Não é a toa que Boracay é a ilha mais famosa das Filipinas...
Em apenas 10 km² e somente 17 praias, a areia é branquinha e o mar.... azul-turquesa neon (transparente) de águas mornas. Uma delícia !!!
Quando o sol se despede, a ilha se transforma em uma festa.
Para manter as belezas naturais e conscientizar moradores e turistas, restrições foram impostas : como a proibição de fumar na praia, fazer festas (tipo Luau) na beira da praia, comércio ambulante, consumo de bebidas em embalagens plásticas(mesmo nos hotéis de praia privada), quantidade de turistas que chegam na ilha diariamente, e taxa de turismo obrigatória (cobrada no píer de acesso a ilha).
As 2 praias principais são : a White Beach e a Bulabog Beach.
A White Beach é a região mais movimentada da ilha, onde ficam concentrados a maior parte dos hotéis, restaurantes e bares.
Mas quem quer um pouco mais de sossego, a Bulabog Beach é o lugar ideal. Hotéis pé na areia, praias só para hóspedes, ideal para a prática de kitesurf.
O QUE FAZER EM BORACAY ? RELAXAR !!!
Descansar, dormir na praia, pegar um bronze, curtir o sol, o vento, fazer umas massagens... oh vida boa! Tem coisa melhor que isso ??
Boracay já foi considerada como uma das mais belas ilhas do mundo pela revista Travel + Leisure e Condé Nast Traveler.
-TEMPERATURA DA ÁGUA DO MAR- - Morna!!!
Um convite para entrar, mergulhar, boiar, nadar ou ficar só admirando os seus
tons de azul....
Não dá vontade de sair.
A praia White Beach tem 7 km de extensão, e é dividida em 3 estações , denominadas 1, 2 e 3.
-Estação 1 - é o canto mais luxuoso, onde estão os hotéis e resorts mais bacanas da ilha, e fica um cartão-postal: a Willy’s Rock, rochedo na beirinha do mar que abriga uma imagem da Virgem Maria. A ilha leva esse nome por causa do hotel Willy’s Beach Club, que fica quase em frente, na região da Station 1.Dá pra ir caminhando quando a maré está baixa, e o acesso é gratuito).
-Estação 2 - lugar mais badalado, e turístico. Lotada de lojinhas, o D-Mall (shopping), bares e restaurantes.
À noite, o calçadão ao longo da praia vira ponto de encontro entre os turistas, que encontram ali restaurantes e bares com música ao vivo, inclusive diversos karaokês.
A White Beach se estende ao longo de aproximadamente 4 km, desde a Station 1 até a Station 3, com areia branca, águas transparentes e palmeiras, criando o cenário perfeito para um paraíso tropical, ideal para curtir um incrível por-do- sol, de qualquer estação que vc esteja.
Durante 1 mês inteiro no verão(março a maio), A White Beach é tomada por uma alga e fica completamente verde, ocultando toda a cristalinidade desse lindo mar. Esse fenômeno acontece todos os anos,. Essa alga não é tóxica e ela que é responsável por deixar a areia tão branca.
Em White Beach o mar é mais calmo, com águas transparentes e azuis, além de areia branquinha, havendo várias opções de lazer por lá, como banana boat, parasail, passeios de barco, mergulho em corais (Coral Garden), SUP, barco a vela... bem agitada e movimentada!
Bulabog Beach, que fica oposta à White Beach , em um ponto da ilha, há um estreitamento e uma fica praticamente de frente à outra. A distância entre elas é menos de 1km.É mais procurada por quem curte esportes radicais. Os ventos sopram mais forte e por lá é comum ver a galera praticando windsurf e kitesurf.
Existem algumas escolinhas pra quem quiser aprender esses esportes radicais.
O sol nasce para o lado da Bulabog e o se põe em White Beach, outro espetáculo de cores para se observar no pôr do sol.O sol nasce para o lado da Bulabog e o se põe em White Beach, outro espetáculo de cores para se observar no pôr do sol.
-Estação 3 -tem hotéis mais econômicos, é a mais próxima ao porto, e dá acesso para a praia Diniwid Beach ,que fica ao lado da White Beach. Pra chegar lá , caminhe em direção a Willys Rock e passe por um buraco na pedra. É uma graça esta praia, pequena, tranquila e ainda tem barzinhos charmosos!
Existem diversas opções de passeios de barco, atividades esportivas, mergulho, passeios de quadriciclo entre outros.
Island Hoppings - boa opção para conhecer a ilha de barco dando a volta nela, parando em diversos pontos.
Crocodile Island, fica em uma barreira de corais,para fazer snorkeling, com uma visibilidade ótima e grande variedade de peixes e corais.
