• Patricia Viciana

Wadi Rum - Deserto Vermelho do Oriente Médio

Atualizado: 22 de Set de 2020



Centro de Visitantes de Wadi Rum - Jordânia



Localização : Jordânia




Patrimônio da Unesco , Wadi Rum também é conhecido por Vale da Lua , devido a suas areias que mudam de tonalidade de acordo com a luz solar , e pelos paredões de arenito e granito que circundam todo o deserto.

Wadi Rum já foi usado como cenário de vários filmes , dentre os mais famosos estão Lawrence da Arábia (1962) , Planeta Vermelho ( 2000 - onde foi usado como superfície de Marte ) , Transformers - Revenge of the Fallen ( 2012 - que é representado como o Egito ) , Perdido em Marte ( 2015 ) .


História :

Vamos conhecer um pouco mais da interessante ligação de Lawrence da Arábia com Wadi Rum ???

T. E Lawrence , era um oficial britânico , que usou o deserto de Wadi Rum para basear suas operações entre 1917 / 1918 , durante a Primeira Guerra Mundial , e participando da Revolta Árabe .

O exército britânico para defender o Canal de Suez , instalou-se no Egito .O Reino Unido queria acabar com o Império Turco Otomano e conquistar o Estreito de Dardanelos para chegar em Istambul.Os Árabes também queriam se livrar do Império Otomano . Surgindo dessa forma um acordo entre o exército britânico e o Xarife Hussein , que com seus 2 filhos lançou sementes da Revolta Árabe . T.E Lawrence , conhecido por Lawrence da Arábia , negociou com os árabes e junto com Faisal ( filho de X. Hussein )conquistaram Aqaba e Damasco , fez um ataque surpresa , com apenas 500 solodados. Escreveu " Os Sete Pilares da Sabedoria " , e sabia que os Europeus serviram-se dos Árabes para conquistar e dominar a região.

O tour pelo deserto inicia-se no Centro do Visitante ,onde pega-se um veículo 4x4 , dirigido por um legítimo Beduíno e vamos degustando as belíssimas paisagens , pinturas rupestres (que revelam a cultura dos beduínos desde tempos pré - históricos ) , até chegar no desfiladeiro e conhecer uma tenda Beduína e tomar um chá com eles .

Os Beduínos são árabes nômades que vivem nos desertos do Oriente Médio e norte da África .


Podem ser feitas diversas atividades no deserto , como por exemplo , passear de dromedário , voar de balão , ou de ultra-leve , fazer treking e trilhas , e até passar a noite em uma tenda beduína.


Quando ir ?

Devido as bruscas variações térmicas , para se hospedar no deserto o melhor período de visitação é abril / maio , e setembro / outubro . Lembrando que mesmo nesses períodos durante o dia faz bastante calor e a noite muito frio.


Contra Indicações

Se você tiver algum problema de locomoção , ou de saúde ( principalmente respiratório ) evite passar a noite no deserto . Durante o dia ou a noite podem ocorrer tempestades de areia , que dificultam o transporte a demais regiões .






Recomendações

Idosos e crianças pequenas , não é recomendável , devido ao esforço e ao calor .


O que levar no passeio ?

Leve uma mochila com bastante água e alimentos .


O que usar ?

Use roupas leves e confortáveis e calçados adequados para caminhar na areia .

Leve óculos de sol , protetor solar , boné , câmera fotográfica.


Pilares da Sabedoria Wadi Rum


Lawrence da Arábia  -  Wadi Rum - Jordânia

Escultura em homenagem a Lawrence da Arábia


Pilar da Sabedoria - Wadi Rum - Jordânia


Essas pedras , colocadas uma em cima das outras indicam as direções para orientar os beduínos.


Wadi Rum - e as cores da areia


Desfiladeiro e tenda beduína

Desfiladeiro e tenda beduína


Tenda beduína em Wadi Rum

Tomando um chá na tenda beduína


Placa no deserto de Wadi Rum

#África #Jordânia #WadiRum #Deserto