• Patricia Viciana

Os mistérios da Ilha de Páscoa e os Gigantes de Pedra

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Roteiro ideal para quem gosta de história , arqueologia , ecoturismo , esoterismo .....

A Ilha de Páscoa é uma ilha vulcânica de raízes polinésias do Oceano Pacífico , considerada o local mais isolado do mundo , é a última fronteira da América do Sul , cercada de Moais (enormes estátuas de pedra ) que protegem suas terras e são o símbolo da ilha .

Muitos turistas consideram a Ilha como um centro energético , repleto de mistérios e curiosidades a serem desvendadas .

O Parque Nacional Rapa Nui , é Patrimônio Mundial da Humanidade .



Localização : Conhecida por Rapa Nui ( "Ilha Grande" ) , ou Te Pito O Te Henúa ( "Umbigo Do Mundo" ) e Mata Ki Te Rangi ( "Olhos Fixos No Céu" ) é uma ilha que fica a 3 700 km de distância da costa do Chile , fazendo parte da região de Valparaíso . Sua capital é Hanga Roa , onde vivem a maior parte de seus habitantes ( 80% ) , e nela que ficam os restaurantes , lojas , e hotéis .



História Há 3 milhões de anos atrás , erupções de 3 vulcões foram responsáveis pelo surgimento da Ilha , que recebeu esse nome após ser descoberto pelo almirante holandês Jacob Roggeven , num domingo de Páscoa , em 1772 .

Navegadores chegaram a Ilha por volta do ano 1000 e acreditavam ter chegado ao “ Umbigo do Mundo ”. A civilização que habitava o local era chamada de Rapa Nui . Eles possuíam uma escrita em hieróglifos polinésios gravados em tábuas de madeira , chamados de " Rongo - Rongo " ou " Rongorongo " . Até hoje , nenhum pesquisador conseguiu decifrar tal língua . Teorias provam que os povos que ali viviam pescavam , cultivavam alimentos , até o momento em que o solo ficou empobrecido , e as florestas sumiram ( possivelmente para deslocar os Moais ) , dificultando a sobrevivência no local . Estima-se que cerca de 15 mil habitantes habitaram a ilha , antes do colapso .


Os Moais

As estátuas foram construídas por volta de 1100 e 1680 aC , com técnicas bastante parecidas com dos Incas , de Cuzco ( Peru ) , possivelmente para honrar chefes de tribo , ancestrais e figuras importantes da comunidade , mas não existem registros . As estátuas estão espalhadas por toda a ilha e tem quase a mesma aparência : cabeças enormes ( alguns com chapéus ) , nariz afilado e corpos robustos .

Mas , não se sabe como foram construídas e erguidas , e quais suas funções .

O escritor Erich von Daniken , autor de " Eram os Deuses Austronautas " , acredita que extraterrestres tenham construído as estátuas , as Linhas de Nazca ( Peru ) , as Pirâmides egípicias e maias .

Para outros , a Ilha de Páscoa é uma das entradas para o centro da Terra , onde civilizações muito sofisticadas teriam os segredos da construção , arquitetura e escultura .

A denominação “ olhos fixos para o céu ”, se refere a Ilha como um dos 7 chakras do planeta , ou seja , pontos que recebem e concentram energia astral (como se fossem pontos magnéticos) . O formato triangular (mais um símbolo esotérico) e suas dimensões – exatos 22 km x 11 km – ajudaram a criar interpretações místicas .

A mais provável teoria , diz que o objetivo dos Moais seria homenagear seus líderes mortos . Foram construídas mais de 800 Moais , que serviam de pára raios , pois na região haviam muitas descargas elétricas . A pedra utilizada na construção das estátuas foi retirada de um vulcão extinto da ilha - Rano Raraku , e não de outro Planeta !

Existem 2 tipos de plataformas de Moais :

🗿 - "Ahu" - estátuas fúnebres colocadas próximas ao mar , posicionados com a face voltada para o povoado e de costas para o mar , com câmara crematória , construídas sobre os túmulos dos líderes . Dessa forma , o povo continuaria sendo protegido por seus líderes mesmo depois de sua morte . Existem cerca de 260 estátuas desse tipo , espalhadas a uma distância de 20 km do vulcão onde foram modeladas ;

🗿- " Marai " - ficam em regiões mais elevadas , onde se faziam observações astronomicas .

Solitários ou alinhados em grupos , alguns de pé , outros caídos ( inclusive dentro do mar ) atraem ordas de turistas . A maior plataforma tem 15 moais .

Já a maior estátua de Moai tem 21 metros e está inacabado (na pedreira do vulcão) , e o maior colocado de pé é o "Paro" que tem 11 metros de altura , e pesa 80 toneladas .

