Espessas camadas de sal cobrindo as margens das águas do Mar Morto , já anunciam a aventura que nos espera....
Se fechar os olhos por alguns instantes , esquecer que estamos no Oriente Médio , pode -se pensar em estar em algum local com neve ....rsrs.
Há 417 m abaixo do nível do mar , encontramos a parte mais profunda da terra firme .
Alimentado pelo Rio Jordão , banha a Jordânia , Israel e Cisjordânia .
Recebeu o nome de Mar Morto, devido a escassez de vida em suas águas . Somente um tipo de bactéria ( arqueobactéria ) e algas conseguem resistir a quantidade de sal. Qualquer peixe que chegue ao Mar Morto, tem morte instantânea , por ter 10x mais quantidade de sal, do que os oceanos . Para se ter uma idéia, em 1 litro de água encontra-se 30g de sal nos oceanos , e lá no Mar Morto ,são 300 g de sal para cada litro de água.
Acredita-se que o Mar Morto tenha surgido da fricção de placas tectônicas , que formaram uma fenda Síria - Africana , na verdade uma enorme rachadura , que é responsável por terremotos na região. Por essa fissura , a água salgada entrou e com o passar dos anos foi se depositando nessa bacia , e a água foi evaporando deixando altas concentrações de sal.
De fato , o Mar Morto está "morrendo" , pois como a região é quente e seca , acelera a evaporação da água , e impedindo a reposição pela água da chuva .
As águas do Mar Morto são ricas em minerais , como o sódio, potássio , cálcio, bromo, manganês , e vão se sedimentando formando uma rica lama negra com propriedades medicinais , voltadas para tratamentos de circulação sanguínea , articulações e rejuvenescimento.
O maior desafio no Mar Morto é manter-se de pé . Ou melhor, é uma missão impossível.... Devido as altas concentrações de sal, as águas ficam mais densas que o nosso corpo , fazendo você boiar .
Importante :
Existem algumas regras para poder entrar no Mar Morto :
- ficar no máximo 20 minutos dentro da água ;
- não mergulhar ou afundar a cabeça na água , ou levar as mãos aos olhos ( se entrar sal nos seus olhos irá arder muito ) ;
- Evite se depilar , ou barbear antes de entrar no mar, se tiver algum corte ou ferimento irá incomodar bastante ;
- Evite molhar os cabelos , para não ressecar ;
- Ao sair do Mar , tome um banho de água doce .
***Não esqueça de levar um calçado apropriado para entrar na água , pois o fundo do mar é todo de pedras e pedriscos e pode machucar seus pés .
Em toda essa região do Mar Morto encontra -se uma maravilhosa infraestrutura com hotéis e spas . Se o seu orçamento não der para se hospedar em um desses hotéis , chegue cedo (no da sua preferência ) e pague um Day Use (um determinado número de visitantes pode usufruir da estrutura do hotel) .
Recomendo que fique no hotel do lado Jordaniano - Kempinski Ishtar - dedicado ao Deus do Fogo . Tem praia particular no Mar Morto e um complexo de piscinas maravilhosas , e um Spa fantástico.
https://www.kempinski.com/en/dead-sea/hotel-ishtar/
Foto do site do hotel Kempinski - Ishtar
Foto do site do Hotel Kempinski - Ishtar
Foto do site do Hotel Kempinski - Ishtar
Foto do site do Hotel Kempinski - Ishtar
Veja outros posts sobre a Jordânia :
- Jordânia -um verdadeiro tesouro arqueológico
- Petra - um episódio a parte
- Castelo de Ajlun -Qal' at Ajlun
-Mar Morto - o ponto mais baixo da Terra
- Monte Nebo - local onde moises avistou a Terra Prometida
- Castelo de Al Kerak - Cenário do filme As Cruzadas
- Jerrash - cidade greco romana
- Amã - 5mil anos de história
-Wadi Rum -deserto vermelho do Oriente Médio
Comments