top of page
Foto do escritorPatricia Viciana

Krabi ou Phuket? Qual o melhor destino de praias na Tailândia?




Barcos a motor típicos da Tailândia.
Long Tail Boats



Pensando em conhecer uma das praias mais lindas do mundo????

Se sim, tenha certeza que ambas são opções maravilhosas!

Mas,Phuket e Krabi possuem estilos completamente diferentes!!!!

Mas,qual é a melhor ??? Para explorar as praias do Mar de Andaman é muito comum ter uma “cidade base”. Custo,benefício,passeios,atividades,hospedagem, vida noturna, como escolher a sua “base” na Tailândia ?

Confira qual é a melhor opção para o seu perfil de viajante.








LOCALIZAÇÃO:

No sul da Tailândia é onde ficam as praias, e são 2 costas distintas: Oeste e Leste.


COSTA OESTE (MAR DE ANDAMAN)

COSTA LESTE (GOLFO DA TAILÂNDIA)

Phuket

Koh Samui

Krabi

Koh Tao

Phi Phi

Koh Pha Ngan


Tanto Phuket ,como Krabi são a “porta de entrada” para as principais ilhas do Mar de Andaman, como Koh Phi Phi, sendo assim, você obrigatoriamente passará por uma delas antes de chegar ao seu hotel. O acesso é feito por barcos.

Phuket é a maior ilha da Tailândia.

Krabi é uma província com acesso ao mar.

Ambas possuem aeroportos internacionais, e barcos para Koh Phi Phi.

Os vôos são diários e frequentes, saindo da capital Bangkok ou de outras cidades tailandesas, como Chiang Mai. As companhias low cost(baixo custo), como a AirAsia, os valores das passagens costumam ser bem amistosos, mesmo sendo comprados de última hora.




PHUKET = AGITAÇÃO

Praias lotadas, ferverção, baladas, muitos turistas ....Mesmo assim, fala-se mal de Phuket.

Patong, a principal praia da ilha, tem uma vibe diferente, com muitos inferninhos, trânsito demais e uma praia que não é exatamente o “padrão" desejado.

As outras praias como Kata, Karon e Surin são um excelente destino de férias. Já as praias mais afastadas,como Nai Yang, Freedom e Paradise Beach são encantadoras com suas águas cristalinas e areias branquinhas.

A vida noturna de Phuket ferve!!! Na Bangla Walking Street, existem diversos bares com música ao vivo, restaurantes, clubes, e afins para quem quer curtir uma vida loka. O melhor e o pior da Tailândia estão na rua Bangla.

Os portugueses chegaram em Phuket, no início do século 16,e deixaram um legado cultural que ainda pode ser visto nas construções de Phuket Town. Há ainda belos templos, museus e festivais que já existiam muito antes da ilha ser descoberta pelo turismo. Para as crianças ,tem até o aquário de Phuket .










KRABI = CALMARIA

Quer relaxar? Curtir a natureza, ouvir o barulho do mar ?

Florestas, mangues e belíssimas praias te esperam por aqui.

Krabi,é uma província na costa sudoeste da Tailândia que engloba várias cidades e ilhas (mais de 150), entre elas, as famosas Ko Phi Phi Don e Ko Phi Phi Leh . A capital se chama Krabi Town. Se escolher Krabi como destino, procure se hospedar em alguma das praias, pois Krabi Town é uma cidade ribeirinha.

Krabi ,tem basicamente 2 praias onde concentram-se a maioria dos turistas:

Ao Nang e Railay Beach.

Ao Nang tem um clima bem familiar, com bons restaurantes à beira-mar,local ideal para assistir o pôr do sol … Por ter variedade de hospedagem e acessibilidade(são 16km de krabi Town,e é uma das poucas em que se chega de carro,taxis,ônibus).

A maioria das praias da região só são alcançáveis de taxi-boat ,e barcos não faltam para te levar para onde quiser(pois são milhares de long tail boats estacionados na areia). O motivo de não ter ruas ou estradas ligando Krabi Town a algumas praias é o relevo do lugar: montanhas calcárias demais.


