• Patricia Viciana

Nicarágua um destino que surpreende : Natureza + Adrenalina + Arte + Cultura

A Nicarágua é mais um tesouro escondido na América Central !!!

Com uma rica natureza , o país tem lagos , vulcões e praias , mesclados com um estilo colonial , e repleto de adrenalina !!!

Descubra mais sobre esse roteiro que ainda não é muito explorado.






Localização : América Central 🌋🏄🏻‍♂️🏝🌺

Nicarágua é o maior país da América Central e fica entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe .

Por terra , faz fronteira com a Costa Rica e Honduras .

A capital é Manágua . O aeroporto fica a 12km do centro da cidade , e é a principal porta de entrada e saída para quem chega de avião ao país . O destino é famoso mundialmente pelas praias perfeitas para o surf , mas existem várias praias calmas e sem ondas também. A melhor infraestrutura está do lado do Pacífico Sul .

As melhores praias para surfar são : Playa Maderas e Playa Popoyo . Uma das praias do Mukul Resort - a Playa Manzanillo , é ótima inclusive para os iniciantes .





História :

A Nicarágua tem uma história conturbada , marcada por guerras , ocupações , e revoluções .

Desde que se tornou independente da Espanha , em 1838 , o País enfrentou ditaduras e intervenções estrangeiras .

Em 1893 , passou a ser governada por liberais , e os Estados Unidos interviram militarmente , colocando os conservadores de volta ao poder e ocupando o país de 1912 a 1933 . Os Estados Unidos tinham plano de construir um canal na Nicarágua (mas acabaram construindo no Panamá) . Augusto César Sandino apareceu para lutar contra a ocupação americana e , o presidente do país daquele tempo - Sacasa , assinou um acordo para depor todas as armas (ficou sem exército e sem influência política) , facilitando a ascensão de Anastásio Somoza , que assassinou Sandino e derrubou Sacasa . E assim instalou - se a ditadura da Família Somoza , que ficou no poder de 1936 a 1979 . Durante a Ditadura Somoza , o país só afundou . Em 1961 surge a FSLN , uma guerrilha para lutar contra a ditadura , que ganhou apoio de intelectuais e classe média e derrubaram os Somoza . Quem assumiu a liderança do país foi o “guerrilheiro” Daniel Ortega . Os Estados Unidos não gostaram e suspenderam a ajuda econômica , boicotaram o país e ainda financiaram guerrilheiros contra-revolucionários para atacar o líder a partir de Honduras . O país teve outros governantes (liberais e conservadores). Em 2006 , Daniel Ortega e seu partido FSLN ganham as eleições e voltam ao poder , prometendo melhorar a vida da população , e de lá não saíram até hoje (Daniel Ortega já teve 2 mandatos , e agora sua esposa - Rosario Murillo , é presidente ).







Dicas de Passeios :

🇳🇮Manágua - Capital do País , que foi completamente destruída por um terremoto em 1972 e pela guerra civil nos anos 80 , não tem quase nada de edifícios históricos ou coloniais , mas , esta destruição permitiu a criação de uma nova cidade ampla e organizada . Mas , não pense que não tem o que fazer na capital !!!

Como a chegada na Nicarágua , sempre é por Manágua , recomendo que fique pelo menos 1 dia , na cidade.






- Antiga Catedral de Manágua - foi desenhada na Bélgica em 1920 , e sua conclusão foi dada justo a tempo para que ela enfrentasse – e sobrevivesse – ao terremoto de 1931 . Porém , em 1972 , um novo terremoto , destruiu praticamente toda a cidade , e condenou a catedral para sempre . Por conta do risco de desabamento , não se pode ingressar ao seu interior , mas é possível admirá-la através das barras de ferro das portas e das janelas . Apesar das enormes rachaduras , seu desenho e suas inúmeras estátuas se mantiveram em bom estado . E o relógio parou exatamente no horário do terremoto e assim permanece até hoje .








- Palácio da Cultura - Construído para ser o Palácio Nacional , este edifício foi quase que completamente destruído no terremoto de 1931 . Foi reconstruído , seguindo o estilo neo-clássico, e manteve suas funções governamentais durante a ditadura da Família Somoza . Sua forte estrutura sobreviveu ao terremoto de 1972 e foi palco da revolução armada da guerrilha sandinista em 1978 . Na primeira metade dos anos 90, a então presidenta do país, Violeta Barrios, decidiu convertê-lo em uma peça chave da cultura nicaraguense. Assim, o Palácio Nacional se converteu no Palácio de La Cultura de Nicarágua .



