• Patricia Viciana

Machu Pichu - Cidade dos Incas (Roteiro e dicas )

Atualizado: Set 23



Quer conhecer a Cidade Perdida dos Incas ?

Para chegar a Machu Picchu , não é nada fácil ....

Mas todo sacrifício vale a pena !


Machu Picchu - Patrimônio Mundial da Unesco , ficou conhecida após 1911, pelos relatos do arqueólogo americano Hiram Bingham. As ruínas não estavam totalmente perdidas ou esquecidas , outros exploradores passaram por lá antes, e ali viviam pessoas de origem quéchua. Com o auxílio de locais , Hiram Bingham chegou até as ruínas que estavam debaixo de vegetação , esquecidas por quase 600 anos . Pediu financiamento para estudar a área, e divulgou mundialmente a descoberta .

Acredita-se que a cidadela tenha sido erguida no século XV e abandonada após a chegada dos conquistadores espanhóis ao Peru.

A civilização inca não deixou escritos, e os conquistadores espanhóis não mencionaram a cidadela em seus relatos.


Aproveite a viagem para conhecer Lima , Cusco , Vale Sagrado , Linhas de Nazca ... Dessa forma você vai se climatizando com a altitude , diminuindo as chances de ter o "Mal de Altitude ", que pode estragar sua viagem .

Para saber mais sobre o "Mal da Altitude ou da Montanha " , leia o post :

https://www.cliktrip.com.br/single-post/2017/03/08/Mal-da-Montanha-ou-Mal-da-Altitude-ou-Soroche


Roteiro para chegar a Machu Pichu :

1º Etapa – Brasil - Lima

Até Lima ( capital ) são 5 hrs de vôo . Não existem vôos diretos para outras cidades peruanas .

Em Lima pode-se desfrutar dos melhores e mais conceituados restaurantes .

As opções de companhias aéreas são : Gol, Latam , Taca.


2º Etapa – Lima a Cusco

Saindo de Lima , com mais uma hora de vôo chega-se a Cusco . Esse trajeto pode ser feito com a Latam , Star Peru e Taca .

Cusco , é a maior cidade proxima a Machu Picchu , e vale a pena visitar , pois é conhecida como a capital dos Incas .

Tem bons hotéis ( tente se hospedar próximo a Plaza das Armas ) , ótima gastronomia , vida noturna (bares com happy hour até às 2 da manhã e baladas) e , sítios arqueológicos :

O Vale Sagrado ( passeio de dia inteiro , passando por Ollantaytambo e Pisaq , que são vilarejos que possuem ruínas da civilização Inca , além do visual incrível ).

Para quem gosta de compras, Cusco tem vários lugares de artesanatos , roupas e artigos de prata com preços bons . Não deixe de visitar o mercado municipal São Pedro .


3º Etapa – Cusco a Águas Calientes

De Cusco , pode-se escolher : ir de trem ou ir caminhando .

Os trens para Machu Picchu saem de Poroy ou de Ollantaytambo com destino a Aguas Calientes .

Poroy fica a 30 minutos de Cusco , porém tem poucos horários de trem . Se não for parar em Ollantaytambo , viaje por esta estação . A viagem dura em torno de 3 a 4 horas .

Ollantaytambo fica a 1h30 de carro de Cusco . Saindo dessa estação , o trecho fica mais em conta .

Existem 2 companhias de trem que fazem o trajeto : Peru Rail e a Inca Rail. Ambas são semelhantes , escolha qual se encaixa melhor no seu bolso e horário.

A viagem dura cerca de 1h30 a 2 horas .

Os tickets do trem podem ser comprados na Plaza das Armas , nas agências das próprias companhias , mas , compre-as com antecedência , não deixe para a última hora e reserve dinheiro , pois fica em torno de U$150,00 ida e volta, dependendo do luxo e conforto do trem .

http://www.perurail.com

Para os corajosos esportistas e aventureiros de plantão , pode - se fazer ( a pé ) Trilha Inca . São cerca 42km , feitos em 2 ou 4 dias , sendo necessário fazer reserva e estar acompanhado de mais uma pessoa .

Em Aguas Calientes não existem muitas coisas para se fazer, então reserve um hotel próximo à estação e opte por dormir lá na vésperas da sua subida para Machu Picchu .

Para chegar na estação de Ollantaytambo , você pode aproveitar ônibus do vale sagrado ou pegar um táxi , uma van ou um ônibus .

A diferença da van e do táxi , é que a van é compartilhada e o táxi é exclusivo o que dá na mesma, dependendo do número de pessoas, e o ônibus é bem mais demorado.

*** Para voltar de Machu Picchu, escolha voltar por Ollantaytambo e não por Poroy, pois até Poroy são 4 horas de viagem e é bem cansativa e até irritante devido à musica ambiente ser a mesma no caminho inteiro.