Railay Beach - a 15 minutos de barco de Ao Nang , tem uma paisagem encantadora, com morros de pedras que parecem sair do mar e envolver a praia em um cenário único.Ideal para relaxar, passar um tempo com a família ou ter uma lua de mel mais tranquila. De lá também saem passeios para algumas ilhas (os mesmos que partem de Ao Nang) e Koh Phi Phi.

Os bares e restaurantes de Krabi são verdadeiros ambientes pé na areia, onde você pode desfrutar de uma atmosfera muito mais relaxada ao som do barulho do mar.

Não quer curtir só as praias, faça outros passeios : safári de Khao Lak, visitar as águas termais de Klong Thom ou o Parque Florestal de Thung Teao, com suas cachoeiras e piscinas naturais de água transparente.

Phranag Cave Beach é uma praia belíssima ,com formações rochosas gigantescas ,com cavernas que existem dentro dos penhascos que emolduram as extremidades da praia.

Minha base foi Krabi,na praia de Railay Beach.🤩🤩🤩










TRANSPORTES: Como chegar ?

Phuket e Krabi possuem aeroportos internacionais, mas faltam transportes públicos. Embora os transfers sejam fáceis de reservar do aeroporto para o hotel, locomover-se internamente pode ser uma tarefa difícil.

Sem ônibus ou outro tipo de transporte regular, use os tuk-tuks ou as songthaews(caminhonetes locais).

O Grab, aplicativo alternativo ao Uber na Tailândia, funciona ,mas os preços são mais caros do que em Bangkok.

Em Krabi, as distâncias de Ao Nang e Railay são curtas ,e pode-se fazer tudo a pé.

Em Phuket ,tudo é longe, e te obriga a ter transporte.

Partindo de Bangkok para Krabi, o vôo dura 1h20.

Várias empresas fazem o trecho Bangkok (BKK ou DMK) – Krabi (KBV). É só escolher a que melhor se encaixa no seu roteiro (e no seu bolso!). São elas: Air Asia, Bangkok Airways, Nok Air, Thai Airways e Thai Lion Air.

O meu hotel oferecia airport pick-up. Ou seja, quando chegamos em Krabi, uma van estava nos esperando no aeroporto e nos levou até um Píer (cerca de 25 minutos), onde pegamos um barco para chegar ao hotel(cerca de 30 minutos).

Se o hotel não tiver este serviço, você pode ir de taxi até a Ao Nang Beach (23km).

Se você for se hospedar em Railay Beach( que é onde recomendo), você pode pegar um long tail boat(barco típico) para ir de Ao Nang a Ralaiy.

De Bangkok para Phuket:

- De carro: apesar de ser uma ilha, existe uma ponte que a liga Phuket ao continente. A estrada que vai de Phuket a Krabi é boa e a distância é de 170km (cerca de 2h30 de viagem). Ônibus também fazem a rota.

- De ferry boat: ferries/barcos saem de Phuket todos os dias e chegam diretamente na praia de Ao Nang. A viagem dura em torno de 2 h (mas existem speedboat, que te deixam nas praias de Railay e de Phranang em menos tempo).

- De avião, o vôo dura também 1h20.












CUSTOS:

A Tailândia é conhecida como um dos países mais baratos do mundo para viajar. Tanto em Krabi quanto em Phuket os preços tendem a ser relativamente baixos.

Phuket possui mais variedade de opções de compra em shoppings e lojas especializadas, enquanto Krabi oferece um melhor custo-benefício na compra de artesanatos e produtos locais.

Desde que você fuja dos extremos, em termos de gastos com alimentação, hospedagem e transporte, a diferença de preços entre Phuket e Krabi é irrelevante e não deve pesar no orçamento da sua viagem.

Mas, não se iluda.... restaurantes e hotéis bons são caros !!!






HOTÉIS : Phuket x Krabi


Em Phuket é possível encontrar uma oferta maior de hotéis. Há muitas opções de resorts de luxo e hotéis de 4 e 5 estrelas, com vistas espetaculares e alto padrão de serviço. Alguns dos melhores hotéis e redes hoteleiras internacionais estão em Phuket, atraindo um público cosmopolita e com alto poder aquisitivo.

