• Patricia Viciana

Georgia : Do vinho as termas !!!

Atualizado: Mar 26


Tbilisic- Georgia

Do clássico ao moderno Tbilisi (capital da Geórgia ) , surpreende sem perder seu charme !!

Com um mix de características soviéticas , turcas , e árabes , logo você notará que está na Eurásia , resultante da cobiçada situação geográfica que por 15 séculos favoreceu o cruzamento de culturas e religiões .

Igrejas ortodoxas , sinagogas , mesquitas , banhos turcos , átrios persas , balcões tártaros , cúpulas russas e as famosas casas coloridas com terraços de madeira suspensos , traduzem Tbilisi com uma porção oriental e um toque europeu .

O símbolo do país é a Kartlis Deda - " Mãe dos Georgianos " , visível de todos os lugares de Tbilisi . A mensagem é clara : Para os amigos , vinho . Para os inimigos … a espada !!!!

Em uma das mãos , a estátua tem uma tigela com vinho , que representa a hospitalidade local , e na outra , uma espada , representando o espírito guerreiro .




Kartlis Deda - Tbilisi



De olho na União Européia , a Geórgia faz a política da boa vizinhança e mantém boas relações com todo o mundo . Tbilisi é uma cidade cosmopolita , com bastante investimento estrangeiro e construções futurísticas como o Teatro & Centro de Exposições do Parque Rike e a Ponte da Paz .



Tbilisi - Georgia





Localização : Eurásia

Estrategicamente localizada na histórica Rota da Seda , Tbilisi foi disputada entre diversos impérios : persas , bizantinos , árabes e mongóis .

A cidade fica à beira do rio Kura , que em georgiano significa “o lento”. A capital é a maior cidade georgiana e também um importante centro industrial , cultural e de pesquisas.


Tbilisi

História :


O nome oficial do País , é “ Sakartvelo ” (como era chamado antigamente na língua local ) . O nome

“ Geórgia ” surgiu dos viajantes que cruzavam a Eurásia no passado e se encantavam com a devoção do povo a São Jorge ( padroeiro da nação) .

A origem do nome da capital , Tbilisi = quente , é referente as fontes termais sulfúricas , descobertas em 458 .

Separando o cristianismo do islamismo , a Europa da Ásia , Tbilisi tem poderosos vizinhos (como a Rússia, a Turquia e o Irã ) , que sucessivamente invadiram o seu território . Para se defender, os georgianos construíram no alto de uma encosta o castelo ( Forte ) de Narikala ;

Em 1801 , a Rússia dominou a cidade . A União Soviética tomou posse da região em 1921 . Após 70 anos , a Geórgia tornou-se independente , e Tbilisi ficou sendo sua capital .



Tbilisi



Dicas de Passeios :


🇬🇪 Kartlis Deda - " Mãe dos Georgianos " -

a estátua de alumínio de 20 m de altura que pode ser vista de toda a cidade .





Tbilisi





🇬🇪 Forte Narikala - Cidadela amuralhada persa , do século 4 , com uma vista panorâmica da cidade e é acessível por um teleférico que sai do Parque Rike.

Pelo mesmo teleférico , vá ao Mtasminda , parque de diversões e playground urbano a 500 metros de altura . Além dos brinquedos , lá em cima há 4 restaurantes .

A Torre de TV de Tbilisi é da era soviética e fica no Monte Mtasminda ;


Tbilisi - No plateau Metekhi fica a estátua de Vkhtang Gorgasali (antigo rei) sobre seu cavalo.

Tbilisi

Tbilisi

Tbilisi

🇬🇪 Cidade Antiga - Perca - se pelas ruelas que revelam belas casas coloridas , igrejas ortodoxas , construções históricas , feirinhas , cafés, e muitas adegas pelo caminho .

As igrejas Metekhi , Sioni e Anchiskhati ( mais antiga da cidade ) são as mais conhecidas .

