• Patricia Viciana

Armênia

Atualizado: Jun 16




Como definir a Armênia ???

Um País incrível !!!

Apricots , Monte Ararat , Café , povo descontraído , muita história e fé traduzem a Armênia : a 1º nação do mundo a adotar o cristianismo como religião oficial , em 301 .

Mais de 90% da população segue a Igreja Apostólica Armênia . A igreja armênia é ortodoxa e autônoma , ou seja , ela não é ligada à Igreja Católica Romana ou as demais igrejas ortodoxas .

Durante os anos soviéticos , Yerevan (capital) passou por uma reconstrução , seguindo as tendências do arquiteto Alexander Tamanyan para fazer uma cidade neoclássica , com amplas avenidas para se parecer com Paris , Viena e São Petersburgo .

Yerevan era conhecida como a Cidade Rosa , pela cor da pedra usada nas construções .









História :

Entre os anos de 321 a.C. e 428 d.C , o Império Armênio ocupava uma boa parte do Oriente Médio , que começava onde hoje é o estado de Israel , passando por Jordânia , Iraque , Síria , Turquia , Irã , Azerbaijão e Geórgia .

Pela Armênia passaram os romanos , os persas , os mongóis , os otomanos e mais recentemente os russos .

Existem indícios de que várias histórias bíblicas teriam ocorrido no antigo território do Império da Armênia .

Inclusive , o famoso Jardim do Éden ocupava a região que pertencia ao país , entre os rios Tigre e Eufrates ( hoje , os 2 rios estão no território do Iraque ) .

O Monte Ararat , hoje pertence ao território turco , seria o suposto local onde a Arca de Noé encalhou depois do dilúvio . Não é à toa , que os armênios foram um dos primeiros povos a adotar o cristianismo como religião , no ano 301 , antes mesmo de Roma antiga .

Todos anos , em 24 de abril , acontece o dia da memória do genocídio armênio e milhares de pessoas se reúnem no memorial para homenagear as vítimas .

O genocídio cometido pelos turcos do Império Otomano durante a 1º Guerra Mundial ( fato que completou 100 anos em abril / 2015 ) , aproximadamente 1,5 milhões de armênios foram mortos entre 1915 e 1923 . O episódio ficou conhecido como Holocausto Armênio .

Dizem que durante um discurso aos comandantes do Exército Alemão , dias antes de invadir a Polônia , Hitler teria dito : “Afinal , quem fala hoje do extermínio dos armênios ? ”

O conflito causou uma verdadeira diáspora do povo armênio espalhando seus descendentes ao redor do mundo .

Se o sobrenome terminar com " ian ", há grandes chances de ser um armênio , como alguns famosos : Kim Kardashian , Cher , integrantes da banda System of a Down .

A Turquia , até hoje não assumiu a responsabilidade , o que criou um impasse diplomático entre os 2 países , mantendo as fronteiras fechadas . Há também uma grande rivalidade pela área fronteiriça ao redor do Monte Ararat , onde a Arca de Noé encalhou , segundo a Bíblia .

Devido a uma disputa territorial com o Azerbaijão , a fronteira também está fechada , sendo a Armênia a única nação do mundo a ter 2 fronteiras bloqueadas . Embora não seja possível entrar na Armênia via Turquia ou Azerbaijão , as fronteiras com a Geórgia e Irã seguem abertas.

Pouco tempo após o final da 1º Guerra Mundial , a Armênia foi incorporada à União Soviética , junto a Geórgia e Azerbaijão . Os russos foram vistos como os salvadores da Armênia , uma potência capaz de defendê-la dos turcos . Obviamnete não foi bem assim , até que em 1991 , ano do colapso da União Soviética , a Armênia declarou sua independência .

Mas , graças a sua população extremamente receptiva e calorosa não deixa transparecer os "pesadelos" que marcaram a história do País .






Localização : Eurásia

A Armênia é uma ex - república soviética localizada na montanhosa região do Cáucaso , entre a Europa e a Ásia .

