• Patricia Viciana

Yaxhá - A famosa cidade Maia

Atualizado: 21 de Fev de 2019



O Monumento Natural Yaxha - Nakum - Naranjo inclui os sítios maias de Yaxhá , Nakum , Topoxté e El Naranjo . O maior deles é Yaxha que fica a 30 quilômetros a sudeste de Tikal , entre o lago Yaxha e o lago Sacnab . É o 3º maior sítio maia da Guatemala - ficando atrás de Tikal ( 2ºmaior ) e El Mirador (1º) .

Yaxha ficou famoso em 2005 , quando o Survivor Guatemala foi filmado por lá .


Yaxhá - significa "água verde-azulada" na língua dos maias . Foi uma famosa cidade e centro cerimonial da civilização maia pré-colombiana . Estima-se que o reino de Yaxhá tenha coberto uma área de 237 km2 e tenha tido uma população em torno 42.000 habitantes no período clássico . O local tem mais de 500 estruturas , incluindo cerca de 40 estelas , 13 altares , 9 pirâmides ( templos) , 2 lanças mesoamericanas e uma rede de sacbeob (caminhos) que ligam as regiões central , norte (Maler) e leste. Antigamente a 'Acropoleis' e a calçada do lago eram a entrada principal da cidade . Subir até o topo da estrutura mais alta de Yaxhá , a Estrutura 216 , oferecerá aos visitantes uma vista incrível da floresta e das lagoas próximas . Para chegar ao cume , o acesso é por uma escada de madeira construída na lateral do templo . Este templo foi destaque em destaque no Survivor Guatemala . Tem uma base larga e atinge uma altura de 30 m. Possui um dos poucos complexos gêmeos de pirâmides fora de Tikal . Por ter um complexo de pirâmide dupla sabe-se que as alianças políticas evidentemente influenciaram o estilo arquitetônico da cidade em seu auge , embora pareça que o complexo em Yaxha não estava terminado . A cidade estava ligada às margens do Lago Yaxha pela Calçada do Lago . A Praça A é um complexo pirâmide gêmeas , construídas durante o século 8 dC .


História - A falta de inscrições nos monumentos de Yaxhá , dificultou o rastreamento de sua história . Acredita-se que Yaxhá foi preso em uma luta de poder com seu vizinho menor , Naranjo , a cerca de 20 km a nordeste . Naranjo finalmente invadiu Yaxhá em 799 AD.

Yaxhá foi habitada durante um período de 1500 anos , de 600 aC a 900 dC.

O complexo foi descoberto em 1904 pelo explorador austríaco Teobert Maler , que estava remando através do lago Yaxhá e tomou conhecimento de uma extensa cadeia de elevações na selva . Convencido de que essas eram ruínas maias , ele iniciou as explorações imediatamente . O local ficou conhecido recentemente , em 2005 , após o reality show Survivor : Guatemala - O Império Maia .


Localização : Yaxhá , fica no departamento de Petén , em uma ilha perto da costa sul de Laguna , entre 2 lagos : o lago Yaxhá e o lago Sacnab . Fica a e 30 km a sudeste de Tikal .

No centro do lago de Yaxhá , estava outro local maia chamado Topoxté , onde a construção continuou após o clássico colapso até 1450 . Esse lago é o lar da espécie Morletti de crocodilo , endêmica de Petén .

Yaxhá significa "água verde-azulada" na língua dos maias .

A fronteira com o país vizinho de Belize fica a poucos quilômetros de distância . As ruínas estão dentro das fronteiras do Parque Nacional Yaxha-Nakum-Naranjo , que abrange uma área de 37.160 hectares e preserva os restos de 4 antigas cidades maias : Yaxhá , Topoxte , Nakum e Naranjo .

O local fica a 11 km ao norte da estrada Puente Ixlú-Melchor de Mencos , acessado via estrada não pavimentada a partir de um desvio a 32 km de Puente Ixlú e a 33 km de Melchor de Mencos .


Recomendações de viagem : - Encontrar o caminho para Yaxhá não é uma tarefa fácil . O acesso por transporte público é bem difícil . A distância da estrada principal até a entrada do local é de vários km .

Agências em Flores e El Remate oferecem viagens organizadas para Yaxhá , podendo combinar com Nakum e / ou Tikal . - Leve água e algo para comer , pois no local não existe nenhum bar ou restaurante ;

- Use roupas e sapatos confortáveis e apropriados para caminhada em terrenos escorregadios e úmidos . O ideal é usar botas de treking ;

- Não esqueça de levar repelente e capa de chuva !!!

- Por se tratar de um sítio arqueológico no meio de uma floresta , é possível encontrar animais selvagens nas trilhas . Fique atento !!



















#Guatemala #Culturamaia #SítioArqueológico