• Patricia Viciana

Nicarágua um destino que surpreende : Natureza + Adrenalina + Arte + Cultura

Atualizado: Jun 15

A Nicarágua é mais um tesouro escondido na América Central !!!

Com uma rica natureza , o país tem lagos , vulcões e praias , mesclados com um estilo colonial , e repleto de adrenalina !!!

Descubra mais sobre esse roteiro que ainda não é muito explorado.






Localização : América Central 🌋🏄🏻‍♂️🏝🌺

Nicarágua é o maior país da América Central e fica entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe .

Por terra , faz fronteira com a Costa Rica e Honduras .

A capital é Manágua . O aeroporto fica a 12km do centro da cidade , e é a principal porta de entrada e saída para quem chega de avião ao país . O destino é famoso mundialmente pelas praias perfeitas para o surf , mas existem várias praias calmas e sem ondas também. A melhor infraestrutura está do lado do Pacífico Sul .

As melhores praias para surfar são : Playa Maderas e Playa Popoyo . Uma das praias do Mukul Resort - a Playa Manzanillo , é ótima inclusive para os iniciantes .





História :

A Nicarágua tem uma história conturbada , marcada por guerras , ocupações , e revoluções .

Desde que se tornou independente da Espanha , em 1838 , o País enfrentou ditaduras e intervenções estrangeiras .

Em 1893 , passou a ser governada por liberais , e os Estados Unidos interviram militarmente , colocando os conservadores de volta ao poder e ocupando o país de 1912 a 1933 . Os Estados Unidos tinham plano de construir um canal na Nicarágua (mas acabaram construindo no Panamá) . Augusto César Sandino apareceu para lutar contra a ocupação americana e , o presidente do país daquele tempo - Sacasa , assinou um acordo para depor todas as armas (ficou sem exército e sem influência política) , facilitando a ascensão de Anastásio Somoza , que assassinou Sandino e derrubou Sacasa . E assim instalou - se a ditadura da Família Somoza , que ficou no poder de 1936 a 1979 . Durante a Ditadura Somoza , o país só afundou . Em 1961 surge a FSLN , uma guerrilha para lutar contra a ditadura , que ganhou apoio de intelectuais e classe média e derrubaram os Somoza . Quem assumiu a liderança do país foi o “guerrilheiro” Daniel Ortega . Os Estados Unidos não gostaram e suspenderam a ajuda econômica , boicotaram o país e ainda financiaram guerrilheiros contra-revolucionários para atacar o líder a partir de Honduras . O país teve outros governantes (liberais e conservadores). Em 2006 , Daniel Ortega e seu partido FSLN ganham as eleições e voltam ao poder , prometendo melhorar a vida da população , e de lá não saíram até hoje (Daniel Ortega já teve 2 mandatos , e agora sua esposa - Rosario Murillo , é presidente ).







Dicas de Passeios :

🇳🇮Manágua - Capital do País , que foi completamente destruída por um terremoto em 1972 e pela guerra civil nos anos 80 , não tem quase nada de edifícios históricos ou coloniais , mas , esta destruição permitiu a criação de uma nova cidade ampla e organizada . Mas , não pense que não tem o que fazer na capital !!!

Como a chegada na Nicarágua , sempre é por Manágua , recomendo que fique pelo menos 1 dia , na cidade.






- Antiga Catedral de Manágua - foi desenhada na Bélgica em 1920 , e sua conclusão foi dada justo a tempo para que ela enfrentasse – e sobrevivesse – ao terremoto de 1931 . Porém , em 1972 , um novo terremoto , destruiu praticamente toda a cidade , e condenou a catedral para sempre . Por conta do risco de desabamento , não se pode ingressar ao seu interior , mas é possível admirá-la através das barras de ferro das portas e das janelas . Apesar das enormes rachaduras , seu desenho e suas inúmeras estátuas se mantiveram em bom estado . E o relógio parou exatamente no horário do terremoto e assim permanece até hoje .








