top of page
Foto do escritorPatricia Viciana

Manila - porta de entrada para as praias mais bonitas da Ásia

Megalópole, cosmopolita e Capital das Filipinas, é a principal porta de entrada, e reflete contrastes de traços ocidentais com orientais, mundo moderno x antiguidades, trânsito caótico, que conferem a esse destino uma pitada de excentricidade.

A cidade em si não oferece muitas opções para o turismo, ainda mais por ser uma das capitais em desenvolvimento.

É um vai e vem de Jeepneys (antigos ônibus americanos coloridos e enfeitados), e tuk-tuks.






A melhor definição que encontrei para a cidade foi da revista Melhores Destinos: "um diamante bruto". Porque Manila pode ser o que você quiser. Depende apenas do seu ponto de vista !!!

Ao contrário das praias das Filipinas, Manila não é apaixonante à primeira vista.








LOCALIZAÇÃO: ÁSIA / SUDESTE ASIÁTICO - FILIPINAS

A Filipinas tem mais de 7 mil ilhas divididas em três regiões: Luzon, ao norte; Visayas, no centro e Mindanao, ao sul.

A cidade de Manila está localizada na ilha de Luzon, e é a segunda cidade mais populosa das Filipinas, perdendo apenas para a vizinha Quezon.

Manila é a capital e é sede de diversas universidade, entidades culturais, museus e templos e, por isso, é considerada uma cidade global gama, que são as cidades que ligam regiões econômicas pequenas ao mundo globalizado.

É, geralmente, a porta de entrada das Filipinas para diversos outros atrativos turísticos do país.









HISTÓRIA

Os registros mais antigos de vida em Manila datam de 3.000 a.C., quando os "Negritos" (nome dado aos aborígenes da região) viviam na Ilha de Luzon.

No século 13, foi criado um assentamento e um distrito comercial , uma vila em Manila, criada pelos espanhóis para facilitar o comércio com a China.

Assim, em 24 de junho de 1571 o conquistador espanhol Miguel López fundou oficialmente a cidade. Esse comércio fez com a cidade se desenvolvesse ao longo dos anos.

Vários conflitos aconteceram na capital.

De 1896 a 1898 houve a Revolução Filipina, onde a população local se voltou contra os colonizadores espanhóis e buscando a independência do país.

Com os colonizadores enfraquecidos, os norte-americanos invadiram e ocuparam a cidade(1898),mantendo seu domínio até a 2ª Guerra Mundial. Durante o conflito, foram invadidos pelos japoneses e a luta no local, com armas e bombas, mataram cerca de 100 mil civis.


Sob domínio da Espanha por mais de 300 anos, o país recebeu fortes influências culturais ao longo da História. A começar pelo próprio nome, uma homenagem ao rei Filipe II. Outra herança da colonização é a predominância da religião católica, uma curiosa exceção na Ásia. Sobrenomes familiares como "Torres", "Lopez" e "García" batizam bairros, cidades e certidões de nascimento locais. Caminhonetes coloridas com santos padroeiros estampados na carroceria dão ares ainda mais hispânicos ao lugar. Mas não se engane: quase ninguém fala espanhol por lá. A população de aproximadamente 100 milhões de habitantes se comunica em mais de 160 dialetos diferentes entre si. Cabe ao inglês, considerado um dos idiomas oficiais, ser o grande unificador nacional e facilitar a vida dos turistas. A simpatia e o sorriso sempre presente do povo filipino é o toque final, capaz de derrubar qualquer barreira de comunicação.









DOCUMENTOS E VISTOS

Brasileiros não precisam de visto de turismo para até 59 dias nas Filipinas, mas se quiser viajar para outros lugares do continente não deixe de pesquisar sobre como tirar o visto de turismo para o Sudeste Asiático.

Mesmo sem o visto é preciso de um passaporte válido com até 6 meses da data de expiração.





VACINA: Não esqueça o certificado da vacina de febre amarela.








COMO CHEGAR ?

Não existem vôos diretos do Brasil para Manila.

Pela distância, você com certeza vai precisar fazer pelo menos 1 escala ou, na maioria das vezes, 2 a 3.

Existem diversas companhias áreas que fazem esse trajeto:

Emirates: escala em Dubai (geralmente a mais cara).

Ethiopian Airlines: escala em Addis Ababa (geralmente a mais barata).

Catay Pacific: escala em Hong Kong (preço intermediário).

Soul American: escala em Joanesburgo (geralmente barata).

O preço da passagem aérea de ida e volta para as Filipinas varia muito e tudo depende do período do ano e data da sua viagem.

Partindo da Europa para as Filipinas ir via Kuala Lumpur na Malásia,é uma boa opção.


