SaBayDii !!! ( Olá - em laociano ) !!!!
Incensos , flores , arrozais , cavernas , monges com suas vestimentas laranja , templos budistas situados entre os rios Mekong e Nam Khan , montanhas verdes , tornam essa cidade a mais espiritualizada e encantadora da Ásia .
Antiga capital do reino Lan Xang , a pequena Luang Pradang é sem dúvida um destino exótico e conservador que preserva a atmosfera da antiga Indochina com mesclas da colonização francesa , sendo reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.
O País , conhecido por "Terra de Milhões de Elefantes " foi atacado durante a Guerra do Vietnã , por ser fronteira entre Tailândia e Vietnã , mesmo não tendo participado da Guerra.
As principais atrações turísticas concentram-se ao longo da rua principal Th Sisavangvong , no Old Quarter .
A noite a pacata cidade ganha cores e sons , mas só até as 22 hrs . Surgem as feirinhas de artesanato - Night Market , os bares com suas luminárias e decorações coloridas e diversas casas de massagens relaxantes .
Para conhecer Luang Pradang , 3 dias são suficientes , pode-se alugar bicicletas ou motos , ou ainda pegar caronas no Tuk-Tuk , ou contratar passeios com agências locais .
🇱🇦 - Ronda das Almas - Acontece todos os dias , durante o nascer do sol . É uma cerimônia tradicional budista que ocorre desde o século 14 , onde os fiéis doam aos monges potes de arroz e doces ( muitos monges são crianças ) . O turista pode participar do ritual , mas recomenda-se que ele mesmo prepare o arroz ou peça para seu hotel preparar . Fotografias são permitidas , sem flash . Não se pode tocar nos monges ou em seus trajes , e nem obstruir seu trajeto.
🇱🇦- Haw Pha Bang - Fica ao lado do Palácio Real e guarda uma estátua de Buda do século 14 , que deu o nome a Cidade . A entrada , e a fotografia interna são proibidas . Mas a beleza exterior já compensa.
🇱🇦- Wat Xieng Thong - Construído em 1559 ,foi o palco de todas as coroações da Família Real. Riqueza de cores e detalhes em madeira encantam . Abriga uma carruagem que carrega os restos mortais da Realeza.
🇱🇦- Kuang Si - Conhecida por " Cachoeira Azul " , local mágico, apesar da água ser bastante fria. Fica a 32 km de Luang Pradang .Pode-se chegar de Tuk - Thuk ou de van ( que sai mais em conta do que de Tuk - Tuk ). No mesmo parque encontra-se o " Tat Kuang Si Bear Rescue Centre "- um centro de conservação , recuperação e preservação de ursos .
🇱🇦- Phou Si - morro acima de 100 metros de altura , que permite ter uma visão panorâmica da Cidade de Luang Pradang.
🇱🇦- Passeio pelo Rio Mekong - É sem dúvida o melhor passeio !! Navegando de barco de madeira , contra a correnteza, a ida demora 2hrs , a volta é bem mais rápida , mas garanto que vale muito a pena. No meio do nada encontram-se as Cavernas de Pak Ou - que são templos budistas com mais de 400 estátuas de Buda , acima do nível do Rio. Mas para se chegar aos santuários é necessário preparo físico . Aproveite o tempo no barco para descansar e preparar suas pernas .
Tham Ting - Íngrime e estreita escadaria nos conduzem a um santuário escavado em pedra calcária a 60m de altura , com mais de 2500 estátuas de Buda com mais de 300 anos.
Tham Phoum - Após subir centenas de degraus , chega-se a uma porta de madeira teca , que dá acesso a uma gruta escura com mais de 1500 estátuas de Buda a mais de 300m de altura.
Para saber mais sobre as Cavernas de Pak Ou , acesse : https://www.cliktrip.com.br/post/pak-ou-ou-cavernas-dos-mil-budas-em-luang-pradang-laos
Como chegar ?
Não existem vôos diretos para o Laos , tornando-se passagem obrigatória pela Tailândia ou pelo Vietnã .
Visto - Não há embaixada do Laos no Brasil . Pode ser obtido diretamente no aeroporto . Mas não esqueça de levar uma foto 3x4 , passaporte , endereço da sua hospedagem , e alguns dólares em moeda . É válido por 15 dias.
Melhor época -
Novembro a Março - é a alta temporada. Durante o dia temperaturas por volta dos 30ºC , e a noite refresca um pouco.
Abril e Maio são os meses mais quentes , podendo chegar aos 40º C , mas chove todos os dias.
Evite ir de Maio a Outubro , pois é a época das monções ( enchentes , fortes chuvas ).
Moeda - Kip.
Língua - Laociano e francês . Mas com inglês dá para se virar.
Hotel - Diversos tipos e padrões de hospedagem. Os melhores hotéis ficam na King Kitsarath Road.
Me hospedei no Villa Maly Boutique Hotel. Ótima localização , quartos amplos e aconchegantes .
https://youtu.be/kV0D2qpxtag
Alimentação - Parecida com a comida da Tailândia , menos apimentada ,rica em vegetais , arroz , macarrão , frango e carne de porco . Mas devido aos traços da colonização francesa pode-se encontrar crepes , sanduíches em baguetes , e frozen de frutas.
Não deixe de visitar o Food Market , um local com diversos tipos de comidas típicas .
Trajes e Costumes - Países asiáticos são bastante tradicionais e conservadores.
Evite deixar os ombros e os joelhos a mostra , pode ser considerado ofensivo. Ao visitar locais sagrados é necessário tirar os sapatos e sempre há um local que aluga tecidos ( cobrir suas pernas , caso esteja de saia ou shorts).
Respeite regras e tradições . Se quiser fotografar um monge , nunca toque nele e nem nas suas vestimentas, e não use flash.
***Atenção :
Verifique o peso da sua bagagem. Normalmente são aviões menores que voam para o Laos .
Na mala não pode faltar o Kit de proteção solar : óculos escuros, boné , filtro solar .
Roupas leves e confortáveis , sapatos apropriados ( botas de trekking) , máquina fotografica , capa de chuva , lenço para cobrir ombros .
Indicações :
Dependendo dos passeios a serem realizados , não são indicados para turistas que necessitam de cuidados especiais . E o País não está adaptado para portadores de dificuldades motoras.
Compras :
Para comprar artesanatos o local mais indicado é a Feirinha noturna - Night Market . Pode-se encontrar tecidos , incensos , roupas típicas , bebidas (com cobras , escorpiões ) , almofadas ....
Commentaires