• Patricia Viciana

Opatja - Balneário badalado e elegante

Atualizado: 21 de Fev de 2019


Opatja ou Opatija ( o "J " tem som de " I " ) , é uma cidade costeira muito chique e elegante , com prédios de estilo Belle- Époque , belos jardins públicos , muita história , o clima é agradável , o mar é quente ...encantando a todos seus visitantes !

É considerada a 3º maior cidade da Croácia , e centro de grande importância para a indústria naval.

Durante o século 19 , o local costumava ser colonia de férias da família real austríaca , os Habsburgos e da nobreza vienense . O Hotel Imperial de Opatija foi residência dos Habsburgos . Esta forte influência aparece na arquitetura, especialmente nos inúmeros hotéis , estabelecidos em belíssimos prédios de estilo Belle - Époque , espalhados pela orla , e nos jardins . O jardim mais conhecido é o parque de Villa Angiolina , uma mansão construída em 1844 , por um rico comerciante local , que deu início a um resort . Hoje , o casarão sedia o Museu do Turismo , que guarda fotos e cartões postais da época .

O período de esplendor acabou em 1920 , quando a região caiu sob o domínio italiano , mas ainda por alguns anos , os nobres do norte da Itália , continuaram a frequentar o balneário .


O jardim mais conhecido é o parque de Villa Angiolina, uma mansão construída em 1844 por um rico comerciante local que deu início ao resort. Hoje o casarão sedia o Museu do Turismo, que apresenta algumas fotos e cartões postais da época. Junto à Villa temos uma mostra de como a cidade cultiva o seu apreço pelo passado glorioso, com um muro contendo uma dezena de rostos pintados de personalidades famosas do último século que frequentaram o balneário.

O calçadão a beira - mar ,ou Promenade em Opatja é conhecido por Lungomare e tem 12 km de extensão , acompanhando o Mar Adriático , criando um lindo cenário , ao lado de lojas , bares e restaurantes para todos os bolsos e gostos .

Uma das marcas registradas é a estátua a beira mar : ¨A Donzela com a gaivota¨.


Ao lado da Villa , destaca- se um muro com várias personalidades famosas que frequentaram a cidade no passado .



O que fazer ?

Seus cafés e esplanadas são bem conhecidos. Então aproveite para curtir o momento e relaxe . escolas de windsurfe e passeios marítimos.

Igreja de São Jacob, o Open Air Summer Theater, a Foutain Helios and Selena e Calçada da Fama , Cassinos , passeios de barco são algumas das opções para visitar. E se quiser sentir um pouco da atmosfera da Belle Époque, considere um dos hotéis históricos.

Se você gosta de esportes , fique tranquilo , existem várias escolas de windsurfe .


*** Nikola Tesla , foi um importante cientista e inventor da modernidade , pois "espalhou luz sobre a face da Terra" , e contribuiu no campo do electromagnetismo . As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alternada .



Localização

O balneário , cujo nome em croata significa "abadia " , se localiza na região de Kvarner , na entrada da Ístria ( península de forma triangular , dividida entre a Croácia , Eslovênia e Itália ) . A cidade fica a 110 km de Trieste (Itália) , 200 km de Zagreb , 250 km de Veneza (Itália) . Milão (Itália) , Vienna (Áustria) e Munique (Alemanha) ficam a cerca de 500 quilómetros .

A Igreja de Santiago , antiga abadia beneditina do século 15 , deu origem à cidade .

http://www.visitopatija.net/en/attractions/opatija



Hotéis

Hotel Continental - Mescla o antigo com o moderno . A recepção bem colorida e descolada , cria um impacto com a seriedade do prédio .

As chaves ainda são as tradicionais , bem pesadas ; a mobília do quarto remete a décadas atrás ; e o único elevador do hotel é pequeno e lento .

O 1º hotel da costa adriática foi construído em Opatja . Era o Hotel Quarnero e atualmente é Hotel Kvarner, construído em 1884 .




Gastronomia

Para provar uma tradicional culinária croata , vá ao restaurante Valle Losca .

Mas , não deixe de provar uma pizza na Pizzeria Roko . devido a proximidade com o País vizinho - Itália , aqui vc pode se deliciar com uma verdadeira pizza a italiana !!!

Peixes e frutos do mar são uma boa opção também .




Compras

Artesanato local - cremes , perfumes , sabonetes , sachês com flores de lavanda.

Camisetas , ímãs de geladeira com o nome do local .




#Croácia #Opatja #Praia #Badalação #Chique