• Patricia Viciana

Semuc Champey - A verdadeira obra da Mãe Natureza da Guatemala

Atualizado: 21 de Fev de 2019



Semuc Champey é um nome indígena , que significa “onde o rio se esconde na montanha”.

Declarado Monumento Natural da Guatemala , Semuc Champey é uma ponte de pedra natural ( calcário ) sobre o leito do rio Cahabón , que formam piscinas naturais e cascatas , com água de tonalidade turquesa no meio de uma floresta .

Essa ponte de pedra cobre o leito do rio por 300 metros . Realmente é incrível !!!

As piscinas naturais surgiram da ação geológica de milhões de anos que transformaram o leito do rio em piscinas de vários tamanhos . A cor da água é devido a minerais existentes nas rochas da região , mas pode variar de cor devido ao sol e fatores naturais .



Localização :

Semuc Champey é um parque nacional , localizado a 14 km da cidade de Lanquín , no departamento de Alta Verapaz , ao norte da Guatemala .

Mas chegar a esse paraíso não é fácil !!!!

As estradas da Guatemala não são boas ( muito esburacadas ) e ainda pega-se um trecho de estrada de terra para chegar até Lanquín , onde só passam veículos 4×4 .

Lanquín é uma cidade muito pequena , por isso o transporte até lá é limitado . Mas , é uma passagem obrigatória de Antígua a Tikal ( por via terrestre) . Se for utilizar transporte público regular (ônibus) , é necessário ir até Cobán e de lá pegar um ônibus ou van até Lanquín , que dão 82 km .

Mas , a melhor opção para chegar até Lanquín é utilizar uma van turística .

De Flores para Lanquín são 8 horas de viagem . De Antígua para Lanquín são 10 horas .

Os trajetos de Cobán a Semuc Champey são: Cobán – Lanquín: Os ônibus saem de um pequeno terminal no centro , a 4 quadras do mercado . A viagem dura em torno de 2h30min . Lanquín – Semuc Champey : Apesar da distância ser pequena (14 km) , a viagem demora cerca de 40 minutos (vai depender das condições climáticas , principalmente se tiver chovido , o trajeto demorará muito mais ). Há várias caminhonetes nas ruas do centro oferecendo o transporte . O preço é em torno de 25 quetzales .



O que fazer ?

A entrada no parque custa 50 GTQ . Se quiser contratar um guia , na entrada do parque existem vários locais dispostos a te guiarem nas trilhas pela floresta .

➡️ Existem 3 caminhos :

- Direita - que desce para o rio ;

- Esquerda - que sobe para o mirante . O trajeto dura 40 minutos e a maior parte são subidas . A trilha tem lama , limo e pedras , bem escorregadio , inclusive nas partes onde tem degraus e pontes de madeira , que dificultam a caminhada . É preciso tomar muito cuidado para não se machucar . Não é indicado para pessoas que tenham dificuldades locomotoras .

Apesar de ser cansativa a subida , a vista lá de cima é incrível ;

- Em frente - que vai direto para as piscinas naturais . O ideal é subir para o mirador , de lá ir para as piscinas ( descansar e relaxar ) , e depois voltar pelo caminho que vai beirando o rio .


➡️ Caverna K'an Ba Apenas com seu traje de banho e uma vela na mão você vai explorar uma caverna subterrânea comprida , que tem algumas partes alagadas , por uma hora . É uma aventura e tanto !!! A caverna que fica do outro lado do Rio Cahabón e a 300 metros da entrada do parque de Semuc Champey . Por ser escura , cada pessoa entra com uma vela para iluminar seu caminho . Dentro da caverna você escala pequenas rochas , as vezes precisa nadar, porque há partes alagadas que são fundas . Pode avistar morcegos , desviar das estalatites , e tudo isso com uma mão para fora da água , para não apagar a vela !!! Rsrsrs 🕯🦇 A entrada custa 60 GTQ . Os passeios da caverna são realizados a cada 30 minutos , das 9h às 15h. ***Dica : Explorar a caverna pode ser um pouco perigoso . Leve uma camiseta para se proteger de arranhões nas pedras , e um calçado apropriado para usar na água , assim você vai evitar de cortar seus pés . Certifique-se da sua segurança , porque o hospital mais próximo de Semuc Champey fica há 4 horas , em Coban.




➡️ Tubing no rio

Com uma bóia grande , você desliza na correnteza do Rio Cahabón por cerca de 1km . O passeio pode começar em frente à entrada da Semuc , saltando da ponte , deixando-se levar pela correnteza . O rio é bastante calmo , e o passeio é bem tranquilo . Não há emoção , mas faz parte do trajeto para voltar na entrada da caverna . Preço do aluguel da bóia : 50Q . Mas , se você fizer a caverna o tubing é gratuito.


Dicas :

- Use calçados apropriados ( botas para treking ) principalmente se tiver chovido nos dias próximos , pois os caminhos ficam bem escorregadios . Não use chinelos ;

- Se preferir leve uma bermuda e uma camiseta de lycra ;

- Leve repelente e toalha !!! ;

- Não há lojas dentro do Parque . Leve bebida , frutas e lanches ;

- Há guarda-volumes gratuitos próximos às piscinas , basta você levar seu cadeado ; - A água do rio é fria , procure ir em dias ensolarados para poder aproveitar ; - Saber nadar é importante , mas não obrigatório . Existem piscinas mais rasas e outras fundas ; - Para outras informações acesse : www.semucchampey.com



Quando ir ? Na alta temporada , de dezembro a meados de abril , é um período que não chove tanto e o rio Cahabon fica mais claro, apesar de ser a época onde terão mais visitantes .




Onde ficar ? Há uma grande variedade de lugares para ficar .... Pode ser em Coban , Lanquín ou no meio da floresta .

Todos os hotéis dessas cidades oferecem tour para Semuc Champey , que inclui , além do transporte , um guia, tubing (boias para descer na correnteza do Rio Cahabón) e entrada na caverna.

A única hospedagem que realmente fica em Semuc Champey é o hostel El Portal de Champey, que fica praticamente na porta de entrada do parque . Esse hostel é bem isolado , fica às margens do rio , rodeado pela floresta , e com chalés privativos ou compartilhados, tem restaurante próprio e oferece opções de passeios .

Se optar por ficar na Floresta , procure o Utopia Eco Hotel .

O vilarejo de Lanquin é o ponto de partida para explorar a região , que sobrevive do turismo em torno do Parque Nacional . Tudo na cidade é bem simples e rústico .

Optei por ficar em Coban , por ter mais opções de restaurantes e hotelaria . Me hospedei no Park Hotel . Por ser uma região montanhosa , mesmo no verão as temperaturas são mais baixas . Não esqueça de levar agasalhos .


Quantos dias ?

2 noites são suficientes . Você chegará no final da tarde , no dia seguinte pela manhã sairá para Lanquín , aproveitará Semuc Champey e no terceiro dia de manhã já partirá continuando seu roteiro .



Contra Indicações :

Esse passeio não é indicado para portadores de alguma deficiência locomotora , crianças , idosos ou mulheres grávidas . Além do local ser de difícil acesso , não tem estrutura caso aconteceça algum acidente , e o hospital mais próximo fica a 4 horas (Coban ) .






#Culturamaia #Guatemala #Natureza #Aventura #PiscinasNaturais #Cachoeiras