Que tal conhecer lugares lindos, sem tantos turistas, para chamar de seu paraíso ????
Nada mal,não é !?!?
Simplicidade, belezas naturais, e simpatia dos filipinos são as riquezas desse País que nos encanta a primeira vista.
A diversidade cultural e paisagística rendem experiências incríveis pela Ásia.
Poder nadar com tubarões-baleia em Cebu, apreciar os terraços com arrozais de Banaue, se jogar no trânsito caótico de Manila, esquecer da vida em El Nido, mergulhar entre navios afundados de Coron, entrar na escuridão do rio subterrâneo de Sabang, visitar Bohol ou até descansar em praias tipo cartões postais como as da ilha Boracay. Seja qual for sua preferência, não faltam motivos para conhecer as Filipinas.
O arquipélago das Filipinas é formado por mais de 7 mil ilhas e tem influência de malaios, espanhóis e norte-americanos. Visite a capital Manila e reserve tempo para conhecer algumas das ilhas mais procuradas para turismo, como Cebu, Coron, El Nido e Palawan.
Coron e El Nido, são os cartões postais das Filipinas.
Para quem prefere os luxos da vida moderna, a capital Manila é lar de alguns dos maiores shoppings do mundo. E a vida noturna de Manila é uma das mais famosas da Ásia, com bares e clubes que levam o entretenimento a sério e são diversão garantida até o amanhecer.
E tem lugares classificados pela UNESCO como Patrimônio Mundial nas Filipinas:
Parque Marinho do Recife de Tubbataha (1993);
Igrejas Barrocas das Filipinas (1993);
Arrozais em terraços das Cordilheiras das Filipinas (1995)
Cidade Histórica de Vigan (1999)
Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa (1999)
Santuário de Vida Selvagem do Monte Hamiguitan (2014)
LOCALIZAÇÃO : Ásia
Capital : Manila
Formada por um arquipélago de 7.641 ilhas, as Filipinas são um destino de praias paradisíacas perfeito para férias inesquecíveis no Sudeste Asiático.
As ilhas são divididas em 4 regiões:
Luzon | Norte |
Visayas | Centro |
Palawan(mais turística) | Centro |
Mindanao | Sul |
Região de Palawan: onde é localizado Coron, El Nido, Port Barton e muitas praias e ilhas paradisíacas. É uma das áreas mais bonitas e, consequentemente, turísticas do país. Essas cidades são, com certeza, um dos principais destinos nas Filipinas.
HISTÓRIA:
O país viveu sob domínio espanhol por mais de 300 anos, mantendo fortes raízes culturais, como por exemplo : o próprio nome do país, uma homenagem ao rei Filipe II. Outras heranças da colonização é a predominância da religião católica, e sobrenomes familiares como: "Torres", "Lopez" e "García" ,que batizam bairros, cidades e certidões de nascimento locais.
Caminhonetes coloridas com santos padroeiros estampados na carroceria dão ares ainda mais hispânicos ao lugar.
Mas não se engane,dificilmente você encontrará nativos que falam espanhol.
COMO PLANEJAR ?
Para organizar sua viagem pelas Filipinas:
1)Compre o vôo de entrada e saída do país (é obrigatório para brasileiros e portugueses);
2)Definição de ilhas a serem visitadas e ordem de visitação;
3)Compra de transportes internos;
4)Reserva de hotéis;
5)Definição de roteiro e planejamento do que fazer em cada ilha em cada dia;
6)Reserva de passeios e mergulhos de cilindro (pode ser feito no local também).
Sem dúvida, a maior dificuldade para montar um roteiro para as Filipinas é organizar a logística dentro do país!!!
Em decorrência do trânsito caótico e do clima instável, faça seu planejamento com folgas. Nada com horários muito justos.
