• Patricia Viciana

Tallinn - Cidade Medieval Encantadora !!!

Atualizado: 21 de Fev de 2019



Tallinn , capital da Estônia , foi construída por cruzados alemães no final da Idade Média , mas também sofreu forte influência russa . As muralhas que protegiam a cidade ( hoje separam dos conjuntos modernos ) , as 26 torres da antiga cidade e alguns vestígios da Era Soviética (base militar abandonada de Paldiski) estão praticamente intactas , não é a toa que foi listada pela Unesco , como Patrimônio da Humanidade , e é conhecida por " Pérola Medieval da Europa " ( cidade medieval melhor preservada da Europa ) .

O mais legal de visitar Tallinn , é o mix passado - presente .... uma sensação de volta a Idade Média , pessoas com trajes da época medieval , conectados com as tecnologias atuais , ou seja com Wi-Fi por toda a cidade ....o contraste das muralhas protegendo o centro histórico , separando do contexto moderno do resto da cidade .



“Old Town” - onde tudo acontece !

Todas as ruas de Tallinn nos levam para a Praça do Mercado - Raekoja Plats ( do século 11 ) , local onde surgiram os primeiros mercados da cidade ( há quase 1000 anos ) , cercada por prédios medievais , lojas , bares , cafés , restaurantes , incluindo a Prefeitura ( toda em estilo gótico ) e a a Raepteek ( uma das farmácias mais antigas da Europa , funcionando desde 1422 ) que vendia itens exóticos como suco de múmia , pó de ouriço , pele de minhoca ; Que continua funcionando como farmácia ( tradicional ) e museu . Muitas dessas construções mantiveram a forma original , por terem sido construídos em pedra , ao invés de madeira.


O centro medieval é dividido por duas áreas, a parte alta Toompea ( onde ficam as principais atrações ) e a cidade baixa.

A Rua Vene é a famosa rua dos restaurantes .

Entre as ruas Vene e Müürivahe , existe um corredor medieval , com paredes de pedras e lápides do século 14 - Katariina Kaik ( Passagem de Santa Catarina ) , que nos conduz a várias lojas de artesanato , ótimo local para comprar souvenirs .



O portão - torre Pikk Jalg dá entrada para a subida da Toompea . Para ter uma visão panorâmica da Cidade Velha , vá até o Mirante Patkuli .



A Catedral de Alexandre Nevsky , é logo avistada .

O nome dessa catedral foi dado em homenagem ao duque russo Alexandre Nevsky , considerado santo por ter derrotado os Cavaleiros Livonianos ( ordem militar que acabou com as tropas dos reis católicos da Dinamarca e Suécia , as famosas Cruzadas do Bâltico ) . Para muitos essa Catedral ortodoxa foi considerada símbolo da dominação russa e quase foi demolida quando a Estônia se tornou independente em 1918 , e fica de frente para o prédio do Parlamento .

Mas , a igreja mais importante é a luterana Toomkirik , que surgiu do nome de Toompea e representa o período de dominação alemã na região . Essa igreja construída no século 15 ( sendo modificada posteriormente ) , não é tão bonita , mas está aberta para visitação. Ela ainda guarda restos mortais de ricos e nobres do passado , cujos brasões enfeitam as paredes da Igreja.

A Estônia é o país menos religioso do mundo, apenas 14% da população tem alguma crença .


Essa casa - Stenbock House , hoje é ocupada pela sede do governo da Estônia , fica na Toompea .

Curiosidades :










- Wi- Fi gratuito em toda cidade , inclusive nas florestas !!! 😮

- Faz divisas com a Letônia , Rússia , e Finlândia ( Helsinque fica a 80 km , menos de 2hrs de Tallinn ) ;

- É banhada pelo Mar Báltico ;

- O Marzipan ( doce a base de amêndoas ) foi criado na Estônia !!! 😋 ;

- A 1º Árvore de Natal ( criada em 1441 ) foi montada na praça de Raekoja 🎄 ;

- A Estônia é o o país menos religioso do mundo ( 14 % tem alguma crença);

- No ensino fundamental , as crianças aprendem noções de programação ;

- Todas as escolas tem conexão com a internet ;

- Os residentes usam o transporte público gratuitamente ;

- Pela internet vota - se nas Eleições Parlamentares , desde 2007 ;

- Florestas e lagos cobrem 50% do território País ;

- Encontra-se na Estônia o maior número de crateras criadas por meteoritos ;

- O país tem a maior coleção de canções folclóricas do mundo , cerca de 133 mil músicas ;

- Os estonianos criaram um tipo de esporte , chamado " Kiiking " ( lembra um balanço ) , que permite dar voltas de 360 º , ao redor do seu próprio eixo do balanço ;

- A Estônia é campeã em uma competição na qual os participantes apostam uma corrida com obstáculos , carregando suas parceiras de cabeça para baixo , com as pernas " entrelaçadas " ao redor do pescoço do homem ;

- Desde criança pratica-se o Arco e Flecha ;

- Ciclistas e pedestres são obrigados por lei a usar refletores de segurança , para prevenir acidentes , devido aos longos períodos de inverno ;

- Biketáxis são os meios de transporte preferido dos turistas ;

- Foi considerado o País com menor índice de corrupção e maior transparência econômica entre seus vizinhos da CEE , que são : Letônia , Lituânia , República Tcheca , Eslováquia , Hungria , Polônia , Romênia , Bulgária , Eslovênia , Croácia , Albânia , Bósnia , Kosovo , Macedônia , Montenegro , Sérvia , e Alemanha ( parte Leste )



Língua : Estoniano / inglês

A maior parte dos eslovenos dominam o russo , alemão e finlandês .



