• Patricia Viciana

O mundo de Pandora - Avatar

Atualizado: 21 de Fev de 2019



O parque Animal Kingdom da Disney ganha uma nova área temática : O Mundo de Pandora - Avatar .

Conhecido por reproduzir uma Árvore da Vida e os Continentes Asiático e Africano , um Oásis , Dinoland U.S.A , e a Discovery Island , com plantas e animais dessas regiões , o Parque investiu em alta tecnologia e emoção nessa parceria com o cineasta e pesquisador James Cameron ( Avatar ) .

O Parque extendeu seus horários . Antes ficava aberto até às 17hrs , e agora fica até às 21 hrs, transformando toda a área de Pandora numa linda e alucinante Floresta Bioluminescente , ou seja uma floresta que brilha no escuro , montanhas flutuantes e banshees ( lembra um

pterodátilo ) voando pelo céu . Outras atrações também ganharam vida noturna , como o Kilimanjaro Safari's ; na região da Ásia foi construído um anfiteatro a céu aberto para que todos os visitantes possam assistir ao espetacular show de luzes e projeções na água do River of Lights ; na Árvore da Vida os animais que estão esculpidos no seu tronco ganham vida , o show chama-se Awakenings .

Ou seja se você pretendia passar só meio dia nesse parque , esqueça ! A magia da noite é imperdível .


Mas vamos ao que interessa ... vamos desvendar os mistérios de Pandora !

Pandora é uma terra mágica que fica muito distante da Terra - 4 , 4 anos luz . Os passeios são feitos com a Alpha Centauri Expeditions (ACE) , empresa que ajudou a restaurar a boa relação entre os humanos e os Na'vis . Ao entrar nesse mundo, você se torna um protagonista , e não um mero expectador do filme .

Ou seja , as personagens ( atores) que circulam nessa área são moradores dessa lua e não abandonam sua interpretação em nenhum instante . Ouve-se apenas sons de animais de Pandora - mixaram sons de animais reais com assovios , e grunidos , não há som ambiente . Personagens Disney ( Mickey e sua turma ) não moram em Pandora .

Por ser uma área dentro de um parque temático , não é tão grande como um Parque . Tem 2 atrações ; um ícone central - Montanhas Flutuantes com cachoeiras , plantas , tambores e pontes que ocupam grande parte dessa área ; um restaurante - Satu'li Canteen ; um bar - Pongu Pongu , uma loja de souvenirs , e um quiosque de pintura no rosto para se transformar em Na'vi .


Como chegar a Pandora ?

Ao entrar no Parque , após cruzar a principal ponte siga pelo lado esquerdo , tendo como referência o restaurante Tiffins ( que fica na extremidade da ponte ) .

Logo chega-se ao Valley of Mo’ara , em Pandora .

A esquerda fica o quiosque de pintura estilo Na'vis ( U$18) , e o brinquedo Na'vi River Journey .

A direita está a atração Avatar Flight of Passage , a loja Windtraders (que vende souvenirs de Pandora ) , o restaurante Satu’li , e o bar Pongu Pongu .


É necessário ver o filme para curtir os brinquedos ? Não !!! Os criadores do mundo de Pandora , além de usar elementos do filme , fizeram projetos exclusivos só para o Parque , onde o visitante interage com os cenários .




Filas ???

Sim !!! Tudo o que é novidade , ainda mais nessas proporções atraem muitos visitantes .

Ou seja , é preciso ter muita paciência , pois as filas são enormes ( em torno de 4 hrs ) .

O ideal é marcar o FastPass+, que permite marcar para uma das duas atrações por vez . Se tiver que optar , marque o Avatar Flight of Passage que é mais concorrido .

*** No fim de tarde as filas do Avatar dão uma diminuída . Aproveite para ir mais de 1 vez , garanto que não se arrependerá .