A Catedral Sioni foi construída no século 7 , com rochas amarelas , e está ligada ao nome da Assunção da Mãe de Deus . Guarda no seu interior a verdadeira cruz de São Nino , que foi responsável por espalhar o cristianismo na Geórgia no século 4 . De acordo com as lendas , São Nino deu a sua cruz à Rei Mirian . A cruz é feita de 2 videiras e está entrelaçada com os cabelos do santo . E também a pedra milagrosa de São David . Esta pedra ele trouxe de Jerusalém , e tem muitos milagres ligados a ela .

Catedral Sioni

A avenida Rustaveli (homenagem ao maior poeta da cidade - Shota Rustaveli ) , é a principal via da cidade , sendo a área mais rica e cosmopolita da capital , ocupada por mansões art nouveau e espaços culturais: livrarias , óperas, teatros , cinemas , galerias de arte e museus . Os mais conhecidos são o Museu Nacional Georgiano , o Museu de Belas-Artes e o Museu de Arte . Próximo deste bairro encontram-se os exemplos da celebrada arquitetura contemporânea de Tbilisi : a Ponte da Paz , o Palácio Presidencial , a sede do Banco Nacional da Geórgia e a Catedral Sameba .


Tbilisi

Tbilisi


Tbilisi



À medida que nos afastamos do centro histórico de Tbilisi , surgem os blocos de prédios de estilo soviético .

Explore o mercado de pulgas perto da Dry Bridge para encontrar todo o tipo de relíquias históricas guardadas pelos habitantes da cidade . Lá é possível encontrar medalhas , moedas , uniformes , estatuetas , penduricalhos e até documentos reais do período comunista . A visita vale , nem que seja para fotografar os objetos que são parte do passado recente do país . Caso queira comprar algo , não esqueça de pechinchar !

Um pouco fora do centro, visite também a belíssima Catedral de Sameba.

Visite o Teatro de Marionetes Rezo Gabriadze - ao meio-dia , ou as 19 h , no relógio da torre um anjinho dá badaladas.


Tbilisi


Tbilisi

🇬🇪 Parque Rike - Primor de planejamento urbano , tem o formato do mapa da Geórgia , com áreas para piquenique , labirinto de arbustos , um piano gigantesco e uma fonte musical com coreografia .

Tem 2 salões de exposição de metal projetados pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas , que parecem dois tubos de metal e vidro unidos pela parte posterior e servem também de sala de concertos . O parque liga- se a Cidade Velha pela Ponte da Paz ;


Tbilisi



🇬🇪 Ponte da Paz - Outra obra de projeto italiano , com cobertura de vidro , que a noite dá um show de mil luzinhas LED ;


Tbilisi

Ponte da Paz


🇬🇪 Abanotubani - Região das casas de banho de tijolo aparente com tetos distintos , em forma de cúpula , onde há séculos os georgianos restauram as forças nas águas termais sulfúricas . As piscinas comunais são separadas por gênero , mas há também salas privadas com ofurôs fumegantes – pode - se fazer massagens .

A Chreli Abano Baths , conhecida como Orbeliani , tem salas privativas com seu belo interior ladrilhado com azulejos de mil cores , com um distinto estilo arabesco . A influência islâmica revela-se também na mesquita de Jumah , onde sunitas e xiitas rezam lado a lado .

Gulo's Spa tem uma excelente reputação pela limpeza .

Nessa mesma região procure a Botanikuri Street , e aprecie a cachoeira no centro da cidade antiga .


Abanotubani

Orbeliani

🇬🇪Museu Nacional da Geórgia - é uma unificação de 10 diferentes museus que se juntaram para formar o maior complexo de museu do país .Entre suas coleções de arte e exposições dinâmicas e mutáveis , proporciona ao público conhecimento do ótimo mundo da cultura , arte , ciência e educação . Evidências e provas da mais antiga existência humana na Eurásia são exibidas juntamente com a arte cristã medieval , jóias de ouro e prata , pinturas modernas e contemporâneas de artistas georgianos e obras de arte em geral . Os primeiros restos humanos datados de 1.770.000 anos atrás , foram descobertos em Dmanisi (Kvemo Kartli) , sul do Cáucaso . Esses são os fósseis mais antigos de hominíneos (humanos primitivos) encontrados na Eurásia e representam a primeira localidade de dispersão humana fora da África . Hoje existem 5 crânios , 4 mandíbulas e mais de 70 ossos pós-cranianos (ossos abaixo da cabeça) encontrados em Dmanisi .