Moeda : Euro



Quanto tempo de estadia ??

Em um dia dá para conhecer todo o centro histórico tranquilamente, mas isso não quer dizer que Tallinn não mereça mais tempo !!!

Acesse os sites e obtenha mais informações :

http://estonia.eu

http://www.visitestonia.com/en/

http://www.tourism.tallinn.ee/eng


Como chegar ??


Não há voos diretos entre o Brasil e a Estônia.

O principal aeroporto do país é o Lennart Meri Tallinn, um hub para a companhia Estonia Air, que oferece conexões principalmente para capitais do norte europeu, como Estocolmo, Copenhague, Vilnius, Londres e Moscou. Outras companhias, como FinnAir, LOT, Lufthansa, EasyJet, Aeroflot e RyanAir também oferecem vôos .


Uma das formas mais práticas de se chegar na Estônia é por via marítima, com ferries ligando Tallinn a Estocolmo (16h, viagem noturna) e Helsinque (de 1h30 a 3h30). Dentre as companhias mais recomendáveis estão Viking Line, a Tallink Silja, Linda Line (a mais rápida conexão para Helsinque) e Eckerö Line. Todos os ferries são dos terminais Linnahall e Reisisadam, localizados próximos ao norte do centro da cidade.


Para se chegar a outras cidades na Estônia e também a São Petersburgo (8h), na Rússia, uma das melhores opções são ônibus operados por linhs como a Hansabuss e Eurolines.



Melhor época

Temperaturas médias Primavera (abril): mínima 3ºC / máxima 10º Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 22 º C Outono (outubro): mínima 7ºC / máxima 12ºC Inverno (janeiro): mínima -2ºC /máxima 2ºC

Na primavera e no outono ocorrem poucas chuvas . Ao longo do ano a temperatura média fica entre 4,3 °C e 6,5 °C, ou seja , não esqueça de levar seus agasalhos !

Ou seja , o melhor período é de abril a setembro, quando os dias ficam mais longos e as pessoas saem as ruas.


O que fazer em Tallinn ??


- Talev - fábrica e museu de marzipan ( doce a base de amêndoas ) ;

- Catedral Alexander Nevsky;

- Portal de acesso ao centro medieval;

- Igreja Saint Olaf ;

- Ateliê de cerâmica Asuurkeraamika ;

- Restaurante Olde Hansa ;

- Loja de artigos medievais Krambude.

- Praia de Pirita (Pirita Beach), local usado para esportes marítimos nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1989 ;

- Viking Village ;

- Passeios de barco pelo Mar Báltico .

Do lado moderno , oferece inúmeras opções de divertimento, como restaurantes, bares e baladas animadas .



Gastronomia


Culinária medieval com receitas medievais autênticas , e mistura aspectos das cozinhas alemã, russa e escandinava.

O que não falta são : pão de centeio , batata, grãos , carnes e embutidos ( salames e presunto ) , peixes defumados , laticínios ( queijos , iogurte )

Carnes de caça são as mais consumidas - urso , javali, faisão e perdiz .

Entre os pratos mais populares estão o Sauerkraut — chucrute ( repolho azedo e o Black Pudding - espécie de chouriço ( linguiça) feito com sangue de porco e cereais.

Bebidas - Honey Beer ( cerveja levemente adocicada - mel - e é servida em grandes jarros de barro) ; Vodka ; Vana Tallinn ( licor adocicado com sabor de rum aromatizado com diversas especiarias e teor alcóolico de 40 e 50% ) ; Kännu Kukk ( “galo bêbado”), feito a partir de zimbros e cominho , teor alcóolico 40%.

Quanto as sobremesas.... doces , tortas ,marzipan ( doce a base de amêndoas ) , pudins. Os masi tradicionais são o Marzipan ; Kama ( feito com centeio cozido, cevada e ervilhas, sendo normalmente servido com leite fermentado ) , e uma barrinha Kohuke, (coalhada coberta com chocolate ) .


Olde Hansa - Restaurante no centro de Tallinn , com iluminação à base de velas ( não utiliza luz elétrica ) , e garçons usando trajes medievais , serve pratos de caça com cereais utilizados pela população durante a Idade Média.

Existem vários bares e cafés aconchegantes espalhados por toda cidade.



Na mala não pode faltar :

Casacos !!!

Roupas e sapatos confortáveis

Kit de proteção solar , kit de medicamentos

Máquina fotográfica .



Compras

Âmbar - pulseiras, anéis , pingentes , estátuas , etc...

Roupas de lã ;

Artigos medievais ;



Tallinn não requer muito esforço físico, por ter um relevo plano.

Pode ser visitada por todo tipo de turistas .


#Europa #Estônia #PatrimônioMundialdaUnesco