Recomendo o Twinpalms Phuket Resort .

Krabi, por outro lado, tende a ser menos desenvolvida.

As opções de hospedagem nas praias próximas, como Ao Nang e Railay, enquadram-se mais no estilo “refúgio”: para quem busca por paz e sossego.

Em Railay Beach ,recomendo o Rayavadee ,Bhu Nga Thani Resort and Spa, Railay Bay ou Railay Village(mais econômicos)

Em Ko Phi Phi Don , recomendo :

- Holiday Inn Resort Phi Phi Island (ótimo cust0-benefício);

- Zeavola Resort ( Ideal para casais em lua de mel);

- Phi Phi The Beach Resort (é simples, mas está em uma zona de praia belíssima e não fica longe do centrinho);

-Phi Phi Cliff Beach Resort (para ficar no centrinho)

Fiquei hospedada no Rayavadee, além de ser um hotel incrível, vc tem acesso a 3 praias : Nammao Beach(ou Railay East) ,Phranang Beach(Cave) e Railay Beach(a mais linda) .

A piscina é maravilhosa,de frente para a praia de Railay, os quartos são como casinhas espalhadas pela natureza, bem espaçoso e confortável. O atendimento é bom,e tem bons restaurantes e localização perfeita. E não deixe de aproveitar e ir ao SPA. As massagens tailândesas são divinas !



Hotel Rayavadee


Piscina do Rayavadee, com vista para a praia de Railay Beach




Praia de Nammao Beach

Phranang Beach(Cave)

Phranang Beach(Cave)





SPA RAYAVADEE

ALIMENTAÇÃO: 🌶️🌶️🌶️


Phuket e Krabi estão localizadas ao sul da Tailândia, onde os pratos locais costumam ser mais apimentados do que a média no país. Mas, existem várias opções para todos os gostos ,tanto de comida tailandesa ,como de culinária internacional.

O Pad Thai, é o prato mais típica da Tailândia, e tem versões com frango, porco ou vegetarianas.

Phuket dispõe de mais opções de restaurantes finos, além de shoppings com redes de fast food e praças de alimentação.

Krabi é bem mais simples, com uma variedade de feirinhas e barraquinhas de rua, bem como restaurantes mais rústicos à beira-mar — e com o pé na areia.

A região de Railay Beach / Phranang Beach é bem pequenininha,mas tem vários restaurantes.

*** O The Grotto (Phranang Beach) - fica dentro do Rayavadee hotel e é o mais icônico da região por ficar dentro de uma caverna. Há necessidade de reservar com antecedência . No jantar abre somente para os hóspedes, e ao fazer a reserva , vc já seleciona todo o seu menu.

***DICA : faça sua reserva de acordo com o horário do pôr-do-sol. A visão é incrível !!!! Mas, não espere muito da comida.

No almoço abre para não hóspedes, e tem cardápio flexível,ideal para tomar uns drinks e comer um lanchinho.

- Krua Phranang (Phranang Beach)- é o restaurante Thai tradicional do Rayavadee hotel. O visual é maravilhoso, fica de frente para as cavernas de Phranang Beach. Só abre para o jantar , tanto para hóspedes e não-hóspedes.

-Walking Street (Railay Beach)é uma vilinha com alguns restaurantes. Comemos hambúrguer no 1º barzinho, logo na entrada pela praia, à esquerda.


Quase todos os hotéis que estão em Railay têm um restaurante na praia, com vista para o mar, pé-na-areia.

Aliás, a orla Nammao Beach é lotada de restaurantes e bares bacaninhas.












Restaurante dentro de uma caverna em Krabi na Tailândia
The Grotto


PASSEIOS :

A Tailândia é um país em que boa parte do turismo dorme tarde e não acorda tão cedo assim.

E se você acordar cedo (tipo 8h), vai pegar os lugares completamente vazios .

E não se preocupe,além da cor do mar já impressionar, a temperatura da água do mar é .... morna !!! Uma delícia !


- Ko Phi Phi Leh & Don - Se você estiver hospedado em Railay Beach, o ideal é pegar um speed boat (lancha),mas dá para chegar de long tail boat, só que demora muito mais. Esse passeio é o mais bonito de todos, por passar em várias praias paradisíacas.