MANILA - Megalópole, cosmopolita e Capital das Filipinas, é a principal porta de entrada, e reflete contrastes de traços ocidentais com orientais, mundo moderno x antiguidades, trânsito caótico, que conferem a esse destino uma pitada excêntrica. Não tem praia, nem natureza selvagem ,mas dá pra chegar em cenários paradisíacos em vôos com menos de 1h de duração. Mas tem shoppings !!!!
Aliás o SM Mall of Asia (MoA) é um dos maiores shoppings do mundo!!!!!
CEBU- 1 das ilhas mais povoadas e com a melhor infra do país depois da capital. Local ideal para se conectar com a natureza, como nas cachoeiras Kawasan Falls, nadar com tubarões-baleia (na praia de Oslob) e ver os tons de azul ao norte da ilha em Bantayan e Malapascua, bem como na costa sudoeste em Moalboal, além de ser um hub de conexões aéreas e marítimas.
Bantayan: ilha paradisíaca localizada próxima ao norte de Cebu e não muito conhecida pelos estrangeiros, relaxe e curta as paisagens !!!
CORON - Menos conhecida, mas altamente paradisíaca !!!! As praias são de natureza selvagem com cenários lindíssimos, com pedras na água, lagoas naturais desertas e mar azul, cristalino, repleto de peixinhos, e sem o turismo de massa. O tour para as Calamian Islands é o principal atrativo.
Excelente para mergulhar e ver navios naufragados da Segunda Guerra Mundial.
Para chegar pode-se pegar um avião, ou ferries de 4h da M/Bca Bunso levam de Pallawan ao centro de Coron por US$ 20.
A cidade de Puerto Princesa é uma boa opção para economizar no trajeto até El Nido. Conhecida por ser a “cidade mais verde das Filipinas”, o grande destaque é o tour pelo maior rio subterrâneo do mundo, que já virou Patrimônio Mundial da Unesco!
BORACAY - ilha mais famosa das Filipinas, e não é a toa!!! O mar azul-turquesa mais turquesa que já vi !!!!
BOHOL - Além do mar azulzinho e as faixas de areia branca com sombras de coqueiros, Bohol chama atenção por seus Chocolate Hills, formação geológica composta por 1.268 montanhas em formas cônicas – vários morrinhos verdes que parecem gotas de chocolate. Por conta da proximidade, dá pra visitá-las desde Cebu – são 2h de balsa.
SIARGAO - Point do surf e referência do esporte em todo o Sudeste Asiático. Lagoas, cachoeiras cristalinas, corais multicoloridos, vida marinha exótica em abundância, campos de arroz e florestas tropicais. A Sugba Lagoon é um cenários clássicos de "A Lagoa Azul", enquanto nas Sohotan Caves você pode alugar um caiaque e sair explorando grutas secretas .
BANAUE - vilarejo de casas construídas sobre palafitas , entre campos de arroz.
A visita é difícil, pois a maneira mais viável de chegar lá é de ônibus desde Manila, e são cerca de 9 horas na estrada. O que pode não ser tão cansativo se você optar por viagens noturnas – a Ohayami Trans faz o percurso.
ILHA de PANGLAO - A poucas horas de distância de Cebu, a pequena ilha de Panglao é uma surpresa. Bem menor que Boracay, Panglao conquista pelo jeito aconchegante e praias cristalinas, oferecendo uma experiência bem mais pessoal do que ficar nas maiores ilhas. Panglao também fica ao lado de Bohol.
A praia de Alona Beach é a principal atração, com resorts espalhados em sua faixa de areia, bem como vegetação bem preservada.
De lá saem passeios para excelentes pontos de mergulho e ilhas tropicas nas proximidades, além de cavernas e atividades com golfinhos. Há poucos bares e vida noturna, tornando a ilha preferida entre famílias e viajantes que preferem sossego e tranquilidade.
Como chegar em Panglao saindo de Manila ?
A maneira mais rápida de chegar até Panglao é pegando um vôo até a cidade vizinha de Tagbilaran.
