Localização : Brasil - Pernambuco
Porto de Galinhas , é um vilarejo que fica a 53 km do aeroporto de Recife .
Simpáticas e divertidas galinhas decoram os 12 km de praias , bons restaurantes , lojas de artesanato , história e diversas opções de passeios .
O nome do vilarejo surgiu de um fato histórico , escravos eram trazidos ilegalmente da África para o Brasil,e vinham escondidos junto com as galinhas D'Angola.
Passeios :
A praia do Centro , ou da Vila de Porto de Galinhas , tem um colorido todo especial . Por formar piscinas naturais , o mar ganha diferentes tons de azul ao esverdeado , mesclado com a cor escura dos corais , e as cores das velas das jangadas . Não esqueça de verificar a tábua das marés para saber qual é o melhor horário para ir nas piscinas naturais, lembrando que o melhor é sempre estar 1:30 hrs antes do horário mínimo da maré .
Leve máscara , snorkel , chinelo ou sapatilha de neoprene , para conferir a beleza e as cores da vida marinha . Tenha muito cuidado ao caminhar nos arrecifes de corais , escorrega e corta muito.
Jangadas
Peixinhos nas piscinas naturais.
Piscina natural com formato do mapa do Brasil
Ouriço do mar
A praia dos Carneiros , na minha opinião , é a mais bonita . Essa praia fica a 50 km da praia do Centro , e para chegar até ela pode-se ir pela estrada , ou ir até a praia de Guadalupe , pegar um catamarã que faz a travessia para a Praia dos Carneiros em 15 minutos . Por estar localizada na foz do Rio Formoso , e ter um belíssimo coqueiral em ambas margens , com uma pitoresca igreja de São Benedito , transformam a região num belíssimo cenário . No local existem restaurantes e bares de hotéis .
- Bora- Bora - é o mais antigo , e mais movimentado por receber tours de agências de turismo .
- Beijupirá Praia dos Carneiros - comida deliciosa , com preços salgados.
- Jobar - se você procura sossego , esse é o local ideal.
- Arikindá - bar de apoio da Pousada Praia dos Carneiros , fica um pouco afastado da foz do rio, mas não deixa de ser uma boa opção para a prática de snorkeling .
Praias do Cabo de Santo Agostinho - a 35 km da Praia do Centro , encontram-se as praias de Gaibu e Calhetas .
Em Gaibu , formam piscinas naturais no mar aberto, sendo ideal para mergulho, pesca e surf .
Calhetas é uma praia bem pequenininha , com estreita e disputada faixa de areia , com pedras imponentes e um bar imenso . Pode-se fazer uma tirolesa , do alto do morro e descer no mar tranquilo e quase sem ondas . O visual é fantástico .
Na Praia de Muro Alto , situam-se os maiores resorts . Não tem ondas , por estar "protegida" por um enorme arrecife de coral.
A Praia da Enseadinha de Serrambi fica a 14 km do centro , é ideal para banho .
Praia de Maracaípe é ideal para a prática de surf e kitesurf .Nessa baía podem ter ondas de até 2 metros . Já sediou campeonatos de surf. Tem várias escolinhas de kitesurf.
No Pontal de Maracaípe , pode-se observar cavalos marinhos no seu habitat .
Com jangadas passeia -se pelo manguezal.
Se você gosta de praticar mergulho profundo , não deixe de ir a Ilha de Santo Aleixo . Tem vários naufrágios para serem explorados.
Os passeios de buggy podem ser feitos , mas sem emoção , pois é proibido o trânsito pela faixa de areia , não tem dunas , nem lagoas . Visita-se as praias de Muro Alto e o Pontal do Maracaípe .
Na Ilha de Itamaracá visita-se o Projeto do Peixe-Boi , o Forte Orange , podendo atravessar de catamarã e chegar na ilhota da Coroa do Avião.
Não deixe de provar o ensopadinho de mariscos
O Forte Orange foi construído em 1631 pelos holandeses com taipa ( barro), mas em 1654 foi reconstruído pelos portugueses com pedras . Atualmente é 1 museu que guarda fragmentos arqueológicos encontrados na escavação do Forte , e mapas da época.
Projeto Peixe - Boi
Coroa do Avião
Forte Orange
Se você gosta de visitar a parte histórica, ainda tem opções de passeios .
- Engenho de Gaipió - casarão de 1863 , que preserva móveis e objetos de decoração originais .
- Igreja e Convento de Santo Cristo - fundado em 1663 , guarda a imagem do Santo Cristo de Ipojuca.
Melhor época :
O ano inteiro faz calor ,mas nos meses de inverno pode chover e esconder as lindas nuances da cor do mar.
Evite ir em abril , maio , junho e julho
Roupas e acessórios :
Roupas leves e confortáveis ; Trajes de banho ; óculos de sol; boné ou chapéu . Quanto aos calçados , leve ou uma papete ou um tenis velho para poder caminhar sobre os corais.Os corais são pontiagudos e cortantes .
Comidas :
A comida é a base de frutos do mar , mas você encontra hambúrguers , pizzas , sushis ....
Meu restaurante favorito é o Beijupirá , restaurante que faz combinações de frutas com salgados , e o sabor é incrível . Recomendo alguns pratos :
Camarulu - camarão com mel e arroz de maracujá
Camarão com molho branco , que é servido dentro de um abacaxi
Camaranga - camarão com manga .
Huuuuummmm ! Estou com água na boca só de lembrar dessas delícias .
Compras :
A Vila , ou centro está repleto de lojinhas , e além dos típicos souvenirs (camiseta, boné , chaveiro ) , bolsas de palha, peças em cerâmica , galinhas de cabaça , etc...
Guia :
Para poder fazer todos esses tours e mais alguns , sugiro que você contrate uma agência especializada .
Quer um excelente guia ???
Gilson - (81) 98874 - 0708
Veja outros posts sobre o Pernambuco :
- Museu Castelo de São João
- Olinda : Tradições e cores
- Recife : mescla de cultura e história
Comments