• Patricia Viciana

Trogir : a cidade medieval mais antiga da Croácia

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Trogir ou Trau ( como era chamada pelos venezianos ) , situa- se dentro de muros medievais em uma pequena ilha , ligada por pontes para o continente e para a ilha de Čiovo . Ou seja , é uma cidadela medieval fundada por gregos , sendo a mais antiga da Croácia ( tem mais de 4 mil anos ) que preserva seu centro histórico cercado por muralhas e influências greco romanas , venezianas , austríacas , francesas , com diferentes estilos arquitetônicos de igrejas góticas e romanas , com monumentos renascentistas e barroco , sendo considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco .



Localização :

Trogir fica bem próxima a Split , apenas 28 km . Ideal para fazeer um bate- volta , pois a cidade é bem pequena , sendo possível conhecer em apenas 3 horas .

A cidade se divide entre a parte continental - a Ilha de Otok Ciovo , e a zona turística - uma ilhota bem no meio delas , acessível por pontes , que pode ser acessada pelo portão da Terra ou do Mar , já que a cidade é praticamente toda murada ( parte do muro foi destruído no século 19 ).


A praça principal é a Praça João Paulo II , é onde está a Torre do Relógio , a Galeria, o Palácio Cipiko , a Prefeitura , a Catedral de São Lourenço e a Igreja de São João Batista .


Seguindo os muros para o lado direito ( saindo pelo Portão do Mar ) , você chega a orla de Trogir , e caminhando uns 15 minutos , encontrará o Castelo Kamerlengo .

Melhores coisas para fazer em Trogir - Andar pela Cidade Velha - perca- se pelas ruas estreitas , calçadas de pedra e descubra novas surpresas a cada esquina . Por ser um local bem turístico , o que não faltam são hotéis, bares e restaurantes . Passeie pela beira - mar ( promenade ) da cidade histórica , e veja a quantidade de iates .... ;



- Torre da Catedral de São Lourenço - Suba a torre ( 47 metros de altura ) e tire as melhores fotos panorâmicas da cidade . A catedral veneziana de três naves ,é uma das melhores obras arquitetônicas da Croácia , construída dos séculos 13 ao 15 . O mestre Radovan esculpiu o grande portal românico (1240) . Esculturas de ambos os lados retratam leões (simbolizando Veneza) com Adão e Eva em suas costas , o primeiro exemplo de nú na escultura da Dalmácia Outra escultura chama a atenção - o batistério com 1464 querubins esculpido por Andrija Aleši . Ao entrar na catedral , do lado esquerdo encontra - se a capela renascentista ricamente decorada de São Ivan , feitas por Nikola Firentinac e Ivan Duknović de 1461 a 1497. Para visitar a Catedral , existem regras de vestimento : Shorts , decotes , fendas são proibidos .


- Visitar o Castelo Kamerlengo - fortaleza típica da Idade Média , foi construída em meados do século 15 (em 1420 ) , quando os venezianos ocupavam a cidade , serviu de residência de verão do Governador , ao lado tem um grande gramado que era a Praça de Armas , e hoje, é um espaço esportivo . Do castelo não sobrou muita coisa , mas vale a pena subir e desfrutar a linda vista panorâmica de Trogir !

Durante o Festival de Verão , a fortaleza é usada como palco para concertos .

A entrada é paga .









Como chegar em Trogir ? Split para Trogir , são apenas 25 km .Trogir fica bem próxima do aeroporto de Split .


De ônibus é mais fácil : o centro histórico de Trogir está em uma ilhota toda murada , que fica a poucos minutos de caminhada da rodoviária da cidade . Há várias opções de horários por dia ; Se partir do aeroporto de Split , pegue o ônibus regular 37 , que durante o dia sai a cada 20 minutos e a noite , e aos domingos , parte a cada 30 minutos . Também é relativamente barato pegar um táxi do aeroporto para Trogir.


De carro é difícil achar uma vaga de estacionamento , pelo menos na alta temporada . Há várias viagens por dia, por isso não é necessário comprar antes. A viagem durou 40 minutos.


Somente no verão, há a possibilidade de ir de Split a Trogir de barco.

#Croácia #Medieval #História