4º Etapa – De Águas Calientes a Machu Picchu

Águas Calientes é o último povoado antes de chegar a Machu Picchu, que tem apenas um hotel. A infraestrutura de Águas é boa e a maioria dos turistas aproveita para passar uma noite por lá , descansar e subir para MP bem cedo no dia seguinte.

Lembre-se que Machu Picchu fica a 2400metros do nível do mar , sendo assim , qualquer atividade ou esforço cansa , sendo comum sentir tontura, enjôo, falta de ar ou dor de cabeça -- esse mal-estar é conhecido como soroche , ou Mal das Montanhas .

Próximo da estação , existem várias barracas vendendo artesanato típico peruano .

Entre Águas Calientes e Machu Picchu faz-se o transporte em um micro-ônibus, que leva cerca de 20 minutos até o parque . Esse é o único automóvel permitido nas estradas que levam ao sítio arqueológico e, pela distância do trajeto, custa caro (cerca de US$ 12).

***Ao chegar , já compre o ticket do micro - ônibus.

Se preferir subir a pé , leva-se cerca de 1: 30 horas .

Quem faz a Trilha Inca não tem necessidade de pegar o ônibus, já que o fim da trilha é diretamente em Machu Picchu.



*** Recomendações :

✔️ Se você dormir na véspera em Águas Calientes , ou se estiver vindo de alguns dias em cidades mais altas (como Cusco ou do Valle Sagrado), a chance de se sentir mal ao visitar as ruínas é pequena .

✔️ Tome chá de coca ou pegue 3 folhas de cocas, as mais verdes que tiver, e masque-as como chicletes .

✔️ Evite bebidas alcóolicas , pois devido a altitude , fica-se embriagado com mais facilidade .


5º Etapa - Machu Picchu

**Por ser limitado o acesso a Machu Picchu , compre seu ticket com antecedência.

** Se você optar em subir a montanha Huaynapicchu , corra !!! O acesso é mais limitado ainda .

Para comprar os ingressos , utilize o site oficial do governo peruano.

O site só aceita o cartão Visa .E ainda oferece opções de exploração :

- Machu Picchu - acesso somente ao Parque .

- Huaynapicchu - é uma montanha que fica acima de Machu Picchu , no topo da montanha, tem-se uma visão incrível de cima de Machu Picchu.

Dependendo do seu preparo físico pode-se levar 2 hrs para subir e 1 hr para descer . O caminho é estreito e sem corrimão . Se você tiver medo de altura , não suba.

- Montaña - fica ao lado oposto de Huaynapicchu, levando cerca de uma hora e meia o trajeto. Dizem que o percurso é mais cansativo do que a Huaynapicchu.

http://www.machupicchu.gob.pe

A trilha à Ponte Inca é um caminho em sua maior parte plano , que sai de dentro do parque e leva a uma ponte de madeira que pode ter sido uma rota de fuga inca. É uma caminhada leve a moderada, com vista para as montanhas e ladeada por um... penhasco . A trilha não faz falta , mas permite um contato maior com a floresta . Para essa trilha não é necessário ingresso, e dá para percorrer o caminho em cerca de 40 minutos.

*** O Ministério da Cultura peruano anunciou que, a partir de 1º de julho de 2017, só será permitida a entrada ao sítio arqueológico acompanhado por guia.

Atualmente, os guias credenciados ficam disponíveis na entrada, e cobram de 120 a 150 soles para grupos de até 4 pessoas.

E a visitação será feita em dois turnos: serão vendidos ingressos válidos entre 6h e 12h ou entre 12h e 17h30. Não será permitido permanecer dentro do parque além do horário do turno .

Em relação a exploração do Parque , serão demarcados 3 circuitos fixos de visitação :

- 3horas - somente este circuito leva ao promontório , de onde se pode ter a melhor vista da cidade . Depois de passar pela roleta, vá em frente e, e ao chegar ao primeiro muro, pegue a trilha à sua esquerda, que leva à Porta do Sol. Caminhe por 10 a 15 minutos até alcançar um platô , vire à direita , aí você chega a um mirante que proporcionará a Machu Picchu o melhor ângulo .

- 2:30 horas ;

- 2horas.


*** Não esqueça :

- Para ingressar ao Parque , além do ingresso, é preciso apresentar o passaporte ou a carteira de identidade (o documento que tiver sido usado para a compra).

- Protetor solar, repelente, garrafas de água (use cantil ou squeeze , garrafas descartáveis são proibidas ), um lanchinho leve e um agasalho (de manhã faz frio ).

- não há banheiro dentro do Parque . O banheiro fica do lado externo , e a partir de julho/17 , o reingresso ao Parque será proibido.

- Existe um guarda-volumes na área externa do parque, junto ao banheiro.

- Não carregue peso, cansa mais .Evite deixar objetos de valor , pois as mochilas ficam armazenadas numa estante aberta.