O código do Aeroporto Internacional de Manila é o MNL e o nome oficial é Aeroporto Internacional Ninoy Aquino. Em inglês, o aeroporto chama-se Manila Ninoy Aquino International Airport.


Atenção aos golpes!

Não dê bobeira com seus pertences , e cuidado com os batedores de carteiras.

Tem muitas situações “pega-turistas” , principalmente pra quem viaja sozinho… O mais comum é quando te chamam para se juntar a eles e curtirem juntos, o turista acaba drogado, roubado e sabe-se lá o que mais !








COMO SE LOCOMOVER ?

A melhor maneira é ir de táxi, ou aplicativo Grab ou Uber.

Ao invés de usar táxi, chame um carro por aplicativo. Os taxistas quando vêem que você é turista cobram um valor bem acima do normal na corrida. Usando o app, ao escolher seu destino, já tem o valor correto do seu trajeto.

O shopping fica numa localização bem central, fácil de chegar. Caso queira ir de transporte público, a estação de metrô (LRT) mais próxima é a LRT-1 Edsa Station, de onde é possível seguir viagem por mais alguns minutos com ônibus (rota Lawton-Sucat) ou jeepneys (cor laranja).














O QUE FAZER ?

O Ayala Museum, é interessante para conhecer mais sobre a história do país.

O Museu Nacional das Filipinas abriga a mais importante coleção artística, antropológica, arqueológica do país, do período pré-histórico aos tempos modernos.

O Memorial Americano, construído em homenagem aos soldados filipinos e americanos que lutaram na 2ª Guerra Mundial.

A Chinatown de Manila , também conhecida por Binondo é a mais antiga do mundo , é onde fica a Quiapo Church, templos budistas como o Seng Guan Temple e o Kuang Kong Templo.

Intramuros, é uma cidade amuralhada que foi construída no século 16, e ainda preserva os resquíciMakatios da colonização espanhola. Dentro dos muros estão casarões, igrejas e fortes que serviram ao governo espanhol. Há também passeios de charretes e triciclos, além de guias que oferecem o serviço no local.

Visite a Catedral de Manila e observe os detalhes gravados em pedra e vitrais de mosaico, no Forte Santiago(local das câmaras de torturas e masmorras), e na Igreja de Santo Agostinho(onde acontecem a maioria dos casamentos).

Mas os traços dos espanhóis vão além de Intramuros, nos nomes de pessoas e de ruas, ou mesmo na religião predominantemente católica e na influências da língua filipina, o tagalo.

Ao lado de Intramuros, estão os jardins ornamentados do Parque Rizal, uma área calma e verde com ritmo bem diferente do resto da cidade .

Na capital não tem praia, nem natureza selvagem ,mas dá pra chegar em cenários paradisíacos em vôos com menos de 1h de duração.

Mas tem shoppings !!!!

Aliás o SM Mall of Asia (MoA) é um dos maiores shoppings do mundo !!!!!

O complexo atrai milhares de visitantes não somente pelas lojas de grife e oportunidades de compras, mas também pelo famoso pôr do sol na baía, logo em frente. Além de luxuosas salas de cinema IMAX, pistas de boliche e patinação no gelo, o shopping também conta com um parque de diversões completo em suas instalações. Há uma roda gigante, carrinhos de bate-bate e outros brinquedos para todas as idades.

Makati é o distrito financeiro de Manila, repleto de arranha-céus modernos e praças arborizadas .

Não deixe de visitar o Greenbelt, um gigantesco complexo com 5 shoppings interconectados, sendo 2 deles a céu aberto rodeados por bares e restaurantes. O Hard Rock fica nessa região.

O bairro Bonifácio Global City (BGC), é moderno com prédios, parques, arte urbana e cafés.

Não deixe de visitar a Casa Manila, com seus cômodos e móveis típicos filipinos e um bonito pátio florido, que dá no tradicional restaurante Barbara’s, com comida típica e apresentações de música ao vivo mesmo no almoço.

Caminhe pela Manila Baywalk, calçadão de frente pra Baía de Manila, durante o pôr do sol.

Para chegar e/ou sair dessa antiga região, bem turística e movimentada, você vai obrigatoriamente conhecer também um dos piores lados da megalópole: o caos do trânsito !!!!

Gasta-se facilmente uma média de 2h entre deslocamentos próximos, e isso é considerado normal.

Nos arredores de Manila, uma opção de passeio é a trilha para o vulcão Taal, que fica a 50 km da capital.

*** Atenção aos golpes!

Não dê bobeira com seus pertences , e cuidado com os batedores de carteiras.

Tem muitas situações “pega-turistas” , principalmente com viajantes solitários… te convidam para se juntar a eles e curtirem, mas o turista acaba drogado, e roubado.