O seu hotel pode ter transfers do aeroporto, verifique essa possibilidade.
Ou do aeroporto, você pode pegar um táxi ou triciclo motorizado até o porto, e depois seguir de jeepney até Alona Beach, já em Panglao.
Como chegar em Panglao saindo de Cebu ?
Pegue um vôo de qualquer parte das Filipinas para Cebu.
Verifique a possibilidades de transfers com seu hotel, ou do Porto de Cebu, basta seguir de ferry até o Porto de Tagbilaran (2h de viagem), de onde é possível pegar um jeepney até Alona Beach. Confira os horários das embarcações de acordo com a companhia:
2GO - Cebu x Tagbilaran: diariamente, às 07, 08h45, 13h45 e 19h40;
OceanJet: diariamente, às 06, 08h, 09h20, 11h40, 14h, 16h20 e 18h35;
Weesam: 05h50, 11h20 e 15h30.
EL NIDO (Ilha de Palawan)PALAWAN - Formações rochosas incrustadas no mar com rica vegetação, praias desertas, bangalôs sob palafitas contrastando com o mar mais azul da vida, te convidam para mergulhar !!!! Sim, o paraíso existe !!!! 😂
DICAS:
Sempre vale a pena lembrar :
-A pena de morte existe para crimes relacionados a drogas;
-Adultério é considerado crime. Ou seja, infidelidade conjugal dá cadeia!
-Conchas, corais não devem ser retirados das praias. Se você tentar levar na bagagem, no aeroporto você será multado e terá que devolver;
-Retirar os sapatos ao entrar em determinados estabelecimentos como lojas, restaurantes e os próprios quartos dos hotéis;
-Karaokês -Os filipinos tem paixão por cantar;
-Basquete- Mesmo tendo estatura mediana/baixa para o esporte, os filipinos são bons de bola. Existem várias tabelas de basquete espalhadas pela cidade;
-Em relação a religiosidade eles são predominantemente cristãos e tem muitas semelhanças com os nossos costumes nas missas, como músicas e palavras conhecidas .Em junho tem diversas festas juninas.
QUANDO IR ?
Melhor época: fim de novembro a maio;
Evitar: fim de junho a fim de outubro.
Existem 3 estações :
-“Fria” - dezembro a fevereiro(por volta dos 30ºC);
-Quente - março a maio;
-Chuvosa -junho a novembro (fortes tempestades tropicais entre agosto e outubro. Cerca de 10 tufões atingem as Filipinas todos os anos).
Por ser tropical, o tempo geralmente é instável. Apesar do clima ficar ok do final de novembro ao fim de abril, é de janeiro a março que você tem mais chance de acertar mesmo nos dias de sol.
De maio a outubro, ocorrem as monções, e as diárias de hotel caem em até 30%. Nessa época, você pode dar sorte e pegar dias de sol com chuvas rápidas no fim da tarde ou só ver o céu nublado e bem chuvoso. Não tem como prever, é sorte mesmo.De Julho a Setembro é mais propício de ocorrer tufões, por este motivo, é aconselhável evitar viajar para as Filipinas neste período.
As regiões mais ao Leste do país, tendem a sofrer mais ocorrências de tufões, mas Manila ocasionalmente também pode ser afetada. A ilha de Palawan costuma ter menos atividade de tufões, devido à posição geográfica protegida por outras ilhas.
*Datas religiosas e feriados - Por ser um país de maioria católica, alguns feriados religiosos como o Natal, Sexta-Feira Santa e Dia de Finados podem impactar a abertura de atrações turísticas e a disponibilidade de hotéis. Devido à grande comunidade chinesa vivendo no país, vale a pena pesquisar pela data do Ano Novo Chinês (que varia de acordo com o calendário lunar), evento que costuma afetar as grandes cidades com o fechamento temporário de algumas vias para desfiles.
COMO CHEGAR NAS FILIPINAS?