Fiz o passeio com o próprio hotel: Phi Phi Island (que pode ser privado ou compartilhado).Toalhas secas, bebidas não alcóolicas, chuveirinho com água doce, equipamentos de snorkel, banheiro a bordo, guia + capitão + marinheiro,e almoço,estão inclusos no pacote .

E o roteiro foi:

- Maya Bay (Phi Phi Leh Island) - Desabitada e famosíssima por causa do filme estrelado por Leonardo Dicaprio, “A Praia” . Por ser uma área protegida, os banhos de mar não são permitidos. Pode-se entrar até a água bater nos joelhos, mas mesmo assim dá para sentir pedaços de conchas e corais cutucando nossos pés. A praia é pequenininha, e fica lotada . Não existem hotéis por lá , mas tem barcos autorizados para passar a noite ancorado no mar em Maya Bay.

- Lagoon (Phi Leh Bay) - Não é uma praia… Mas, é um dos lugares mais bonitos que já visitei ! É apenas um local profundo para nadar, pular do barco… e admirar a água azul turquesa que chega a arder nos olhos, contrastando com as montanhas. Fica também na ilha de Phi Phi Leh.

-Viking Cave - vilinha formada dentro das cavernas. É só uma paradinha de alguns minutinhos para conhecer.

-Phi Phi Don Island (cidade) - Se você não estiver hospedado em Phi Phi, vale a passadinha para conhecer um pouquinho da ilha. Phi Phi Don é a maior das “Phi Phi’s”, onde ficam os hotéis, restaurantes e várias praias.

-Bamboo Island (almoço) -o azul do mar desta ilha é demais.Foi a nossa paradinha para o almoço. O hotel monta mesinha na sombra das árvores para você poder desfrutar do visual.

- Moskito Island- ideal para fazer snorkel.Muitos cardumes de peixes ,corais e muita visibilidade .

-Chicken and Poda Islands - As 2 ilhas ficam bem pertinho da costa. Cerca de 20 minutinhos de barco apenas.

Poda é a primeira ilha logo depois que você sai de Railay. E é LINDA. Aquela água bem turquesa e rochas gigantes “saindo” do mar, sem falar nas dezenas de long tail boats atracados. Existem pontos de venda de bebida e snacks, mas melhor garantir levando suas coisas (água e algum lanchinho) pois a ilha enche bastante e os produtos podem acabar.

A Chicken Island recebeu esse nome devido ao seu formato. De fato, parece uma galinha! rs.

As 2 ilhas são ligadas por um banco de areia no mar. Quando a maré está baixa, você consegue passar de uma ilha para outra pelo mar.



Maya Bay




Chicken Island




Bamboo Island - onde tivemos nosso almoço

Lunch Box- Almoço servido no passeio de barco



Phi Leh Bay - Lagoon


- Railay Beach - Na minha opinião, é a praia mais linda de Krabi, e fica justamente na frente do hotel! 😛 Vamos aproveitar, né?!

**Dica : assistir ao pôr do sol, de camarote (dentro da água )!!!

Você pode ficar em qualquer restaurante/bar na beira da praia.

- Phranang Cave Beach -Essa praia é bem estreitinha (quando a maré sobe, quase não sobra areia), mas é LINDA! É o paraíso para quem gosta de escalar. Vale a pena tirar milhares de fotos lindas!

Existem templos dentro das cavernas… com várias oferendas(estátuas da genital masculina) à deusa Phra Nang, que segundo a lenda, vive dentro da caverna. As estátuas representam o deus Hindu, Shiva.

Para aproveitar seu dia, nessa linda praia:

Chegue beeeeeem cedo (antes das 8h), pois os barcos com os turistas ainda não terão chegado e a praia será SÓ PRA VOCÊ! 💓






QUANDO IR ?


De Novembro a Março, durante o inverno, é período mais seco (e também à alta temporada). Se não for às montanhas, pode deixar o casaquinho em casa: o inverno tailandês tem temperaturas lá pelos 30 graus.