Fronteiras terrestres : Azerbaijão , Geórgia , Irã , e Turquia .

Por motivos políticos e territoriais as fronteiras com a Turquia e o Azerbaijão encontram - se fechadas .

Capital : Yerevan - Com uma área de 30 mil km², não é difícil fazer passeios de bate-volta no mesmo dia para as principais cidades turísticas .








O que fazer em Yerevan ?


🇦🇲 Praça da República - principal praça , e o ponto principal da cidade , rodeada de cafés , bares e restaurantes , e uma fonte que a noite fica toda iluminada e transforma a praça num verdadeiro espetáculo de luzes , esguichos de água e música .

As Casas do Governo , o Ministério das Comunicações e o Hotel Marriott são um bom exemplo da arquitetura neoclássica com toques armênios .

O local era conhecido como " Praça de Lenin ", por ter uma estátua do líder soviético Vladimir Lenin erguida em 1940 . Após a disssolução da União Soviética a estátua foi removida .











🇦🇲Cascatas , Parque de esculturas e Museu de Cafesjian

A Cascata de Yerevan ou " Complexo Cascata " é uma suntuosa escadaria de 500 metros de extensão , com 5o metros de largura , com terraços , jardins , mirantes e fontes , que une 2 partes da capital . Relembra os Jardins Suspensos da Babilônia , em uma versão de Art Deco . O local se tornou um centro de arte contemporânea , que recebe exposições , e shows , e abriga o Museu de Arte Moderna .

No 1º andar fica a livraria do museu .

O último andar oferece uma vista espetacular do Monte Ararat e uma visão panorâmica do centro de Yerevan .

O Parque das Esculturas é uma área verde próximo a Cascata e a Ópera . Esculturas de Botero e outros artistas de fama internacional decoram o parque . O próprio parque faz parte do Museu Cafesjian - a versão armênia do Guggenheim .






🇦🇲 Museu Matenadaran -

Famoso por guardar a maior coleção do mundo de manuscritos e livros antigos da era medieval que abrangem uma ampla gama de assuntos, incluindo história , filosofia , medicina , literatura , história da arte e cosmografia escritos em língua armênia e em muitas outras línguas .













🇦🇲 Teatro Armênio de Ópera e Ballet

Inaugurado em 1933 , o edifício semicircular preserva o estilo de arquitetura medieval armênio .




🇦🇲Memorial Armênio do Genocídio

Complexo construído na colina de Tsitsernakaberd ( que significa : "Fortaleza das pequenas andorinhas") , dedicado as vítimas do massacre de 1915 , conhecido também como Holocausto Armênio .

O Museu do Genocídio abriga a surpreendente coleção de pinturas do artista francês Jean Jansem chamada Génocide .

Anualmente , em 24 de abril , milhares de pessoas reunem -se no memorial para homenagiar as vítimas .

Apesar de tudo , o ambiente não transmite tristeza , mas sim paz e esperança, com a presença de uma chama eterna simbolizando a continuidade do povo . Muitos visitantes depositam flores em homenagem às vítimas .

📸 - É permitido fotografar , de forma respeitosa .


🚖 - A melhor maneira de chegar até o local é de táxi .
















🇦🇲 Catedral Etchmiadzín

É a matriz da Igreja Apostólica Armênia localizada na cidade de Vagharshapat , sendo considerada a catedral mais antiga do mundo , e também conhecida como o Vaticano Armênio .

A igreja original foi construída no início do século 4 , entre 301 a 303 para o Santo padroeiro da Armênia - Gregório o Iluminador . A construção substituiu um templo pré existente , espelhando a conversão do paganismo ao cristianismo .

De acordo com a lenda , São Gregório teve uma visão de Cristo descendo do céu e atingindo a terra com um martelo de ouro no local onde a Catedral seria construída . O patriarca deu a Igreja e a cidade o nome de Echmiadzín, que signfica : o local onde o Unigênito desceu .