Alguns moais tem um tipo de chapéu cilíndrico , de tom avermelhado , diferente da cor do corpo , que é na verdade a representação do cabelo amarrado por um coque como os nativos usavam . Esse adereço era esculpido na cratera do vulcão Puna Pao e se chama Punkao . Existe uma teoria de que os Moais com chapéus , são os mais afastados pois serviam como pára-raio e luminária para os habitantes , pois a pedra das estátuas é porosa , e ao ficar carregada de energia , emite luz em dias chuvosos . A maioria das estátuas não tem pernas , só ombros e cabeças .

O menor tipo de Moai é o “ Moai Tukuturi , e mede 3 metros . Apresentam pernas e lembram as estátuas da arte pré-inca , criando sérias dúvidas sobre a tese comum da origem dessas populações .

O maior , é chamado de “ Moai Rano Raraku ”, que mede 20 metros , peso variável entre 1 a 27 Toneladas . Seus corpos estão cobertos por símbolos , não tem as órbitas dos olhos desenhados e usam um chapéu diferente . Não se sabe a razão do abandono da ilha , mas nota-se que os obreiros largaram suas ferramentas e oficinas, como se uma catástrofe natural , alguma invasão ou epidemia invadisse seu território .


Ritual do Homem Pássaro No Parque Nacional Rapa Nui , ficam o vulcão Rano Kau e o centro cerimonial de Orongo - local onde se realizava o ritual do Homem Pássaro .O ingresso pode ser comprado na entrada do parque , ou no aeroporto , pelo custo de U$ 60 (30 mil pesos) por pessoa (serve para visitar vários sítios arqueológicos ) .

Figuras com cabeça de pássaro são vistos em rochas na beirada da cratera do vulcão Rano Kau . A partir do século 15 , o povo se reunia 1x/ano para eleger um novo líder ( um misto de semideus , chefe político e juiz ) , entre os melhores guerreiros das tribos . A prova era insana , semelhante a uma " gincana " .

Em setembro , as andorinhas - do - mar ( aves migratórias ) procuravam a ilhota de Motu Nui para pôr e chocar seus ovos . Essa ave era uma importante fonte de alimentação e foi um dos motivos para a competição na vila Orongo . O Iva - Atua ( líder ) de cada clã através de sonhos proféticos , elegia um representante , que deveria descer uma encosta vulcânica muito íngreme , pular , nadar e enfrentar o mar aberto revolto sem ser comido por um tubarão e chegar na ilhota Motu Nui , escalar o penhasco de 2 mil metros de altitude até encontrar um ninho , recolher o ovo e voltar com ele intacto a vila . O primeiro a chegar passava a ser o líder dos clãs : o " Tangata Manu " ( Homem Pássaro ) . Mulheres não podiam participar das corridas , mas podiam ser profetisas . A competição persistiu até 1860 , quando missionários conseguiram converter a maioria dos habitantes ao cristianismo . As roupas tradicionais , artefatos , tatuagens e pintura corporal se perderam....




Atividades e Passeios :

Esqueça o continente !!! Não existe sinal para celular ou internet , somente nos hotéis que pode-se ter sinal .

A Ilha de Páscoa é mais fria que as outras ilhas polinésias , e as águas ao seu redor também , o que impede a formação de corais , fazendo com que a variedade de peixes ao redor da Ilha de Páscoa seja bem menor que nas outras ilhas polinésias (apenas 127 espécies) reduzindo as fontes de alimentação . Os ventos fortes também dificultam o cultivo de plantas comuns nas outras ilhas polinésias como a fruta pão ou o côco .

O mar tem cor de um azul intenso , escuro , frio e é profundo . O terreno da ilha é bastante irregular , cheio de trilhas que passam por cavernas , crateras de vulcões ....

Hanga Roa é a única cidade da ilha , local onde fica o aeroporto , também boa parte dos hotéis , restaurantes e serviços de operadoras que organizam atividades como mergulho autônomo , snorkeling , excursões as ilhotas vizinhas e passeios de caiaque . ✔︎ A ilha oferece passeios a cavalo , caminhadas e corridas , prática de surfe e mergulho , exploração de cavernas com guias , além do Festival Te Pati (ou Tapati , que recria a escolha do homem pássaro e acontece em fevereiro) .

✔︎ Para curtir uma praia de areia , vá a Anakena . E aproveite para ver os Moais dessa praia ;


✔︎ No verão , dá para mergulhar de snorkel ao redor da Ilha Motu Nui , onde era feito a prova do Homem Pássaro .