Não existem vôos diretos do Brasil para as Filipinas.
A Ethiopian Airlines voa de São Paulo a Manila com conexão em Adis Abeba, na Etiópia, é o jeito mais prático e barato, mas verifique as datas disponíveis, por não ser tão frequente.
Outra opção é voar de Bangkok para as Filipinas.
Fomos via Etiópia para Bangkok, e de lá para Manilla.
Até a Etiópia são 12h de vôo. Da Etiópia para Bangkok são mais 8:55h. E de Bangkok para Manila mais 4h. Aproximadamente 23h voando.😅. Sem contar o tempo das escalas, sugiro que vc passe ao menos 1 noite em Bangkok, antes de seguir para Manila. Mesmo estando de férias, o fuso horário deixa a gente perdido.🥴
Para vôos internos nas Filipinas use : Cebu Pacific, AirSWIFT Airlines, Phillipine Airlines, AirAsia Phillipines, Cebg, royal Air Charter e Skyjet Airlines.
Como chegar em El Nido?
De Manila ou Cebu são as melhores opções, com a companhia Air Swift.
A companhia utiliza aviões ATR 42-600 e a vista ao longo do vôo é linda!
VISTOS E DOCUMENTOS
Brasileiros e portugueses não precisam de visto para entrar nas Filipinas já que, possuem visa on arrival (visto na chegada) válido para até 59 dias.
Os documentos obrigatórios para entrar no país são:
-Passaporte válido por até 6 meses após a entrada no país.
-Certificado de vacina contra a febre amarela (que ainda não é obrigatório mas está sendo cada vez mais requerido pelas autoridades do país para brasileiros)
-Passagem de saída do país ;
-Seguro viagem (que também não é obrigatório mas é de extrema importância).
-Permissão Internacional para dirigir (PID) é um documento que pode ser útil mas não é obrigatório caso planeje alugar uma moto ou carro nas Filipinas.
VACINAS
Certificado de vacina contra a febre amarela (que ainda não é obrigatório mas está sendo cada vez mais requerido pelas autoridades do país para brasileiros)
Por prevenção, tome também as seguintes vacinas antes da sua viagem pelas Filipinas: hepatite A, tétano e tifóide. Visite o Núcleo de Medicina do Viajante da sua cidade para se informar de suas necessidades particulares.
COMO SE LOCOMOVER?
A maior dificuldade para montar um roteiro para as Filipinas é organizar a logística dentro do país. O crescimento do turismo infelizmente não acompanha o desenvolvimento e estrutura do país. Os aeroportos não comportam o número de passageiros, sendo comuns os atrasos, ferrys lotadas, e trânsito caótico.
Táxis são baratos nas Filipinas. Mas atenção: exija o taxímetro sempre! Para não se aborrecer, use aplicativos de transporte.
*Baixe o app “Grab” (tipo Uber de lá).
Em Manila, o metrô pode ser uma boa forma de deslocamento entre algumas regiões.
Mas se você quiser se aventurar, embarque num Jeepney - São jipes militares usados 2ºGuerra Mundial, que foram adaptados. São coloridos, barulhentos e decorados com santos católicos. São usados como uma das principais opções de transporte público.
Triciclos motorizados também são facilmente encontrados.
Boa disponibilidade de ferry boats conectando todas as ilhas do país, embora sejam extremamente úteis para ir até as ilhas próximas, evite usá-los em longas distâncias. Conte com imprevistos (instabilidade climática podem causar atrasos e cancelamentos de vôos).
Pesquise os trechos em que é possível fazer de barco e avalie se compensa.
*Use o site 12 Go Asia - que mostra opções de transporte marítimo, terrestre e aéreo.
De barco, o trecho El Nido – Coron leva em torno de 5 h.
A Air Swift oferece uma boa grade de vôos.
Eles checam o peso da mala de mão!!!
Caso seja necessário,vc pode comprar mais bagagem.
