• Patricia Viciana

Zadar e seus encantamentos

Atualizado: 21 de Fev de 2019



Zadar ou Zara ( nome em italiano ) , é uma cidade que preserva a atmosfera medieval (muralhas bem preservadas ) as margens do Mar Adriático .

Além das ruínas romanas , Zadar tem outros encantamentos ...

Poder assistir o Por do sol ( classificado como o mais bonito do mundo ) , ao som do Órgão marítimo , com as luzes e cores incríveis da Saudação ao Sol , e o chão da cidade brilhando ( as pedras usadas para pavimentar as ruas é semelhante ao mármore branco ) é um show a parte !!!


Geografia :

Pelos Alpes Dináricos ( cadeia montanhosa ) atravessa-se a Península Balcânica , que é paralela ao litoral da Eslovênia até a Albânia . A paisagem vai mudando ao se aproximar do litoral , ficando mais seca , menos verde .

Zadar foi a antiga capital da região da Dalmácia .

Por uma ponte , chega-se a principal entrada para a Cidade Antiga , que dá acesso a uma imensa porta de entrada - o Lion Gate , que faz parte da muralha da antiga cidade medieval . Seguindo por essa rua , você chegará no centro , onde surgirá uma torre enorme do século 18 de estilo veneziano , próxima as ruínas do fórum romano, rodeada por bares , restaurantes , cafeterias e sorveterias .

As ruas ( fechadas só para pedestres ) e as casas são de pedra .


O Portão da Terra ( situa -se na comunicação da península com o continente ) foi inaugurado em 1543 . Na parte superior , tem -se Leão de Veneza ( domínio s venezianos em toda a Dalmácia de 1409 até o século 19 , quando a região caiu sob o domínio austro-húngaro ) . O Portão tem 8 caveiras de boi dispostas acima do leão que visavam afugentar invasores . A visão do Portão por fora é complementada pela Foša , um pequeno canal que servia o fosso da muralha e hoje sedia uma marina


Os monumentos históricos de Zadar estão dispostos ao redor de três praças: a mais antiga é a do Fórum, onde se situava o mercado romano, restando ainda algumas poucas colunas parciais e pedras. De maior interesse na praça é a Igreja de São Donato, erguida no século IX sobre o antigo fórum aproveitando algumas de suas colunas, e a Catedral de Santa Anastásia.


Catedral de Santa Anastásia

A Igreja de São Donato , é um patrimônio monumental . Semelhante a um castelo , tem formato circular , que gera uma acústica excepcional , mas hoje não é mais usada como templo , funciona como uma sala de concertos à noite . Foi construída no século 9 , sobre o antigo fórum aproveitando algumas de suas colunas , tendo tornado-se a basílica medieval mais famosa . Sua construção é um grande exemplo de arquitetura bizantina .


Igreja de São Donato

TORRE DO SINO Pode ser vista de praticamente todo lugar , a Torre do Sino (Bell Tower) da Catedral de Santa Anastácia muitas vezes se confunde com a igreja de São Donato , de tão próxima. O mais bacana aqui é subir os 180 degraus da torre e curtir a incrível vista de Zadar (ingressos 15 Kunas).

Outro programa interessante para fazer à noite é subir a torre da igreja para apreciar a vista que se tem de Zadar lá de cima. O ingresso custa apenas 10 kuna (R$3,00) e você poderá aprender um pouco mais sobre a história da estrutura e ver o interior da torre, que foi construída em 1800. Uma das melhores atrações de Zadar.


Das duas outras praças, a do Povo (Narodni Trg) é o ponto de encontro da população da cidade. No seu entorno ficam a Prefeitura, o escritório de turismo e a Torre da Guarda, um edifício de 1562 com seu relógio pontual adicionado dois séculos depois.

Finalmente, a Praça dos Cinco Poços, perto do Portão da Terra, tem poços alinhados que abasteciam a população . A Torre do Capitão que compartilha a praça com os poços era usada na vigilância e defesa da cidade contra os invasores . Perto das duas praças se situa a área com casario mais antigo , a Varoš , com ruas estreitas contendo inúmeros pequenos cafés onde estudantes universitários se encontram para bater papo .


Zadar foi duramente bombardeada no final da Segunda Guerra Mundial , e também na Guerra com a Sérvia , por este motivo , não restaram tantas atrações históricas .

Mas para compensar, nos últimos anos a cidade se reinventou e investiu em novas atrações na sua orla .