- Palácio da Cultura - Construído para ser o Palácio Nacional , este edifício foi quase que completamente destruído no terremoto de 1931 . Foi reconstruído , seguindo o estilo neo-clássico, e manteve suas funções governamentais durante a ditadura da Família Somoza . Sua forte estrutura sobreviveu ao terremoto de 1972 e foi palco da revolução armada da guerrilha sandinista em 1978 . Na primeira metade dos anos 90, a então presidenta do país, Violeta Barrios, decidiu convertê-lo em uma peça chave da cultura nicaraguense. Assim, o Palácio Nacional se converteu no Palácio de La Cultura de Nicarágua .



- Plaza de la Revolución - Praça construída para homenagear os heróis nacionais que lutaram durante a Revolução Sandinista . Ali há um mausoléu com homenagens a líderes e soldados que morreram defendendo os ideais sandinistas . Foi inaugurada em 1899 , pelo herói nacional e pelo general anti americano José Santos Zelaya , esta praça aberta foi palco de inúmeros protestos , desfiles , romances e muito mais. No nordeste da praça fica a tumba do comandante sandinista Carlos Fonseca .








- Paseo Salvador Allende - Durante as noites o calçadão e malecón (píer) a beira do lago Manágua fica animado , principalmente nos finais de semana , com vários restaurantes , bares e barracas de comida . Há uma réplica da Av Bolívar antes do terremoto de 1972 , um parque aquático , um Boeing 737 para as crianças brincarem , réplicas das igrejas mais famosas da Nicarágua e 2 museus . E ao fundo do lago podemos observar o famoso vulcão Momotombo.








- Casas - Museu de Darío e Sandino - Seguindo pelo malecón , encontram-se as réplicas das casas dos personagens mais importantes do país : o revolucionário Sandino e o poeta Rubén Darío . Pode - se visitá-las e ver objetos e roupas .


- Parque Histórico Nacional Loma de Tiscapa - parque histórico nacional já foi o local da Casa Presidencial , onde Sandino e seus homens foram executados em 1934 ; o que parece uma estrutura de estacionamento em ruínas foi durante décadas uma das prisões mais notórias da Nicarágua . A silhueta de Sandino , marca esse local .

Local ideal para ter uma linda vista panorâmica de Manágua , do pequeno lago da cratera de Vulcão Tiscapa , e vista do Vulcão Momotombo..






🌋 - León - é uma cidade colonial que tem muitas igrejas e edíficos antigos , mas é bem agitada e cosmopolita , por ter muitos estudantes , muitos cafés , galerias e arte urbana , e adrenalina !!! O Volcano Boarding , no Cerro Negro é uma das atividades mais populares para quem visita León . Após encarar a subida (em torno de 1h) e as vistas espetaculares do vulcão , divirta- se descendo o vulcão !!! Essa “modalidade esportiva” surgiu aqui mesmo , e a brincadeira consiste em escorregar um vulcão ativo sobre uma prancha de madeira desenvolvida especificamente para isso , podendo atingir velocidades superiores a 50 km/hora . Mas , para isso é preciso se paramentar apropriadamente para não se machucar e não entrar areia nos olhos .

***Dica : Não esqueça de levar água . No local não existe nenhuma lojinha ou comércio .

E use botas para trekking , com meias grossas para evitar de entrar areia no seu calçado .



🕍 León Viejo - sítio arqueológico constituído pelos restos do que foi a cidade León de Nagrando , a primeira capital da Nicarágua fundada pelos espanhóis no século 16 que foi abandonada no início do século 17 . Se encontram os vestígios das principais construções da cidade antiga : Catedral , Praça , Palácio do Governador, etc. Foi declarado Patrimônio Cultural Nacional em 1994 e da Humanidade em 2000 pela UNESCO .




🔼 Ruínas de León Viejo


⬆️ Catedral de León - também conhecida como Catedral da Basílica da Assunção de Leão , e "Catedral da Luz", cujo nome oficial é Basílica da Catedral Real da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria , é uma catedral de construção barroca colonial .


⬆️ Vulcão Cerro Negro

















🏝- Juan Venado Island Nature Reserve - De um lado o mangue , do outro lado o Oceano Pacífico . Aproveite e descubra a grande variedade de fauna e flora , explorando a região de barco , caiaque , ou em uma caminhada .