🇬🇪 Localização : 3 , Rustaveli Ave , Tbilisi 0105 Geórgia 🌎 Site : http://museum.ge/ 📞 : 995 32 998022 🎯 Como chegar ? Freedom Square - 2 min Rustaveli - 16 min Google Maps: https://goo.gl/maps/MuseuGeorgia



🇬🇪 Grakliani Hill - Sítio arqueológico , no leste da Geórgia perto de Kaspi . O local mostra a evidência de presença humana , há 300 mil anos , a partir da Idade da Pedra . Contém um templo para uma deusa da fertilidade do século 7 aC, um cemitério (do tipo poço ) do início da Idade do Bronze e restos de um prédio entre 450 e 350 aC .

Descobriu -se uma inscrição em georgiano ainda desconhecidos , no pedestal do altar de um templo do século 7 aC , dedicado a uma deusa da fertilidade .

O local é de grande importância para a história , já que é o 3º sistema de escrita mais antigo do mundo , seguido pelos hieróglifos chineses de 3.500 anos de idade e pela escrita cuneiforme .


Grakliani Hill

Grakliani Hills


Grakliani Hill

Grakliani Hill


Grakliani Hill


🇬🇪 Mtsekhta - Há 20 km de Tbilisi , está essa cidade , uma das mais antigas da Geórgia , listada pelo Patrimônio Mundial da Unesco .

A cidade foi uma antiga rota comercial . Frascos de perfume de vidro , escritos gregos e aramaicos , cerâmica , metais e jóias foram encontrados nessa região .

Mtskheta foi a antiga capital de Kartli , o Reino da Geórgia Oriental do século 3 aC ao século 5 dC , sendo o local onde o cristianismo foi proclamado como religião oficial da Geórgia em 337 . Até hoje , ainda permanece a sede da Igreja Ortodoxa e Apostólica da Geórgia .

As igrejas são belos exemplares de arquitetura medieval no Cáucaso :

Mosteiro Jvari , na Catedral Svetitstkhoveli e no Mosteiro Samtavro.

O nome Jvari , em inglês , significa cruz e deriva de uma enorme cruz de madeira erguida no local pelo rei Mirian III após a adoção do cristianismo, e remonta o século 6 .

Na Catedral Svetitstkhoveli , acredita-se que o manto de Cristo esteja enterrado aqui .


Mosteiro de Jvari

Mosteiro de Jvari

Mosteiro de Jvari


Catedral Svetitstkhoveli

Catedral Svetitstkhoveli

Catedral Svetitstkhoveli

Catedral Svetitstkhoveli

Catedral Svetitstkhoveli

Catedral Svetitstkhoveli

🇬🇪 Uplisitsikhe ou Cidade Caverna - Também conhecida como " Fortaleza de Deus" , é uma antiga cidade talhada em rocha , a cerca de 10 quilômetros a leste da cidade de Gori , identificado como um dos mais antigos assentamentos urbanos da Geórgia . Escavações arqueológicas revelaram artefatos extraordinários que datam do final da Idade do Bronze até o final da Idade Média . Os primeiros vestígios da presença humana remontam ao final do 2º milênio aC . Suas estruturas remanescentes mais antigas , são do início do 1º milênio dC . Estrategicamente localizado no coração do antigo reino de Kartli (ou Ibéria , como era conhecido pelos autores clássicos ), emergiu como um importante centro político e religioso do país .

Com a cristianização de Kartli no início do século IV, Uplistsikhe parece ter declinado em sua importância e perdeu sua posição para os novos centros da cultura cristã - Mtskheta e, posteriormente, Tbilisi .

Esta cidade abrange um complexo de cavernas , teatros , templos , túneis secretos , todos esculpidos em pedra .




🇬🇪 Museu Stalin - O acervo contém vários itens de mobília de seu escritório , presentes , documentos , fotografias , pinturas , artigos de jornal , a casa que morou quando criança e o vagão de trem blindado que usava para viajar .