- Plaza de la Revolución - Praça construída para homenagear os heróis nacionais que lutaram durante a Revolução Sandinista . Ali há um mausoléu com homenagens a líderes e soldados que morreram defendendo os ideais sandinistas . Foi inaugurada em 1899 , pelo herói nacional e pelo general anti americano José Santos Zelaya , esta praça aberta foi palco de inúmeros protestos , desfiles , romances e muito mais. No nordeste da praça fica a tumba do comandante sandinista Carlos Fonseca .








- Paseo Salvador Allende - Durante as noites o calçadão e malecón (píer) a beira do lago Manágua fica animado , principalmente nos finais de semana , com vários restaurantes , bares e barracas de comida . Há uma réplica da Av Bolívar antes do terremoto de 1972 , um parque aquático , um Boeing 737 para as crianças brincarem , réplicas das igrejas mais famosas da Nicarágua e 2 museus . E ao fundo do lago podemos observar o famoso vulcão Momotombo.








- Casas - Museu de Darío e Sandino - Seguindo pelo malecón , encontram-se as réplicas das casas dos personagens mais importantes do país : o revolucionário Sandino e o poeta Rubén Darío . Pode - se visitá-las e ver objetos e roupas .


- Parque Histórico Nacional Loma de Tiscapa - parque histórico nacional já foi o local da Casa Presidencial , onde Sandino e seus homens foram executados em 1934 ; o que parece uma estrutura de estacionamento em ruínas foi durante décadas uma das prisões mais notórias da Nicarágua . A silhueta de Sandino , marca esse local .

Local ideal para ter uma linda vista panorâmica de Manágua , do pequeno lago da cratera de Vulcão Tiscapa , e vista do Vulcão Momotombo..






🌋 - León - é uma cidade colonial que tem muitas igrejas e edíficos antigos , mas é bem agitada e cosmopolita , por ter muitos estudantes , muitos cafés , galerias e arte urbana , e adrenalina !!! O Volcano Boarding , no Cerro Negro é uma das atividades mais populares para quem visita León . Após encarar a subida (em torno de 1h) e as vistas espetaculares do vulcão , divirta- se descendo o vulcão !!! Essa “modalidade esportiva” surgiu aqui mesmo , e a brincadeira consiste em escorregar um vulcão ativo sobre uma prancha de madeira desenvolvida especificamente para isso , podendo atingir velocidades superiores a 50 km/hora . Mas , para isso é preciso se paramentar apropriadamente para não se machucar e não entrar areia nos olhos .

***Dica : Não esqueça de levar água . No local não existe nenhuma lojinha ou comércio .

E use botas para trekking , com meias grossas para evitar de entrar areia no seu calçado .



🕍 León Viejo - sítio arqueológico constituído pelos restos do que foi a cidade León de Nagrando , a primeira capital da Nicarágua fundada pelos espanhóis no século 16 que foi abandonada no início do século 17 . Se encontram os vestígios das principais construções da cidade antiga : Catedral , Praça , Palácio do Governador, etc. Foi declarado Patrimônio Cultural Nacional em 1994 e da Humanidade em 2000 pela UNESCO .




🔼 Ruínas de León Viejo


⬆️ Catedral de León - também conhecida como Catedral da Basílica da Assunção de Leão , e "Catedral da Luz", cujo nome oficial é Basílica da Catedral Real da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria , é uma catedral de construção barroca colonial .


⬆️ Vulcão Cerro Negro

















🏝- Juan Venado Island Nature Reserve - De um lado o mangue , do outro lado o Oceano Pacífico . Aproveite e descubra a grande variedade de fauna e flora , explorando a região de barco , caiaque , ou em uma caminhada .

Área de proteção ambiental de manguezal , que abriga de aves migratórias , várias espécies de répteis (incluindo crocodilos) , e pequenos mamíferos . De agosto a dezembro , pode - se ver as tartarugas Paslama botando ovos , que é uma espécie que corre risco de extinção .

A Reserva Juan Venado fica cerca de 30 minutos de carro do Leon . A ilha é acessível a partir das praias de Las Peñitas e Salinas Grandes .

No local existem diversos bares/ restaurantes para poder comer desfrutando da brisa marinha .
