Área de proteção ambiental de manguezal , que abriga de aves migratórias , várias espécies de répteis (incluindo crocodilos) , e pequenos mamíferos . De agosto a dezembro , pode - se ver as tartarugas Paslama botando ovos , que é uma espécie que corre risco de extinção .

A Reserva Juan Venado fica cerca de 30 minutos de carro do Leon . A ilha é acessível a partir das praias de Las Peñitas e Salinas Grandes .

No local existem diversos bares/ restaurantes para poder comer desfrutando da brisa marinha .
















🌋 - Hervideros de San Jacinto - Fica cerca de 30 km de León , no município de Telica . É um local histórico e turístico que contém diversas crateras de onde saem com forte pressão , vapor de água e gases com altas temperaturas ( acima de 100 ºC ) , parecendo mini vulcões de lama . Nesse local há geração de energia elétrica geotérmica .







🌳 - Matagalpa - Região montanhosa da Nicarágua . Entre em contato com a natureza, respire ar puro . Aproveite e visite uma fazenda de café .







🌋 - Masaya - Conhecida como a Cidade das Flores , Masaya fica há 14 km de Granada e 31 km de Manágua . Nessa região encontra- se o vulcão Masaya que ainda é ativo .

Masaya Volcano National Park - Local onde se pode fazer um treking para chegar próximo as crateras do vulcão . E também tem um museu e um mirador .

Na data da minha visita , não pude visitar as crateras , estavam fechadas , que um aventureiro iria tentar atravessar de uma borda a outra da cratera , para entrar seu recorde no Guiness Book .



↕️ - Mercardo de Artesanias - está localizado dentro do "Mercado Viejo" (mercado antigo), uma estrutura do século 20, que fica perto do centro da cidade e a alguns quarteirões do mercado da população em geral . Este mercado foi revitalizado e pode - se encontrar artesanato de Masaya e outras áreas da Nicarágua . As 5º -feiras à noite , há um " Noche de Verbena " - Noite da Revelação , onde são apresentadas danças folclóricas .




⬇️ Mirador de Catarina - Fica em uma das colinas mais altas que rodeiam a Laguna de Apoyo , tendo uma visão pivilegiada de toda a lagoa , bem como o Lago da Nicarágua por trás . O vulcão Mombacho que circunda o lago também está presente nessa vista .






⬇️ Lago "Apoyo" - faz parte da Reserva Natural da Lagoa Apoyo . A cratera de Apoyo mede quatro milhas , ou seja cerca de 6,43 m de largura e mais de 656 pés , cerca de 200 m de profundidade . As principais atividades incluem pesca, esportes aquáticos e mergulho . Arqueólogos encontraram evidências de ocupação pré-colonialnessa área .


🏺- San Juan de Oriente - povoado que está no ramo da cerâmica desde antes da conquista espanhola , e 95% dos moradores são artesãos . Gosta de cerâmica , não deixe de visitar os ateliers !! Lindos trabalhos e bons preços .





🕍 - Granada - é a cidade colonial mais antiga da Nicarágua e , segundo alguns historiadores , de toda a América Central . Foi fundada em 1524 , sendo considerada a 1º cidade “européia” construída no Novo Mundo . Localizada nas margens do Lago Nicarágua e foi fundada pelo conquistador Francisco Hernandez de Córdoba , que a batizou com o nome da sua cidade natal , na Espanha . É um dos principais destinos no país devido , à beleza arquitetônica das suas igrejas , e casas com mesclas de estilo mouro e espanhol . Por estar nas proximidades de Granada , visite o pequeno arquipélago de Las Isletas e o Vulcão Mombacho , onde é possivel fazer trekkings e relaxar em água quentes . Visite a Catedral - seu interior é simples , mas vale subir nas torres para ter uma bela vistada cidade . Passeie pelo Parque Central ou , Plaza de La Catedral . E não deixe de passear pela Calle La Calzada , só para pedestres e cheia de restaurantes / bares bacanas e animados , principalmente as noites .





⬇️ Catedral de Granada - O edifício de estilo neoclássico , foi completamente destruído por William Walker em 1856 . No final do século 19 , a construção da nova catedral foi interrompida devido à falta de fundos . Com novos planos do arquiteto Andrés Zappata , a construção continuou até 1915 .