As chuvas variam entre as regiões do país ,no geral, o período de maio a outubro é mais chuvoso, tendo abril e maio como os meses mais quentes.

Todas as principais praias e ilhas tailandesas estão com o clima perfeito no mês de janeiro. É possível caminhar por Bangkok sem suar, e até vestir manga comprida em Chiang Mai à noite, quando a temperatura fica bem agradável.

Mas, por ser o pico da alta temporada, é recomendável reservar seus hotéis com bastante antecedência, especialmente nas ilhas de Phi Phi e Koh Tao, que podem ficar lotadas!

Em Fevereiro,tem o Festival do Ano Novo Chinês. Algumas ilhas como Koh Chang e Koh Samui podem ter seus preços elevados por conta da demanda de turistas chineses.

Em Março as temperaturas são bem elevadas.

Em Abril, comemora-se o Songkran, o Festival do Ano Novo Tailandês. A celebração é famosa pelas “guerrinhas d’água” que ocorrem no meio da rua, especialmente em Bangkok e Chiang Mai. Você vai voltar à infância atirando com arminhas de plástico e se sentirá muito bem ,pelo menos enquanto estiver molhado.

Já em Maio, toda a Tailândia apresenta um aumento significativo dos dias de chuva. As chuvas de monções costumam ser intensas, mas passageiras. É comum chover forte e logo após fazer um sol intenso, no mesmo dia. A instabilidade não chega a atrapalhar a maioria dos passeios.

Isto se aplica principalmente às principais ilhas do Sul da Tailândia. A temporada de chuvas em maio nessa região costuma ser bem mais amena do que no restante do país.

Junho pode ser um mês traiçoeiro. As ilhas do Golfo (Koh Samui, Koh Tao e Koh Pha Ngan) ainda são boas opções, mesmo com o tempo um pouco nublado.

Julho é marcado pela instabilidade. O sul e o norte do país mantêm as mesmas temperaturas do mês anterior, mas as ilhas do Mar de Andaman (Phuket e Koh Phi Phi) tendem a apresentar chuvas bem mais fortes nessa época. Às vezes chove forte, mas logo em seguida o sol aparece.

Em Agosto evite as ilhas do Mar de Andaman. Substituí-las pelas ilhas do Golfo da Tailândia pode ser uma boa estratégia para pegar dias mais ensolarados e com menos chuva.

Em setembro,a chuva começa a diminuir na maior parte das regiões e até a temperatura cai um pouco.

Caso vc vá em outubro, prefira explorar mais Bangkok e menos o litoral,

pois todas as ilhas estarão sujeitas à chuva. Algumas, como as Ilhas Similans e Koh Tarutao, estarão completamente fechadas para o turismo e só reabrirão em novembro.

Em novembro, as chuvas ainda não foram embora da Tailândia, mas será possível visitar as ilhas do Mar de Andaman sem muitas preocupações. Koh Phi Phi e Phuket estão lindas e com preços bem acessíveis.Aproveite o Loy Krathong, famoso Festival das Lanternas de Chiang Mai!

Dezembro é o início da alta temporada na Tailândia, época de um clima perfeito! Muito sol, pouca chuva e temperaturas razoáveis que não farão você derreter no calor.

A alta temporada é a melhor época para visitar a Tailândia.













O QUE LEVAR?


-Roupas leves e confortáveis- roupas de banho;

-Kit de proteção solar: óculos de sol, boné e muito protetor solar;

-Repelente;

-Bolsa impermeável - Coloque seus pertences mais valiosos e entre no mar. Como as praias ficam muito cheias, evite "largar"suas coisas na areia, para evitar furtos.Lá nas feirinhas também é comum encontrar essas ,mas o preço pode estar bem salgadinho.



Rayavadee Hotel



RESUMINDO:


Krabi ou Phuket ???

Tanto faz !

As 2 ilhas são lindas, e é possível se hospedar em uma delas e visitar a outra.

Viaje, conheça e aproveite muito !





Pôr do sol em Raillay Beach





























1 komentarz


eliseo.viciana
01 lut

Simplesmente lindo!!!!

Polub
bottom of page