✔︎ Os moais de Tongariki é um grupo de 15 Moais alinhados sobre uma plataforma de pedras vulcânicas de 200 metros com o rosto voltado para o vulcão Rano Raraku e de costas para o mar ;


✔︎ Visite a cratera do vulcão Rano Kau , que tem uma lagoa repleta de plantas aquáticas de características muito singulares . Perto do vulcão há cavernas com pinturas rupestres . A cratera de Rano Kau fica a 324 metros de altura de um vulcão extinto na área sudoeste da Ilha de Páscoa. Colada à cratera , estão as ruínas de Orongo , que era uma aldeia onde acontecia uma competição para homenagear o deus da fertilidade Makemake .


⬆️ Cratera vulcânica Rano Kau


⬆️ Orongo - casas

✔︎ Visite a cratera do vulcão Rano Raraku , onde era a "Fábrica de Moais". Prepare - se para subir uma trilha de terra . Você irá encontar um aglomerado de Moais , alguns em pé , outros tombados . Depois de prontos , eram acomodados sobre troncos de árvores e empurrados até seu destino .



⬆️ Túneis de lava


Como Chegar ?

A Ilha de Páscoa não é um destino próximo ao Brasil , então considere combinar paradas estratégicas no seu roteiro , como Santiago no Chile , ou dê uma esticadinha até a Polinésia Francesa . Partindo de São Paulo , o trajeto mais curto é pelo Chile (são 3 hrs de vôo ) , voando com a Latam . De Santiago até a Ilha de Páscoa são 2hrs de vôo . Se quiser seguir até o Tahiti , são mais 5 hrs , partindo da Ilha de Páscoa .

Outra alternativa é ir via Lima , no Peru , voando com a Avianca .


Para se locomover na ilha , a maioria dos hotéis oferecem transporte até as atrações .

Ou se preferir , alugue um carro - Insular Rent a Car .



Visto e Documentos :

Passaporte válido ou carteira de identidade . Não é necessário visto , para os brasileiros .


Vacinas :

Nenhuma vacina é obrigatória para entrar na Ilha de Páscoa .



Fuso Horário : Em relação ao Brasil , são - 2 hrs .


Moeda : Peso Chileno


Línguas : Espanhol , Rapa Nui e Inglês .



Quando ir ?

A alta temporada é no verão , nos meses de Janeiro e Fevereiro , faz muito calor , e é o período do Festival Tapati que comemora a cultura Rapa Nui .

Entra Maio e Junho pode chover .

De Junho a Setembro faz frio e venta muito .

Ou seja , os melhores meses são : Março , Abril , Outubro e Novembro.


Quanto tempo ?

Pelo menos 2 dias . A ilha é pequena , mas tem muita coisa interessante para se ver . Os acessos são ruins e pouco sinalizados . Para agilizar contrate um guia local .

Dependendo do Hotel que vc ficar , esse guia e os passeios já estão inclusos na diária .


Hotelaria :

Hanga Roa ( centro ) dispõe de maior infraestrutura .

Os hotéis são simples , rústicos e caros . Existem campings e albergues .

O Explora Rapa Nui - é considerado o mais cobiçado hotel da ilha . Impressiona pela arquitetura e pelas atividades inclusas na diária . Tem pensão completa , e Wi -Fi na recepção . Os guias sempre estão dispostos a te colocar em atividades para explorar a Ilha . Hangaroa Eco Village & Spa - Depois do Explora , é o mais completo da ilha. Kona Tau Hostel - opção econômica , que tem cozinha comunitária .


⬆️ Explora Rapa Nui Hotel


Gastronomia

Como trata-se de uma ilha , ouriços do mar , peixes e frutos do mar são as especialidades local . Atum grelhado e ceviche sempre combinadas com frescos vinhos brancos chilenos são uma boa pedida !

Nos hotéis pode- se assistir shows de danças típicas polinésias, e até um ritual - " Umu Pae " , com música e dança típicas , palestra sobre a história do povo Rapa Nui e um cardápio diferenciado com carnes e legumes cozidos sobre pedras vulcânicas e cobertas com folhas de bananeira .



Indicações e Contra Indicações :

A Ilha não tem infra estrutura para turistas com necessidades especiais .

Por ser um terreno todo irregular , não indico para crianças pequenas e nem idosos , ou turistas com dificuldades para se locomover .


⬆️ Possível mesa com bancos para admirarem o céu


O que levar na mala ?

- Kit de proteção solar ( óculos de sol , boné , protetor solar ) ;

- Kit de medicamentos ( de uso diário e de uso geral : para enjôo , alergia , gripe , dor de barriga ...) ;

- Roupas leves e confortáveis e um casaco ;

- Botas para trekking ;

- Repelente ;

*** Lembre - se que a mala na América do Sul só pode pesar até 20 kg .


Compras :

Souvenirs em geral como camisetas , bonés e artesanato com conchas .



#AméricadoSul #Chile #RapaNui #Moais #IlhadePáscoa #Mistério #Vulcões