⬇️ O Centro Cultural e Museu do Convento de São Francisco é um museu localizado próximo à antiga Igreja de São Francisco . Oferece uma bela coleção de objetos históricos , pinturas e estátuas .

O museu está localizado em um antigo convento colonial , com um belo pátio interno .

As estátuas pré - colombianas da Isla Zapatera datam de 800 a 1200 anos dC . Há 28 objetos altos que foram esculpidos pelos povos indígenas da Ilha Zapatera ( localizada no lago Nicarágua ) .


⬆️ Casa de Los Leones - casa do século 16



↕️ Esculturas das Islas Zapatera



⬇️ Igreja de Guadalupe - Construída em 1626 pelo monge Fray Benito Baltodano, foi originalmente usado como claustro . Em 1856 , foi usada como fortaleza por William Walker , quando estava sendo expulso do país , depois de invadir e se colocar como presidente um ano antes . A reconstrução foi concluída em 1965. O interior da igreja apresenta uma dedicação em vitrais à Virgem de Guadalupe e fileiras de colunas coríntias .


⬇️ Igreja de Xalteva - O nome desta igreja foi retirado do bairro indígena que anteriormente ocupava a área onde a igreja está localizada . O edifício está localizado na Calle Real .

A igreja foi construída durante o período colonial e , devido à sua localização , foi usada como uma fortaleza militar . A fachada e o interior foram reconstruídos após sua destruição durante a Guerra Nacional . Em 1890 , a igreja foi gravemente atingida por um terremoto e reconstruída novamente entre 1895 e 1898 . A última reconstrução terminou em 1921 . Pode- se subir na torre da igreja e ter uma vista privilegiada da cidade .





⬇️ Choco Museu - ou Museu do Chocolate , os visitantes provam o chocolate em sua forma mais pura , também aprendem a fazer uma barra de chocolate a partir de uma semente de cacau e ouvem as histórias sobre como o cacau foi usado pela primeira vez na América Central , como chegou à Europa e se tornou um dos doces mais populares em todo o mundo . Não deixe de provar o chá de cacau sem calorias e uma amostra de chocolate orgânico nicaragüense 100%, feito sem ingredientes artificiais , conservantes de aditivos .



⬇️ Casa dos Três Mundos - é uma fundação criada para iniciar , apoiar e promover projetos culturais na Nicarágua e na América Central . Tem uma escola de teatro , um estúdio de arte e uma academia de música , um centro de pesquisa e uma biblioteca . As aulas de arte são ministradas a crianças de Granada que têm poucas outras possibilidades de receber esse tipo de educação cultural . Organizam eventos culturais que incluem concertos , exposições , peças teatrais e filmes .

Há também uma exposição permanente de pintura , com pinturas de pintores nicaragüenses . Essa também é uma ótima oportunidade para dar uma olhada no edifício colonial , anteriormente chamado de Casa de Los Leones . Há também uma pequena loja de lembranças no prédio .





⬇️ Las Isletas de Granada (boat tour) - Esse tour de barco parte das margens do Lago Nicarágua . As Isletas são um grupo de mais de 365 pequenas ilhas no Lago , formadas há mais de 20 mil anos por uma erupção vulcânica . Há ilhas com habitantes , com lojinhas , restaurantes , hotéis e outras privadas , que funcionam como casas de veraneio de famílias locais .




⬇️ Vulcão Mombacho - Vulcão ativo que fica há 18 km de Granada .O vulcão faz parte de uma Reserva Natural com trilhas demarcadas .

O nome do vulcão vem dos astecas , que quer dizer "Montanha íngreme".Tem 4.144 metros de altura que se erguem sobre Granada , criando um belo cenário pronto para aventura e exploração .

Na floresta ao redor do vulcão - Cloud Forest Reserve , abriga mais de 800 espécies de plantas e 171 espécies de animais e aves , incluindo quetzales , beija -flores , macacos bugios e criaturas nativas endêmicas , como a Borboleta Mombacho e salamandra Mombacho .

Existem 3 trilhas principais com diferentes graus de dificuldade .

A 1º trilha do Cráter , ou Cratera - tem 1,5 km de extensão e leva à cratera principal . Alguns vulcões podem ter mais de 1 cratera . É a trilha mais adequada para crianças , pois é bem marcada .

