• Patricia Viciana

Split - Museu a céu aberto

Atualizado: 21 de Fev de 2019



Você gosta de história ???

Então não pode deixar Split fora do seu mapa de visitas na Croácia !!!

Na costa do Mar Adriático , cercado por montanhas , surge Split , a 2º maior cidade croata , principal centro da região da Dalmácia , que conecta-se através do porto a várias ilhas , cidades e até outros países , como por exemplo : Itália .

No centro histórico ( principal centro da região da Dalmácia ) encontra-se mais um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade , o Palácio do Imperador Diocleciano - um dos mais preservados do mundo romano . Ou melhor , a cidade de Split se desenvolveu dentro do Palácio de Diocleciano . Mesclam-se construções de estilo renascentista com gótico veneziano , constratando com novos carros importados , ao lado de antigos conjuntos habitacionais dos tempos do comunismo, quando a Croácia ainda fazia parte da antiga Iugoslávia...




Diocleciano , foi um Imperador Romano , que governou por 20 anos . Natural de Salona , cidade próxima de Split ( Croácia ) , Diocleciano foi um dos únicos imperadores romanos que não foi assassinado . Ao se aposentar , retornou para a Croácia , para envelhecer em seu palácio , cuidando de suas hortas de repolho e jardins , tomando seus banhos turcos com sua família, e morreu de velhice . De acordo com os croatas , devido aos benefícios do repolho Diocleciano teve longevidade . O vegetal contém potássio , sais minerais e vitaminas , que impedem o surgimento da arterioesclerose , anemia e osteoporose repondo ferro e cálcio para o organismo.

Diocleciano só aparecia para o povo 2 dias ao ano : 1 vez no início da primavera e outra no início do outono . Muitas partes do Palácio foram destruídas pelos cristãos na invasão (lembrando que o povo cristão era o mais perseguido na época do Império Romano), outras pelos bombardeios da Itália na 2ª guerra Mundial e outras pela guerra da Iugoslávia.



O Palácio

Foi construído entre 293 a 305 d.C , sob a ordem do Imperador Diocleciano e um complexo surgiu dentro das suas muralhas (com até 2 metros de espessura ) : São vielas com bares , restaurantes , lojinhas , Hotéis ... E nele ficam as principais atrações : Catedral de São Dômnio (Katedrala Svetog Duje) e o Museu da Cidade (Muzej Grada Splita) .


Curiosidades :

. Dentro do Palácio havia um Mausoléu ( que guardava os restos mortais de Diocleciano) , e funcionava como seu próprio Templo (ele se considerava filho de Júpiter - " o deus maior " da época) . Após a invasão cristã , o mausoléu foi transformado em Catedral de São Dônio - considerada a catedral mais antiga do mundo .

. Diocleciano morou por 10 anos no Palácio e só saiu de seus aposentos 20 vezes . . Os restos mortais de Diocleciano (que estavam no Mausoléu) foram jogados no mar pelos cristãos, e nunca mais foram encontrados . O Palácio foi construído em 17 anos , e a Bell Tower demorou 40 anos para ser finalizada. Passou pelas “mãos ” da Hungria, Veneza e Áustria. . O Templo de Jupiter é o templo romano mais conservado da Europa . . A esposa e as filhas de Diocleciano eram cristãs . Morreram envenenadas . Não se sabe exatamente por quem. . Por onde passavam os cristãos , deixavam um rastro de destruição , como por exemplo , uma das esfinges do Palácio foi decapitada exatamente como os romanos faziam com os cristãos (Diocleciano venerava o Egito , por isso existem esfinges originais e colunas egípicias ). . A sala de jantar do Palácio era muito grande , e serviam em torno de 21 pratos . Por isso, ao lado da sala de jantar , existia um “vomitódromo“ - vomitavam e voltavam para comer mais .

. Para os amantes de Game of Thrones , o Palácio de Diocleciano já foi usado como cenário !!!