Entre as ilhas,o principal meio de transporte para realizar passeio são os Bangkas - barquinhos de madeira feito com hastes especiais de bambu que tem o objetivo de sustentar a estrutura e proteger dos fortes ventos do país.
QUANTO TEMPO ?
Para um destino tão distante do nosso País, pelo menos 7 dias, e se puder acrescentar mais algum país , e/ou estender sua viagem, fica melhor ainda.
O combo clássico é : Manila + Cebu + Palawan.
MOEDA – Peso Filipino- PHP.
A moeda local é o peso filipino.
*O dólar não é aceito no país, mas é a melhor moeda para troca.
HOSPEDAGEM:
O Sudeste Asiático é uma região em geral considerada bem barata para viajar. Por US$ 50 a 75/dia, você fica em hotéis de 3/4 estrelas, faz refeições, e consegue tours interessantes e se locomove de uma região para outra de avião.
Se preferir ficar em hostels, pode contar cerca de US$ 35/dia.
Mas,não se iluda. Boas hospedagens, e bons restaurantes são caros.
*O Agoda, é um site asiático seguro de reserva de hospedagem.
LÍNGUA:
Idiomas oficiais são o filipino e inglês.
COMIDA
Além do arroz, a base da cozinha filipina é carne de frango e de porco, e nas regiões de praia peixes e frutos do mar. Os principais pratos são: lechon (porco assado), longanissa (uma espécie de chouriço agridoce), chicharrón (pele de porco frita), empanada ( de massa frita ,recheada de verduras, ovos e carne picada), pork adobo (porco marinado em molho agridoce), leche flan (flan de leite condensado), turrão (massa frita recheada com banana), entre outras.
As frutas são saborosas e em especial as mangas!
O Buko juice (água de côco) é delicioso, bem doce !
Não deixe de provar o Halo halo (lembra nossa raspadinha, misturado com leite e com uma variedade de ingredientes, como frutas, grãos adoçados, gelatinas e tubérculos variados ).
***Atenção ao ingerir água que não seja engarrafada, drinks ou bebidas com gelo, o gelo pode ter sido feito com água não potável. Beba somente água mineral.
Se a comida filipina não cair bem, dê uma última chance visitando a franquia de fast-food local Jollibee, forte concorrente de outras redes mundialmente consolidadas. No menu há hambúrguer, cachorro quente, frango frito e pratos locais feitos para agradar paladares menos exigentes. E ainda divirta-se com o "robozinho" que entrega os pedidos nas mesas.
SEGURANÇA:
Apesar da grande população, a segurança é boa.
Seu maior risco provavelmente será com golpes de taxistas, especialmente na saída do aeroporto. Para evitar transtornos, baixe o app “Grab” (tipo Uber de lá).
Mas, sempre evite abandonar suas bagagens em qualquer local. E evite ostentar valores.
Na entrada do hotel que fiquei em Manila , havia um rx para as malas de viagem, e objetos pessoais. Ao entrar no hotel, mesmo sem bagagem, eles passam sua bolsa ou sacolas no rx.
O QUE LEVAR ?
Recomendo levar na mala roupas leves, chinelo, sapatilha de mergulho, e um kit de proteção solar :boné/chapéu, roupas que ofereçam proteção solar, protetor solar, óculos de sol.
Sempre leve uma "farmacinha": analgésicos, anti inflamatórios e um remédios para diarréia.
Um calçado de neoprene para entrar no mar é muito bem-vindo. Em determinadas áreas o mar é pedregoso e podem ter ouriços.
Bolsa a prova de água -para preservar seus pertences e impedir que eles se molhem durante os passeios de barco.
FUSO HORÁRIO: UTC +8.
TOMADAS e VOLTAGEM
Tomadas nas Filipinas: tipo A, B e C.
Voltagem : 220 V.
Veja também esse post:
Mais um país maravilhoso e exótico para conhecer.