A 2º trilha Tigrillo - tem 2,5km e passa por 2 crateras , fumarolas e 4 mirantes , sendo um deles o 2º ponto mais alto do vulcão - 1222 metros .

A 3º trilha Puma - é a mais inclinada de todas , com 4km de caminhada .
















Canopy ou Tirolesa - Luvas , capacetes , ganchos e outros adereços são fornecidos pelo local . Se você não tiver experiência com tirolesa , os guias irão de passar todas as informações de segurança . Lá de cima , a mais de 40m de altura do solo , se tem uma bela vista do Lago Nicarágua , de suas Isletas e da vegetação . São 15 plataformas para vc sobrevoar a floesta .










⬇️ Puerto Sandino - destino quase exclusivamente procurado por surfistas . Tem uma das melhores ondas do mundo . O melhor lugar para ficar é em Miramar , onde há alguns surf camps e restaurantes . Para chegar até lá , tem ir de Manágua para Léon (ou vice-versa) e sair no cruzamento de Izapa , passando por Puerto Sandino e chegando em Miramar .


Como Chegar ?

Partindo do Brasil , para chegar na Nicarágua o jeito mais fácil é voar com a Copa Airlines e fazer uma conexão na Cidade do Panamá . Ou ir de Avianca , com escala em Bogotá e em El Salvador . Os vôos internacionais chegam no aeroporto de Manágua .




Documentos e Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Nicarágua , apenas passaporte válido e Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP .



Vacinas : Contra a Febre Amarela

Não esqueça de levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP .

Mantenha sempre junto do seu passaporte para nunca esquecer de pegar !!!







Moeda : Córdoba

Cartões de crédito são bem aceitos .







Fuso Horário :


Nicarágua (GMT-6)

Ou seja , -3h em relação ao Brasil .









Guia Turístico :

Recomendável !!!

Por ser um local com muitos pontos históricos a se conhecer , acho importante ter um bom guia para montar seu itinerário !!!

Recomendo : Julio Flores

https://www.facebook.com/julio.flores.77377692


Como se locomover na Nicarágua ?

Contratar transfers para buscar no aeroporto e para fazer os passeios . Você pode solicitar no seu próprio hotel ou reservar com agências de viagens . Recomendo a agência CAST .

Para certos destinos dentro do país, há vôos domésticos da cia aérea La Costeña. Por exemplo, para quem quer chegar mais perto do Mukul Resort (e não ir de carro, aprox. 2h30), há, ao lado do hotel, o aeroporto de Costa Esmeralda que recebe vôos domésticos e privados. Para quem deseja conhecer também as Corn Islands, do lado do Caribe, há um aeroporto na ilha principal que recebe vôos da La Costeña.




Quando ir ?

Depende de qual parte você vai visitar .

O clima é tropical com uma estação seca - verão - entre Janeiro e Maio , e uma estação úmida - inverno , entre Maio e Dezembro .

A costa oeste é muito seca , com pouca chuva e temperaturas altas . A zona central tem um clima frio e úmido e a zona do caribe , tem um clima tropical com temperaturas altas e muito úmido e as chuvas podem ser torrenciais .

Visitei no mês de fevereiro , todos os dias eram quentes e ensolarados .


HOTÉIS

Manágua - Por ser uma cidade ampla e sem um centro bem definido, é difícil determinar uma boa localização para se hospedar. Os pontos de interesse estão perto do Porto Salvador Allende, e os principais hotéis e hostels estão no bairro Bolonia – uma região bastante segura da cidade.

Fiquei no Hotel InterContinental , que interliga- se a um shopping center - Metrocentro Mall .





León - Hotel El Convento





Matagalpa - Montaña Selva Negra - Hotel de Montanha , que os quartos são cabanas com todo o conforto , local ideal para respirar ar puro e descansar . O hotel oferece trekkings por trilhas ecológicas , onde é possível avistar animais típicos da região ; andar a cavalos ; fazer o tour do café .


Granada - Hotel Plaza Colón - Hotel boutique , que foi uma antiga residência colonial , que fica em frente a principal praça da cidade .