A aventura começa ao cruzarmos uma ponte para o Vale de Mo’ara, que significa no idioma Na’vi um lugar para se reunir , e logo surgem as gigantes montanhas flutuantes , com plantas , cachoeiras e com os sons da fauna da floresta bioluminescente .

Os visitantes poderão “escalar” as montanhas do Valley de Mo’ara e interagir com o cenário ao redor, tocando tambores feitos de árvores . A noite a floresta fica bioluminescente , um espetáculo a parte !


As atrações :

Na’vi River Journey

Fica do lado esquerdo , do Valley of Mo'ara . É uma atração tranquila para todas idades .

A bordo de um barco , navega-se pelo rio sagrado e pela floresta bioluminescente dos Na'vis , onde encontramos um xamã que canta os mantras da floresta e faz a conexão com a força viva de Pandora .

O cenário , a trilha sonora , o ecossistema são incríveis . As borboletas de Pandora ( shimmyphytes) foram criadas exclusivamente para o brinquedo .Mas o destaque é mesmo o xamã Na'vi , que é super realista nos seus movimentos .



Avatar Flight of Passage ( simulador ) - A altura mínima permitida para a entrada nessa atração é de 1,12m.

Aqui você se transforma em um verdadeiro Na'vi , pilotando o seu banshee .

A fila normal tem 3 etapas :

- laboratório da Dra. Jackie Ogden

- processo de criação do nosso próprio Avatar

- voar no seu banshee .

Cada grupo de 16 tripulantes é levado para uma sala . São 4 andares em frente a uma tela Imax , com uso de óculos 3-D. Ao entrar na sala de simulação , deixe seus pertences em prateleiras ao fundo . Sente-se em um aparelho que lembra uma espécie de motos futuristas (como as do filme Tron) que te mantém inclinado para frente, apoiados no veículos e presos por suportes nas costas e pernas . Pode-se sentir a respiração dos banshees no apoio entre as pernas , o vento no rosto e mais imersão dos cheiros de Pandora à qualidade da projeção para causar frio na barriga ao dar vôos rasantes , fazer curvas e sobrevoar oceanos e respingar água , montanhas flutuantes , propiciando ao visitante a sensação de encantamento e vontade de voltar !

O vôo tem duração de 5 minutos . A vantagem do Fast Pass é " cortar " fila, tendo um horário marcado para ir na atração , mas pula-se algumas etapas de cenografia interessantes .









Windtraders – Loja de souvenirs Produtos temáticos que fazem referência ao filme e ao parque .

É possível adquirir seu próprio Avatar ( U$18 ) e até comprar um banshee que você controla os movimentos (U$72).




Bar Pongu Pongu - com coquetéis ( com ou sem álcool) diferentes e coloridos fosforescentes como o Frozen Nectar , cervejas artesanais especiais e alguns petiscos.

O coquetel pode ser servido nesse copo , que depois vc leva para casa de recordação e ele tem uma espécie de " semente luminosa " que faz com que a bebida fique piscando - essas bolinhas amarelas são de gelatina , que estouram na boca e sai um suco de abacaxi . Muito bom !!!



Restaurante Satu’li Canteen Inspirado em Avatar , é um fast food mais saudável . O cardápio inclui grãos integrais , legumes e vegetais frescos e proteínas . Pode-se “personalizar” suas refeições , optando por uma salada, uma de proteína e assim por diante . Mas tem também cheeseburger , hot dog e quesadilla de queijo .

O pedido pode ser feito pelo celular , pelo Aplicativo Disney World – My Disney Experience . O pagamento é feito apenas por cartão de crédito . Mas se houver fila no restaurante , mesmo tendo feito o pedido pelo celular , não garante a sua entrada no mesmo .


( No detalhe mousse de blueberry com coalhada de maracujá )

Depois de Pandora, ainda há muito o que visitar no Animal Kingdom .

Aproveite !!!




( Piso do Mundo de Pandora )


#ParquesdeDiversão #Orlando #USA #AdultoseCrianças #AméricadoNorte #Férias