• Patricia Viciana

Caucáso - Onde é ??

Atualizado: Jun 16





A região do Cáucaso é um roteiro não muito explorado , e que foge do tradicional ... reúne muita história , cultura , gastronomia , montanhas , paisagens de tirar o fôlego .

Se vale a pena ?

Com certeza !!!

Armênia , Azerbaijão , Geórgia , Irã , Turquia , e partes da Rússia compõe essa região .




Localização : Eurásia

O Cáucaso não é um país , nem um continente . É um mix de vários países , entre 2 continentes : Europa e a Ásia , banhados pelo Mar Negro e pelo Mar Cáspio .

Armênia , Azerbaijão , Geórgia , Irã , Turquia , e partes da Rússia ( Chechênia, Inguchétia , Adiguésia , Cabárdia-Balcária , Carachai-Circássia , Ossétia do Norte , Krai de Krasnodar e Krai de Stavropol ) compõe essa região .

O Cáucaso do Sul é composta por 3 países : Geórgia , Armênia e Azerbaijão , é a região mais visitada no Cáucaso . Os 3 são ex-repúblicas soviéticas , geograficamente na porção Asiática .

Tirando a Rússia e a Turquia , os outros países que compõe o Cáucaso são pequenos e recomendo que os visitem em uma mesma viagem .

Por motivos políticos e territoriais as fronteiras da Armênia com a Turquia e com o Azerbaijão encontram - se fechadas .

A cordilheira ( montanha) faz parte dos cenários do Cáucaso , inclusive pode-se colocar no roteiro até estação de esqui .




História :

Cultura e história milenar !!!

🇦🇲 Erevan ou Yerevan , capital da Armênia é uma das cidades mais antigas do mundo ;

🇬🇪 Já a antiga capital da Geórgia - Mtscheta , é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO , parece um museu , com diversos monumentos e centros históricos .

🇦🇿 No Azerbaijão , as invasões persas , turcas , árabes , russas e otomanas garantiram um mix cultural , religioso e étnico . Em Baku ( capital ), nota-se nitidamente o contraste entre o moderno (como a arquitetura como o Icheri Sherer) , e o clássico ( séculos 11 e 12 ).





Culinária

Até na culinária nota-se a mescla de pratos árabes , russos , e carne de porco ( no estilo do leste europeu ) .

O “pão-folha” - Lavash (é feito sem fermento ) é

delicioso .

🇦🇲 Produzido desde 1887 na Armênia , o conhaque Ararat , é feito com uvas brancas envelhecidas em barris de carvalho do Cáucaso , e Winston Churchill era um dos seus famosos apreciadores .

Charutinhos enrolados em folha de uva , homus , e até strogonoff (de origem russa ) são pratos comumente encontrados na Armênia . Sem contar o café árabe !

Você gosta de romã ??? O suco da fruta espremida na hora é delicioso !!! Não deixe de provar !!!






Como chegar ?


Não há vôos diretos do Brasil .

Várias companhias aéreas voam para a região .

Verifique seu roteiro e veja qual o país mais próximo para chegar ao país que deseja iniciar o tour .

Como fiz junto o tour do Báltico + Cáucaso , sai do Brasil pela Air China , via Madrid . Fui para Amsterdã

( aproveitei e fiquei 3 dias ) via KLM . Fiz o tour Vilnius ( Lituânia ) , Riga ( Letônia ) e Tallin ( Estônia ) . Fui até Moscou ( só escala ) via Air Baltic , e cheguei em Yerevan ( Armênia ) .


Para conhecer melhor esses países , veja os posts :


https://www.cliktrip.com.br/post/arm%C3%AAnia


https://www.cliktrip.com.br/post/museu-stalin-a-verdadeira-hist%C3%B3ria-do-contradit%C3%B3rio-estadista-do-s%C3%A9culo-20


É só traçar a rota e seguir rumo à EuroÁsia !

Boa viagem !!!