Alimentação :

Come - se muito bem na Nicarágua . Os ingredientes mais utilizados são : mandioca (yuca) , banana (plátano) , milho (maíz) e carne de vaca e de porco ; Os pratos típicos nicaraguense são :

Gallo Pinto - arroz branco misturado com feijão vermelho ou preto , sem caldo ;

Nacatamales - parece uma pamonha , mas é uma “trouxinha” de folha de bananeira , recheada com uma massa a base de milho , carne , vegetais e arroz ;

Rosquillas - um biscoito de queijo ;

Quesillos - uma tortilla de queijo com cebola ;

Carne en baho - também escrito “vaho”, consiste em carne de vaca , plátano maduro e verde , mandioca , cebola e outros vegetais , cozidos em uma cama de folha de bananeira. Levemente apimentado. O melhor e mais típico é da região de Masaya . Nas bebidas , não deixe de provar o Rum Flor de Caña (puro ou em coquetéis ) , Cacao Tiste ( feita com pó de cacau , água/gelo , milho assado , cravo e açúcar) e Chicha de Maíz ( feita com milho , água , açúcar e framboesa ). Destaque para cerveja local TOÑA .

Se tiver tempo , visite :

➡️ Resyaurante do Hotel El Convento em Leon - cozinha internacional , com toques locais .


( polvo com legumes )


➡️ Cafe Espressonista ( Granada ) - Recomendado pela Condé Nast Traveler e pelo New York Times . Localizado na cidade histórica de Granada , em um imóvel colonial . Culinária nicaraguense e internacional , preparada apenas com ingredientes locais . Faça reserva pelo site : www.espressonista-granada.com 🎯 Endereço: Calle Real Xalteva, 609

- De 4º -feira a domingo , das 12 às 21h .


(risoto de frutos do mar )

➡️ El Zaguán (Granada) 🎯Endereço: Av. La Sirena X Calle La Calzada (atrás da Catedral) . Considerado o melhor restaurante para comer carnes . E realmente o “churrasco” estava delicioso . Aproveite para pedir madioca , banana e gallo pinto de acompanhamento . Também localizado em um imóvel colonial, o ambiente é agradável , com mesas ao ar livre





↕️ Carne en baho





Compras :

- Souvenirs em geral ( camisetas , bonés , trajes típicos ) ;

- Artesanato local em couro (bolsas ou sandálias );

- Rum Flor de Caña ;

- Cerâmica ( vasos , porta velas , xícaras , etc ) .











O que levar na Mala ?

- Roupas leves e confortáveis . E um agasalho ;

- Tênis ou bota para treking ;

- Trajes de banho ;

- Kit de proteção solar (boné , óculos de sol , protetor solar e labial ) ;

ROTEIROS :

Depende dos seus interesses , mas para quem quer ter um “panorama da Nicarágua” recomendo ficar pelo menos uma semana no país.



Dia 1 - Recepção e tour panorâmico por Manágua ;

Dia 2 - Passeio de dia inteiro . Ida para Léon.

Visita a Léon Viejo , city tour e pernoite em Léon ;

Dia 3 - Passeio de dia inteiro .

Visita ao Vulcão Cerro Negro pela manhã ; almoço na Isla Juan Venado e passeio de barco pela reserva ;

Dia 4 - Passeio de dia inteiro . Pela manhã visita aos Hervideros de San Jacinto ; seguindo trajeto para Matagalpa . Visita panorâmica e pernoite em Matagalpa ;

Dia 5 - Dia livre . Aproveite para explorar a região e conhecer a La Finca - uma fazenda de café ;

Dia 6 - Passeio de dia inteiro , partindo rumo a Granada . Visita ao vulcão Masaya ,ao mercado de artesanato , e ao Mirador de Catarina . Pernoite em Granada;

Dia 7 - Passeio de dia inteiro . Visita de Granada , passeio de carruagem conhecendo os principais pontos da cidade . Pela tarde visita as Isletas de Granada. Pernoite em Granada ;

Dia 8 - Passeio de dia inteiro. Pela manhã visita ao Vulcão Mombacho . Almoço e passeio na Lagoa Apolo . Pernoite em Granada ;

Dia 9 - Ida para Manágua e retorno a sua casa .




Boa viagem !!!




1 comentário