• Patricia Viciana

Chichicastenango - Xamãs e Mercado Indígena

Atualizado: 21 de Fev de 2019


Chichicastenango , apelidada carinhosamente de Chichi por turistas e locais , é um mix inconfundível da presença dos colonizadores espanhóis e de cultura maia de diferentes regiões que celebram suas tradições em artesanatos e tecidos coloridos , com uma gastronomia baseada em produtos da terra — milho , pimenta , pimentões , tomates , cacau .

Com certeza esse é o melhor local para conhecer um pouco da cultura Maia . As 5 º feiras e aos domingos , tem um famoso " Mercado Indígena" , onde encontra-se ervas , frutas , verduras , artesanatos (tecidos dos kiche ) .



Localização : Fica há 140 km da Cidade de Guatemala , em El Quiche a 1965 m acima do nível do mar .

A maior parte do caminho é ao longo da Rodovia Pan-Americana , até que a estrada para Chichicastenango se bifurca em Los Encuentros . De lá , uma estrada de montanha sinuosa , com curvas fechadas , leva a Chichi , que é cercada por montanhas e colinas cobertas de pinheiros . Deixe para visitar Chichi , no dia que estiver indo para a região dos Lagos Atitlan , assim você não terá que desviar muito sua rota .

Nos dias de mercado ( 5º feiras e domingos ) , há uma boa quantidade de ônibus e vans que saem de Antígua para Los Encuentros . E de lá outros veículos que vão até Chichi . Se preferir ir de um modo mais rápido , contrate o passeio em uma agência local . A viagem de Antígua até Chichi dura de 2 a 3 horas .

O que visitar ?

✔︎ Iglesia de Santo Tomás - com mais de 400 anos , oficialmente é uma Igreja Católica , tem sido usada pelos xamãs maias que queimam velas e incenso e realizam seus rituais nos degraus da igreja, invocando espíritos da antiga América Central . Sua fachada é caiada , ou seja , pintada de branco .

Foi construída no local de um templo pré-colombiano , provavelmente uma plataforma de cerimonial maia . A maioria da população de Chichi (e das cidades próximas ) é indígena Maya K'iche , que ainda fala a língua k'iche e segue a religião maia . Quando os espanhóis invadiram em 1524 , introduziram o catolicismo e hoje as duas religiões convivem em harmonia . A igreja tem 18 etapas ( degraus ) , um para cada mês do calendário maia , que nos conduzem até a entrada principal da Igreja , e perto da entrada existe um altar de pedra onde os xamãs locais realizam rituais e sacrifícios . Pinturas e esculturas cristãs decoram o interior da igreja enquanto o corredor central contém 6 altares adicionais de pedra maia .

No interior, o piso da igreja pode ser pontilhado de oferendas de milho, flores e garrafas de licor embrulhadas em cascas de milho ; as velas são colocadas em plataformas de pedra baixas .

Não é permitido fotografar o interior da Igreja .

Nos dias de feira , muitos vendedores de velas e flores podem ser encontrados nos degraus.

O festival do santo comemora- se de 13 a 22 de dezembro . Além de muita dança e procissões, a cidade se enche com muita comida de rua e enfeites .



⬆️ Xamã


✔︎Mercado Indígena em Chichicastenango - é um dos maiores centros comerciais do mundo maia desde os tempos pré-hispânicos . Fornecedores e compradores de toda a região de Quiche se reúnem em Chichi , tornando o mercado um dos maiores mercados ao ar livre da América Latina .

O mercado ganha vida as 5º feiras e aos domingos (dia de maior movimento ) . O mercado ocupa a praça central e as ruas laterais de vários quarteirões ao redor .

O mercado em Chichicastenango é mais famoso por têxteis , artigos de couro e esculturas de madeira , mas, na verdade, uma variedade muito maior de mercadorias pode ser encontrada:

roupas bordadas à mão , huipils (blusas femininas) , cortes (saias tradicionais em tecido maia) , roupa de mesa , conjuntos de locais e mantas de lã , artigos de couro ( sapatos, botas, cintos e chapéus ) , esculturas de madeira e pedra , principalmente máscaras cerimoniais de madeira usadas em danças tradicionais maias , cerâmica , jóias em prata , incenso , velas , plantas medicinais , ervas , especiarias , frutas , legumes , carne e animais vivos , utensílios domésticos e ferramentas .... Os vendedores começam a montar suas barracas na noite anterior ao dia do mercado e a atividade continua até as primeiras horas da manhã . O mercado é mais movimentado de manhã e começa a desacelerar por volta do meio-dia ; no início da tarde, o mercado está praticamente terminado e Chichi começa a se acalmar quando compradores e vendedores saem da cidade .


⬆️ Nessa foto , ao fundo do mercado pode-se ver a Igreja de El Calvario

✔︎A Igreja de El Calvario - Fica do lado oposto da Igreja de Santo Tomas , na verdade é mais uma capela.


Quanto tempo ?

Não é necessário hospedar-se em Chichi .

Pode-se sair cedo de Antígua , e por volta das 14 horas o mercado já está fechado , seguindo viagem ao Lago Atitlan .


Restaurantes :

Há diversas opções espalhadas pela cidade ou pelo mercado indígena .


#AméricaCentral #Guatemala #MercadoIndígena #Chichicastenango #xamãs #MundoMaya #Culturamaia