🌋 - Hervideros de San Jacinto - Fica cerca de 30 km de León , no município de Telica . É um local histórico e turístico que contém diversas crateras de onde saem com forte pressão , vapor de água e gases com altas temperaturas ( acima de 100 ºC ) , parecendo mini vulcões de lama . Nesse local há geração de energia elétrica geotérmica .







🌳 - Matagalpa - Região montanhosa da Nicarágua . Entre em contato com a natureza, respire ar puro . Aproveite e visite uma fazenda de café .







🌋 - Masaya - Conhecida como a Cidade das Flores , Masaya fica há 14 km de Granada e 31 km de Manágua . Nessa região encontra- se o vulcão Masaya que ainda é ativo .

Masaya Volcano National Park - Local onde se pode fazer um treking para chegar próximo as crateras do vulcão . E também tem um museu e um mirador .

Na data da minha visita , não pude visitar as crateras , estavam fechadas , que um aventureiro iria tentar atravessar de uma borda a outra da cratera , para entrar seu recorde no Guiness Book .



↕️ - Mercardo de Artesanias - está localizado dentro do "Mercado Viejo" (mercado antigo), uma estrutura do século 20, que fica perto do centro da cidade e a alguns quarteirões do mercado da população em geral . Este mercado foi revitalizado e pode - se encontrar artesanato de Masaya e outras áreas da Nicarágua . As 5º -feiras à noite , há um " Noche de Verbena " - Noite da Revelação , onde são apresentadas danças folclóricas .




⬇️ Mirador de Catarina - Fica em uma das colinas mais altas que rodeiam a Laguna de Apoyo , tendo uma visão pivilegiada de toda a lagoa , bem como o Lago da Nicarágua por trás . O vulcão Mombacho que circunda o lago também está presente nessa vista .






⬇️ Lago "Apoyo" - faz parte da Reserva Natural da Lagoa Apoyo . A cratera de Apoyo mede quatro milhas , ou seja cerca de 6,43 m de largura e mais de 656 pés , cerca de 200 m de profundidade . As principais atividades incluem pesca, esportes aquáticos e mergulho . Arqueólogos encontraram evidências de ocupação pré-colonialnessa área .


🏺- San Juan de Oriente - povoado que está no ramo da cerâmica desde antes da conquista espanhola , e 95% dos moradores são artesãos . Gosta de cerâmica , não deixe de visitar os ateliers !! Lindos trabalhos e bons preços .





🕍 - Granada - é a cidade colonial mais antiga da Nicarágua e , segundo alguns historiadores , de toda a América Central . Foi fundada em 1524 , sendo considerada a 1º cidade “européia” construída no Novo Mundo . Localizada nas margens do Lago Nicarágua e foi fundada pelo conquistador Francisco Hernandez de Córdoba , que a batizou com o nome da sua cidade natal , na Espanha . É um dos principais destinos no país devido , à beleza arquitetônica das suas igrejas , e casas com mesclas de estilo mouro e espanhol . Por estar nas proximidades de Granada , visite o pequeno arquipélago de Las Isletas e o Vulcão Mombacho , onde é possivel fazer trekkings e relaxar em água quentes . Visite a Catedral - seu interior é simples , mas vale subir nas torres para ter uma bela vistada cidade . Passeie pelo Parque Central ou , Plaza de La Catedral . E não deixe de passear pela Calle La Calzada , só para pedestres e cheia de restaurantes / bares bacanas e animados , principalmente as noites .





⬇️ Catedral de Granada - O edifício de estilo neoclássico , foi completamente destruído por William Walker em 1856 . No final do século 19 , a construção da nova catedral foi interrompida devido à falta de fundos . Com novos planos do arquiteto Andrés Zappata , a construção continuou até 1915 .




⬇️ O Centro Cultural e Museu do Convento de São Francisco é um museu localizado próximo à antiga Igreja de São Francisco . Oferece uma bela coleção de objetos históricos , pinturas e estátuas .

O museu está localizado em um antigo convento colonial , com um belo pátio interno .

As estátuas pré - colombianas da Isla Zapatera datam de 800 a 1200 anos dC . Há 28 objetos altos que foram esculpidos pelos povos indígenas da Ilha Zapatera ( localizada no lago Nicarágua ) .


⬆️ Casa de Los Leones - casa do século 16



↕️ Esculturas das Islas Zapatera



⬇️ Igreja de Guadalupe - Construída em 1626 pelo monge Fray Benito Baltodano, foi originalmente usado como claustro . Em 1856 , foi usada como fortaleza por William Walker , quando estava sendo expulso do país , depois de invadir e se colocar como presidente um ano antes . A reconstrução foi concluída em 1965. O interior da igreja apresenta uma dedicação em vitrais à Virgem de Guadalupe e fileiras de colunas coríntias .