- Não existe bar, lanchonete ou quiosque dentro do parque arqueológico. Leve barras de cereal, frutas e cantil ou squeeze com água (e não descarte nenhum lixo ou resíduo, nem mesmo orgânico; leve um saquinho para o seu próprio lixo).

Se estiver com fome , do lado externo do Parque , tem o Belmond Sanctuary Lodge, concessionário do espaço. A lachonete vende lanches, bebidas (incluindo cerveja) e sorvetes . Mas os preços são altos .

Ou se preferir , Tinkuy - restaurante que oferece buffet ( $40 ) com grande variedade de pratos locais e internacionais .

Se você subir para MP com o trem Vistadome da PeruRail, tem desconto de 5 dólares na passagem combo (o voucher pode ser usado até o dia seguinte da viagem). O buffet abre às 11:30 hrs .



Quando ir ?

Melhor época para visitação - Junho ou Julho . Mas de Maio a Setembro a probabilidade de chuva é menor.

Evite Janeiro / Fevereiro , por causa das chuvas ( verão ) e Julho /Agosto , são meses de férias dos europeus e americanos , pois o Parque fica mais cheio.

Não esqueça , que aos domingos os peruanos tem descontos e o Parque também fica lotado.




Hotelaria :

Em MP, a hospedagem é curta - 1 noite , e existe um único hotel - Belmond Sanctuary Lodge - 50 metros da entrada para a cidade Inca , e proporciona a experiência única de assistir o nascer e o pôr-do-sol em MP, o que é uma tarefa difícil para os turistas que pernoitam em Cusco ou Águas Calientes devido ao horário dos ônibus que fazem o trajeto até as ruínas.

O vilarejo mais próximo é Águas Calientes , que fica a 20 minutos de ônibus , e tem várias opções de hospedagem , desde hostels a 5 estrelas . Indico para turistas que querem chegar cedo no Parque . Os hotéis já estão preparados para receber esse tipo de turista e servem café da manhã bem cedo, a partir das 4 ou 5 horas . A cidade é muito pequena e toda voltada para a maior atração turística do país, por isso vai ser muito fácil obter informações sobre onde pegar os ônibus ou fazer o trajeto a pé.
Uma boa opção para quem não quer gastar muito , é o Inti Wiñaywayna Hotel. O lugar é simples, mas suficiente para um estadia curta. Se quiser uma hospedagem mais luxuosa, , opte pelo Sumaq.
Ollantaytambo, fica cerca de 2/3 hrs de trem de MP. Sugiro o hotel Belmond Hotel Rio Sagrado , que é cortado pelo Rio Sagrado , e protegido pelas montanhas . Local lindo e privilegiado.

Em Cusco, há muito mais opções , mas lembre-se que fica a 3/4 hrs de trem de MP. Considere ficar na cidade , e conhecer a capital da cultura inca e seus principais pontos turísticos . O Novotel é uma boa opção para quem quer conforto e boa localização.

Belmond Hotel Monasterio é um hotel luxuoso em um antigo mosteiro , localizado ao lado da praça central.

Lima também oferece uma vasta rede de hotelaria . Gostei muito do bairro de Miraflores . Se você quer conforto e boa localização , indico o Belmond Miraflores Park .



Indicações :

O tour pelos sítios arqueológicos não é fácil...

Tem degraus , pedras , caminhos de terra , e requer esforço físico.

Não indico o passeio para turistas com dificuldades motoras .

Em caso de crianças e idosos , se não tiverem condicionamento físico suficiente para explorar todo o Parque de MP, a primeira vista da Cidade já impressiona , e vale a pena .



Na mala não pode faltar :

- Roupas de caminhada , um agasalho e tênis (bota de trecking ) confortável ;

- Protetor solar , boné , óculos escuros , repelente ;

- Câmera fotográfica ;

- Cantil ou Squeeze ;



Alimentação :

A gastronomia peruana é rica . Tem opções para todos os gostos . Inclui grãos ( quinoa) , vegetais , frutos do mar , peixes ,carnes , frango ....

Não deixe de provar a Inka Cola - refrigerante com sabor de abacaxi .









Saiba mais sobre o Perú . Acesse :

- Linhas de Nazca - Inacreditável !!!

https://www.cliktrip.com.br/post/linhas-de-nazca


- Mal da Montanha ou Mal da Altitude ou Soroche

https://www.cliktrip.com.br/post/mal-da-montanha-ou-mal-da-altitude-ou-soroche


Você pode gostar também :

-Os mistérios da Ilha de Páscoa e os Gigantes de Pedra

https://www.cliktrip.com.br/post/os-mist%C3%A9rios-da-ilha-de-p%C3%A1scoa-e-os-gigantes-de-pedra



#Américas #Peru #MachuPichu #PatrimônioMundialdaUnesco #Incas #Cuzco #ValeSagrado #HiramBingham #Lima #ÁguasCalientes #Ollantaytambo