma tela protetora na frente dos monumentos ou assumindo o papel de "um dragão azul" à esquerda e "um tigre branco" à direita - que protegem a entrada principal e impedir a entrada de espíritos malévolos .

O Rio Perfume corta a Capital , a Cidade Imperial, a Cidade Proibida Púrpura e a Inner City , criando um cenário de grande beleza natural .








Localização : Vietnã - Ásia


Às margens do Rio Perfume , fica esta cidade que é uma mescla do moderno com o antigo - com muralhas da antiga cidadela e inúmeros templos.





História

Embora colonizada pelo povo Cham , foi visitada por Holandeses e Portugueses , e colonizada pelos Franceses , mas foi sob o domínio do mandarim que se moldou a atual Hue .

A última família imperial - os Nguyens , governaram sob a proteção francesa de 1802 a 1945 , até a ocupação japonesa durante a 2º Guerra Mundial .

A posição de Hue era estratégica .

Ao norte ficava o DMZ , a zona desmilitarizada que servia como linha divisória entre o Norte e o Sul do Vietnã . Meia dúzia de milhas a nordeste está o Mar da China Meridional . Aviões de guerra e helicópteros americanos lançaram ataques contra o Vietnã do Norte a partir da base aérea de Hue . E a Marinha dos Estados Unidos controlava as águas do Mar da China Meridional , mantendo as linhas de abastecimento tão cruciais para um exército em guerra.

Os intensos combates , e os bombardeios destruíram grande parte da cidade.




O que fazer em Hue ?


Durante o dia contemple a história , e faça as visitas aos pontos históricos . Pela noite , refaça a visita e veja a cidade toda iluminada em tons de verde , azul , rosa , roxo , amarelo e laranja .

Aos finais de semana o centro da cidade fecha para a circulação somente de pedestres , e fica repleto de artistas de rua , músicos e boa comida .




🇻🇳 No Lago Thuy Tien , tem um parque de diversões abandonado que é famoso por ser " mal assombrado" . Logo na entrada você vai dar de cara com um guarda e uma placa dizendo que é proibido visitar o local , mas não se acanhe , pergunte se você pode visitar mesmo assim . Alguns dizem que o guarda pede que pague uma quantia , outros dizem que não tiveram a entrada liberada . Vá de bike , e pedale pelas suas ruas abandonadas até o lago onde se encontra uma enorme estátua de dragão . Entre e suba os degraus do dragão até a sua boca . Mesmo durante o dia , por ser vazio e talvez pela situação de abandonoe pichação , o lugar assusta !!!




🇻🇳 Complexo de Monumentos Huế e a Cidadela Huế - Visite seus palácios , pavilhões e teatros e ainda poderá ouvir ecos da vida na Corte Imperial . Viagem ao longo do rio até os túmulos de Tự Đức , Minh Mạng e Khải Định que impressionam pela harmonia da natureza com a arquitetura .

Cidade Proibida Púrpura , fica dentro da Cidadela , era um santuário reservado exclusivamente para a Família Real , os protegendo de invasores potenciais de fora das muralhas .

O interior das paredes da Cidadela já foi luxuoso e opulento , com jardins ornamentados e pagodas . Mas a Guerra do Vietnã não foi gentil com a Cidade Imperial , causando muitos danos as construções .

Os imperadores Nguyen ocuparam a Cidade Imperial de Hue por mais de um século . Esta cidade murada é um complexo privado de edifícios que na época só era acessível aos imperadores , suas famílias , concubinas e aqueles com permissão especial . A pena por invasão era a morte.

A Cidadela é a área externa da Cidade Imperial e é cercada por paredes de tijolos e um fosso . No centro da cidade está a Cidade Proibida Púrpura , onde viviam as consortes do imperador.

Já pensou em ser imperador ou imperatriz ?

Aqui é possível realizar seu sonho !!! Mediante ao pagamento , vc pode usar trajes imperiais e até sentar no trono !!! Existem trajes infantis e adultos .




🇻🇳 Passeio de Riquixá - Esses "táxis de bicicleta" tem 3 rodas , um assento dianteiro para o passageiro e o motorista vai atrás.

Eles se reúnem perto das entradas de destinos turísticos populares da cidade e são uma forma divertida de percorrer distâncias curtas. Certifique-se de negociar o preço antecipadamente .