🇦🇲 Catedral de São Gregório

É a maior igreja armênia , e representa a proclamação do cristianismo como religião , e a casa de relíquias de São Gregório .

O Museu é bastante famoso por ter tem uma relíquia como a mão de São Gregório - o Iluminador ; um pedaço de madeira da arca de Noé , relíquias de São Judas Tadeu ( 1º evangelista ) e a lança de Longino que perfurou o corpo de Jesus quando ele estava na Cruz .



⬆️ Pedaço de madeira da arca de Noé


⬆️ Lança de Longino





🇦🇲 Catedral de Zvartnots

As ruínas da Catedral de Zvartnots estão localizadas em uma planície plana no planalto de Ararat , entre as cidades de Yerevan e Etchmiadzin, na província de Armavir , perto do Aeroporto Internacional de Zvartnots .

Zvartnots foi construída sobre o controle do Império Bizantino , durante o início das Conquistas Árabes da Armênia , em meados do século 7 dC .

A construção da catedral dedicada a Gregório, ou Iluminador, começou no século 7 , em 642 . Foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco .











🇦🇲 Lago Sevan

O Lago Sevan é um popular destino de verão na Armênia. Ele é o maior lago do Cáucaso , com 74 quilômetros de comprimento , 32 de largura e 80 metros de profundidade e fica há 1900 metros de altitude . Esse Lago ocupa 5% do território do país é o segundo maior lago alpino do mundo – com 1240km².






🇦🇲 Mosteiro de Sevan

O Mosteiro de Sevan foi fundado em 874 . Ele abriga duas igrejas , a Surp Arakelots (Santos Apóstolos) e a Astvatsatsin (Santa Mãe de Deus) , além de ruínas de antigas construções. Durante o regime soviético ele foi abandonado e praticamente destruído , sendo reconstruído décadas depois.

O mosteiro foi construído numa ilha , mas , o nível da água desceu 20 metros e hoje pode-se acessar por estrada .

É um lugar especial para assistir ao pôr do sol .









🇦🇲 Dilijan ou Hovk

Cidade com muito verde , que fica na província armênia de Tavush , no Parque Nacional de Dilijan , às margens do Rio Aghstev e numa altura de 1500 metros acima do nível do mar . O vale é rodeado pelas florestas e montanhas do Cáucaso Menor do Norte , tendo uma vegetação típica : Tundra Alpina .

A cidade possui um centro histórico restaurado com casas com interiores típicos do século 20 , que vendem artesanato e instrumentos musicais .

De acordo com algumas pesquisas arqueológicas , a região foi habitada desde a Idade do Ferro Inicial .










🇦🇲Haghpat

É um complexo monástico medieval bizantino , descrito como uma "obra-prima da arquitetura religiosa e o maior centro de aprendizado na Idade Média " , que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO .

O estilo arquitetônico é único , que surgiu de uma mistura de elementos da arquitetura eclesiástica bizantina e vernacular da região caucasiana .

O Mosteiro foi fundado por São Nishan no século 10 , durante o reinado de Abas I . Próximo a ele está o Mosteiro de Sanahin, que foi construído ao mesmo tempo .

Sanahin era conhecido por sua escola de iluminadores e calígrafos .

A Igreja de St Nshan é o monumento mais antigo do complexo e foi construída entre 976 e 991 dC (arquiteto Trdat) . Possui cúpula retangular , com um plano interno em forma de cruz , que repousa sobre 4 pilares enormes nas paredes laterais . Essa igreja é um exemplo da arquitetura armênia nos séculos 10 e 11 . Os afrescos resistem com cenas da anunciação , nascimento e batismo de Cristo.

Os relevos dos reis Smbat e Gourgen , de pé um em frente ao outro , segurando um modelo da igreja e fica na parte superior da fachada .

