• Patricia Viciana

Luang Pradang - Paz , amor & budismo

Atualizado: 19 de Abr de 2020



SaBayDii !!! ( Olá - em laociano ) !!!!

Incensos , flores , arrozais , cavernas , monges com suas vestimentas laranja , templos budistas situados entre os rios Mekong e Nam Khan , montanhas verdes , tornam essa cidade a mais espiritualizada e encantadora da Ásia .




Antiga capital do reino Lan Xang , a pequena Luang Pradang é sem dúvida um destino exótico e conservador que preserva a atmosfera da antiga Indochina com mesclas da colonização francesa , sendo reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.

O País , conhecido por "Terra de Milhões de Elefantes " foi atacado durante a Guerra do Vietnã , por ser fronteira entre Tailândia e Vietnã , mesmo não tendo participado da Guerra.

As principais atrações turísticas concentram-se ao longo da rua principal Th Sisavangvong , no Old Quarter .

A noite a pacata cidade ganha cores e sons , mas só até as 22 hrs . Surgem as feirinhas de artesanato - Night Market , os bares com suas luminárias e decorações coloridas e diversas casas de massagens relaxantes .

Para conhecer Luang Pradang , 3 dias são suficientes , pode-se alugar bicicletas ou motos , ou ainda pegar caronas no Tuk-Tuk , ou contratar passeios com agências locais .

🇱🇦 - Ronda das Almas - Acontece todos os dias , durante o nascer do sol . É uma cerimônia tradicional budista que ocorre desde o século 14 , onde os fiéis doam aos monges potes de arroz e doces ( muitos monges são crianças ) . O turista pode participar do ritual , mas recomenda-se que ele mesmo prepare o arroz ou peça para seu hotel preparar . Fotografias são permitidas , sem flash . Não se pode tocar nos monges ou em seus trajes , e nem obstruir seu trajeto.



🇱🇦 - Haw Kham Royal Palace Museum - Foi um dos Palácios da Família Real, e hoje serve como museu . Salas com espelhos e vitrais coloridos , tronos , objetos da Família Real ( espadas , ânforas , móveis , etc ), harmonizados com a arquitetura laosiana e francesa , cheios de detalhes, tornam esse Palácio um espetáculo a parte . Fotos são proibidas .


Haw Kham Royal Palace Museum


Luang Pradang


Trajes típicos do Laos


Trajes típicos do Laos


Artesanatos no Laos

🇱🇦- Haw Pha Bang - Fica ao lado do Palácio Real e guarda uma estátua de Buda do século 14 , que deu o nome a Cidade . A entrada , e a fotografia interna são proibidas . Mas a beleza exterior já compensa.


Haw Pha Bang - Luang Pradang


Haw Pha Bang - Laos

🇱🇦- Wat Xieng Thong - Construído em 1559 ,foi o palco de todas as coroações da Família Real. Riqueza de cores e detalhes em madeira encantam . Abriga uma carruagem que carrega os restos mortais da Realeza.


Luang Pradang


Carruagem real Laos


Wat Xieng Thong




Luang Pradang





Arquitetura no Laos


Arquitetura no Laos


Detalhes de decoração no Laos


Luang Pradang


Detalhes de templos no Laos

🇱🇦- Kuang Si - Conhecida por " Cachoeira Azul " , local mágico, apesar da água ser bastante fria. Fica a 32 km de Luang Pradang .Pode-se chegar de Tuk - Thuk ou de van ( que sai mais em conta do que de Tuk - Tuk ). No mesmo parque encontra-se o " Tat Kuang Si Bear Rescue Centre "- um centro de conservação , recuperação e preservação de ursos .


🇱🇦- Phou Si - morro acima de 100 metros de altura , que permite ter uma visão panorâmica da Cidade de Luang Pradang.