Distância de caminhada entre a Station 1 e 3: uns 30 minutos
Puka Beach é a segunda maior praia de Boracay, com aproximadamente 1,3 km de extensão.
COMO CHEGAR ?
Boracay não tem aeroporto!!!
Saindo do Brasil, terá que passar por Manila, capital das Filipinas.
As cidades que normalmente são hub por lá são : Bangkok, Kuala Lumpur, Cingapura, Beijing ou Tóquio.
A ilha é facilmente acessível de avião a partir do aeroporto de Caticlan, ou Kalibo ,com conexões rápidas e baratas desde Manila.
Chegando por Caticlan, ao sair do aeroporto, pegue um transporte e em 5 minutos você estará no píer, de onde saem os barcos para Boracay (15 minutos de navegação). Normalmente os hotéis oferecem esse transfer que inclui todo o trajeto desde o aeroporto até o seu hotel em Boracay. Mas, se o seu hotel não oferecer esse serviço, não se preocupe, na saída do aeroporto ficam vários taxistas e motoristas de tuk-tuk oferecendo pra te levar até o porto.
O vôo de Manila para Boracay (Aeroporto Caticlan) demora cerca de 45 minutos.
***DICAS***
-Caticlan (Godofredo P. Ramos) é o aeroporto mais próximo do porto dos barcos para Boracay, apenas a 5/10 minutos de triciclo (Tuk Tuk) ou Van. O aeroporto de Kalibo , fica na cidade de Aklan e a 1h30 do Porto dos barcos para Boracay, não é tão conveniente. No entanto, Caticlan tem menos vôos que Kalibo.
-Atenção com o peso da sua bagagem !!!!!
Por ser um avião menor, o limite de peso é de 20kg.
HOTÉIS :
O que mais interessa em Boracay é a praia. Portanto quanto mais perto do mar, melhor será sua localização, e mais caro vc irá pagar. Uma rua principal, chamada de Main Road, cruza a ilha paralela à praia. Ela é bastante movimentada, mas serve como ponto de localização pra que seu hotel fique entre ela e a orla.
Na Station 1 - tem os melhores hotéis de frente pra praia e é mais vazia. Só que tem menos opções de bares e restaurantes;
Já na Station 2- são muitas opções de bares e restaurantes, noite animada, lojinhas e até um mini shopping, tudo sem perder a tranquilidade da praia paradisíaca. A maioria dos passeios saem dessa região.Mas, essa região é mais
barulhenta;
Na Station 3 - essa área era famosa por ter mochileiros, mas hoje você já encontra bons hotéis, mas o comércio ainda não é muito sofisticado. Não tem bons restaurantes pé na areia. Mas em compensação,essa área é bem mais tranquila e mais econômica.
Cada praia atende a públicos bem específicos e é bom escolher a mais adequada de acordo com suas preferências.
Ao se hospedar em qualquer uma das Stations dá para caminhar entre elas numa boa ou pegar tuk tuk .
Opções de Hotéis em Boracay,não faltam :
-Villa Caemilla Beach Boutique Hotel;
-Boracay Beach Club ;
-Frendz Hostel Boracay;
-Zuzuni Boutique Hotel ( final da estação 2, quase 3);
-7Stones Boracay( hotel 4 estrelas);
-Royal Park Resort Boracay(3 estrelas);
-Aissatou Beach Resort- Mais uma bela opção de hospedagem em Bulabog Beach , 3 estrelas e boa estrutura para sua viagem;
-Isla Gecko Resort: Opção com ótimo custo-benefício, especialmente para quem deseja viajar em dupla, pois há diversas configurações de quartos diferentes;
-Chill Out Hostel: Quem viaja de forma mais econômica e sozinho, pode contar com este hostel que dá fácil acesso as praias;
-Nigi Nigi Nu Noos: bem localizado, pé na areia, no burburinho, bar com banda ao vivo;
-Boracay Regency Beach Resort & Spa (Henann Regency Resort & Spa) .
Escolhi o hotel Shangri-La, e a partir do momento do desembarque em Caticlan, começa sua estadia ... Você chega ao exclusivo lounge de boas-vindas do resort em Caticlan, onde você será encaminhado até a lancha particular do Shangri-La. Em menos de 30 minutos de cruzeiro pela praia branca de Boracay, você chegará ao resort.
O resort oferece um serviço de transporte (ida /volta) para o D'Mall na White Beach,em horários pré definidos.
Por um momento, a paz e a solidão tiram seu fôlego. As águas azuis e claras da Puka Shell Beach se espalham para encontrar o céu em uma extensão infinita. Sua vista é cercada pela folhagem da encosta verdejante de Boracay, situada em uma reserva ecológica.