⬇️ Igreja de Xalteva - O nome desta igreja foi retirado do bairro indígena que anteriormente ocupava a área onde a igreja está localizada . O edifício está localizado na Calle Real .

A igreja foi construída durante o período colonial e , devido à sua localização , foi usada como uma fortaleza militar . A fachada e o interior foram reconstruídos após sua destruição durante a Guerra Nacional . Em 1890 , a igreja foi gravemente atingida por um terremoto e reconstruída novamente entre 1895 e 1898 . A última reconstrução terminou em 1921 . Pode- se subir na torre da igreja e ter uma vista privilegiada da cidade .





⬇️ Choco Museu - ou Museu do Chocolate , os visitantes provam o chocolate em sua forma mais pura , também aprendem a fazer uma barra de chocolate a partir de uma semente de cacau e ouvem as histórias sobre como o cacau foi usado pela primeira vez na América Central , como chegou à Europa e se tornou um dos doces mais populares em todo o mundo . Não deixe de provar o chá de cacau sem calorias e uma amostra de chocolate orgânico nicaragüense 100%, feito sem ingredientes artificiais , conservantes de aditivos .



⬇️ Casa dos Três Mundos - é uma fundação criada para iniciar , apoiar e promover projetos culturais na Nicarágua e na América Central . Tem uma escola de teatro , um estúdio de arte e uma academia de música , um centro de pesquisa e uma biblioteca . As aulas de arte são ministradas a crianças de Granada que têm poucas outras possibilidades de receber esse tipo de educação cultural . Organizam eventos culturais que incluem concertos , exposições , peças teatrais e filmes .

Há também uma exposição permanente de pintura , com pinturas de pintores nicaragüenses . Essa também é uma ótima oportunidade para dar uma olhada no edifício colonial , anteriormente chamado de Casa de Los Leones . Há também uma pequena loja de lembranças no prédio .





⬇️ Las Isletas de Granada (boat tour) - Esse tour de barco parte das margens do Lago Nicarágua . As Isletas são um grupo de mais de 365 pequenas ilhas no Lago , formadas há mais de 20 mil anos por uma erupção vulcânica . Há ilhas com habitantes , com lojinhas , restaurantes , hotéis e outras privadas , que funcionam como casas de veraneio de famílias locais .




⬇️ Vulcão Mombacho - Vulcão ativo que fica há 18 km de Granada .O vulcão faz parte de uma Reserva Natural com trilhas demarcadas .

O nome do vulcão vem dos astecas , que quer dizer "Montanha íngreme".Tem 4.144 metros de altura que se erguem sobre Granada , criando um belo cenário pronto para aventura e exploração .

Na floresta ao redor do vulcão - Cloud Forest Reserve , abriga mais de 800 espécies de plantas e 171 espécies de animais e aves , incluindo quetzales , beija -flores , macacos bugios e criaturas nativas endêmicas , como a Borboleta Mombacho e salamandra Mombacho .

Existem 3 trilhas principais com diferentes graus de dificuldade .

A 1º trilha do Cráter , ou Cratera - tem 1,5 km de extensão e leva à cratera principal . Alguns vulcões podem ter mais de 1 cratera . É a trilha mais adequada para crianças , pois é bem marcada .

A 2º trilha Tigrillo - tem 2,5km e passa por 2 crateras , fumarolas e 4 mirantes , sendo um deles o 2º ponto mais alto do vulcão - 1222 metros .

A 3º trilha Puma - é a mais inclinada de todas , com 4km de caminhada .
















Canopy ou Tirolesa - Luvas , capacetes , ganchos e outros adereços são fornecidos pelo local . Se você não tiver experiência com tirolesa , os guias irão de passar todas as informações de segurança . Lá de cima , a mais de 40m de altura do solo , se tem uma bela vista do Lago Nicarágua , de suas Isletas e da vegetação . São 15 plataformas para vc sobrevoar a floesta .










⬇️ Puerto Sandino - destino quase exclusivamente procurado por surfistas . Tem uma das melhores ondas do mundo . O melhor lugar para ficar é em Miramar , onde há alguns surf camps e restaurantes . Para chegar até lá , tem ir de Manágua para Léon (ou vice-versa) e sair no cruzamento de Izapa , passando por Puerto Sandino e chegando em Miramar .