🇱🇦- Passeio pelo Rio Mekong - É sem dúvida o melhor passeio !! Navegando de barco de madeira , contra a correnteza, a ida demora 2hrs , a volta é bem mais rápida , mas garanto que vale muito a pena. No meio do nada encontram-se as Cavernas de Pak Ou - que são templos budistas com mais de 400 estátuas de Buda , acima do nível do Rio. Mas para se chegar aos santuários é necessário preparo físico . Aproveite o tempo no barco para descansar e preparar suas pernas .


Mekong rio

Tham Ting - Íngrime e estreita escadaria nos conduzem a um santuário escavado em pedra calcária a 60m de altura , com mais de 2500 estátuas de Buda com mais de 300 anos.


Santuario no Rio Mekong


Tham Ting - Laos


Templo no Rio Mekong



Santuário no rio Mekong - Laos


Tham Phoum - Após subir centenas de degraus , chega-se a uma porta de madeira teca , que dá acesso a uma gruta escura com mais de 1500 estátuas de Buda a mais de 300m de altura.


Tham Phum - Laos


Santuário Rio Mekong

Para saber mais sobre as Cavernas de Pak Ou , acesse : https://www.cliktrip.com.br/post/pak-ou-ou-cavernas-dos-mil-budas-em-luang-pradang-laos



Como chegar ?

Não existem vôos diretos para o Laos , tornando-se passagem obrigatória pela Tailândia ou pelo Vietnã .


Visto - Não há embaixada do Laos no Brasil . Pode ser obtido diretamente no aeroporto . Mas não esqueça de levar uma foto 3x4 , passaporte , endereço da sua hospedagem , e alguns dólares em moeda . É válido por 15 dias.


Melhor época -

Novembro a Março - é a alta temporada. Durante o dia temperaturas por volta dos 30ºC , e a noite refresca um pouco.

Abril e Maio são os meses mais quentes , podendo chegar aos 40º C , mas chove todos os dias.

Evite ir de Maio a Outubro , pois é a época das monções ( enchentes , fortes chuvas ).


Moeda - Kip.


Língua - Laociano e francês . Mas com inglês dá para se virar.


Hotel - Diversos tipos e padrões de hospedagem. Os melhores hotéis ficam na King Kitsarath Road.

Me hospedei no Villa Maly Boutique Hotel. Ótima localização , quartos amplos e aconchegantes .

https://youtu.be/kV0D2qpxtag





Alimentação - Parecida com a comida da Tailândia , menos apimentada ,rica em vegetais , arroz , macarrão , frango e carne de porco . Mas devido aos traços da colonização francesa pode-se encontrar crepes , sanduíches em baguetes , e frozen de frutas.

Não deixe de visitar o Food Market , um local com diversos tipos de comidas típicas .


Trajes e Costumes - Países asiáticos são bastante tradicionais e conservadores.

Evite deixar os ombros e os joelhos a mostra , pode ser considerado ofensivo. Ao visitar locais sagrados é necessário tirar os sapatos e sempre há um local que aluga tecidos ( cobrir suas pernas , caso esteja de saia ou shorts).

Respeite regras e tradições . Se quiser fotografar um monge , nunca toque nele e nem nas suas vestimentas, e não use flash.


***Atenção :

Verifique o peso da sua bagagem. Normalmente são aviões menores que voam para o Laos .

Na mala não pode faltar o Kit de proteção solar : óculos escuros, boné , filtro solar .

Roupas leves e confortáveis , sapatos apropriados ( botas de trekking) , máquina fotografica , capa de chuva , lenço para cobrir ombros .


Indicações :

Dependendo dos passeios a serem realizados , não são indicados para turistas que necessitam de cuidados especiais . E o País não está adaptado para portadores de dificuldades motoras.



Compras :

Para comprar artesanatos o local mais indicado é a Feirinha noturna - Night Market . Pode-se encontrar tecidos , incensos , roupas típicas , bebidas (com cobras , escorpiões ) , almofadas ....








#Ásia #Laos #LuangPradang