🇻🇳 Pagoda Thien Mu -Também conhecida como o Pagoda da Senhora Celestial . É uma torre de 7 níveis às margens do Rio Perfume .


🇻🇳 Tumbas dos Antigos Imperadores - Os imperadores Nguyen governaram a cidade de Hue e construíram tumbas elaboradas ao longo do Rio Perfume para servir como seu local de descanso final . Existem 7 túmulos disponíveis , mas só 3 podem ser visitados por turistas - Tu Duc , Khai Dinh e Minh Mang .

O mausoléu do imperador Tu Duc é o mais impressionante dos 7 . O túmulo foi construído entre 1864 e 1867. Tu Duc o projetou para uso antes e depois de sua morte.

Há um lindo lago no meio do terreno cheio de nenúfares .












Não deixe de visitar a Antiga ponte de Truong Tien - projetada por Gustave Eiffel (criador da Torre Eiffel em Paris)







🇻🇳 Tour DMZ - Depois da Cidade Imperial e das Tumbas Reais , o que mais atrai os visitantes é a proximidade com a Zona Desmilitarizada . Esta área , é referida como o 17º Paralelo , que separou o Vietnã do Norte e do Sul antes da reunificação do país em 1976 . Haviam várias instalações militares dentro e ao redor desta área que podem ser visitadas . Como há muito o que se ver , melhor agendar um tour , que dura 1 dia inteiro e te levará a uma parte da Trilha Ho Chi Minh , os túneis Vinh Moc , a Base de Combate Khe Sanh , a Ponte Hien Luong (Ponte da Paz) , o Rockpile ( Thon Khe Tri ) e Doc-Mieu-Station .


🇻🇳 Túneis Vinh Moc - se você quer conhecer mais detalhes da Guerra do Vietnã , visite esses túneis .

Ao norte de Hue, esses túneis ficam na fronteira entre o Vietnã do Norte e do Sul , e foram construídos para proteger a vila de Vinh Moc de pesados ​​bombardeios durante a Guerra do Vietnã.

A vila inteira foi movida para o subsolo , em 3 níveis de túneis. Atingindo uma profundidade de 30 m (98 pés). Tinham cozinhas, uma escola e aposentos. Visite com um guia, que pode levá-lo para a rede de túneis, que, ao contrário dos túneis Cu Chi, não foi alargada para os visitantes.




Como chegar a Hue ?

Dependendo de onde vc vai partir, o Aeroporto Internacional de Phu Bai fica mais fácil chegar a Hue . As companhias Jetstar Pacific , Vietnam Airlines e VietJet tem vários vôos para esse destino . Infelizmente, não há vôos internacionais para Hue diretamente. O aeroporto internacional mais próximo é o Aeroporto Internacional Da Nang , que fica há 1 hora de Hue.

De Nang poderá viajar para Hue de ônibus , trem ou carro particular .

Pelo Bookaway pode-se reservar passagens de ônibus no Vietnã .

A ferrovia que circula entre Da Nang e Hue é considerada o trecho mais pitoresco do Vietnã . Mas , lembre-se os trens no Vietnã são bastante lentos e raramente funcionam no horário , ou seja , não é a maneira mais eficiente de se locomover entre as duas cidades . Se quiser comprar passagens de trem , por meio da Bookaway é mais barato do que comprá-las diretamente no site da Vietnam Railways .


**Dica : Hoi An fica há 45 minutos mais ao sul de Da Nang e suas melhores opções de transporte são ônibus ou carro particular. O trem não vai para Hoi An, então se você pretende pegar o trem para Hue, primeiro precisará contratar um motorista para levá-lo à estação de trem em Da Nang.








Como se locomover ?

A cidade é pequena , sendo possível visitar os pontos turísticos a pé , ou de bicicleta .

Mas, se preferir use o aplicativo Grab - que é o Uber do Sudeste Asiático . Claro, você precisará de internet para usar o Grab e se preferir compre um cartão SIM local do Vietnã .







Hotelaria

Opções não faltam , para todos os gostos e bolsos.

Recomendações :

- The Scarlett Boutique Hotel - fica bem no coração da cidade , perto do centro histórico e de muitos bares e restaurantes .



Beaulieu Boutique Hotel - Você se sentirá em casa . A equipe é muito calorosa e acolhedora e irá ajudá-lo com qualquer coisa que você precisar durante a sua estadia. Os quartos são enormes e limpos, com decoração simples.


