Ceibal ( para os espanhóis ) ou Seibal ( para os ingleses e americanos ) , é um dos sítios arqueológicos de Petén perto de Sayaxché . Seu nome refere-se as Ceibas ( ou mafumeiras ) enormes árvores que são um símbolo sagrado na mitologia Maia e a árvore oficial do Porto Rico . São conhecidas por " Árvore da Vida " ou a "escada do céu", o seu diâmetro de porte belo e majestoso unido as sapopembas (raízes) , muitas vezes formam verdadeiros compartimentos , transformados em habitações pelos indígenas, caboclos e sertanejos .
Ceibal foi descoberta no ano de 1892 por Federico Artes.
O complexo arqueológico ainda tem muitas estruturas escondidas na selva.
Sabe-se que Ceibal foi dominado por um clã de guerreiros maias de Putún da região de Tabasco, no México . Durante seu apogeu , de 700 a 900 dC , Ceibal teve mais de 10mil habitantes. As inscrições revelam lutas de poder das cidades maias de Petexbatún : Dos Pilas , Aguateca , Tamarindigo e Arroyo de Piedra . Ceibal também participou ativamente dessa luta tentando ganhar poder na região , mas seu governo fracassou na tentativa. Alguns monumentos têm esculturas incomuns, incluindo narizes retos, pergaminhos de fala, motivos de serpente e cabelos até a cintura , mostrando influência artística do México central e da Costa do Golfo do México .
Os quatro grupos de estruturas do local estão conectados por caminhos que atravessam a floresta . As 57 estelas de Ceibal têm excelentes esculturas . A Praça Sul de Ceibal tem estelas situadas nos pontos cardinais ao redor de um templo central . Estas estelas foram encomendadas em 849 dC para celebrar o ano maia 10.1.0.0.0. Outro achado interessante é a Estrutura 79 - enorme plataforma de pedra circular que pode ter sido usada para cerimônias religiosas e observação astronômica. ⬇️
Tem estruturas monumentais incluindo : praças , pirâmides , monumentos de pedra esculpida ( estelas , altares ) , residências de elite e uma quadra de bola . A decoração esculpida em Ceibal é considerada uma das mais belas da região maia .
⬆️ Observe o cocar e os traços faciais
↕️ Desenho referente a estela superior
Em 1998 , houve a maior degradação do sítio arqueológico , quando grupos de agricultores invadiram o parque derrubando grandes áreas da floresta tropical e saqueando material arqueológico .
⬆️ Estelas colocadas de acordo com os pontos cardinais
Localização :
O Monumento Natural Ceibal é acessível tanto por terra ou por rio.
Partindo de Flores , Ceibal fica a 17 km ao sul de Sayaxché por estrada . Pegue a Estrada "Al Atlántico " em direção a Cobán , e de lá para Chisec e continue para o norte. Pouco antes de chegar a Sayaxché, você verá o sinal que marca o desvio para Ceibal . Não há necessidade de um carro 4x4 , mas no inverno o terreno se torna difícil.
Ou de barco vá até o Rio La Pasión de Sayaxché - leva cerca de 1 hora em cada sentido .
Quanto tempo ?
Para explorar o local , um período é suficiente ( ou de manhã ou a tarde ) .
Não existe infra-estrutura hoteleira nas proximidades do sítio arqueológico .
Sayaxché tem confortáveis hotéis , acomodações e restaurantes para escolher. Saiba mais sobre Ceibal , acessando :
↕️ Ceibas - árvores enormes que deram nome ao sítio arqueológico e são sagradas para os Maias
A tranquilidade da área facilita escutar os macacos uivadores que mesmo estando longe ( até 3 km de distância ) , pode-se ouvir seus gritos com grande força .
O que levar ?
Repelente , capa de chuva , sapatos apropriados ( bota de trekking ) , água , lanche .
Por ser um sítio arqueológico no meio de uma mata fechada , tem muitos mosquitos . Se possível use blusa de manga longa e calça comprida .
Restrições :
Para visitantes com deficiências locomotoras , alergias a picadas de insetos , crianças , idosos e gestantes não é indicado , devido ao terreno irregular de terra com pedras escorregadias .
Comments