Sanahin costumava ser o centro administrativo e o cemitério familiar de Kyurikyan Bagratids (séculos 10 e 11) , bem como a residência episcopal da diocese (até o século 11) .

O mosteiro de Sanahin contém as igrejas St Astvatsatsin (Santa Mãe de Deus), St Amenaprkich (Redentor) e St Grigor , narthexes , igreja anterior , scriptorium , campanário e academia .

Mais de 50 khachkars (pedras cruzadas) são preservados em Sanahin , sendo que os de Grigor Tuteordi (na parede da Igreja de St Harutyun) e Sargis (na parede da Igreja de St Astvatsatsin ) são os melhores exemplos da escultura armênia medieval .

✔️A Igreja St Karapet ( século 10 /11 ) e a capela de Sargis ficam em uma colina de Sanahin , e fazem parte da ponte de pedra sobre o desfiladeiro Debet , uma ponte que foi preservada em sua forma original ( século 13) .





























🇦🇲 Khor Virap - a pouco mais de 40 km da capital , ficou conhecido por ter sido a prisão de São Gregório - o Iluminador, padroeiro da Armênia e responsável pela conversão da nação a fé cristã , antes mesmo de Roma .

Oferece uma vista estonteante do Monte Ararat.

🚖 A maneira mais fácil de chegar é de táxi .






Curiosidades sobre a Armênia


➡️ O Monte Ararat é o símbolo nacional da Armênia , mas desde a Guerra Turco Armênia de 1920 , ele faz parte do território turco . É possível avistá - lo de diversos pontos do país . De acordo com a Bíblia , foi no Monte Ararat que a Arca de Noé encalhou: “E a arca repousou no 7º mês , no dia 17 do mês , sobre os montes de Ararat.” (Gênesis, capitulo VIII)


➡️ A capital atual, Yerevan , leva o apelido de “cidade cor-de-rosa” graças às construções de pedras - tufo , presentes nos prédios históricos da cidade .


➡️ O café é muito apreciado , existem muitas cafeterias .










Como chegar ?

A forma mais fácil de chegar a Armênia , é voar até a capital Yerevan .

Não há vôos diretos do Brasil .

Várias companhias aéreas voam para a região .

Verifique seu roteiro e veja qual o país mais próximo para chegar a Armênia .

Como fiz junto o tour do Báltico , com o tour do Cáucaso , sai do Brasil pela Air China , via Madrid . Fui para Amsterdã

( aproveitei e fiquei 3 dias ) via KLM . Fiz o tour Vilnius( Lituânia ) , Riga ( Letônia ) e Tallin ( Estônia ) . Fui até Moscou ( só escala ) via Air Baltic , e cheguei em Yerevan .


A partir de Tbilisi / Georgia saem trens noturnos para Yerevan .

Fique atento a detalhes , pois os trens não partem todos os dias para Yerevan , somente nos dias ímpares .

É possível consultar os horários no site da Georgian Railway e da SCR (a companhia armênia) . Acesse :



Há também ônibus e vans dos países vizinhos para a Armênia . As fronteiras da Armênia com a Turquia e com a Azerbaijão são fechadas , só restam então as fronteiras terrestres com o Irã e com a Geórgia .






Quando ir ?

A alta temporada( período mais quente ) vai de julho a agosto .

A baixa temporada ( inverno ) vai de novembro a abril esfria bastante , com direito a neve e muito vento .

Maio é o mês mais chuvoso .

Em outubro a temperatura já está bem baixa nas regiões montanhosas .









Documentos e visto :

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Armênia . A isenção é válida por 90 dias .

Viaje sempre com seu passaporte dentro da validade .

Embaixada oficial no Brasil :

Alameda Santos , 1496 - 8° Andar, São Paulo (SP)

(11) 3262-3620

🌎 https://consuladodaarmenia.com





Moeda : Dram

A moeda da Armênia é o dram - código : AMD

Trocar euro ou dólar é fácil , existem várias casas de câmbio por todo lado . Cartões são bem aceitos nas lojas e restaurantes das capitais .