O hotel é maravilhoso. A decoração é um rústico-chique, com ambientes amplos e abertos para captar toda beleza e magia desse paraíso.Várias piscinas, praias particulares. E o café da manhã ...sensacional !!! Super recomendo esse Resort.
QUANDO IR?
Entre Novembro e Abril as temperaturas são mais amenas e a probabilidade de chuvas é menor, por outro lado a tendência dos ventos de nordeste são mais fortes. É uma estação oposta à estação chuvosa, conhecida como Habagat que vai de Maio a Outubro. No entanto, em qualquer mês do ano faz calor em Boracay, a diferença é que poderá ser mais quente e seco e também haver tendência para mais chuvas.
ONDE COMER ?
A Ilha de Boracay tem muitas opções de bares e restaurantes, mas o lugar mais agitado é definitivamente a White Beach.
Visite o shopping, e escolha a melhor opção para sua refeição. Mc Donalds e Pizza Hut estão nessa região.
De dia, os bares ficam abertos e oferecem cadeiras de praia, mas a noite, as cadeiras de praia dão lugar às mesinhas iluminadas com velas e tochas.
Todos os dias na parte da tarde, até às 21h você pode desfrutar do "happy hour isle", cervejas e drinks entram em promoção tipo : compre 1 leve 2.
Existem casas noturnas ,que fazem festas toda semana.
No hotel que fiquei as refeições eram inclusas(pensão completa), não comi em restaurantes fora do hotel.
A culinária das Filipinas tem influências de diferentes países, principalmente da Espanha e da China.
Experimente o famoso leitão assado conhecido como lechon; o adobo, carne de porco marinada em molho de soja e vinagre; e o kare-kare, um cozido de carne com vegetais e pasta de amendoim.
Os frutos do mar também são uma ótima opção .
Os restaurantes mais indicados foram:
- Aplaya the Beach Bar & Italian Restaurant – White Beach - Station 1 -
Além de vários pratos italianos bem sevidos, também oferece opções vegetarianas. Nos foi muito recomendado para jantar, ouvir uma boa música ou simplesmente para saborear petiscos e beber coquetéis de frutas locais ou uma cerveja filipina. Era de frente a praia .
-Aria Cucina Italiana – White Beach -Para os amantes da cozinha italiana, era outro lugar bem recomendado. Tinha um cardápio variado e com propostas inovadoras e surpreendentes, tanto pela qualidade quanto pela apresentação dos pratos. Começava com drinques maravilhosos, anti-pasto, sopas, saladas, pastas diversas, pizzas, grelhados, frango e frutos do mar. Como novidade, criaram um cardápio infantil.
-Cha Cha's Beach Café – White Beach - Station 2, ao sul do Henann Regency Resort - abre para café da manhã, almoço e jantar. Embora tivesse um menu internacional, a seção de pratos filipinos era inigualável. O pinakbet (verduras misturadas ao molho de peixe), crocantes panquecas de Lechón (carne de porco assada), waffles jalapeño são os mais requisitados.
-Gerry's Grill Boracay - Estação 2 - Servia pratos filipinos, e localizava-se à beira-mar, ótima comida, preços acessíveis e um bom serviço.
-Mercado D'Talipapa - Estação 2 - conhecido por Mercado do Peixe ,ficava mais para dentro da ilha e era preciso pedir informação para chegar, mas dava para ir a pé. Aqui você escolhe o seus frutos do mar e os leva para o preparar no restaurante.
COMPRAS
Pérolas e mais pérolas !!!
De todas as cores e formatos.
Para saber se são verdadeiras faça testes:
-arranhar uma superfície de vidro com a pérola e ver se a superfície ficará marcada com um pó saído da pérola.Ela não sofrerá danos, e não vai ficar arranhada e nem perderá brilho;
-Acender um isqueiro (ou fósforo) e queimar a pérola. Se ela derreter ou sofrer dano, tem plástico envolvido. Se ficar igualzinha sem qualquer alteração de cor nem brilho, é original!
Mas,não faltarão opções de todos os tipos. A maioria das lojas estão concentradas no D'Mall, desde um simples souvenir até lojas glamorosas.
QUANTOS DIAS PASSAR EM BORACAY ?
Pelo menos 3 dias completos.
DINHEIRO :
Caixas eletrônicos e casas de câmbio estão espalhados por todos os cantos.
DRONE EM BORACAY: Proibido!!
Devido à proximidade do aeroporto de Caticlán, não é permitido voar drones para uso pessoal.
Veja outros posts sobre as Filipinas que irão te ajudar a planejar sua viagem:
Comentarios