Makati







HOTELARIA :

Makati, concentra bons hotéis e albergues, a vida noturna é bem agitada e há uma série de bons restaurantes, sendo a região ideal para os turistas que pretendem viajar para as Filipinas e precisam fazer uma escala em Manila.

Em Bonifácio Global City (BCG) , fica o Hotel Shangri-la at the Fort, boa escolha de hospedagem em Manila pela localização, conforto e infraestrutura. Tem 6 restaurantes – o Raging Bull é o mais procurado (onde você escolhe a sua própria faca pra cortar a carne), o lobby se conecta a um minishopping com grifes internacionais como a MANGO, serviços como check-in ultrarrápido e comidinhas típicas de cortesia todos os dias. No café da manhã oferece um quiosque “grab to go”, pra quem está com pressa e não pode tomar tranquilamente seu café , pegue sua opção e leve para comer.

Outras boas opções de Hotel em Manila : Discovery Primea, The Peninsula Manila e The Mini Suites – Eton Tower Makati.

Minha opção foi o The Peninsula.

O café da manhã era um banquete, com uma infinidade de coisas gostosas, além de pratos típicos. A localização excelente, bem próximo ao GreenBelt, ao Hard Rock Cafe e a mais um shopping grande.


*** DICAS ***

O Agoda, é um site asiático de reserva de hospedagem.

Para achar um hostel , pesquise através do Hostelworld , mas já adianto que existem poucas opções disponíveis, dependendo da ilha.




Hotel Península



Hotel Península



CLIMA

Faz sempre calor nas Filipinas !!!

O território das Filipinas está espalhado pelo Círculo de Fogo do Pacífico, o que lhe confere recursos naturais abundantes, mas também propensão a tufões e outros cataclismos. Montar o roteiro é uma tarefa que exige atenção, pois é necessário verificar a melhor época para ir e as atrações a serem visitadas. As Filipinas devem ser apreciadas sem pressa, considerando o tempo de deslocamento entre as ilhas e eventuais imprevistos. Existem 2 estações definidas :

- seca : Novembro a Maio .

As temperaturas podem ficar bem quentes entre março e abril, por isso é melhor viajar nos meses mais "frescos", de novembro a fevereiro. Ainda assim, não espere por nada muito abaixo dos 30ºC.

- chuvosa : Junho a Outubro .

As chuvas típicas das monções asiáticas costumam ser passageiras, sem necessariamente afetar os planos de viagem. Isto é, você ainda poderá aproveitar dias ensolarados na maior parte do tempo, com menos turistas e pagando preços consideravelmente menores do que os praticados na alta temporada.

Mas as Filipinas podem ter fortes tempestades tropicais entre agosto e outubro. Cerca de 10 tufões atingem as Filipinas todos os anos. As regiões mais ao leste do país tendem a sofrer mais ocorrências de tufões, mas Manila ocasionalmente também pode ser afetada. A ilha de Palawan costuma ter menos atividade de tufões, devido à posição geográfica protegida por outras ilhas.











QUANDO IR ?

O ano todo !!! 😜

As Filipinas são um país de maioria católica, por isso alguns feriados religiosos como o Natal, Sexta-Feira Santa e Dia de Finados podem impactar a abertura de atrações turísticas e a disponibilidade de hotéis.

Devido à grande comunidade chinesa vivendo no país, vale a pena pesquisar pela data do Ano Novo Chinês (que varia de acordo com o calendário lunar), evento que costuma afetar as grandes cidades com o fechamento temporário de algumas vias para desfiles.








LÍNGUA

Nas Filipinas se fala a língua filipina e o inglês, e a moeda de lá é o peso filipino. Quem quiser telefonar para o país deve utilizar o código telefônico 63 para as Filipinas e 2 para Manila.




FUSO HORÁRIO

O fuso horário de Manila é de +11 horas em relação à Brasília, diminuindo para +10 horas na época do horário de verão brasileiro.




Igreja Católica em Makati




QUANTO TEMPO ?

2 dias inteiros são suficientes,para se adaptar ao fuso horário e visitar os principais pontos turísticos.

Se quiser passar mais tempo por lá, inclua a ilha Tagaytay, a 3h de carro da capital. Esse local é uma ilha com um vulcão no meio de um lago, onde há mais uma ilha pequeninha no meio.











ALIMENTAÇÃO:

Para comer em Manila, vá ao restaurante The Test Kitchen, que tem menu-degustação incrível de 6 pratos compostos por ingredientes únicos como até pipoca e assinado pelo chef filipino Josh Boutwood, mas, é preciso reservar.










COMPRAS:

Não deixe de conhecer a loja Kultura, melhor lugar pra comprar souvenirs filipinos típicos.







Outros posts para ajudar a planejar sua viagem pelas Filipinas:






Bình luận


bottom of page