Fica em Gori , cobre desde do início de sua vida acadêmica na qual ele possuía muito talento para a teologia , e poderia ter sido um dos maiores talentos para poesia da língua russa , decorrendo para sua vida revolucionária , com detalhes de suas fugas de Gulag .

Veja a matéria completa no post do Museu Stalin :

https://www.cliktrip.com.br/post/museu-stalin-a-verdadeira-hist%C3%B3ria-do-contradit%C3%B3rio-estadista-do-s%C3%A9culo-20



Museu Stalin


🇬🇪 Vinho - Essa bebida foi criada antes da escrita . Estima - se que em algum lugar nas montanhas da Geórgia entre 8000 a.C. e 5000 a.C. , um fazendeiro acabou esquecendo um punhado de uvas amassadas dentro de um recipiente . Com o tempo , as frutas fermentaram , e exalaram um aroma típico , e alguém experimentou . A Georgia produz vinhos de excelência . O solo e o clima são favoráveis . A região de Kakheti , é a principal região vinícula do país .




Tbilisi



Tbilisi


Tbilisi


Clima - Quando ir ?

Maio , Junho e Setembro - os dias são ensolarados , e não tão quentes .

Os meses de julho e agosto em algumas áreas do país , pela as temperaturas chegam aos 40º C .








Tbilisi


Vistos e documentos :

Turistas brasileiros não precisam de visto por até 365 dias na na Geórgia .






Abanotubani Waterfalls

Como chegar ?

A capital georgiana Tbilisi é facilmente acessível via Istambul , em vôos (2h) .







Pelo Mar Negro , existem 2 portos no país : Batumi e Poti. Desde a Ucrânia , Bulgária , Turquia e Rússia , pode-se chegar na Georgia .



Partindo de Tbilisi , pode-se ir e vir para Yerevan ( Armênia) e Baku ( Azerbaijão ) , mas os horários são sempre noturnos . Em dias ímpares , o trem vai de Tbilisi - Yerevan e nos dias pares de Yerevan - Tbilisi .

Para consultar os horários , use o site :

Georgian Railway - https://tkt.ge/railway?culture=en


Pode-se chegar de ônibus e vans dos países vizinhos para a Geórgia e a Armênia . As fronteiras da Armênia com a Turquia e com a Azerbaijão são fechadas . O problema da Armênia com a Turquia é o não-reconhecimento do Genocídio Armênio e com o Azerbaijão é o conflito de Nagorno -Karabakh . Na Armênia só restam então as fronteiras terrestres com o Irã e com a Geórgia .


Na Geórgia existem 2 regiões separatistas : Abecásia e Ossétia do Sul , ambas na fronteira com a Rússia . O problema é entrar nessas regiões através da Rússia , pois a Geórgia considera essas entradas ilegais . Isso é coisa séria , que pode levar à prisão ! O ponto de fronteira legal da Geórgia com a Rússia fica em Larsi , perto de Kazbegi , mas quando a relação entre Geórgia e Rússia esquenta ela pode ser fechada para estrangeiros . É bom se informar sobre a situação antes de seguir para lá .





Hotéis


Existem boas opções para todos os gostos e bolsos .

Rooms Hotel é uma propriedade industrial chic situada em uma antiga gráfica , com detalhes da decoração às refeições, passando por obras de arte .


O Vinotel tem apenas 13 quartos , inspirada nas casas georgianas tradicionais , com uma adega disponível e sua localização , no centro da Cidade Velha , bem próximo as atrações da cidade .



Hotel Gino Wellness Rabati , é o único hotel da Geórgia inserido numa fortaleza medieval (castelo de Rabati) . O hotel alia a antiga estrutura do forte com o conforto de um alojamento moderno.