Hue River Side Villa - para relaxar ! É um refúgio longe da agitação da cidade grande .


- Indochina Palace - Ficamos nesse hotel. A decoração retrata um estilo colonial, com recursos modernos. Hotel bastante confortável , com uma piscina deliciosa.






Quando ir ?

Hue tem 2 estações: chuvosa e seca.

A estação seca vai de Fevereiro a Agosto. De Fevereiro a maio as temperaturas oscilam por volta de 25 °C .

A partir de junho , as temperaturas tendem a aumentar (35 a 40ºC ) , e o turismo tb. Começa a alta temporada.

A estação chuvosa começa em Setembro, embora este possa ser um mês com boa relação custo-benefício (e mais silencioso) para viajar. As chuvas mais fortes ocorrem em Outubro e Novembro.

Vale ressaltar que Huế sofre algumas inundações .

* Dica :

A cada 2 anos, ocorre o Festival de Hue entre Abril e Junho. O festival tem uma programação de artistas e performers locais e internacionais, bem como eventos muito aguardados, como o Festival de Poesia Hue.





Alimentação

Em Huế , os produtos são bem frescos . No Mercado Đông Ba vá petiscar , e não deixe de provar algumas iguarias : - Bánh khoai - panqueca de arroz amarelo crocante e servido com creme de camarão e molho hoisin com um toque de amendoim ;

- Lui tom - salada de camarão carregada de alho e molho de peixe , grelhada e servida com figo , pepino , cenoura , cebola verde e papel de arroz para você mesmo fazer rolinhos ;

- Pho - sopa de carne com macarrão ;

- Chả giò - uma espécie de rolinho primavera frito ;

- Canh chua - tradicional sopa de peixe agridoce ;

- Nuoc mam - condimento de peixe fermentado ;

- Banh loc goi - bolinho de massa , cozido no vapor , recheado com camarão ou porco ;

- Bánh bèo - panqueca de arroz cozido servida em pequenas tigelas , cobertas com camarão seco , torresmos , chalotas , ervas e um creme de feijão-da-china ;

- Bánh nậm - é uma versão achatada do bánh bèo , com um pouco de carne de porco enrolado em folhas de bananeira , que lembra um retângulo .

- Cơm hến - é um arroz de mexilhões , popular entre os habitantes locais e geralmente é comido no café da manhã . Os ingredientes principais são arroz e amêijoas . É simples, barato e delicioso. Se você preferir macarrão a arroz, peça “bún hến” .

- Bún bò huế - é uma sopa de macarrão aletria de arroz com carne picante servida em todo o Vietnã , mas teve origem associada ao estilo de culinária da corte real de Hue . O caldo é feito de ossos de boi , pernil de boi e capim-limão , e é temperada com molho de camarão fermentado . Tem um sabor rico salgado e , picante. Adicione limão, cebola, pimenta e outras verduras a gosto .

Há até uma 'rua vegetariana' em Huế , evidência das devotas raízes budistas da cidade .

**Dica : Madam Thu Restaurant

Oferece um cardápio variado da culinária vietnamita . É uma boa opção para quem busca uma alimentação saudável e/ou vegetariana .






Conheça mais sobre o Vietnã , explore !


✔️Vietnã e seus encantos : Comer , Rezar , Amar e Planejar sua Viagem https://www.cliktrip.com.br/post/vietn%C3%A3-e-seus-encantos-comer-rezar-amar-e-planejar-sua-viagem


✔️Halong Bay : o cartão postal do Vietnã

https://www.cliktrip.com.br/post/halong-bay-cart%C3%A3o-postal-do-vietn%C3%A3


✔️ Túneis de Cu Chi - os túneis da Guerra do Vietnã

https://www.cliktrip.com.br/post/t%C3%BAneis-de-cu-chi-t%C3%BAneis-da-guerra-do-vietn%C3%A3


✔️Hanói das tradições as modernidades !

https://www.cliktrip.com.br/post/han%C3%B3i-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-as-modernidades


✔️Antiga Saigon da guerra, atual Ho Chi Minh das tradições milenares

https://www.cliktrip.com.br/post/antiga-saigon-da-guerra-atual-ho-chi-minh-das-tradi%C3%A7%C3%B5es-milenares

1 comentário