(Uma das entradas do Palácio de Diocleciano ) ⬆️









Esfinge egípicia com o rosto de Tutmósis III (1468 - 1436 a.C )⬆️

Fotos da Katedrala Svetog Duje - Catedral de São Dômnio ⬇️












Estrutura feita com o mármore do Mausoléu de Diocleciano ⬇️



O calçadão na orla a beira mar é conhecido como Riva ( Pomenade ) de Split ( surgiu em épocas napoleônicas ) e hoje abriga dezenas de bares , restaurantes com mesas de frente para o mar e lojinhas por onde os turistas passeiam .

Não deixe de visitar a Praça do Povo - Antigo centro comercial e administrativo da cidade (século XV) , lotada de bares e restaurantes e prédios históricos como o Palácio Cambi e a Prefeitura . A Praça Republike tem vários edifícios coloridos com muitos restaurantes .

E não pode faltar o Mirante de Marjan Hill - que oferece uma linda vista de Split . Ande pela Riva sentido contrário do Palácio , até encontrar uma escadaria e sinalização “Marjan Hill“. Lá no alto também tem um café .




Comida

Na Riva estão os melhores restaurantes , encontra-se de tudo ( italiano , sushi, peixes e frutos do mar ....) . Se preferir optar por comidas típicas , não deixem de provar :

- Patiscada ou Dalmatinska pašticada - carne muito macia, desfiada , servida com nhoque e queijo parmesão

- Bolos salgados : Viška, Forska e Komiška , acompanhados por uma taça de vinho de Vugava ou de Plančić ( da ilha de Hvar) ;

- Nas regiões de Cetina e Sinj prove o guisado de caranguejos , as linguiças “luganige” ou arambaši de Sinj (rolos de repolho recheados com carne de carneiro ) .

- Para lanches rápidos próximo da Trg Republike ( Praça da República ) , fica a Rua Marmontova (Marmontova Ulica) que é repleta de lanchonetes , pizzarias (calzone ) , sorveterias ....

- Existem várias lojas de doces ( tipo de goma ou de gelatina ) espalhadas por toda cidade .

Dentro do Palácio existe ainda :

. Mercado Verde (Pazar) - é uma feira a céu aberto que vende frutas, verduras, flores e artesanato . O Endereço é : Ul. Stari pazar 8,

. Mercado de Peixes ( bem pequeno ) .



Hospedagem

Se possível fique no Centro Histórico , local das principais atrações e atividades .

Imagine dormir em um palácio construído por um imperador romano em 305 dC ? . Hotel Peristil – Fica dentro do Palácio ao lado do Silver Gate , perto da entrada (ou seja , fácil de chegar, carregar malas etc ). . Priuli Rooms – são " quartos-hotéis”. Com o aumento do turismo no país , muita gente transformou seus apartamentos em pequenos hotéis . É diferente de um hotel , pois não tem recepção 24h , nem café da manhã e nem estrutura . É só o quarto . Não fica dentro do Palácio , mas é bem próximo . O preço as vezes compensa . . Luxe Hotel Boutique – construído sobre uma fábrica antiga ( de 100 anos ) , mescla o luxo da modernidade com o charme da antiguidade . tem a vista para a Riva de Split.



Como Chegar ? É possível chegar em Split de avião , de ônibus , ferry e até trem de diversas cidades do país e destinos internacionais .

A rodoviária de Split é tumultuada e bagunçada . Fica próxima do centro histórico e do porto , se sua hospedagem for no centro histórico talvez nem precise de transporte para chegar ao seu hotel .

- De Dubrovnik de ônibus para Split - São 209 km que separam as duas cidades , mas a viagem dura bem mais que 4 hrs , devido ao fato de ser mão única ( ou seja 1 pista para cada sentido ) . Além de existir 2 pontos de controle de passaporte , pois a estrada passa pela Bósnia-Herzegovina (controles na entrada e na saída deste país) .


Centro Histórico
















#Croácia #PatrimônioMundialdaUnesco #Split