Kharischirashvili E 691, 0800 Akhaltsikhe

TEL.:+995 599 88 09 24

gino.ge


Recomendo o hotel : The Biltmore

É o primeiro arranha-céu de vidro da Georgia , e o hotel mais alto da região do Cáucaso . Está situado no distrito histórico e cultural da capital da Geórgia. E os restaurantes são maravilhosos .

https://www.millenniumhotels.com/en/tbilisi/the-biltmore-hotel-tbilisi/












Fuso horário: GMT+4













Idioma: Georgiano

Mas , com inglês ou russo dá para se virar !











Moeda

A moeda da Geórgia é o Lari (código: GEL) .

É muito fácil trocar euro ou dólar em Tbilisi e Yerevan . Há casas de câmbio por todo lado. Cartões são bem aceitos nas lojas e restaurantes das capitais e há caixas eletrônicos por todo lado.




Guia :

Para conhecer os verdadeiros encantos de Tbilisi , recomendo que contrate um bom guia .

Segue aqui o contato do guia que me atendeu . Além de ser um excelente profissional , é formado em História , Sr. Vladimer Ghvaladze .

http://facebook.com/vladimer.ghvaladze





Sr. Vladimer Ghvaladze no canto direito da tela





Culinária

A culinária é um mix de sabores orientais e ocidentais .

Khinkali - pasteizinhos cozidos e recheados( o de cordeiro são os mais saborosos) servidos em um caldo ; pão folha com queijo assado no forno à lenha; uma combinação de sabores doces e azedos provenientes das frutas e ervas frescas.




Khashi - sopa de dobradinha e alho que dizem acabar com qualquer ressaca.



Acharuli khachapuri - um pão que parece uma canoa , recheado com queijo quente , manteiga , e uma gema de ovo .




***Dica : Não deixe de provar o delicioso suco de romãs que é vendido por toda cidade .




A Geórgia é uma das regiões de vinicultura mais antigas do planeta , e Tbilisi é repleta de salões de degustação dos vinhos nacionais . A Culinary Backstreets oferece passeios gastronômicos que inclui degustações e um curso relâmpago de produção de chacha , a aguardente local . Na Vino Underground , e na 8000 Vintages , pode - se fazer as degustações .

Zura Natroshvili , planejava fazer uma piscina para o filho no terraço do duplex em que mora , quando teve uma idéia : ao invés da piscina , enterrar 48 urnas de cerâmica cheias de uvas na piscina , e transformá - las em vinho de classe internacional e ter o 1º andar do apartamento transformado em restaurante .

Assim surgiu o Bina N37 . Os clientes chegam para jantar tocando o interfone no prédio de Natroshvili e para degustarem o menu , sentam - se a mesa da sala de visitas . O cardápio , que inclui kharcho (refogado de vitela e nozes) e khachapuri com ervas .


Na adega Wine Gallery , encontra-se uma grande variedade de bebidas para todos os gostos e bolsos . A degustação é permitida .

Pode - se comprar o vinho como refil , em garrafas plásticas .


Akhaltsikhe - Rabath

Espaço que fica no interior do castelo de Rabati . Se você gosta de história , não pode faltar na sua lista .

Rabati Castle, Akhaltsikhe




Os docinhos turcos e a bakhlava não faltam nos cardápios da Geórgia .

Os cafés de arte , tem um clima vintage , comida boa e oferecem um misto de galeria e ponto de encontro . Um dos mais belos é o Café Leila , pertinho do Teatro Gabriadze . Oferece versões vegetarianas dos clássicos nacionais , servidas em um salão colorido e decorado por pinturas de inspiração persa .



Irakli Shavgulidze / The New York Time


Fim de noite

Siga os hipsters rumo aos paredões pichados e , chegue ao pátio interno da antiga confecção - Fabrika , que é um espaço urbano , onde funciona um albergue , e boutiques de grifes locais , vários bares e salas de música , uma galeria e até um café onde a diversão são os jogos de tabuleiro .

As raves underground como Bassiani , Mitkvarze e Vitamin Cubes , pode - se dançar até o raiar do dia , fazendo de Tbilisi uma capital das baladas .








Compras :

Os souvenirs podem ser encontrados espalhados por várias partes da cidade .

Não deixe de visitar a Gallery 27 , loja de souvenires e galeria , que vende artigos artesanais nacionais .





1 comentário