• Patricia Viciana

Museu Stalin - A verdadeira história do contraditório estadista do século 20 .

Atualizado: Jun 16



Stalin


Vale a pena visitar o museu ?

Claro que sim ! Apesar de todas as atrocidades , Stalin foi um líder de grande importância para história mundial .

O museu foi inaugurado em 1957 , 4 anos depois da morte de Stalin . A vida de Stalin é retratada em tom de admiração , a trajetória do pobre garoto , apesar das condenações cumpridas em prisões czaristas , que chegou ao ápice do poder .

Museu Stalin

Entrada do museu Stalin

O museu está localizado em um lindo palácio de estilo gótico - stalinista . São 6 salas que mostram a ascensão ao poder , em uma sequência cronológica .

Os pisos são acarpetados de vermelho . O acervo contém vários itens de mobília de seu escritório , presentes , documentos , fotografias , pinturas , artigos de jornal , a casa que morou quando criança , o vagão de trem blindado que usava para viajar , e uma das 12 cópias da máscara mortuária feita de Stálin logo após a sua morte.









Localização :

Stalin Park em Gori , na Geórgia , local de nascimento de Stalin.










Casa de Stalin



Casa de Stalin


História

Nascido em Gori , na Geórgia , em 21/12/1878 , Iosif Vissarionovich Djugashvili , em 1913 adotou o "apelido" Stalin , que em russo , significa “feito de aço”.

Filho de um sapateiro alcólatra e de uma faxineira , Stalin teve uma infância sofrida ,vendo o seu pai espancar sua mãe , e sendo vítima de varíola (que deixou marcas no pescoço e no rosto ) .


Mãe de Stalin , Stalin (centro ) , e Pai de Stalin


Na adolescência , Stalin frequentou um seminário da Igreja Ortodoxa Russa em Tbilisi , capital da Geórgia , onde aprendeu o idioma russo e a pensar de maneira sistemática , lendo panfletos marxistas clandestinos e adquirindo consciência política . Inclusive tinha muito talento para escrever em russo , chegando até a publicar obras que falam sobre revolução e comunismo , sendo assim expulso do seminário , passando a se dedicara idéias marxistas .



Stalin

Aos 20 anos , era chamado pelos amigos de Koba , abandonou os estudos sacerdotais para se dedicar ao comunismo , empenhando - se para revolução , lutando pela hierarquia , disciplina e luta de classes , tornou - se assaltante , de onde tirava receita para as manifestações .


1º Foto a esquerda - Stalin jovem

Stalin chegou a ser preso e enviado para Gulag 7 vezes , onde desenvolveu sua frieza e a autossuficiência .

Gulag eram prisões na Sibéria , onde criminosos , presos políticos e qualquer cidadão em geral que se opusesse ao regime na União Soviética , eram forçados a trabalhar , tornando - se um símbolo da repressão . As condições de trabalho nesses presídios eram bastante penosas e incluíam fome , frio , trabalho intensivo em regime de escravidão (por exemplo , horário de trabalho excessivo ) e guardiões desumanos . Nessas fugas de Gulag , acabou perdendo alguns movimentos da mão direita , e o braço ficou mais curto que o esquerdo .


Lenin e Stalin


O primeiro contato com Lenin aconteceu em 1905 , e em pouco tempo ganhou respeito do líder bolchevique . Lenin se referia a Stalin , como “o georgiano que nos consegue dinheiro”. Stalin era o capataz de Lenin , e fazia o trabalho sujo em toda e qualquer ação revolucionária , crescendo dentro do Partido Comunista .



3º Foto - no canto direito da tela - Stalin , Lenin e Trotsky


Sob o comando de Stalin , a economia tornou-se cada vez mais centralizada , industrializada e coletivizada , fazendo com que a produção de comida entrasse em colapso , contribuindo para a Grande Fome de 1932-1933 , que afetou principalmente a Ucrânia .

Quanto a sua Família , sua 1ºesposa faleceu , e a sua 2º esposa Nadeja se matou . Em 8 /11/ 1932 , o Kremlin oferecia um banquete para celebrar os 15 anos da Revolução quando as recorrentes brigas entre Stalin e a esposa , Nadeja Alliluyeva , chegaram ao ápice , na frente de todos , culminou com o suicídio de sua mulher na manhã seguinte . “Ela partiu como um inimigo”, teria dito Stalin .


Stalin e sua Família






Nadeja foi filha de um revolucionário , e era confidente de Lenin e não se conformava com a política conduzida pelo marido . Yakov , filho do casal , tentou se matar depois de brigar com seu pai . Ao ver o jovem ferido , Stalin teria comentado: “Não consegue sequer atirar direito!”. Anos depois , na 2ª Guerra , Yakov foi capturado pelos alemães durante a Guerra . Os alemães queriam trocá-lo por um oficial nazista . Stalin não aceitou o acordo . Disse que não trocava um oficial por um simples soldado raso . E os alemães fuzilaram seu filho , e Stalin deu de ombros .

Tinha outros 2 filhos – Vasili e Svetlana , a sua predileta .





Stalin com seus filhos Vasily e Svetlana ( sua predileta)




Após a morte de Nadeja , o tirano viveu recluso , na sua casa de veraneio , nos arredores de Moscou . Insone , Stalin lia documentos oficiais especialmente durante a 2ª Guerra , quando trabalhava 15 h/ dia .

Stalin envelheceu solitário e desolado , mas continuava sendo temido. Em 5/3/ 1953 , aos 73 anos , não resistiu a um derrame .


Máscara mortuária de Stalin

Fotos com Lenin e Trotsky , principais líderes revolucionários desde sua subida ao poder, e até foto com Hittler - no pacto de não agressão , e a famosa foto com Roosevelt e Churchill quando venceram os nazistas , e dividiram o mundo em ocidental e cortina de ferro , podem ser vistas na exposição .



Stalin , com Roosevelt e Churchill


Pode-se vislumbrar e entrar no seu trem particular . O seu único temor era viajar de avião .


Vagão de trem particular blindado de Stalin


Corredor do vagão do trem particular de Stalin



Cozinha do vagão particular de Stalin

Banheiro do vagão particular do Stalin

Dormitório do vagão particular de Stalin





Sala de reunião do vagão particular de Stalin



🚩 Museu Stalin

🇬🇪 Localização : Stalin Park

➡️ Endereço : Stalin Ave , Gori , Geórgia

📞Telefone: +995 370 27 26 81

⏰Horário : Terça a Domingo , das 10 - 18 h

📸 Fotografias são permitidas sem o uso de flash




Dentro do Museu há uma lojinha de souvenirs .

Veja outras matérias sobre a linda região do Cáucaso :

https://www.cliktrip.com.br/post/cauc%C3%A1so-onde-%C3%A9


https://www.cliktrip.com.br/post/arm%C3%AAnia