• Patricia Viciana

Meryem Ana - A Casa da Virgem Maria - última casa em que ela viveu .





Patrimônio Mundial da Unesco , a Casa da Virgem Maria é um local de peregrinação que nos preenche o coração de muita emoção e paz !

Uma antiga tradição cristã diz que , fugindo da perseguição em Jerusalém , São João Evangelista teria levado consigo a Virgem Maria para Éfeso , na região de Esmirna , na Turquia , onde ambos passariam os últimos anos de suas vidas . A tradição , tanto católica como ortodoxa, diz que este é o local de onde a Virgem Maria foi elevada ao céu .

Peregrinos cristãos , e também muçulmanos visitam o local , especialmente em 15 de agosto , data da Assunção de Maria .






Localização : Éfeso - Turquia - entre a Europa e Ásia (Eurásia)

Santuário católico e muçulmano localizado no monte Koressos (em turco: Bülbüldağı - "monte Rouxinol") , próximo da cidade de Éfeso (9 km de Selçuk , em Izmir ) , é a 3º maior cidade da Turquia . Fica a 15 minutos de carro da cidade antiga de Éfeso .A casa fica no alto do monte Coresus (Panaya Kapulu) . Foi feita uma reconstrução das ruínas que foram encontradas na região no final do século 19 , sendo permitida a entrada apenas de algumas pessoas por vez e claro sempre em silêncio .

O local é conhecido agora como Maryemana Kultur Parki .


ÉFESO - Inscrita na lista de Patrimônio Mundial da Unesco , é um dos mais importantes centros de civilização , cultura, ciência e artes do mundo antigo.

Éfeso tem sua fundação em 8.600 antes de cristo .

Construída como uma cidade portuária no ponto de encontro do Oriente e do Ocidente, Éfeso foi capturada pelo Império Romano em 133 A.C. e tornou-se a capital do império da política, comércio e religião na Ásia Menor nos séculos 5 e 6.

A região abriga uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo - o Templo de Artemis (ou Diana), tornando o local arqueológico mais atraente para os visitantes . Além disso , a Biblioteca de Celso , as Casas do Terraço , o anfiteatro antigo , a Estrada do Rei , cada uma obra-prima e muitos outros artefatos arqueológicos aguardam seus visitantes em Éfeso.

No Norte da famosa Rua Arcádia fica a Igreja de Maria, uma das Sete Igrejas da Revelação. O local é de grande importância histórica para os cristãos porque foi o lugar em que foi realizado o terceiro concílio da Igreja Cristã, em 431.

Todos os anos, no dia 15 de agosto, uma cerimônia especial é organizada para comemorar a Assunção de Maria. A cerimônia reúne membros da igreja católica e da ortodoxa, além de muçulmanos.







História:

Segundo a Bíblia , ao ser crucificado , Jesus pediu a São João Evangelista para cuidar de sua mãe . Assim , João trouxe Maria para Éfeso em 37d.C., onde ela passou o resto de sua vida , numa modesta casa de pedras . A casa foi oficialmente declarada Igreja Católica Romana em 1896 e desde então tornou-se local de peregrinação de cristãos e muçulmanos , além de peregrinos de vários outros cultos .

A casa foi descoberta no século 19 , pelos padres lazaristas em 1891 , através da descrição das visões da beata Ana Catarina Emmerich (1774 - 1824) , uma freira católica , que foi publicada como um livro por Clemens Brentano após a sua morte . A Igreja Católica jamais se pronunciou sobre a autenticidade da casa por conta da falta de evidências aceitáveis , mas de toda forma mantém um constante fluxo de peregrinos no local desde a sua descoberta.

O santuário já recebeu bençãos apostólicas e visitas de diversas papas . A 1º vez do papa Leão XIII em 1896 e a mais recente (2012) em 2006 pelo papa Bento XVI . Ana Catarina foi beatificada pelo papa João Paulo II em 3 de outubro de 2004.







Como é a Casa ?

Hoje o que era a Casa de Maria é um santuário .

Extremamente simples , com 3 cômodos , distribuídos em forma de T.

Não é possível fotografar dentro da casa , mas o seu interior condiz com o exterior, simples e austero.

Na entrada do santuário , você se depara com uma estátua de São Francisco de Assis.

Dando mais alguns passos , à esquerda, está uma “piscina” de batismo , afinal , antigamente, o batismo acontecia na vida adulta e era necessário mergulhar o corpo inteiro .

A porção restaurada da estrutura da casa se distingue dos restos originais por uma linha pintada em vermelho , visível na lateral externa.

Ao entrar na capela , o visitante encontra um único recinto com um altar e uma estátua da Virgem Maria no centro .

No lado direito está um recinto menor – tradicionalmente associado com o verdadeiro quarto onde Maria dormia e de onde subiu aos céus . Atualmente, é onde estão objetos que indicam as visitas dos papas .

A tradição mariana defende que alguma forma de água corrente costumava correr como um canal nesta sala menor.

Essa água é a que teria dado origem à atual fonte localizada do lado de fora da estrutura.

Ao sair , um pouco abaixo da casa ficam as fontes de água, e muitos acreditam que ela tenha propriedades curativas . Os turistas , aproveitam para encher várias garrafinhas como lembrança. A água é própria para beber .

Ao lado , um muro onde amarram pedidos e agradecimentos à Virgem. Cada um pode deixar escrito em tecido ou papel , sua prece ou pedido . Depois basta amarrar juntos aos inúmeros que ali estão.

** Dica : Já leve seu pedido escrito em um pedaço de tecido , assim ele não se conservará por mais tempo ao relento .

E é claro que , ao final, algumas lojinhas de souvenires.

O edifício é uma pequena igreja bizantina do século 13 , sobre uma estrutura datada entre o 6 e 7 , construída por sua vez sobre um assentamento, do século I .

No primeiro cômodo, está um pequeno altar com a imagem de Nossa Senhora. Essa imagem estava anteriormente na parte externa da casa, mas havia desaparecido durante a Primeira Guerra Mundial. Ela foi reencontrada em 1931, porém sem as mãos e com o nariz danificado. Foi decidido que ela não seria restaurada para que a guerra fosse sempre lembrada.











Trajes :

Como você está em um local considerado sagrado as regras são as mesmas da igreja quanto a se vestir adequadamente.

Cubra ombros , e joelhos .

Se visitar no verão , recomendo que leve um lenço ou uma pashmina para poder cobrir os ombros .






Fotografias : 🚫 Não é permitido !

Fotos /filmagens , são permitidas só nas áreas externas da Casa.








Como chegar ?

A forma de se chegar mais comum é de avião saindo de Istanbul até o aeroporto de Izmir. O vôo é ponte aérea e dura aproximadamente 1 h.

De Izmir você vai de carro até Éfeso, com duração aproximada de 1 hora. Dá pra fazer bate-volta dormindo em Izmir, pois é uma capital animada, repleta de restaurantes na beira de um importante e histórico porto.





Acessível para cadeirantes








Faça um tour virtual pelo interior da Casa da Virgem Maria . Acesse :

http://snip.ly/ffwpm2#https://www.kusadasi.biz/ephesus/virgin-mary-house.html



Compras :

Souvenirs em geral podem ser encontrados no local.

Por ser um local considerado sagrado, recomendo que compre medalhinhas bentas para recordação e proteção.