Riva - é um calçadão beira mar . Apesar de não ter uma praia ( propriamente dita ) , ela fica cheia no verão e possui escadas que dão acesso ao mar . É nessa região que encontram - se as novidades ....



✔︎ Saudação ao Sol ou “Greeting to the Sun” - painel solar que armazena energia do sol através de 300 placas de vidro com dispositivos fotovoltaicos dispostas em círculo (22 m de diâmetro ) , que a noite liberam esta energia através de luzes coloridas aleatórias . A energia armazenada é tanta , que mantém o sistema de iluminação de todo o cais ao redor .


⬆️ De Dia ....


⬆️ A noite , as placas ganham vida .

✔︎Órgão marinho ou Sea Organ - Projetado por Nikola Basic em 2005 , como uma das estratégias para recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial e atrair mais turistas . É um instrumento musical experimental , feito com degraus de mármore branco e um conjunto de tubos que fica abaixo da água do mar . Assim as ondas do mar e o vento batem nos degraus e nas cavidades, formando sons harmônicos que são perfeitos para se acompanhar o incrível pôr do sol no final da tarde. Dizem que quanto mais agitadas as ondas , mais bonito o som resultante.




O conjunto do Órgão do Mar e da Saudação ao Sol fez a fama do pôr do sol na área e as pessoas se estasiam com as sensações auditivas e visuais resultantes. Portanto, a dica para quem resolver incluir Zadar no seu roteiro é chegar à tarde e pernoitar na cidade, aproveitando o espetáculo.

Zadar tem a fama de ter o pôr do sol mais bonito do mundo , atraindo muitas pessoas para contemplar . Mas , as margens do Mar Adriático , o Órgão do Mar (Sea Organ) e o monumento Saudação Ao Sol (Greeting to the Sun) roubam a cena .... As sensações visuais e auditivas estasiam todos os visitantes .


*** Dicas :

Chegar no final da tarde em Zadar para poder apreciar o visual do por do sol , embalado pelo Órgão do Mar ;

A melhor maneira de circular por aqui é a pé. As ruas estreitas, muitas fechadas para os pedestres, podem ser uma dor de cabeça para estacionar. Se fizer como nós e chegar de carro alugado, deixe-o fora das muralhas e curta o melhor da cidade caminhando.


Como chegar a Zadar ?


Zadar é facilmente acessível de carro , ônibus ou avião.


A viagem de carro de Zagreb (a capital) a Zadar é de 3 horas , de Budapeste a Zadar são 5 horas. O trajeto de Rijeka para Zadar dura 4 horas .


Se for viajar de trem pela Croácia, não deixe de conferir o site da Rail Europe,

http://www.raileurope.com.br


A viagem de ônibus entre Zagreb a Zadar dura 3 horas e meia e é o meio mais barato. Mas , não é possível comprar passagens online e você terá que efetuar a compra ao chegar na rodoviária .

Viajar de ferry (com ou sem carro) , tenha acesso as informações de todas as linhas da Europa nesse site da AFerry : www.aferry.com


Alimentação

Frutos do mar , massas , pizzas e sorvetes não faltam opções .

Se você gosta de mexilhões , não deixe de provar .

As porções são bem servidas , e o mexilhão é cozido na base de vinho branco . Uma delícia !!!

As pizzas podem ser vendidas por fatias enormes , bem ao estilo italiano .

→ Caffe Bar Forum - ao lado das ruínas do Fórum , com tem mesas ao ar livre e localização perfeita para quem quer apreciar a beleza histórica de Zadar .

Rua KOVAČKA -“Rua” é chamada de “Ulica”. Fica próxima a Universidade de Zadar , os preços são mais em conta , apesar de ser uma rua bem agitada por conta dos estudantes . Os sorvetes croatas são imperdíveis , por serem bem cremosos , e semelhantes aos sorvetes italianos . O melhor lugar para prová-los na cidade é na rua principal, na Široka Ulica .



Para Curtir

→ Garden Bar - com decks de madeira, colchões e almofadas, perfeito para um banho de sol ou para curtir um belo céu estrelado no verão. Durante o dia , é tranquilo, mas a noite a música é alta , e bem movimentada .

→Barbarellas - boate em forma de concha que fica no Hotel Pinija( atrás do Garden ) , garante noitadas bastante animadas .Foi construída nos anos 70, ideal para dançar e beber .

#Croácia #Praia #Pordosol #ÓrgãodoMar #SaudaçãoaoSol #Medieval