Caixas eletrônicos estão espalhados por todos lados .

Se for visitar cidades menores, melhor levar um pouco de moeda em espécie .








Língua Oficial : Armênio

A Armênia tem sua língua própria , o armênio, que por sua vez tem seu alfabeto próprio , com 38 letras. Como herança do domínio soviético e da proximidade com a Rússia , muitos armênios falam russo .

Mas, com o inglês dá para se virar bem .











Fuso horário : GMT +4

Em relação ao Brasil , 7 h a mais .








DDI

Código telefónico internacional : +374















Lista de Patrimônios Mundial da Unesco ,na Armênia :

Mosteiros de Haghpat e Sanahin

Catedral e Igrejas de Echmiatsin e Sítio Arqueológico de Zvartnots

Mosteiro de Geghard e Vale Superior do Azat .





Alimentação


Os restaurantes em geral são ótimos, com um bom custo - benefício .

O Tavern Yerevan , é apontado como o melhor restaurante da cidade .

Não deixe de provar :

- Putuk : sopa de carne levada ao forno com uma "cobertura" crocante ;

- Tolma : folhas de uva com recheios de vegetais ou carnes embalados (semelhante ao charuto ) ;

- Gatah : melhor sobremesa com base de manteiga e açúcar .

O vinho é a bebida nacional ;

- Tan : “a segunda bebida nacional”, é refrescante e feita a base de iogurte .





Símbolo do País e a fruta nacional : Apricot












Fumo :

A Geórgia e Armênia estão entre os países com o maior número de fumantes no mundo e as leis antitabagistas ainda não se aplicam . Para evitar problemas com a fumaça opte por espaços abertos ou parte externa dos restaurantes .






*** Dica :

Para conhecer bem a Armênia e sua história recomendo que contrate um guia . Indico : Taguhi Margaryan - excelente guia em inglês e espanhol , além de ser muito simpática .

https://www.facebook.com/paola.paolina.56/about?lst=1404597907%3A100001581570420%3A1576883497






Compras :


O conhaque armênio é considerado um dos melhores do mundo , é um presente popular para levar para casa . Era o conhaque preferido de Winston Churchill . Existem muitas lojas no centro de Yerevan, e no aeroporto que vendem o famoso conhaque da Ararat Cognac Factory .

* Dica : quanto mais envelhecido o conhaque , mais refinado é o sabor e mais $$$ .

Tapetes armênios podem ser comprados na Fábrica de Tapetes Mergeryan por um bom preço . Os mais sofisticados são “Tufenkian Carpets”. Ambos adicionarão seu nome ou solicitação de inscrição a um tapete existente ou farão um tapete personalizado para você. Não há problema em exportar tapetes .

Tapetes usados são encontrados em lojas por toda a cidade ou em Vernissage . Certifique-se de que o vendedor obtenha um certificado de exportação do ministério da cultura , senão pode ser confiscado na alfândega . Negocie para que o certificado seja entregue como parte do preço de compra e compre seu tapetepelo menos uma semana antes , para dar tempo de obter esse certificado . Os tapetes novos não exigem certificação , mas guarde o certificado de fábrica como prova de que é novo .

Doces e conservas fabricados na Armênia - A conserva de nozes a “Sea Buckthorne” (Chichkhan) é deliciosa .

A vodka armênia é feita de frutas (principalmente pêssego ou damasco) , e tem a fruta desenhada .

Os cigarros são baratos , mas é melhor comprá-los antes de ir para o aeroporto , pois no Duty Free , são mais caros .










Nao deixe de ver outros posts relacionados com a Armênia :


https://www.cliktrip.com.br/post/cauc%C3%A1so-onde-%C3%A9


https://www.cliktrip.com.br/post/museu-stalin-a-verdadeira-hist%C3%B3ria-do-contradit%C3%B3rio-estadista-do-s%C3%A9culo-20

2 comentários